Out 26, 2016

Gestos que Mudam o Mundo

A TENA, marca da SCA, empresa sueca líder em produtos de higiene, realizou, no dia 20 de Outubro, a cerimónia de entrega dos prémios da II edição do Concurso TENA: "Paixão de Cuidar – Gestos que Mudam o Mundo", no Oceanário de Lisboa, Portugal.

<

Dar protagonismo a cuidadores e distinguir instituições com ideias empreendedoras e sustentáveis que ajudam a optimizar recursos e, ao mesmo tempo, fomentam o bem-estar e a integridade da população sénior que vive em lares e residências, foi o objectivo da cerimónia que contou com a presença de 20 entidades de várias regiões portuguesas.

Para além de seleccionar 10 finalistas, entre os 100 participantes nas diversas categorias do concurso, foram anunciados os três vencedores, dois na categoria - "Melhor Projecto Sustentável Actual", e um na categoria - "Melhor Projecto Para um Futuro Sustentável". As instituições vencedoras são: a Residência da Sabedoria da Fundação ADFP, o Lar de Santo António e a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, Portugal.

A cerimónia contou a participação de nomes de referência da área da Geriatria em Portugal: Maria João Quintela, Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia; Manuel Carrageta, Presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia e Manuel Mendes Silva, médico urologista.

Maria João Quintela, Presidente do Júri do projecto, médica e Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia salientou que «é preciso ultrapassar o estigma do envelhecimento e combater todos os estereótipos em relação à idade», destacando que «o simbolismo desta cerimónia ultrapassa a esfera institucional, indo ao encontro das mensagens das Nações Unidas. É urgente abrir mentalidades, criar ambientes favoráveis ao envelhecimento activo, adequar os sistemas de saúde e providenciar mais cuidados de longa duração».