Home & Design

Abr 1, 2017

YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois "fatiado" em finas folhas de padrões de madeira. Há também objectos como guarda-jóias e peças de decoração feitas a partir da mesma técnica.

<

Designa-se mais precisamente por Yosegi-zaiku - a arte milenar japonesa de combinar peças de madeira para formar objectos e obras de arte a partir de diversas técnicas usadas nos mosaicos que se aplicam no chão das casas ou noutros locais, como escritórios. A base de trabalho da arte de embutir, neste caso particular, assenta na valorização das cores naturais de cada madeira e na combinação das mesmas.

Kiyotaka Tsuyuki, um artesão japonês da quarta geração da Tsuyuki Mokkousho, uma oficina especializa na arte de embutidos, na cidade de Odawara, Japão, juntou-se a um projecto chamado "Zoukibayashi", criado com a finalidade de divulgar a arte Yosegi e impedir que esta tradição japonesa milenar se perca com o passar dos anos.

De salientar que esta técnica, vista também como uma arte, nasceu durante uma época cultural muito rica no Japão, o período Tokugawa, situado historicamente entre Março de 1603 e Maio de 1868. A técnica, contudo, data do período Heian (794 a 1185 A.C.), tendo passado de geração em geração. Foi apenas no ano 1984, que a "Lei de Promoção da Indústria do Artesanato Tradicional" (Densan'hô, em japonês), reconheceu a técnica de embutidos como artesanato tradicional do Japão.

No âmbito do projecto de divulgação sobre esta técnica, Tsuyuki tem percorrido o mundo a dar palestras sobre a beleza, a história e a tradição das construções espantosas que resultam da aplicação deste método. Um dos locais onde esteve foi na "Fundação Japão de São Paulo", Brasil, onde explicou que apesar de ser filho único, o pai nunca o forçou a seguir os passos da família. «Desde pequeno que convivi de perto com a técnica dos embutidos, portanto, isso sempre fez parte do meu quotidiano, do que me faz sentir bem».

Segundo o artesão, quando terminou a escola, não sabia exactamente o que fazer e, apesar de não se sentir uma pessoa muito habilidosa, decidiu ir para uma escola de artesãos, em Quioto, Japão. «Na época era uma escola técnica, mas hoje, é uma faculdade especializada em artes tradicionais japonesas. Eu tive a sorte de encontrar bons mestres que me puderam ensinar um pouco dessa arte para que pudesse tentar entrar no negócio da família. Para além disso, sentia que, como filho único, se não desse continuidade ao negócio da família, este acabaria», concluiu.

Essa foi a primeira escola local que tinha formação profissional para artesãos. Até então, o que acontecia a quem desejava aprender a técnica e a arte, era observar os artesãos mais experientes.

Enquanto arte que permite realizar mosaicos coloridos graças a múltiplas madeiras naturais, o Yosegi-zaiku, depende muito da abundância e da diversidade de madeira. Nesse sentido, para além de Quioto, existem mais duas cidades japonesas conhecidas pela produção de Yosegi-zaiku: Odawara e Hakone, situadas na província de Kanagawa; precisamente devido à diversidade de madeiras encontradas no monte "Hakone".

Os artesãos utilizam abundantemente, por exemplo, madeira de Euonymus e o Ilex macropoda. Para a madeira bem escura, o Picrasma quassioides e a amoreira. Já para padrões em tons de amarelo, usam o canforeiro e Maackia amurensis, para o castanho. Para conseguirem uma cor púrpura, os artesãos recorrem à nogueira negra americana. O azul é obtido graças à magnólia japonesa de folhas grandes e o vermelho com a madeira do mogno da China. Qualquer uma destas madeiras pode, ou não, consoante o trabalho em causa, ser envernizada.

Estas madeiras, para além de serem usadas para construir o "parquet" das habitações comuns, são também habituais nas grandes mansões das estrelas que pretendem soalhos personalizados, ou em escritórios, estúdios de design e de moda, e até em lojas. Guarda-jóias, peças de decoração, caixas forradas e até quadros são elaborados com base no Yosegi-zaiku. Se gosta de espaços minimalistas, ao estilo japonês, mas com apontamentos inovadores, originais e personalizados, Yosegi pode ser a solução.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_59323415_xl-2015

    Research & Education

    Mar 1, 2017

    LIVROS ESCOLARES EM TABLETS - MENOS PESO, MENOS CONHECIMENTO?

    Um pouco por todo o mundo, os pais estão preocupados com o peso que as mochilas escolares dos seus filhos têm de comportar todos os dias. Isto prende-se com o volume e número de manuais escolares que os alunos carregam, muitas...

  • 4

    Technology

    Out 31, 2018

    ECRÃS FLEXÍVEIS ROYOLE

    "Muitas vezes é o caso de avanços tecnológicos, que são de alguma forma interessantes, mas depois passam muito tempo na fase de protótipo. Os detalhes costumam ser complicados, mas a Royole mostrou algumas telas flexíveis...

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.


  • MokshJewellery002.jpg__1536x0_q75_crop-scale_subsampling-2_upscale-false

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    MOKSH AND KAMYEN - MAIS BRILHANTE QUE O SOL

    Existe alguma outra nação que goste tanto de adornar as suas mulheres como os povos da Índia? Desde a cabeça, narizes, braços, cintura, até aos dedos dos pés, o arsenal feminino indiano tem peças sofisticadas de joalharia...

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...

  • enko-running-shoes-7

    Sport

    Ago 1, 2017

    EM FORMA SEM LESÕES

    Praticar vários desportos, com a intenção de estar em forma e saudável, é quase obrigatório, por estes dias. As pessoas parecem ter muitos cuidados e preocupam-se bastante com a sua qualidade diária de vida e também a do futuro.

    ...


  • Lifestyle & Travel

    Abr 1, 2015

    Falling in Love with Azerbaijan

    Gabala district is located at the foot of Great Caucasus mountain range. Ruins of the ancient town Kabala are 22 km from the city center. The abundance of attractions, beautiful nature and well developed infrastructure attract thousands...

  • Exquisite Luggage

    Luxury & Fashion

    Nov 30, 2015

    Bagagem Requintada

    A Maison de Martin foi fundada em 1792 por Pierre-François Martin, especializada em malas, baús e pacotes. A casa de Martin rapidamente tornou-se a favorita dentro da aristocracia francesa, e eventualmente, foi-lhe atribuído o título...

  • fb1

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2015

    Quintessentialy British

    As one of the famous fashion streets in London, England, Jermyn Street is one of the places to go if you want high quality clothes for men. Today there is more than garments on Jermyn Street. Hotels, restaurants and a myriad of services...