Mai 14, 2019

O preço do Iphone pode disparar com a guerra EUA-China

A disputa comercial entre os EUA e a China pode se tornar prejudicial à Apple, aumentando o custo do iPhone e reduzindo o preço das ações.

<

A era da mão-de-obra barata da China para empresas americanas pode estar em jogo. De acordo com um relatório do Morgan Stanley, o novo imposto de 25% do Trump sobre o produto chinês de US $ 200 bilhões que chega aos EUA pode aumentar em cerca de US $ 160 ao custo de um iPhone XS fabricado na China.

Atualmente o preço oficial é de 999 dólares, 1179 euros em Portugal.

Ao contrário da Samsung, que tem fábricas no Vietnã, China, Índia, Brasil, Indonésia e Coréia, a Apple usa uma cadeia de fábrica chinesa para todos os seus produtos, desde o iPhone, iPad, computadores Mac.

A Apple está aumentando os esforços para transferir parte da produção para fora da China.

Trump perguntou segunda-feira que as empresas dos EUA operam fora da China, de preferência nos Estados Unidos. Mas para a Apple, retirar-se da Hon Hai Precision Industry, uma divisão da gigante FoxConn, seria um assunto longo e difícil, dizem os analistas.

De acordo com Gene Munster, analista da Loup Ventures, a Apple já considerou transferir parte da produção para a Índia ou o Brasil. Mas, embora possa criar um plano B para os fornecedores, seria muito mais difícil construir processos de montagem em novas fábricas rapidamente.

"A Apple está explorando todas as opções e essa mudança será um pouco lenta porque a companhia não tem uma alternativa alternativa confiável para produzir seus telefones", disse Munster ao The Guardian.