Ago 1, 2018

Beba Café e Plante o Copo

Beber café, é como sabe, um gesto diário efectuado pela maioria dos adultos, pelo menos uma vez ao dia. Um pequeno e rotineiro gesto, mas que muito contribui para o desperdício global, e cujo efeito é prejudicial para o meio ambiente. Contudo, se tivesse oportunidade plantar o copo pelo qual bebeu o seu café, poderia tornar o mundo um local bem diferente.

O conceito é único no mundo e foi criado pela empresa norte-americana, Reduce. Reuse. Grow. – trata-se do primeiro copo de café "plantável". Concebido a partir de sementes de flores, plantas desérticas e de pinheiros, provenientes de campos de cultivo situados na Califórnia, Estados Unidos da América (EUA), este copo de café funciona de uma forma tão simples que até é difícil de acreditar.

Basta que se dirija a um café que venda este tipo de copos, beba o café, mergulhe o copo em água durante cinco minutos, e plante-o num terreno da sua comunidade, jardim ou horta comunitária, ou num espaço urbano. Os locais onde o copo pode ser plantado estão indicados num mapa disponibilizado com o próprio. Para além disso, o endereço indicado no recipiente permite-lhe também acompanhar o crescimento do copo. Segundo a informação disponibilizada pela empresa, até ao momento, foram plantados 140 000 copos.

Se não quiser ou não puder plantar o copo, pode sempre deitá-lo no lixo específico para o efeito. Ele passará posteriormente por um processo de compostagem, evoluindo para um material natural no espaço de 180 dias, transformando-se em ingredientes para outras plantas.

De acordo com as pesquisas realizadas pela empresa, um copo de plástico comum produz 35 gramas de CO2 que vão directamente para a atmosfera, e por lá ficam durante mais de cinco anos. Já este copo de café "plantável", para além de ser mais ecológico, reduz o desperdício e beneficia o meio ambiente, pois faz crescer, no mínimo, uma árvore num espaço de 40 anos.

Se considerarmos que, só nos EUA, são gastos 400 milhões de copos descartáveis por dia, rapidamente concluímos os benefícios de um simples gesto diário - o número de árvores plantadas aumentaria significativamente, o que seria uma mais valia para o ambiente e para o Homem.

«Acreditamos num modelo de consumo que, não só nos permite reduzir a pegada ambiental, como também transformar o actual modelo de consumo em algo mais responsável e com impacto directo no meio ambiente», refere Alex Henige, fundador da Reduce. Reuse. Grow.

O produto, comercializado em cafés, restaurantes, estádios desportivos, aeroportos, ou outros locais, é igualmente benéfico para estes espaços, dado que os consumidores estão cada vez mais atentos às boas práticas dos locais de consumo. A ideia parece excelente, e embora ainda não esteja muito divulgada, tem reunido cada vez mais adeptos, conscientes da importância da criação de produtos 100% livres de petróleo, reduzindo assim a dependência deste bem.

Neste momento, o objectivo da empresa é encontrar apoio financeiro, tendo já arrecadado 10 mil US dólares através do site de financiamento colectivo Kickstarter.

Um novo produto que nos obriga, seguramente, a pensar na quantidade de lixo que cada um de nós produz diariamente em pequenos gestos como o de beber um café, e na quantidade de copos de plástico desperdiçados em todo o mundo. É certo que já existiam copos recicláveis, mas ficamos agora a saber que é possível ir ainda mais longe no que toca a beneficiar a economia e o ambiente. Se é consumidor de café, plante o seu copo e faça crescer esta ideia.