Technology

Fev 1, 2018

O SEU PAPEL, DIGITAL

Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e feitios, desde os de bolso até aos mais volumosos para quem quisesse incluir gráficos e esquemas nas suas notas.

Por NUNO AFONSO

Chegada a era dos smarthphones e tablets, a verdade é que muitos de nós continuam a não abdicar dos blocos de notas em papel – há algo de especial no papel: o toque de um lápis, caneta ou marcador cativa-nos, nalguns casos crê-se inclusivamente que aumenta o poder de concentração de um modo que o digital ainda não consegue.

Esta questão cativou Magnus Wanberg, o fundador da norueguesa reMarkable, um entusiasta do papel que se apercebeu que na era moderna por mais que este nos estimule o cérebro e a imaginação, sem restrições ou distracções, tem também o lado menos prático de dificultar a consulta dessas mesmas notas quando espalhadas por vários blocos de notas. Bem como a necessidade de muitas vezes termos de passar a limpo no computador essas mesmas anotações e as despesas e a consciência ambiental inerentes ao gesto de as imprimimos para consulta e o senão de, quando necessário, nunca estarem disponíveis ou à mão.

Desde 2013 que a reMarkable se dedica e criar e a aperfeiçoar uma tecnologia única de papel digital, criando um tablet com uma superfície digital e os respectivos marcadores que lhe dão a sensação única de poder escrever e desenhar como se estivesse a utilizar um bloco de notas e que serve também como leitor para livros digitais.

Em 2018 a reMarkable permanece como a única empresa a conseguir reproduzir em formato digital uma sensação realista da utilização do papel, o que tem facilitado a vida a imensos artistas, escritores, empresários e leitores de todo o mundo.

A intensão da empresa e tecnologia norueguesa é que o reMarkable seja mais que um mero aparelho de leitura; o seu design e tecnologia única têm por objectivo substituir a necessidade de levarmos livros, documentos, blocos de desenho e notas connosco quando vamos a alguma reunião ou nas utilizações do dia-a-dia.

A tecnologia da tinta digital que tenta replicar num ecrã a sensação do papel não é uma novidade, mas dados os seus custos, a maior parte dos tablets acabou por as substituir pelos ecrãs de plasma, LCD ou led e só aparelhos destinados exclusivamente à leitura, como o Kindle, mantiveram a tecnologia, mas sem grandes desenvolvimentos e com várias limitações.

O seu formato é o de um tablet convencional para facilitar a experiência da leitura e do desenho ou escrita. É esguio e inclui duas faixas de silicone que permitem que o possamos utilizar livremente sobre qualquer superfície sem que deslize. Entre as distinções entre este "tablet de papel" e os convencionais destacamos o ecrã com uma cobertura PMMA que o protege do desgaste e até da água, é extremamente leve e a sua bateria dura muito mais que as de um tablet convencional – ao contrário dos aparelhos concorrentes e até da maior parte dos telemóveis, a carga da bateria do reMarkable tem uma autonomia de três a quatro dias, dependendo da intensidade do uso.

Para quem queira tomar notas ou utilizar o tablet para desenhar, o mesmo inclui as opções de lápis, caneta, dois tipos de marcador e uma borracha. Destacamos aqui a opção do lápis, uma vez que o lápis digital permite fazer tudo aquilo que um lápis de grafite normal faria: é possível criar sombras e o ecrã reconhece os vários tipos de pressão, pelo que, tal como no papel, ao fazermos mais ou menos força alteramos a densidade e a profundidade do traço. Voltando à cobertura PMMA do ecrã, que a reMarkable garante ser "praticamente inquebrável", a verdade é que este tablet aguenta bem quedas de alturas superiores a 1,20m, o equivalente a uma utilização de pé, sem sequer gerar um risco.

Contactos * team@remarkable.com * www.remarkable.com * reMarkable, Pilestredet 75C, 0354, Oslo, Norway

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 912d9143bd63a2b40a0d28f3929fe883

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    ESCULPINDO A MÃE NATUREZA

    Apaixonado pela história natural, fauna e flora dos lugares que lhe são mais queridos, África e Oceânia, Gordon Pembridge, é um mestre na arte de esculpir a Mãe Natureza. De troncos de madeira nascem verdadeiras obras de arte,...

  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...

  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...


  • Luxury & Fashion

    Out 1, 2015

    Dupla Estrela

    A Converse decidiu que já era altura de um remake da icónica sapatilha. O Chuck Taylor All Star foi redesenhado, reinventado.

  • Diane-Van-Furstenberg-10099DVFSVABB_A1

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    O MUNDO EM COLLANTS

    Lisos, com laços, bolas ou em renda, rasgados, de rede, brilhantes, opacos ou transparentes, com ou sem ligas, de descanso, push up ou especiais para grávidas, os collants são hoje uma peça de vestuário indispensável, que...

  • AdobeStock_70053652

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PEQUENO ALMOÇO - COMEÇAR O DIA A COMER

    Os benefícios do pequeno-almoço para a saúde, não têm sido consensuais ao longo da história e, ainda hoje se discute que tipo de alimentos se devem ingerir de manhã e se estes devem ou não estar dependentes da actividade física...


  • Luxury & Fashion

    Mar 1, 2015

    Walk Over the Clouds

    Founded in 1879 in Northampton, at the heart of England's most famous shoemaking town, Crockett & Jones specialise in the manufacture of high quality Goodyear-welted footwear.

  • FAIRY-TALESJ_1_030_WYBF136_back

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2016

    BEHIND THE CURTAIN OF THE JEWELLERY THEATRE

    Today, "Your VIP Partner" invites you to peep behind the curtain of an unusual theatre, whose actors are of overwhelming beauty - unique pieces of jewellery. The furniture, sound, colour, smells, light, movement, all is of great importance...

  • 1

    Culture & Art

    Ago 1, 2015

    Top education

    As Asian powers rise, the University of Tokyo is trying to strengthen its reputation as a globally relevant institute of higher learning. Internationalization is nothing new for the University of Tokyo (UTokyo), although it remains a...