Sport

Set 1, 2016

O YOGA E O LOCAL DE TRABALHO

Considerado por muitos uma modalidade de elite, a práctica do Ioga tem-se revelado tão benéfica para a saúde física e mental que tem vindo a crescer não só a nível individual, mas também nos locais de trabalho, sendo considerado o exercício do século XXI.

Descalço, com uma roupa confortável que facilite os movimentos, e munido de objectos que o podem auxiliar na execução de algumas posturas, tais como, um bloco de espuma ou cortiça, uma correia, um bolster (almofada de apoio em português), um stickymat (ou tapete de borracha) e uma toalha pequena, é tudo o que basta para experienciar um aula de Ioga.

Muito provavelmente já ouviu falar, e ou ficou impressionado ao visualizar praticantes de yoga nas designadas posições do "guerreiro", "lotus", "árvore", ou a fazer "invertidas sobre os ombros", mas o que talvez não acredite que é possível praticá-las na perfeição e de forma tranquila aos 97 anos de idade.

Tao Porchon-Lynch, é o nome da professora de yoga mais antiga do Mundo, que precisamente com essa idade, continua a praticar, a dar aulas e a participar em conferências, passando os seus ensinamentos. Uma verdadeira inspiração.

Tao era ainda muito pequena quando o Ioga lhe despertou interesse, mas a família procurou sempre demovê-la dizendo-lhe que "era uma actividade só para rapazes". Porém, com ajuda de um tio que era amigo de Ghandi, conseguiu começar a praticar aquela que viria a ser uma das grandes bases da sua vida, tinha então oito anos de idade.

Se não é praticante, interrogar-se-á sobre o que será esta actividade. Ioga ou Yoga (em sânscrito), refere-se às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia, e incluiu vários ramos, uns mais ligados à actividade física, outros à meditação, e ainda aos que incluem ambos os aspectos. Muito sucintamente, os principais são: o raja-ioga, carma-ioga, jnana-ioga, bacti-ioga, tantra ioga, tao yoga e hata-ioga.

A palavra sânscrita Yoga tem diversos significados, e deriva da raiz yuj, que significa "controlar", "jungir", "unir" ou "concentração". Algumas traduções incluem ainda como significados, as palavras "juntando", "unindo", "conjunção" e "meios". Fora da Índia, o termo Ioga costuma ser associado a Hata-Ioga e aos seus asanas (posturas).

Citando Iyengar, B. K. S., (um dos mais conceituados professores de Ioga mundiais e autor de vários textos sobre a modalidade), na sua obra "Light on Life", «It is an organic farming of the self – for the Self», («o Ioga é uma "espécie" de agricultura biológica de si próprio – para o Ser», em português).

Resumidamente, podemos definir o Ioga como um conjunto de exercícios físicos e energéticos e de controlo emocional e mental. Dizem os livros, os mestres e os praticantes que o Ioga produz inúmeros benefícios. Promove a concentração, diminui o stress, contribui para um sono de qualidade, promove a energia vital, aumenta a força muscular, a elasticidade, a flexibilidade e o equilíbrio. Diz-se que um iogui vive mais desintoxicado e alegre porque usam o cérebro de forma mais concentrada e faz meditação de forma contínua.

Basta olhar para a fotografia de Tao para perceber que o resultado é positivo. O segredo, e a sabedoria para uma vida longa segundo Tao, passam afinal por «comer sempre bem e devagar, mas nunca duas horas antes de praticar Yoga para que o organismo possa usufruir em pleno dos exercícios, respirar fundo várias vezes por dia, fazer o pino com os ombros todas as noites para ajudar a circulação sanguínea e comer fruta de manhã para ajudar a limpar o corpo. Quanto à mente, apreciar as pequenas alegrias do dia a dia e perceber que a palavra "adiar" é um erro».

Numa sociedade onde a palavra global se destaca nos afazeres diários, o Yoga ajuda a compreender que a globalidade não se faz apenas com multinacionais ou internet, mas através de uma energia colectiva. Cientes disso, os dirigentes das multinacionais são quem mais tem vindo a reconhecer que investir na simplicidade é o segredo da vitalidade, produtividade, harmonia e superação, e por isso, oferecem aulas de Ioga aos empregados. "Servir os outros, servindo-se", "não há nada que não possas fazer", "todos temos a capacidade de nos renovarmos", são expressões que movem os seguidores desta modalidade de sucesso, e que está a crescer.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_19090019_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 30, 2018

    STEVIA

    This is already the century to take care of the body balance and healthcare. From the trip to gym three times a week, jogging in a park or by a river side or even on the beach, vegan food or even the external visual care, it will...

  • aula3

    Research & Education

    Mar 22, 2018

    NO TOPO DO MUNDO

    Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...


  • agua-de-coco-genuine-coconut-abrefacil

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    VÁ PELO ORIGINAL

    Apetecia-lhe um saltinho rápido até àquela praia tropical de que tanto gostou durante as férias do ano passado? E o sabor refrescante daquela água de coco que ainda sente na boca? Acha que estou a brincar consigo?

  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • PrimarySchool5

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

    Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.


  • Technology

    Mar 1, 2015

    The Seeds of Life

    Farmers feed the planet. The seeds they plant today will be the food we eat tomorrow. See how they face whatever comes their way. New Holland Tractors help them in that same challenge, in countries very far and different from each other. 

    ...

  • zalando-tech-hub (4)

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    VESTIR O MELHOR

    Na idade da internet, é possível comprar quase tudo através dos canais online. Desde comida a electrodomésticos, desde livros a todo o tipo de 'gadgets', desde carros a férias no estrangeiro e agora até roupas, sapatos e outros...

  • stratasys1

    Technology

    Nov 1, 2016

    UMA IMPRESSÃO, NENHUMA MONTAGEM

    Imagine imprimir um objecto completo em 3D numa só impressão, com diferentes materiais para partes diferentes. Embora pareça apenas um sonho, é uma realidade, graças à nova impressora da Stratasys, a J750.