Abr 3, 2018

Fox diz à Disney que pode comprar a Sky News no Reino Unido

Move uma das duas propostas destinadas a ganhar aprovação regulamentar para a aquisição da Sky News.

<

Ben DummettUpdated Abril 3, 2018 5:01 a.m. E.T.

21 Century Fox Inc. FOX-1,90% na terça-feira disse Walt Disney Co. DIS-1,77% que estava preparado para comprar a Sky SKYAY 0,22% canal de notícias PLC's, um movimento que ajudaria a Fox a consolidar a sua propriedade do operador Europeu Pay-TV.

A possível venda da Sky News para a Disney é a mais recente tentativa da Fox para acalmar preocupações na Grã-Bretanha que uma aquisição de Sky daria Rupert Murdoch demasiada influência sobre a media do país.

O interesse da Disney em adquirir o canal de notícias é a última reviravolta numa batalha complicada de aquisição que coloca a Disney e a Fox contra a Comcast Corp., por conteúdo e assinantes. A Disney vê Sky como um componente importante no seu negócio para a Fox e a chave para os seus planos de expandir internacionalmente.

Fox, que atualmente detém 39% da Sky, em dezembro de 2016 lançou a sua licitação de $16000000000 para adquirir o resto da emissora que ele ainda não possui. O acordo enfrentou uma série de obstáculos regulatórios. Num achado preliminar no início deste ano, as autoridades antitruste do Reino Unido disseram que a propriedade completa da Fox de Sky e o seu negócio Sky News daria ao Sr. Murdoch muita influência sobre a media britânica.

A família Murdoch controla um interesse de voto de 39% na Fox e News Corp, uma grande editora de jornais do Reino Unido com títulos, incluindo o sol, o Times de Londres e o Sunday Times. A News Corp também é proprietária do Wall Street Journal.

No início deste ano, a Fox disse que iria tomar medidas para garantir a independência da Sky News para ganhar o apoio dos reguladores. Na terça-feira, evidenciou uma grande vontade de ir mais longe.

Em fevereiro, a Comcast anunciou planos de licitação $22100000000, ou $12.50 uma parte para todos os Sky, bem acima da oferta da Fox de $10.75 uma parte.

Sky atualmente negocia mais alto do que a proposta da Comcast, indicando que os investidores esperam uma guerra de lances. As partes da Sky eram acima de 1% em $13.10.

- Adria Calatayud contribuiu para este artigo.

Escreva para Ben Dummett em ben.dummett@wsj.com