Technology

Fev 1, 2018

O SEU PAPEL, DIGITAL

Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e feitios, desde os de bolso até aos mais volumosos para quem quisesse incluir gráficos e esquemas nas suas notas.

<

Por NUNO AFONSO

Chegada a era dos smarthphones e tablets, a verdade é que muitos de nós continuam a não abdicar dos blocos de notas em papel – há algo de especial no papel: o toque de um lápis, caneta ou marcador cativa-nos, nalguns casos crê-se inclusivamente que aumenta o poder de concentração de um modo que o digital ainda não consegue.

Esta questão cativou Magnus Wanberg, o fundador da norueguesa reMarkable, um entusiasta do papel que se apercebeu que na era moderna por mais que este nos estimule o cérebro e a imaginação, sem restrições ou distracções, tem também o lado menos prático de dificultar a consulta dessas mesmas notas quando espalhadas por vários blocos de notas. Bem como a necessidade de muitas vezes termos de passar a limpo no computador essas mesmas anotações e as despesas e a consciência ambiental inerentes ao gesto de as imprimimos para consulta e o senão de, quando necessário, nunca estarem disponíveis ou à mão.

Desde 2013 que a reMarkable se dedica e criar e a aperfeiçoar uma tecnologia única de papel digital, criando um tablet com uma superfície digital e os respectivos marcadores que lhe dão a sensação única de poder escrever e desenhar como se estivesse a utilizar um bloco de notas e que serve também como leitor para livros digitais.

Em 2018 a reMarkable permanece como a única empresa a conseguir reproduzir em formato digital uma sensação realista da utilização do papel, o que tem facilitado a vida a imensos artistas, escritores, empresários e leitores de todo o mundo.

A intensão da empresa e tecnologia norueguesa é que o reMarkable seja mais que um mero aparelho de leitura; o seu design e tecnologia única têm por objectivo substituir a necessidade de levarmos livros, documentos, blocos de desenho e notas connosco quando vamos a alguma reunião ou nas utilizações do dia-a-dia.

A tecnologia da tinta digital que tenta replicar num ecrã a sensação do papel não é uma novidade, mas dados os seus custos, a maior parte dos tablets acabou por as substituir pelos ecrãs de plasma, LCD ou led e só aparelhos destinados exclusivamente à leitura, como o Kindle, mantiveram a tecnologia, mas sem grandes desenvolvimentos e com várias limitações.

O seu formato é o de um tablet convencional para facilitar a experiência da leitura e do desenho ou escrita. É esguio e inclui duas faixas de silicone que permitem que o possamos utilizar livremente sobre qualquer superfície sem que deslize. Entre as distinções entre este "tablet de papel" e os convencionais destacamos o ecrã com uma cobertura PMMA que o protege do desgaste e até da água, é extremamente leve e a sua bateria dura muito mais que as de um tablet convencional – ao contrário dos aparelhos concorrentes e até da maior parte dos telemóveis, a carga da bateria do reMarkable tem uma autonomia de três a quatro dias, dependendo da intensidade do uso.

Para quem queira tomar notas ou utilizar o tablet para desenhar, o mesmo inclui as opções de lápis, caneta, dois tipos de marcador e uma borracha. Destacamos aqui a opção do lápis, uma vez que o lápis digital permite fazer tudo aquilo que um lápis de grafite normal faria: é possível criar sombras e o ecrã reconhece os vários tipos de pressão, pelo que, tal como no papel, ao fazermos mais ou menos força alteramos a densidade e a profundidade do traço. Voltando à cobertura PMMA do ecrã, que a reMarkable garante ser "praticamente inquebrável", a verdade é que este tablet aguenta bem quedas de alturas superiores a 1,20m, o equivalente a uma utilização de pé, sem sequer gerar um risco.

Contactos * team@remarkable.com * www.remarkable.com * reMarkable, Pilestredet 75C, 0354, Oslo, Norway

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • food_salad_pexels

    Food & Beverage

    Abr 27, 2018

    PARADIGMA ALIMENTAR INOVADOR

    A nova tendência de alimentação chegou para ficar. As taças coloridas, as flores comestíveis e plantas saudáveis são a escolha para este ano! 

  • Viagem marco

    Lifestyle & Travel

    Mar 3, 2018

    AVENTURA SEM TURISMO

    O turismo de aventura tornou-se extramente popular na última década, mas perdeu também boa parte do seu realismo, afinal com visitas guiadas e resorts à porta fechada em hotéis de luxo pouco tem sobrado do espírito de aventura...

  • MokshJewellery002.jpg__1536x0_q75_crop-scale_subsampling-2_upscale-false

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    MOKSH AND KAMYEN - MAIS BRILHANTE QUE O SOL

    Existe alguma outra nação que goste tanto de adornar as suas mulheres como os povos da Índia? Desde a cabeça, narizes, braços, cintura, até aos dedos dos pés, o arsenal feminino indiano tem peças sofisticadas de joalharia...


  • gal_01

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    VISTA PACÍFICA

    San José del Cabo, na ponta sul da Baja California, no México, é a anfitrião do mais recente trabalho do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonés. A região fica separada do continente pelo Mar de Cortez, uma faixa de mar que...

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 

  • 2073dd46294295.584f22e2a1d29

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    REINVENTAR O DOMINÓ

    Todos os jogos têm, de alguma forma, a sua personalidade própria. Alguns jogos têm uma vida curta porque nascem numa certa época ou a partir de uma tecnologia. É o caso dos video-jogos, jogos de arcada ou de computador. Outros,...


  • 01

    Luxury & Fashion

    Jan 1, 2017

    CALÇAS À PROVA DE ÁGUA

    A VEAR desenvolveu calças impermeáveis inspiradas no clima escandinavo e em todos aqueles que praticam desportos outdoor.

  • 06

    Home & Design

    Jan 1, 2017

    NO ESCRITÓIRO COM CONFORTO DE CASA

    Considerados estrelas em ascensão do design europeu, os franceses Bouroullec desenvolveram para a Vitra uma gama de mobiliário que permite sentir o ambiente acolhedor do lar no escritório.

  • 01

    Culture & Art

    Fev 1, 2017

    O RITMO CALIENTE QUE ESTÁ A ATRAIR O TURISMO

    Elevado, recentemente, a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o "Merengue Dominicano", nascido na República Dominicana, é uma expressão corporal e cultural enraízada na identidade do povo dominicano. Com ritmo veloz e...