Mai 9, 2018

Mais americanos dizem que vão comprar um carro elétrico

Um em cada cinco americanos dizem que provavelmente comprariam um carro elétrico, de acordo com uma pesquisa da AAA

Claro, há uma grande diferença entre responder a uma pergunta da pesquisa e realmente gastar dezenas de milhares de dólares em um carro novo, alertou Akshay Anand, analista do site automotivo Kelley Blue Book. E a pesquisa da AAA, que foi realizada com pouco mais de 1.000 pessoas, não se limitava a pessoas que estavam ativamente procurando um carro.

Se um em cada cinco americanos seguisse em frente e realmente comprasse um carro elétrico, isso representaria um enorme salto nas vendas. Atualmente, os veículos elétricos representam apenas 0,72% do mercado, segundo dados da Navigant Research.

Ainda assim, a pesquisa indica que mais consumidores estão, pelo menos, considerando seriamente um veículo elétrico.

A maior razão pela qual as pessoas disseram que comprariam um carro elétrico é a preocupação com o meio ambiente - cerca de 80% das pessoas que disseram comprar um EV citaram isso como um motivo. Em seguida, 67% das pessoas citaram custos operacionais mais baixos. A eletricidade custa muito menos por milha do que a gasolina ou o diesel, e os carros elétricos custam menos para manter, já que têm muito menos peças móveis e não exigem trocas de óleo.

Cerca de um terço das pessoas afirmou que o acesso às pistas de carpool, que alguns estados oferecem como incentivo para a compra de carros plug-in, é outro motivo pelo qual elas comprariam o veículo.

Compradores potenciais de EV disseram que a confiabilidade é sua preocupação número um quando se trata de decidir qual carro elétrico eles podem comprar. Isso poderia representar um desafio para a Tesla (TSLA), uma montadora relativamente nova que não estabeleceu um forte recorde de confiabilidade.

Driving range - até onde o veículo pode viajar com baterias totalmente carregadas - foi o segundo maior problema. Cerca de seis em cada dez pessoas que disseram que não estavam propensas a comprar um veículo elétrico estavam preocupadas com o driving range.

O crescente interesse em veículos elétricos deve ser um sinal para as montadoras oferecerem mais delas, disse a AAA em seu anúncio. Isso, combinado com o aumento dos preços do gás, deve criar ainda mais interesse em carros elétricos.

Por Peter Valdes-Dapena 
CNNMoney