Business & Industry

Ago 1, 2016

ESCRITO EM PEDRA

Embora vivamos numa "Era" digital, onde os ecrãs tácteis se sobrepõem aos livros, e o papel se tornou incrivelmente poluente e dispendioso, não conseguimos imaginar as nossas vidas sem algum tipo de papel, ou pelo menos um suporte de impressão. É neste contexto que surge o TerraSkin, um papel feito de pedra, sem recurso a árvores ou água.

<

De acordo com o World Wildlife Fund (WWF), a indústria da polpa e do papel é uma das maiores consumidoras de recursos no Mundo. Usa mais de 40% da madeira vendida globalmente, é a que mais consome água para propósitos industriais em países desenvolvidos, e em termos de consumo energético, a maior parte dos gases de estufa libertados neste sector deriva da energia produzida para o funcionamento das fábricas.

A Design & Source Productions é uma empresa de design, fundada em 1996, que se tornou fornecedora de soluções sustentáveis, e cuja sede em Nova Iorque funciona totalmente a partir de energia eólica. Devido ao seu compromisso ambiental, decidiram criar uma Divisão Ambiental, a que chamaram "Chameleon Packaging™", dedicada a procurar soluções mais sustentáveis para as necessidades de design actuais.

Foi nesse âmbito que começou a produzir o TerraSkin – papel de pedra. Este material inovador (que ironicamente existe há pelo menos 10 anos), combina mais de 75% de pó mineral de carbonato de sódio, com menos de 25% de resina não-tóxica de polietileno, criando um tipo de papel que não só é de produção sustentável, mas que pode ser reciclado e é degradável.

Em 2007, o TerraSkin recebeu com orgulho uma certificação "Silver Cradle to Cradle". A "Cradle to Cradle" classifica o comportamento sustentável de uma empresa, ou seja, se cumpre com uma série de aspectos, como o uso de materiais seguros para a saúde e ambiente; reutilização de materiais, como reciclagem ou compostagem; a utilização de energia renovável e eficiência energética; uso eficiente de água e a máxima qualidade de água associada com a produção; e a criação de estratégias de sustentabilidade responsável.

O TerraSkin é feito sem recurso a água, através de um processo inovador que também não gera emissões tóxicas. Este processo reduz o consumo de energia e as emissões de CO2: consome apenas 50% da energia usada para produzir papel de polpa, e liberta menos 50% de CO2. Para além disso, o papel de pedra não precisa de branqueamentos.

Este papel é ainda degradável. O material começa a degradar-se após seis a nove meses nas condições adequadas: calor, humidade e exposição ultravioleta (UV). Isto levanta questões acerca do uso no exterior, mas a empresa está a desenvolver outras versões de TerraSkin para esse propósito, e que irão ter maior resistência aos raios UV.

O papel de pedra foi testado com uma série de materiais artísticos. Tem sido experimentado e bem acolhido pela comunidade artística. Em trabalhos artísticos, o papel recebe a tinta muito bem, seca rápido, e também aceita materiais secos, como a grafite ou o pastel. Diversos artistas comparam a sensação de usar este papel com a de pintar gesso.

No que toca à impressão e ao design, a panóplia de opções é ainda maior: cartões, sacos, caixas, sinais, livros, etiquetas, embalamentos, uma miríade de utilizações originais é possível. As propriedades de impressão do TerraSkin são belíssimas, com a sua textura suave. O papel não tem fibras, e como tal, usa menos tinta, uma vez que esta não é absorvida como no papel normal. A imagens ficam mais nítidas e limpas: a tinta não expande.

O papel feito a partir de árvores está a ficar obsoleto. Naturalmente, ainda há um longo caminho a percorrer para serem implementadas opções mais sustentáveis e económicas a nível mundial, mas o facto, é que o papel regular, para as necessidades actuais, não é realmente necessário. Há áreas onde continuará a ser usado, como a medicina e as artes, mas para a maioria das áreas, o papel de pedra é uma boa opção. De facto, tem uma melhor performance em algumas aplicações do que o papel de polpa. Pode ser uma das maneiras de reduzir a desflorestação, um problema que afecta o Planeta, com consequências severas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 

  • transferir (1)

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    Outra face da aquicultura

    Em 2016 o comércio de algas marinhas obteve um rendimento que ultrapassa, a título de exemplo, toda a produção mundial de limas e limões. A captura de algas duplicou na última década e actualmente já existem autênticas quintas...

  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?


  • Allan-Baudoin_Josh_Fray_Photography-10

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2017

    ESTILO AOS SEUS PÉS

    Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

    ...

  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.


  • 1

    Food & Beverage

    Out 31, 2015

    Compotas de fruta docinhas

    Em 1998, a empresa iniciou a sua própria produção, ao comprar e modernizar a antiga unidade de vegetais e frutos em Aiud, zona de Alba, Roménia. Em 2002 assumiram a responsabilidade de lançar a marca Arovit, com a aquisição da...

  • Technology

    Set 1, 2015

    Water. Salt. Light.

    Born in the Philippines, this new engineering project was designed as a sustainable lighting source for areas that don't have access to electricity. Instead, populations in these regions use kerosene lamps or candles wich are dangerous...

  • 1. Business-AirBnB-The New World Paradigm

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    O NOVO PARADIGMA MUNDIAL

    Por definição, 'millenials', são os indivíduos que nasceram entre as décadas de 1980 e o ano 2000. Esta expressão – criada pelos autores William Strauss e Neil Howe, citada pela primeira vez em 1991 à Revista Forbes – visa...