Ago 8, 2018

Inteligência artificial para todos

A inteligência artificial até agora tem sido principalmente um brinquedo para as grandes empresas de tecnologia como a Amazon, a Baidu, a Google e a Microsoft, bem como algumas startups. Para muitas outras empresas e partes da economia, os sistemas de IA são muito caros e muito difíceis de implementar em pleno.

Qual é a solução? As ferramentas de aprendizagem de máquinas baseadas na nuvem estão a levar a IA a um público muito mais amplo. Até agora, a Amazon domina a nuvem da IA ​​com sua subsidiária da AWS. O Google está a desafiar isto com o TensorFlow, uma biblioteca de AI de código aberto que pode ser usada para construir outro software de aprendizagem de máquinas. Recentemente, a Google anunciou o Cloud AutoML, um conjunto de sistemas pré-treinados que poderiam tornar a IA mais simples de usar.

A Microsoft, que tem sua própria plataforma de nuvem com tecnologia AI, o Azure, está a unir-se à Amazon para oferecer o Gluon, uma biblioteca de aprendizagem profunda de código aberto. Supõe-se que Gluon faça a construção de redes neurais - uma tecnologia chave na IA que imita grosseiramente como o cérebro humano aprende - tão fácil quanto construir um aplicativo de smartphone.

É incerto qual destas empresas se tornará líder na oferta de serviços de nuvem da IA. Mas é uma enorme oportunidade de negócio para os vencedores. Estes produtos serão essenciais se a revolução da IA se espalhar de forma mais ampla por diferentes partes da economia.

Atualmente, a IA é usada principalmente na indústria de tecnologia, onde criou eficiência e produziu novos produtos e serviços. Mas muitas outras empresas e indústrias têm-se esforçado para aproveitar os avanços da inteligência artificial. Setores como a medicina, a manufactura e a energia também poderiam ser transformadas se pudessem implementar a tecnologia de forma mais completa, com um enorme impulso à produtividade económica.

A maioria das empresas, no entanto, ainda não tem pessoas suficientes que saibam como usar a IA da nuvem. Então, a Amazon e a Google também estão a criar serviços de consultoria. Quando a nuvem colocar a tecnologia ao alcance de quase todos, a verdadeira revolução da IA ​​pode começar.