Home & Design

Abr 1, 2017

YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois "fatiado" em finas folhas de padrões de madeira. Há também objectos como guarda-jóias e peças de decoração feitas a partir da mesma técnica.

<

Designa-se mais precisamente por Yosegi-zaiku - a arte milenar japonesa de combinar peças de madeira para formar objectos e obras de arte a partir de diversas técnicas usadas nos mosaicos que se aplicam no chão das casas ou noutros locais, como escritórios. A base de trabalho da arte de embutir, neste caso particular, assenta na valorização das cores naturais de cada madeira e na combinação das mesmas.

Kiyotaka Tsuyuki, um artesão japonês da quarta geração da Tsuyuki Mokkousho, uma oficina especializa na arte de embutidos, na cidade de Odawara, Japão, juntou-se a um projecto chamado "Zoukibayashi", criado com a finalidade de divulgar a arte Yosegi e impedir que esta tradição japonesa milenar se perca com o passar dos anos.

De salientar que esta técnica, vista também como uma arte, nasceu durante uma época cultural muito rica no Japão, o período Tokugawa, situado historicamente entre Março de 1603 e Maio de 1868. A técnica, contudo, data do período Heian (794 a 1185 A.C.), tendo passado de geração em geração. Foi apenas no ano 1984, que a "Lei de Promoção da Indústria do Artesanato Tradicional" (Densan'hô, em japonês), reconheceu a técnica de embutidos como artesanato tradicional do Japão.

No âmbito do projecto de divulgação sobre esta técnica, Tsuyuki tem percorrido o mundo a dar palestras sobre a beleza, a história e a tradição das construções espantosas que resultam da aplicação deste método. Um dos locais onde esteve foi na "Fundação Japão de São Paulo", Brasil, onde explicou que apesar de ser filho único, o pai nunca o forçou a seguir os passos da família. «Desde pequeno que convivi de perto com a técnica dos embutidos, portanto, isso sempre fez parte do meu quotidiano, do que me faz sentir bem».

Segundo o artesão, quando terminou a escola, não sabia exactamente o que fazer e, apesar de não se sentir uma pessoa muito habilidosa, decidiu ir para uma escola de artesãos, em Quioto, Japão. «Na época era uma escola técnica, mas hoje, é uma faculdade especializada em artes tradicionais japonesas. Eu tive a sorte de encontrar bons mestres que me puderam ensinar um pouco dessa arte para que pudesse tentar entrar no negócio da família. Para além disso, sentia que, como filho único, se não desse continuidade ao negócio da família, este acabaria», concluiu.

Essa foi a primeira escola local que tinha formação profissional para artesãos. Até então, o que acontecia a quem desejava aprender a técnica e a arte, era observar os artesãos mais experientes.

Enquanto arte que permite realizar mosaicos coloridos graças a múltiplas madeiras naturais, o Yosegi-zaiku, depende muito da abundância e da diversidade de madeira. Nesse sentido, para além de Quioto, existem mais duas cidades japonesas conhecidas pela produção de Yosegi-zaiku: Odawara e Hakone, situadas na província de Kanagawa; precisamente devido à diversidade de madeiras encontradas no monte "Hakone".

Os artesãos utilizam abundantemente, por exemplo, madeira de Euonymus e o Ilex macropoda. Para a madeira bem escura, o Picrasma quassioides e a amoreira. Já para padrões em tons de amarelo, usam o canforeiro e Maackia amurensis, para o castanho. Para conseguirem uma cor púrpura, os artesãos recorrem à nogueira negra americana. O azul é obtido graças à magnólia japonesa de folhas grandes e o vermelho com a madeira do mogno da China. Qualquer uma destas madeiras pode, ou não, consoante o trabalho em causa, ser envernizada.

Estas madeiras, para além de serem usadas para construir o "parquet" das habitações comuns, são também habituais nas grandes mansões das estrelas que pretendem soalhos personalizados, ou em escritórios, estúdios de design e de moda, e até em lojas. Guarda-jóias, peças de decoração, caixas forradas e até quadros são elaborados com base no Yosegi-zaiku. Se gosta de espaços minimalistas, ao estilo japonês, mas com apontamentos inovadores, originais e personalizados, Yosegi pode ser a solução.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • as-lentes-de-um-genio.html

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    O FOTÓGRAFO SEM MEDO

    Ousado, chocante, vibrante, sem medo, sem a preocupação de ser aceite ou rejeitado, mas sempre com o desejo de nos deixar sem palavras perante a sua arte. Assim é este americano, nascido em 11 de Março de 1963, em Hartford, Connecticut,...

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • 1

    Culture & Art

    Out 12, 2018

    OS MARRETAS

    Não importa a idade ou a geração, o que é facto é que todos nós conhecemos as marionetas de peluche que ganharam vida e encheram o imaginário de muitos fãs. Divertidos, diferentes e até um pouco inconvenientes, estes bonecos...


  • iReviews-gravity-blanket_4

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    MAIS PESO, MENOS STRESS

    E se o peso pudesse reduzir os seus níveis de stress e ansiedade? Não, não é nenhuma espécie de cultura japonesa antiga. Antes pelo contrário. Já é uma técnica terapêutica utilizada em hospitais para o tratamento de distúrbio...

  • 1

    Science & Nature

    Out 4, 2018

    CITY TREE

    "A poluição urbana é um enorme problema em muitas cidades do mundo, e a fraca qualidade do ar pode significar um aumento em condições de doença crónica como a asma, ao mesmo tempo que dificulta as pessoas a andar, andar de...

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...


  • 01 Glass

    Business & Industry

    Set 1, 2016

    PARA ALÉM DO VIDRO

    Actualmente, existe mais na indústria do vidro do que os olhos conseguem ver. Altamente versátil, o vidro pode ser utilizado em inúmeras necessidades diárias, combinando estética, limpeza fácil, conservação de energia ou soluções...

  • AllPhotosMargaridaCunha (1)

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2016

    RECARREGAR ENERGIAS NA TERCEIRA MELHOR ILHA DO MUNDO

    Temperaturas ideais, montanhas verdejantes, praias de sonho, cultura, ritmos autênticos, experiências inesquecíveis e a vitalidade das suas gentes, assim é a Jamaica. Exótica e sedutora, foi eleita a melhor Ilha das Caraíbas...

  • 1

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2015

    A touch of hair

    There's a little known fact in the world of cinema that goes unnoticed behind all the attention laid in the movies. It doesn't ever cross anyone's mind to worry about such detail. But, as a matter of fact, the wigs wore in a large number...