Sport

Set 1, 2016

O YOGA E O LOCAL DE TRABALHO

Considerado por muitos uma modalidade de elite, a práctica do Ioga tem-se revelado tão benéfica para a saúde física e mental que tem vindo a crescer não só a nível individual, mas também nos locais de trabalho, sendo considerado o exercício do século XXI.

Descalço, com uma roupa confortável que facilite os movimentos, e munido de objectos que o podem auxiliar na execução de algumas posturas, tais como, um bloco de espuma ou cortiça, uma correia, um bolster (almofada de apoio em português), um stickymat (ou tapete de borracha) e uma toalha pequena, é tudo o que basta para experienciar um aula de Ioga.

Muito provavelmente já ouviu falar, e ou ficou impressionado ao visualizar praticantes de yoga nas designadas posições do "guerreiro", "lotus", "árvore", ou a fazer "invertidas sobre os ombros", mas o que talvez não acredite que é possível praticá-las na perfeição e de forma tranquila aos 97 anos de idade.

Tao Porchon-Lynch, é o nome da professora de yoga mais antiga do Mundo, que precisamente com essa idade, continua a praticar, a dar aulas e a participar em conferências, passando os seus ensinamentos. Uma verdadeira inspiração.

Tao era ainda muito pequena quando o Ioga lhe despertou interesse, mas a família procurou sempre demovê-la dizendo-lhe que "era uma actividade só para rapazes". Porém, com ajuda de um tio que era amigo de Ghandi, conseguiu começar a praticar aquela que viria a ser uma das grandes bases da sua vida, tinha então oito anos de idade.

Se não é praticante, interrogar-se-á sobre o que será esta actividade. Ioga ou Yoga (em sânscrito), refere-se às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia, e incluiu vários ramos, uns mais ligados à actividade física, outros à meditação, e ainda aos que incluem ambos os aspectos. Muito sucintamente, os principais são: o raja-ioga, carma-ioga, jnana-ioga, bacti-ioga, tantra ioga, tao yoga e hata-ioga.

A palavra sânscrita Yoga tem diversos significados, e deriva da raiz yuj, que significa "controlar", "jungir", "unir" ou "concentração". Algumas traduções incluem ainda como significados, as palavras "juntando", "unindo", "conjunção" e "meios". Fora da Índia, o termo Ioga costuma ser associado a Hata-Ioga e aos seus asanas (posturas).

Citando Iyengar, B. K. S., (um dos mais conceituados professores de Ioga mundiais e autor de vários textos sobre a modalidade), na sua obra "Light on Life", «It is an organic farming of the self – for the Self», («o Ioga é uma "espécie" de agricultura biológica de si próprio – para o Ser», em português).

Resumidamente, podemos definir o Ioga como um conjunto de exercícios físicos e energéticos e de controlo emocional e mental. Dizem os livros, os mestres e os praticantes que o Ioga produz inúmeros benefícios. Promove a concentração, diminui o stress, contribui para um sono de qualidade, promove a energia vital, aumenta a força muscular, a elasticidade, a flexibilidade e o equilíbrio. Diz-se que um iogui vive mais desintoxicado e alegre porque usam o cérebro de forma mais concentrada e faz meditação de forma contínua.

Basta olhar para a fotografia de Tao para perceber que o resultado é positivo. O segredo, e a sabedoria para uma vida longa segundo Tao, passam afinal por «comer sempre bem e devagar, mas nunca duas horas antes de praticar Yoga para que o organismo possa usufruir em pleno dos exercícios, respirar fundo várias vezes por dia, fazer o pino com os ombros todas as noites para ajudar a circulação sanguínea e comer fruta de manhã para ajudar a limpar o corpo. Quanto à mente, apreciar as pequenas alegrias do dia a dia e perceber que a palavra "adiar" é um erro».

Numa sociedade onde a palavra global se destaca nos afazeres diários, o Yoga ajuda a compreender que a globalidade não se faz apenas com multinacionais ou internet, mas através de uma energia colectiva. Cientes disso, os dirigentes das multinacionais são quem mais tem vindo a reconhecer que investir na simplicidade é o segredo da vitalidade, produtividade, harmonia e superação, e por isso, oferecem aulas de Ioga aos empregados. "Servir os outros, servindo-se", "não há nada que não possas fazer", "todos temos a capacidade de nos renovarmos", são expressões que movem os seguidores desta modalidade de sucesso, e que está a crescer.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 01 cafe

    Food & Beverage

    Set 1, 2016

    CAFÉ DE BERÇO PRIVILEGIADO

    Poucas pessoas conseguem imaginar a vida sem café. Ao pequeno almoço, ou depois do almoço, seja um expresso ou um café duplo – sem açúcar –, o café ganhou um lugar de destaque no dia a dia de grande parte da população...

  • Confael1

    Food & Beverage

    Nov 1, 2016

    A "DOLCE VITA" RUSSA DA CONFAEL

    Não é por falta de opções que hoje em dia é tão difícil escolher um presente. Pelo contrário, com a abundância de coisas giras acessíveis a todos nas lojas, tornou-se muito difícil surpreender alguém com um presente.

    ...

  • 04

    Business & Industry

    Set 1, 2016

    15 ANOS DE BANCA PARA DESENVOLVER ANGOLA

    Após 15 de existência, o Banco SOL atingiu uma dimensão que o torna uma referência entre os 27 bancos que operam em Angola. Porém, não é ser o maior que o motiva, mas estar entre os melhores que lhe abre caminho para a expansão...


  • AllPhotosMargaridaCunha (1)

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2016

    RECARREGAR ENERGIAS NA TERCEIRA MELHOR ILHA DO MUNDO

    Temperaturas ideais, montanhas verdejantes, praias de sonho, cultura, ritmos autênticos, experiências inesquecíveis e a vitalidade das suas gentes, assim é a Jamaica. Exótica e sedutora, foi eleita a melhor Ilha das Caraíbas...

  • 01-Muskin

    Science & Nature

    Set 1, 2016

    CABEDAL FEITO A PARTIR DE COGUMELO

    O cabedal é um material que não desaponta. As suas qualidades tornam-no adequado para ser usado numa grande variedade de itens pessoais, de malas de mão, até sapatos e carteiras. Se houvesse um novo material que não fosse animal...

  • Jaime-Spaniol

    Business & Industry

    Ago 1, 2016

    PAÍS DO CARNAVAL E DOS JOGOS OLÍMPICOS ATRAI CAPITAL

    A beleza e riqueza natural que caracterizam o Brasil, das inúmeras praias, à Floresta Amazónica, e a multiculturalidade que compõe os seus habitantes, faz com que, apesar das dificuldades e críticas enfrentadas nos últimos anos,...


  • Coldwell

    Business & Industry

    Fev 29, 2016

    O Imobiliário Nas Suas Mãos

    A Coldwell Banker é um dos nomes mais respeitados na área da franquia imobiliária a nível mundial. No Brasil, a rede de agências quer continuar a crescer, a inovar e a gerar cada vez mais negócio. Prepare-se para ter nas suas mãos...

  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Feel safe with Promet

    Searching for the right safe is sometimes a difficult task. For over 24 years the goal of Promet has been to answer your questions in an honest and clear way that cuts through all of the hype of other sources.

  • 1

    Technology

    Mai 1, 2015

    Industrial cleaning made easy

    Bosch has come a long way since its beginning. From the low voltage magneto ignition, to motor engineering, to refrigerators and power tools, Bosch has done it (almost) all. And today, they present a new dust cleaning system for construction...