Home & Design

Abr 1, 2017

YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois "fatiado" em finas folhas de padrões de madeira. Há também objectos como guarda-jóias e peças de decoração feitas a partir da mesma técnica.

<

Designa-se mais precisamente por Yosegi-zaiku - a arte milenar japonesa de combinar peças de madeira para formar objectos e obras de arte a partir de diversas técnicas usadas nos mosaicos que se aplicam no chão das casas ou noutros locais, como escritórios. A base de trabalho da arte de embutir, neste caso particular, assenta na valorização das cores naturais de cada madeira e na combinação das mesmas.

Kiyotaka Tsuyuki, um artesão japonês da quarta geração da Tsuyuki Mokkousho, uma oficina especializa na arte de embutidos, na cidade de Odawara, Japão, juntou-se a um projecto chamado "Zoukibayashi", criado com a finalidade de divulgar a arte Yosegi e impedir que esta tradição japonesa milenar se perca com o passar dos anos.

De salientar que esta técnica, vista também como uma arte, nasceu durante uma época cultural muito rica no Japão, o período Tokugawa, situado historicamente entre Março de 1603 e Maio de 1868. A técnica, contudo, data do período Heian (794 a 1185 A.C.), tendo passado de geração em geração. Foi apenas no ano 1984, que a "Lei de Promoção da Indústria do Artesanato Tradicional" (Densan'hô, em japonês), reconheceu a técnica de embutidos como artesanato tradicional do Japão.

No âmbito do projecto de divulgação sobre esta técnica, Tsuyuki tem percorrido o mundo a dar palestras sobre a beleza, a história e a tradição das construções espantosas que resultam da aplicação deste método. Um dos locais onde esteve foi na "Fundação Japão de São Paulo", Brasil, onde explicou que apesar de ser filho único, o pai nunca o forçou a seguir os passos da família. «Desde pequeno que convivi de perto com a técnica dos embutidos, portanto, isso sempre fez parte do meu quotidiano, do que me faz sentir bem».

Segundo o artesão, quando terminou a escola, não sabia exactamente o que fazer e, apesar de não se sentir uma pessoa muito habilidosa, decidiu ir para uma escola de artesãos, em Quioto, Japão. «Na época era uma escola técnica, mas hoje, é uma faculdade especializada em artes tradicionais japonesas. Eu tive a sorte de encontrar bons mestres que me puderam ensinar um pouco dessa arte para que pudesse tentar entrar no negócio da família. Para além disso, sentia que, como filho único, se não desse continuidade ao negócio da família, este acabaria», concluiu.

Essa foi a primeira escola local que tinha formação profissional para artesãos. Até então, o que acontecia a quem desejava aprender a técnica e a arte, era observar os artesãos mais experientes.

Enquanto arte que permite realizar mosaicos coloridos graças a múltiplas madeiras naturais, o Yosegi-zaiku, depende muito da abundância e da diversidade de madeira. Nesse sentido, para além de Quioto, existem mais duas cidades japonesas conhecidas pela produção de Yosegi-zaiku: Odawara e Hakone, situadas na província de Kanagawa; precisamente devido à diversidade de madeiras encontradas no monte "Hakone".

Os artesãos utilizam abundantemente, por exemplo, madeira de Euonymus e o Ilex macropoda. Para a madeira bem escura, o Picrasma quassioides e a amoreira. Já para padrões em tons de amarelo, usam o canforeiro e Maackia amurensis, para o castanho. Para conseguirem uma cor púrpura, os artesãos recorrem à nogueira negra americana. O azul é obtido graças à magnólia japonesa de folhas grandes e o vermelho com a madeira do mogno da China. Qualquer uma destas madeiras pode, ou não, consoante o trabalho em causa, ser envernizada.

Estas madeiras, para além de serem usadas para construir o "parquet" das habitações comuns, são também habituais nas grandes mansões das estrelas que pretendem soalhos personalizados, ou em escritórios, estúdios de design e de moda, e até em lojas. Guarda-jóias, peças de decoração, caixas forradas e até quadros são elaborados com base no Yosegi-zaiku. Se gosta de espaços minimalistas, ao estilo japonês, mas com apontamentos inovadores, originais e personalizados, Yosegi pode ser a solução.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • parrilla

    Food & Beverage

    Mar 1, 2017

    GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

    Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos...

  • Hotel-deserto-Marrocos

    Lifestyle & Travel

    Jun 26, 2018

    UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

    Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

    ...

  • slide-1

    Food & Beverage

    Mai 28, 2018

    A ARTE DOS DOCES

    Girassol, amendoim ou sésamo de halva, com aditivos ou sem eles, amêndoa, nozes e outros frutos secos, o aromatizante de creme mais delicado, a mais deliciosa pasta turca – em qualquer um dos doces da marca irá encontrar uma...


  • 1st-Sydney-TonerPave-Street-Sept14-3(1)

    Business & Industry

    Abr 28, 2018

    RECICLAR, REUTILIZAR, REPAVIMENTAR

    O e-lixo é um problema crónico e global de poluição. Relatórios da United Nations University demonstram que apenas 20 por cento do e-lixo gerado, é depois colocado em programas oficiais de reciclagem

  • 01-Galop-DHermes.nocrop.w710.h2147483647.2x

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    ESTRIBO ELEGANTE

    A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.

  • agua-de-coco-genuine-coconut-abrefacil

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    VÁ PELO ORIGINAL

    Apetecia-lhe um saltinho rápido até àquela praia tropical de que tanto gostou durante as férias do ano passado? E o sabor refrescante daquela água de coco que ainda sente na boca? Acha que estou a brincar consigo?


  • Energy producing roads

    Technology

    Dez 31, 2015

    Estradas Que Produzem Energia

    Estradas que produzem energia? Porque não? O conceito está provada, e os próximos anos irão testemunhar um aumento neste tipo de projectos urbanos. A Holanda construiu um protótipo de uma ciclovia de 70 metros, e os resultados,...

  • 1

    Home & Design

    Mai 1, 2015

    Comfort in italian style

    In 1959, Pasquale Natuzzi -19 at the time- started producing sofas and armchairs for the local market, alongside three collaborators. Since then, the brand evolved to be one of the largest Italian furniture firms, present in 123 countries...

  • White Shark Investments

    Business & Industry

    Fev 1, 2015

    Sure Values

    White Shark Investments was created with the clear and unchanged objective of allowing an elite group of investors to apply capital in artwork with a guaranteed level of safety and reduced risk.