Sport

Set 1, 2016

O YOGA E O LOCAL DE TRABALHO

Considerado por muitos uma modalidade de elite, a práctica do Ioga tem-se revelado tão benéfica para a saúde física e mental que tem vindo a crescer não só a nível individual, mas também nos locais de trabalho, sendo considerado o exercício do século XXI.

<

Descalço, com uma roupa confortável que facilite os movimentos, e munido de objectos que o podem auxiliar na execução de algumas posturas, tais como, um bloco de espuma ou cortiça, uma correia, um bolster (almofada de apoio em português), um stickymat (ou tapete de borracha) e uma toalha pequena, é tudo o que basta para experienciar um aula de Ioga.

Muito provavelmente já ouviu falar, e ou ficou impressionado ao visualizar praticantes de yoga nas designadas posições do "guerreiro", "lotus", "árvore", ou a fazer "invertidas sobre os ombros", mas o que talvez não acredite que é possível praticá-las na perfeição e de forma tranquila aos 97 anos de idade.

Tao Porchon-Lynch, é o nome da professora de yoga mais antiga do Mundo, que precisamente com essa idade, continua a praticar, a dar aulas e a participar em conferências, passando os seus ensinamentos. Uma verdadeira inspiração.

Tao era ainda muito pequena quando o Ioga lhe despertou interesse, mas a família procurou sempre demovê-la dizendo-lhe que "era uma actividade só para rapazes". Porém, com ajuda de um tio que era amigo de Ghandi, conseguiu começar a praticar aquela que viria a ser uma das grandes bases da sua vida, tinha então oito anos de idade.

Se não é praticante, interrogar-se-á sobre o que será esta actividade. Ioga ou Yoga (em sânscrito), refere-se às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia, e incluiu vários ramos, uns mais ligados à actividade física, outros à meditação, e ainda aos que incluem ambos os aspectos. Muito sucintamente, os principais são: o raja-ioga, carma-ioga, jnana-ioga, bacti-ioga, tantra ioga, tao yoga e hata-ioga.

A palavra sânscrita Yoga tem diversos significados, e deriva da raiz yuj, que significa "controlar", "jungir", "unir" ou "concentração". Algumas traduções incluem ainda como significados, as palavras "juntando", "unindo", "conjunção" e "meios". Fora da Índia, o termo Ioga costuma ser associado a Hata-Ioga e aos seus asanas (posturas).

Citando Iyengar, B. K. S., (um dos mais conceituados professores de Ioga mundiais e autor de vários textos sobre a modalidade), na sua obra "Light on Life", «It is an organic farming of the self – for the Self», («o Ioga é uma "espécie" de agricultura biológica de si próprio – para o Ser», em português).

Resumidamente, podemos definir o Ioga como um conjunto de exercícios físicos e energéticos e de controlo emocional e mental. Dizem os livros, os mestres e os praticantes que o Ioga produz inúmeros benefícios. Promove a concentração, diminui o stress, contribui para um sono de qualidade, promove a energia vital, aumenta a força muscular, a elasticidade, a flexibilidade e o equilíbrio. Diz-se que um iogui vive mais desintoxicado e alegre porque usam o cérebro de forma mais concentrada e faz meditação de forma contínua.

Basta olhar para a fotografia de Tao para perceber que o resultado é positivo. O segredo, e a sabedoria para uma vida longa segundo Tao, passam afinal por «comer sempre bem e devagar, mas nunca duas horas antes de praticar Yoga para que o organismo possa usufruir em pleno dos exercícios, respirar fundo várias vezes por dia, fazer o pino com os ombros todas as noites para ajudar a circulação sanguínea e comer fruta de manhã para ajudar a limpar o corpo. Quanto à mente, apreciar as pequenas alegrias do dia a dia e perceber que a palavra "adiar" é um erro».

Numa sociedade onde a palavra global se destaca nos afazeres diários, o Yoga ajuda a compreender que a globalidade não se faz apenas com multinacionais ou internet, mas através de uma energia colectiva. Cientes disso, os dirigentes das multinacionais são quem mais tem vindo a reconhecer que investir na simplicidade é o segredo da vitalidade, produtividade, harmonia e superação, e por isso, oferecem aulas de Ioga aos empregados. "Servir os outros, servindo-se", "não há nada que não possas fazer", "todos temos a capacidade de nos renovarmos", são expressões que movem os seguidores desta modalidade de sucesso, e que está a crescer.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_96954074_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    SALZBURGO - PARA LÁ DE MOZART

    Salzburgo, cujo nome significa literalmente "fortaleza de sal", foi refundada no século VIII por São Ruperto de Salzburgo, é a actual capital do Estado de Salzburgo e a quarta maior cidade da Áustria.

  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...

  • 1

    Culture & Art

    Out 8, 2018

    MILESTII MICI

    "Imagine uma adega com centenas de quilómetros de corredores cheios de vinho, alguns milhões de garrafas, milhares de hectolitros em barris, centenas de safras, dezenas de variedades, um subterrâneo tão grande que apenas pode...


  • mindfullness1

    Lifestyle & Travel

    Set 17, 2018

    Mindfullness

    Uma mantra de vida

    "Viver aqui e agora" é esta a regra do mindfulness. Oriundo da doutrina budista, o mindfulness é uma técnica que pratica a atenção plena e a conexão entre o corpo e a mente consigo, com os...

  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 4, 2018

    Sardenha

    "Situada no meio do Mar Mediterrâneo, a Sardenha é uma região predominantemente montanhosa, marcada pela ausência de altos picos, inserida num ambiente natural vasto e charmoso, porém agridoce. De facto, a presença do homem...


  • Saffron stems

    Food & Beverage

    Set 1, 2015

    Golden Yellow

    Saffron was brought to India by the Persian rulers around 500 BC, and it is believed that the cultivation and various uses spread from Kashmir though the Indian subcontinent.

  • 01

    Business & Industry

    Jan 1, 2017

    O VIDRO INTELIGENTE

    Definitivamente, chegaram os tempos em que tudo o que pensávamos ser teoria ou ficção, se tornam realidade. É o caso desta proposta da empresa norte-americana Kinestral: o vidro inteligente Halio.

  • CRW_6401 - Copy-min

    Science & Nature

    Mai 1, 2016

    A PARALISIA CEREBRAL NÃO É UMA DOENÇA RARA NEM EM EXTINÇÃO

    Nos últimos anos, muito se tem falado nas doenças raras, ou seja aquelas que têm uma prevalência inferior a um em 2000 cidadãos. Esta chamada de atenção à sociedade sobre a vulnerabilidade e as especificidades duma minoria de...