Business & Industry

Ago 1, 2016

ESCRITO EM PEDRA

Embora vivamos numa "Era" digital, onde os ecrãs tácteis se sobrepõem aos livros, e o papel se tornou incrivelmente poluente e dispendioso, não conseguimos imaginar as nossas vidas sem algum tipo de papel, ou pelo menos um suporte de impressão. É neste contexto que surge o TerraSkin, um papel feito de pedra, sem recurso a árvores ou água.

De acordo com o World Wildlife Fund (WWF), a indústria da polpa e do papel é uma das maiores consumidoras de recursos no Mundo. Usa mais de 40% da madeira vendida globalmente, é a que mais consome água para propósitos industriais em países desenvolvidos, e em termos de consumo energético, a maior parte dos gases de estufa libertados neste sector deriva da energia produzida para o funcionamento das fábricas.

A Design & Source Productions é uma empresa de design, fundada em 1996, que se tornou fornecedora de soluções sustentáveis, e cuja sede em Nova Iorque funciona totalmente a partir de energia eólica. Devido ao seu compromisso ambiental, decidiram criar uma Divisão Ambiental, a que chamaram "Chameleon Packaging™", dedicada a procurar soluções mais sustentáveis para as necessidades de design actuais.

Foi nesse âmbito que começou a produzir o TerraSkin – papel de pedra. Este material inovador (que ironicamente existe há pelo menos 10 anos), combina mais de 75% de pó mineral de carbonato de sódio, com menos de 25% de resina não-tóxica de polietileno, criando um tipo de papel que não só é de produção sustentável, mas que pode ser reciclado e é degradável.

Em 2007, o TerraSkin recebeu com orgulho uma certificação "Silver Cradle to Cradle". A "Cradle to Cradle" classifica o comportamento sustentável de uma empresa, ou seja, se cumpre com uma série de aspectos, como o uso de materiais seguros para a saúde e ambiente; reutilização de materiais, como reciclagem ou compostagem; a utilização de energia renovável e eficiência energética; uso eficiente de água e a máxima qualidade de água associada com a produção; e a criação de estratégias de sustentabilidade responsável.

O TerraSkin é feito sem recurso a água, através de um processo inovador que também não gera emissões tóxicas. Este processo reduz o consumo de energia e as emissões de CO2: consome apenas 50% da energia usada para produzir papel de polpa, e liberta menos 50% de CO2. Para além disso, o papel de pedra não precisa de branqueamentos.

Este papel é ainda degradável. O material começa a degradar-se após seis a nove meses nas condições adequadas: calor, humidade e exposição ultravioleta (UV). Isto levanta questões acerca do uso no exterior, mas a empresa está a desenvolver outras versões de TerraSkin para esse propósito, e que irão ter maior resistência aos raios UV.

O papel de pedra foi testado com uma série de materiais artísticos. Tem sido experimentado e bem acolhido pela comunidade artística. Em trabalhos artísticos, o papel recebe a tinta muito bem, seca rápido, e também aceita materiais secos, como a grafite ou o pastel. Diversos artistas comparam a sensação de usar este papel com a de pintar gesso.

No que toca à impressão e ao design, a panóplia de opções é ainda maior: cartões, sacos, caixas, sinais, livros, etiquetas, embalamentos, uma miríade de utilizações originais é possível. As propriedades de impressão do TerraSkin são belíssimas, com a sua textura suave. O papel não tem fibras, e como tal, usa menos tinta, uma vez que esta não é absorvida como no papel normal. A imagens ficam mais nítidas e limpas: a tinta não expande.

O papel feito a partir de árvores está a ficar obsoleto. Naturalmente, ainda há um longo caminho a percorrer para serem implementadas opções mais sustentáveis e económicas a nível mundial, mas o facto, é que o papel regular, para as necessidades actuais, não é realmente necessário. Há áreas onde continuará a ser usado, como a medicina e as artes, mas para a maioria das áreas, o papel de pedra é uma boa opção. De facto, tem uma melhor performance em algumas aplicações do que o papel de polpa. Pode ser uma das maneiras de reduzir a desflorestação, um problema que afecta o Planeta, com consequências severas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • CyberSport1

    Culture & Art

    Nov 1, 2016

    JOGOS ONLINE COM A CYBER SPORTS LEAGUE

    Independentemente do sítio em que se reside, jogadores de várias nacionalidades podem encontrar-se na plataforma da Cyber Sports League e disputar, por exemplo, um jogo de futebol.

  • 3

    Food & Beverage

    Ago 1, 2016

    SABORES ÚNICOS

    Gelados artesanais, com texturas deliciosas e irresistíveis, são produzidos no Maine, Estados Unidos da América (EUA), e têm conquistado muitos adeptos, com ingredientes incomuns como o azeite ou a pimenta caiena.

    ...

  • facas2

    Business & Industry

    Ago 1, 2016

    Portuguese Cutting Edge

    The pleasure we gain while in the process of cooking depends not only on the quality of products, but on the knives used for cutting, too. Everyone fond of cooking is sure to have a set of good kitchen knives in his/her kitchen.

    ...


  • Jaime-Spaniol

    Business & Industry

    Ago 1, 2016

    PAÍS DO CARNAVAL E DOS JOGOS OLÍMPICOS ATRAI CAPITAL

    A beleza e riqueza natural que caracterizam o Brasil, das inúmeras praias, à Floresta Amazónica, e a multiculturalidade que compõe os seus habitantes, faz com que, apesar das dificuldades e críticas enfrentadas nos últimos anos,...

  • stratasys1

    Technology

    Nov 1, 2016

    UMA IMPRESSÃO, NENHUMA MONTAGEM

    Imagine imprimir um objecto completo em 3D numa só impressão, com diferentes materiais para partes diferentes. Embora pareça apenas um sonho, é uma realidade, graças à nova impressora da Stratasys, a J750.

  • income-996554

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2016

    A INDÚSTRIA DA ALTA COSTURA HI-TECH

    Seis pessoas, 600 horas, 30 baterias em miniatura e outras tantas luzes LED, foi a logística necessária para criar o vestido de alta costura que a actriz Claire Danes usou na "Met Gala", no passado dia 3 de Maio, em Nova Iorque,...


  • Business & Industry

    Abr 1, 2015

    Laundry solutions from Spain

    Girbau S.A. is a family company that has established itself as one of the main international groups in the manufacture of equipment for all types of laundries, regardless of size or activity sector.

  • Red Caviar

    Food & Beverage

    Dez 1, 2014

    Champagne and Caviar

    Lemberg has gained its incredible popularity thanks to superb quality of its products and professional approach to clients.

  • Home & Design

    Set 1, 2015

    A small workshop destined to grow

    In 1965 Giorgio and Gilberto Martini started producing solid wood furniture in a small carpentry workshop in the lower regions of the province of Verona: an area with a long tradition of furniture-making. Right from the start, the firm...