Dez 7, 2018

Dicas simples para evitar ganhar peso nas férias

É a temporada das festas… e também de ganhar peso. De facto, as festas e os jantares, de família, tornam o ganho de peso mais fácil, nesta época do ano. Mas um novo estudo feito em Reino Unido, sugere algumas dicas simples, incluindo pesar-se regularmente, que podem ajudar a prevenir o aumento do peso.

<

O estudo, conhecido como o relógio de peso de inverno, examinou que se oferecesse simples conselhos às pessoas sobre controlar a alimentação ao longo das férias poderia prevenir o aumento de peso. Os resultados foram publicados na edição de natal da revista "The BMJ"; a edição de férias pesquisa aspetos que são mais alegres do que o jornal habitual.

Os 272 participantes, do estudo, foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Um dos grupos era conhecido como "the intervention group", foram aconselhados a pesarem-se pelos menos duas vezes por semana, na época das férias, gravando-se e refletindo sobre o seu peso. Este grupo recebeu também 10 dicas sobre como controlar o peso. Estas dicas incluíram alguns cuidados, limitando o álcool, bebidas açucaradas e também dedicarem-se a uma atividade física regular.

Este grupo recebeu também um plano de treino adequado às suas caraterísticas, mostrando detalhadamente o que precisavam de fazer para queimar certos alimentos e bebidas. Por exemplo, 16 minutos de corrida queimavam três batatas granes assadas, e um copo de vinho pequeno quente exigiria 33 minutos de caminhada.

O outro grupo, conhecido por "control group" recebeu um folheto sobre como liderar um estilo de vida mais saudável, não estando incluído algum tipo de aconselhamento dietético ou específico.

Os pesquisadores pesaram os participantes das férias do natal (em Novembro ou Dezembro) e depois cerca de um mês depois (em Janeiro ou Fevereiro).

O estudo constatou que os participantes do "control group" ganharam um pouco de peso na férias (0.8kg ou 0.4kg, em média). O "the intervention group" não ganharam peso. No geral, os participantes do "the intervention group" no final tinha a menos 0.5kg, em média, que o "control group".

Embora a diferença de pesos entres os dois grupos seja pequena, não deixa de ser importante, dado que "Se qualquer aumento de peso for impedido terá um impacto positivo na saúde das pessoas", disseram os autores. 

Os pesquisadores observaram que os seus estudos tinham algumas limitações; o período de acompanhamento era relativamente curto, e a maioria dos participantes eram do sexo feminino que tinham um peso saudável ou excesso de peso, em vez de obesidade. Então, não é claro que este estudo se aplique a outro grupo de pessoas. 

Ainda assim, "Estes resultados devem ser considerados como políticas saudáveis para prevenir o aumento de peso nos períodos de alto risco", concluíram os autores.