Home & Design

Abr 1, 2017

YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois "fatiado" em finas folhas de padrões de madeira. Há também objectos como guarda-jóias e peças de decoração feitas a partir da mesma técnica.

Designa-se mais precisamente por Yosegi-zaiku - a arte milenar japonesa de combinar peças de madeira para formar objectos e obras de arte a partir de diversas técnicas usadas nos mosaicos que se aplicam no chão das casas ou noutros locais, como escritórios. A base de trabalho da arte de embutir, neste caso particular, assenta na valorização das cores naturais de cada madeira e na combinação das mesmas.

Kiyotaka Tsuyuki, um artesão japonês da quarta geração da Tsuyuki Mokkousho, uma oficina especializa na arte de embutidos, na cidade de Odawara, Japão, juntou-se a um projecto chamado "Zoukibayashi", criado com a finalidade de divulgar a arte Yosegi e impedir que esta tradição japonesa milenar se perca com o passar dos anos.

De salientar que esta técnica, vista também como uma arte, nasceu durante uma época cultural muito rica no Japão, o período Tokugawa, situado historicamente entre Março de 1603 e Maio de 1868. A técnica, contudo, data do período Heian (794 a 1185 A.C.), tendo passado de geração em geração. Foi apenas no ano 1984, que a "Lei de Promoção da Indústria do Artesanato Tradicional" (Densan'hô, em japonês), reconheceu a técnica de embutidos como artesanato tradicional do Japão.

No âmbito do projecto de divulgação sobre esta técnica, Tsuyuki tem percorrido o mundo a dar palestras sobre a beleza, a história e a tradição das construções espantosas que resultam da aplicação deste método. Um dos locais onde esteve foi na "Fundação Japão de São Paulo", Brasil, onde explicou que apesar de ser filho único, o pai nunca o forçou a seguir os passos da família. «Desde pequeno que convivi de perto com a técnica dos embutidos, portanto, isso sempre fez parte do meu quotidiano, do que me faz sentir bem».

Segundo o artesão, quando terminou a escola, não sabia exactamente o que fazer e, apesar de não se sentir uma pessoa muito habilidosa, decidiu ir para uma escola de artesãos, em Quioto, Japão. «Na época era uma escola técnica, mas hoje, é uma faculdade especializada em artes tradicionais japonesas. Eu tive a sorte de encontrar bons mestres que me puderam ensinar um pouco dessa arte para que pudesse tentar entrar no negócio da família. Para além disso, sentia que, como filho único, se não desse continuidade ao negócio da família, este acabaria», concluiu.

Essa foi a primeira escola local que tinha formação profissional para artesãos. Até então, o que acontecia a quem desejava aprender a técnica e a arte, era observar os artesãos mais experientes.

Enquanto arte que permite realizar mosaicos coloridos graças a múltiplas madeiras naturais, o Yosegi-zaiku, depende muito da abundância e da diversidade de madeira. Nesse sentido, para além de Quioto, existem mais duas cidades japonesas conhecidas pela produção de Yosegi-zaiku: Odawara e Hakone, situadas na província de Kanagawa; precisamente devido à diversidade de madeiras encontradas no monte "Hakone".

Os artesãos utilizam abundantemente, por exemplo, madeira de Euonymus e o Ilex macropoda. Para a madeira bem escura, o Picrasma quassioides e a amoreira. Já para padrões em tons de amarelo, usam o canforeiro e Maackia amurensis, para o castanho. Para conseguirem uma cor púrpura, os artesãos recorrem à nogueira negra americana. O azul é obtido graças à magnólia japonesa de folhas grandes e o vermelho com a madeira do mogno da China. Qualquer uma destas madeiras pode, ou não, consoante o trabalho em causa, ser envernizada.

Estas madeiras, para além de serem usadas para construir o "parquet" das habitações comuns, são também habituais nas grandes mansões das estrelas que pretendem soalhos personalizados, ou em escritórios, estúdios de design e de moda, e até em lojas. Guarda-jóias, peças de decoração, caixas forradas e até quadros são elaborados com base no Yosegi-zaiku. Se gosta de espaços minimalistas, ao estilo japonês, mas com apontamentos inovadores, originais e personalizados, Yosegi pode ser a solução.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • as-lentes-de-um-genio.html

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    O FOTÓGRAFO SEM MEDO

    Ousado, chocante, vibrante, sem medo, sem a preocupação de ser aceite ou rejeitado, mas sempre com o desejo de nos deixar sem palavras perante a sua arte. Assim é este americano, nascido em 11 de Março de 1963, em Hartford, Connecticut,...

  • product_playfulbase_sl

    Technology

    Mai 1, 2017

    FAZER... O QUE QUISER!

    Portanto, já vimos de tudo! Tudo o que os olhos podem ver e o cérebro consegue arquivar, enquanto conhecimento... Mas vimos mesmo? É mesmo possível pensar que alguma coisa no mundo não possa evoluir?

  • pele

    Helthcare & Wellness

    Mai 16, 2018

    Envelhecendo graciosamente: Aperte sua pele com segurança e eficácia

    A proteção solar é a coisa mais importante que você pode fazer em qualquer idade para manter a pele saudável


  • iReviews-gravity-blanket_4

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    MAIS PESO, MENOS STRESS

    E se o peso pudesse reduzir os seus níveis de stress e ansiedade? Não, não é nenhuma espécie de cultura japonesa antiga. Antes pelo contrário. Já é uma técnica terapêutica utilizada em hospitais para o tratamento de distúrbio...

  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...

  • 3041392_lunarhabitationfosterpartners1

    Research & Education

    Abr 1, 2017

    MOONTOPIA - CABEÇA NA LUA

    Quase cinquenta anos após o sucesso da Apollo 11, a primeira vez que o homem andou na Lua, a Corrida Espacial ainda apenas começou. O século XXI, tem trazido novos horizontes para a conquista do espaço, como o Homem sempre sonhou.

    ...


  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    Feeding all animals is a important mission

    From cattle feed to specialized food used by performance animals, Versele-Laga has a developed a wide range of animal and pet nutrition that answers the needs of breeders and competitors.

  • 1

    Business & Industry

    Mai 1, 2015

    Built to last

    It's ne of the most notorious brands on russian roads. Kamaz has been manufacturing trucks since 1976 and every year the company proves its technological achievements, as well as its competitive verve.

  • 09-Dolomites

    Lifestyle & Travel

    Set 1, 2016

    INSPIRE-SE NA MAGIA DAS DOLOMITAS

    Considerada uma das regiões montanhosas mais espantosas do Planeta, as Dolomitas, em Itália, são um local de beleza fascinante, pouco explorado como destino de férias, pelo menos, pelos portugueses. A Your VIP Partner leva-o a...