Ago 5, 2019

Em 2020 os Apple iPhone terão uma nova e "revolucionária" câmara ToF

Em 2020 teremos a "revolução" 5G nos iPhones, além da implementação de novas câmaras ToF.


<

A geração Apple iPhone 12 deverá estrear em setembro de 2020

Além disso, um sensor ToF pode ser utilizado para mediar e assistir a implementação de Realidade Aumentada (RA), bem como as suas aplicações. Já na pura vertente fotográfica, um sensor deste género fornece dados adicionais sobre a profundidade de campo. Desse modo, agilizando também o processo de focagem automática.

Já em contraste com a implementação do suporte para as redes 5G em todos os três smartphones iOS para 2020, o sensor ToF só deverá marcar presença em dois dos modelos. Isto é, teremos um trunfo para os possíveis Apple iPhone 12 e Apple iPhone 12 Max, não para o eventual sucessor do iPhone XR.

No mesmo sentido apontam também relatos prévios da Bloomberg. Neste caso sugerindo um sistema VCSEL (vertical cavity surface emitting laser). Na prática, temos um sistema similar ao TrueDepth atualmente utilizado na parte frontal dos smartphones iOS, mediando também o reconhecimento facial 3D, ou Face ID.

A implementação de novas câmaras ToF

Já em jeito de comparação, o atual módulo TrueDepth é eficaz a distâncias entre os 25 a 50 centímetros. Por sua vez, as câmaras ToF já operam normalmente até cerca de 4,6 metros de distância. Portanto, vemos aqui um novo leque de possibilidades a abrir-se. Algo que tanto pode ser aplicado ao retrato, bem como à RA.

Aproveitamos para recordar ainda o já professado interesse de Tim Cook na área da RA. Aliás, um interesse próprio que tem fomentado os rumores em torno dos Apple Glasses no decurso dos últimos anos. Posto isto, não é de todo impossível vermos em 2020 um reforçar das capacidades de RA nos smartphones iOS de topo.

Portanto, apontamos já para 2020 uma melhoria nas fotografias e retratos captados pelos Apple iPhone de topo. Algo que será possível graças à informação extra, providenciada pela câmara ToF. Aliás, para efeitos práticos e comparação atual basta ver o que o Huawei P30 Pro faz com esse mesmo sensor / câmara ToF.