Home & Design

Abr 1, 2017

YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois "fatiado" em finas folhas de padrões de madeira. Há também objectos como guarda-jóias e peças de decoração feitas a partir da mesma técnica.

Designa-se mais precisamente por Yosegi-zaiku - a arte milenar japonesa de combinar peças de madeira para formar objectos e obras de arte a partir de diversas técnicas usadas nos mosaicos que se aplicam no chão das casas ou noutros locais, como escritórios. A base de trabalho da arte de embutir, neste caso particular, assenta na valorização das cores naturais de cada madeira e na combinação das mesmas.

Kiyotaka Tsuyuki, um artesão japonês da quarta geração da Tsuyuki Mokkousho, uma oficina especializa na arte de embutidos, na cidade de Odawara, Japão, juntou-se a um projecto chamado "Zoukibayashi", criado com a finalidade de divulgar a arte Yosegi e impedir que esta tradição japonesa milenar se perca com o passar dos anos.

De salientar que esta técnica, vista também como uma arte, nasceu durante uma época cultural muito rica no Japão, o período Tokugawa, situado historicamente entre Março de 1603 e Maio de 1868. A técnica, contudo, data do período Heian (794 a 1185 A.C.), tendo passado de geração em geração. Foi apenas no ano 1984, que a "Lei de Promoção da Indústria do Artesanato Tradicional" (Densan'hô, em japonês), reconheceu a técnica de embutidos como artesanato tradicional do Japão.

No âmbito do projecto de divulgação sobre esta técnica, Tsuyuki tem percorrido o mundo a dar palestras sobre a beleza, a história e a tradição das construções espantosas que resultam da aplicação deste método. Um dos locais onde esteve foi na "Fundação Japão de São Paulo", Brasil, onde explicou que apesar de ser filho único, o pai nunca o forçou a seguir os passos da família. «Desde pequeno que convivi de perto com a técnica dos embutidos, portanto, isso sempre fez parte do meu quotidiano, do que me faz sentir bem».

Segundo o artesão, quando terminou a escola, não sabia exactamente o que fazer e, apesar de não se sentir uma pessoa muito habilidosa, decidiu ir para uma escola de artesãos, em Quioto, Japão. «Na época era uma escola técnica, mas hoje, é uma faculdade especializada em artes tradicionais japonesas. Eu tive a sorte de encontrar bons mestres que me puderam ensinar um pouco dessa arte para que pudesse tentar entrar no negócio da família. Para além disso, sentia que, como filho único, se não desse continuidade ao negócio da família, este acabaria», concluiu.

Essa foi a primeira escola local que tinha formação profissional para artesãos. Até então, o que acontecia a quem desejava aprender a técnica e a arte, era observar os artesãos mais experientes.

Enquanto arte que permite realizar mosaicos coloridos graças a múltiplas madeiras naturais, o Yosegi-zaiku, depende muito da abundância e da diversidade de madeira. Nesse sentido, para além de Quioto, existem mais duas cidades japonesas conhecidas pela produção de Yosegi-zaiku: Odawara e Hakone, situadas na província de Kanagawa; precisamente devido à diversidade de madeiras encontradas no monte "Hakone".

Os artesãos utilizam abundantemente, por exemplo, madeira de Euonymus e o Ilex macropoda. Para a madeira bem escura, o Picrasma quassioides e a amoreira. Já para padrões em tons de amarelo, usam o canforeiro e Maackia amurensis, para o castanho. Para conseguirem uma cor púrpura, os artesãos recorrem à nogueira negra americana. O azul é obtido graças à magnólia japonesa de folhas grandes e o vermelho com a madeira do mogno da China. Qualquer uma destas madeiras pode, ou não, consoante o trabalho em causa, ser envernizada.

Estas madeiras, para além de serem usadas para construir o "parquet" das habitações comuns, são também habituais nas grandes mansões das estrelas que pretendem soalhos personalizados, ou em escritórios, estúdios de design e de moda, e até em lojas. Guarda-jóias, peças de decoração, caixas forradas e até quadros são elaborados com base no Yosegi-zaiku. Se gosta de espaços minimalistas, ao estilo japonês, mas com apontamentos inovadores, originais e personalizados, Yosegi pode ser a solução.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...

  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.


  • 2013_Tokyo_Motor_Show_Toyota_iRoad_002

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    ADN DIVERTIDO

    O que acontece quando um Prius se apaixona por uma Yamaha? Resulta num Toyota i-Road. Pode parecer uma piada, mas a sensação que este veículo provoca não é piada nenhuma.

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...

  • Cogumelos01

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    Do Mosto ao Gourmet

    Alex Villeneuve, com apenas 21 anos e prestes a tornar-se mestre cervejeiro pela Olds College, ao aperceber-se da quantidade de mosto (o que sobra dos cereais após a fermentação da cerveja) cujo único destino era o lixo, achou...


  • Technology

    Abr 1, 2015

    True pioneers

    For years Pioneer has introduced innovative and high quality products into the market. A world-first in many ways, the japanese company has been through several changes over the years, but kept the original philosophy that gave birth...

  • 1

    Home & Design

    Ago 1, 2015

    Cover your grounds

    Asuring a comfortable place to live or work is always a hard task. Different materials and technologies come together when choosing what to use, and specially how to use it, no matter what part of the world you're at. Proline Floors...

  • Winery Khareba

    Business & Industry

    Fev 1, 2015

    Caucasian and Smooth

    "Winery Khareba" is established upon the ancient traditions. The company works over maintenance of the unique vine culture and wine making both using ancient methods and modern technologies.