Ago 20, 2018

Privacidade Online Perfeita

A verdadeira privacidade da Internet pode finalmente se tornar possível graças a uma nova ferramenta que pode - por exemplo - provar que você tem mais de 18 anos sem revelar sua data de nascimento, ou provar que tem dinheiro suficiente no banco para uma transação financeira sem revelar seu saldo ou outros detalhes. Isso limita o risco de uma violação de privacidade ou roubo de identidade.

A ferramenta é um protocolo criptográfico emergente chamado prova de conhecimento zero. Embora os investigadores tenham trabalhado nisto durante décadas, o interesse explodiu no ano passado, graças, em parte, devido à crescente obsessão por cripto-moedas, a maioria das quais, não privada.

Grande parte do crédito para uma prova prática de conhecimento zero vai para a Zcash, uma moeda digital lançada no final de 2016. Quem desenvolveu a Zcash usou um método chamado zk-SNARK (para "conhecimento não-sintético sucinto de conhecimento não interativo") dar aos utilizadores o poder de transacionar anonimamente.

Isto, não é normalmente possível com as Bitcoin e na maioria dos outros sistemas públicos de blockchain, nos quais as transações são visíveis para todos. Embora estas transações sejam teoricamente anónimas, podem ser combinadas com outros dados para rastrear e até identificar utilizadores. Vitalik Buterin, criador da Ethereum, a segunda rede blockchain mais popular do mundo, descreveu os zk-SNARKs como uma "tecnologia absolutamente revolucionária".

Para os bancos, esta poderia ser uma maneira de usar blockchains em sistemas de pagamento, sem sacrificar a privacidade dos seus clientes. No ano passado, a JPMorgan Chase adicionou o zk-SNARK ao seu próprio sistema de pagamento baseado em blockchain.

Apesar de todas as suas promessas, os zk-SNARKs são pesados ​​e lentos. Também exigem a chamada "configuração confiável", criando uma chave criptográfica que poderia comprometer todo o sistema se caísse em mãos erradas. Mas, os investigadores estão a analisar alternativas que implementam provas de conhecimento "zero", com mais eficiência e que não exigem esta chave.