Business & Industry

Ago 1, 2016

ESCRITO EM PEDRA

Embora vivamos numa "Era" digital, onde os ecrãs tácteis se sobrepõem aos livros, e o papel se tornou incrivelmente poluente e dispendioso, não conseguimos imaginar as nossas vidas sem algum tipo de papel, ou pelo menos um suporte de impressão. É neste contexto que surge o TerraSkin, um papel feito de pedra, sem recurso a árvores ou água.

De acordo com o World Wildlife Fund (WWF), a indústria da polpa e do papel é uma das maiores consumidoras de recursos no Mundo. Usa mais de 40% da madeira vendida globalmente, é a que mais consome água para propósitos industriais em países desenvolvidos, e em termos de consumo energético, a maior parte dos gases de estufa libertados neste sector deriva da energia produzida para o funcionamento das fábricas.

A Design & Source Productions é uma empresa de design, fundada em 1996, que se tornou fornecedora de soluções sustentáveis, e cuja sede em Nova Iorque funciona totalmente a partir de energia eólica. Devido ao seu compromisso ambiental, decidiram criar uma Divisão Ambiental, a que chamaram "Chameleon Packaging™", dedicada a procurar soluções mais sustentáveis para as necessidades de design actuais.

Foi nesse âmbito que começou a produzir o TerraSkin – papel de pedra. Este material inovador (que ironicamente existe há pelo menos 10 anos), combina mais de 75% de pó mineral de carbonato de sódio, com menos de 25% de resina não-tóxica de polietileno, criando um tipo de papel que não só é de produção sustentável, mas que pode ser reciclado e é degradável.

Em 2007, o TerraSkin recebeu com orgulho uma certificação "Silver Cradle to Cradle". A "Cradle to Cradle" classifica o comportamento sustentável de uma empresa, ou seja, se cumpre com uma série de aspectos, como o uso de materiais seguros para a saúde e ambiente; reutilização de materiais, como reciclagem ou compostagem; a utilização de energia renovável e eficiência energética; uso eficiente de água e a máxima qualidade de água associada com a produção; e a criação de estratégias de sustentabilidade responsável.

O TerraSkin é feito sem recurso a água, através de um processo inovador que também não gera emissões tóxicas. Este processo reduz o consumo de energia e as emissões de CO2: consome apenas 50% da energia usada para produzir papel de polpa, e liberta menos 50% de CO2. Para além disso, o papel de pedra não precisa de branqueamentos.

Este papel é ainda degradável. O material começa a degradar-se após seis a nove meses nas condições adequadas: calor, humidade e exposição ultravioleta (UV). Isto levanta questões acerca do uso no exterior, mas a empresa está a desenvolver outras versões de TerraSkin para esse propósito, e que irão ter maior resistência aos raios UV.

O papel de pedra foi testado com uma série de materiais artísticos. Tem sido experimentado e bem acolhido pela comunidade artística. Em trabalhos artísticos, o papel recebe a tinta muito bem, seca rápido, e também aceita materiais secos, como a grafite ou o pastel. Diversos artistas comparam a sensação de usar este papel com a de pintar gesso.

No que toca à impressão e ao design, a panóplia de opções é ainda maior: cartões, sacos, caixas, sinais, livros, etiquetas, embalamentos, uma miríade de utilizações originais é possível. As propriedades de impressão do TerraSkin são belíssimas, com a sua textura suave. O papel não tem fibras, e como tal, usa menos tinta, uma vez que esta não é absorvida como no papel normal. A imagens ficam mais nítidas e limpas: a tinta não expande.

O papel feito a partir de árvores está a ficar obsoleto. Naturalmente, ainda há um longo caminho a percorrer para serem implementadas opções mais sustentáveis e económicas a nível mundial, mas o facto, é que o papel regular, para as necessidades actuais, não é realmente necessário. Há áreas onde continuará a ser usado, como a medicina e as artes, mas para a maioria das áreas, o papel de pedra é uma boa opção. De facto, tem uma melhor performance em algumas aplicações do que o papel de polpa. Pode ser uma das maneiras de reduzir a desflorestação, um problema que afecta o Planeta, com consequências severas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Technology

    Abr 1, 2015

    Using water to tell time

    HYT watches tell time through a combination of traditional watch movements and two bellows pushing colored liquid through a capillary. It's an imaginative and challenging approach that requires careful manipulation of traditional mechanics...

  • Apteka.de

    Science & Nature

    Dez 1, 2014

    Medicine at hand

    The pharmacy is the leader in delivering medications throughout the world and the goal is to provide medications at discount rates to everyone who is affected by expensive local prices and taxes.

  • Business & Industry

    Abr 1, 2015

    A Leap in urban transit

    Natural gas-fueled buses from private transport company Leap started making their way through San Francisco along the company's first route, dubbed the Lombard Express.


  • Razor Clams in Brine

    Food & Beverage

    Set 1, 2015

    With Quality and Environment in Mind

    Frinsa is one of the largest European manufacturers of canned tuna fish and seafood. The company was founded in Ribeira, Galicia, Spain, in 1961.

  • 01-Muskin

    Science & Nature

    Set 1, 2016

    CABEDAL FEITO A PARTIR DE COGUMELO

    O cabedal é um material que não desaponta. As suas qualidades tornam-no adequado para ser usado numa grande variedade de itens pessoais, de malas de mão, até sapatos e carteiras. Se houvesse um novo material que não fosse animal...

  • 1968

    Culture & Art

    Jun 28, 2015

    Toys are fun

    Famosa Toys is one of the biggest toymakers in the world, manufacturing 14 brands with different product lines. From classical dolls to modern motorized toys, the spanish group wants to evolve constantly and innovate everyday.


  • jak_3

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    Três em um para o ar livre

    Passar alguns dias ao ar livre é um desafio pela quantidade de material que é necessário transportar: a tenda, o saco de cama, roupa adequada à temperatura, utensílios de higiene diária, calçado extra e, se pretender cozinhar...

  • Depositphotos_8485784_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    SEMENTES SEM COPYRIGHT

    A impressionante senda legislativa mundial chegou ao mais trivial dos produtos: os alimentos. É a mais recente tentativa do Homem, de se apoderar e controlar elementos da natureza.

  • tumblr_ohf0ayC7Ku1v8wra2o1_1280

    Culture & Art

    Dez 1, 2017

    ADICIONAR ARTE A ARTE

    Como se isso fosse possível... dirão alguns. A verdade é que isso é possível pese embora possa parecer exagerado. Mas essa é a definição quando se tem uma peça de arte que é em si própria um instrumento dedicado a uma arte,...