Business & Industry

Ago 1, 2016

ESCRITO EM PEDRA

Embora vivamos numa "Era" digital, onde os ecrãs tácteis se sobrepõem aos livros, e o papel se tornou incrivelmente poluente e dispendioso, não conseguimos imaginar as nossas vidas sem algum tipo de papel, ou pelo menos um suporte de impressão. É neste contexto que surge o TerraSkin, um papel feito de pedra, sem recurso a árvores ou água.

<

De acordo com o World Wildlife Fund (WWF), a indústria da polpa e do papel é uma das maiores consumidoras de recursos no Mundo. Usa mais de 40% da madeira vendida globalmente, é a que mais consome água para propósitos industriais em países desenvolvidos, e em termos de consumo energético, a maior parte dos gases de estufa libertados neste sector deriva da energia produzida para o funcionamento das fábricas.

A Design & Source Productions é uma empresa de design, fundada em 1996, que se tornou fornecedora de soluções sustentáveis, e cuja sede em Nova Iorque funciona totalmente a partir de energia eólica. Devido ao seu compromisso ambiental, decidiram criar uma Divisão Ambiental, a que chamaram "Chameleon Packaging™", dedicada a procurar soluções mais sustentáveis para as necessidades de design actuais.

Foi nesse âmbito que começou a produzir o TerraSkin – papel de pedra. Este material inovador (que ironicamente existe há pelo menos 10 anos), combina mais de 75% de pó mineral de carbonato de sódio, com menos de 25% de resina não-tóxica de polietileno, criando um tipo de papel que não só é de produção sustentável, mas que pode ser reciclado e é degradável.

Em 2007, o TerraSkin recebeu com orgulho uma certificação "Silver Cradle to Cradle". A "Cradle to Cradle" classifica o comportamento sustentável de uma empresa, ou seja, se cumpre com uma série de aspectos, como o uso de materiais seguros para a saúde e ambiente; reutilização de materiais, como reciclagem ou compostagem; a utilização de energia renovável e eficiência energética; uso eficiente de água e a máxima qualidade de água associada com a produção; e a criação de estratégias de sustentabilidade responsável.

O TerraSkin é feito sem recurso a água, através de um processo inovador que também não gera emissões tóxicas. Este processo reduz o consumo de energia e as emissões de CO2: consome apenas 50% da energia usada para produzir papel de polpa, e liberta menos 50% de CO2. Para além disso, o papel de pedra não precisa de branqueamentos.

Este papel é ainda degradável. O material começa a degradar-se após seis a nove meses nas condições adequadas: calor, humidade e exposição ultravioleta (UV). Isto levanta questões acerca do uso no exterior, mas a empresa está a desenvolver outras versões de TerraSkin para esse propósito, e que irão ter maior resistência aos raios UV.

O papel de pedra foi testado com uma série de materiais artísticos. Tem sido experimentado e bem acolhido pela comunidade artística. Em trabalhos artísticos, o papel recebe a tinta muito bem, seca rápido, e também aceita materiais secos, como a grafite ou o pastel. Diversos artistas comparam a sensação de usar este papel com a de pintar gesso.

No que toca à impressão e ao design, a panóplia de opções é ainda maior: cartões, sacos, caixas, sinais, livros, etiquetas, embalamentos, uma miríade de utilizações originais é possível. As propriedades de impressão do TerraSkin são belíssimas, com a sua textura suave. O papel não tem fibras, e como tal, usa menos tinta, uma vez que esta não é absorvida como no papel normal. A imagens ficam mais nítidas e limpas: a tinta não expande.

O papel feito a partir de árvores está a ficar obsoleto. Naturalmente, ainda há um longo caminho a percorrer para serem implementadas opções mais sustentáveis e económicas a nível mundial, mas o facto, é que o papel regular, para as necessidades actuais, não é realmente necessário. Há áreas onde continuará a ser usado, como a medicina e as artes, mas para a maioria das áreas, o papel de pedra é uma boa opção. De facto, tem uma melhor performance em algumas aplicações do que o papel de polpa. Pode ser uma das maneiras de reduzir a desflorestação, um problema que afecta o Planeta, com consequências severas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Camarao02

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    IGUALAR A CARNE

    O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras...

  • tv2016-10-03-15-33-28hifile1400-1

    Technology

    Mar 1, 2017

    TELEVISÕES TRANSPARENTES - ESCONDIDAS À VISTA

    Assim mesmo! O novo conceito de ter uma televisão mesmo no meio da sala sem que seja vista chegou e até é muito superior ao que seria de esperar. Mais transparência, melhor definição de imagem, muito mais qualidade.

  • plantwear1

    Luxury & Fashion

    Set 26, 2018

    PLANTWEAR

    Exclusividade em cada peça

    Inspirada na madeira e nas suas formas singulares, cada peça é como cada pedaço da matéria-prima: único. Não existe uma peça igual tornando-a para além de lindíssima, muito especial....


  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...

  • Furoshiki

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    EMBRULHE OS SEUS PÉS

    Furoshiki é o nome da arte tradicional japonesa de embrulhar objectos em pano. Agora, pela mão da marca italiana Vibram, esta arte é também aplicável aos pés.  

  • IMG_3345

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    PERSONALIZANDO A TECNOLOGIA COM ARTE

    Roldanas, rodas dentadas, Zepelins, lentes e latão dourado. O SteamPunk propõe uma história alternativa onde a tecnologia se mistura com arte para ser mais humana. O movimento Arts and Crafts acabou finalmente por se fundir com...


  • casas-(1)

    Home & Design

    Jul 1, 2015

    Warm houses from Finland

    The magic of Lapland and the call of the wilderness. The superiority of northern wood, having grown in an arctic environment, and utilizing it in log house building. With these ideas Artichouse was born in 1979. Strong northern wood...

  • 1. Espice-Bazar-Export-Potential

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    POTENCIAL DE EXPORTAÇÃO

    A Índia é já responsável por 48% do mercado de especiarias a nível mundial, contudo várias inovações já em curso tentam aumentar ainda mais o potencial de capitalização das especiarias produzidas no país.

  • The Chocolate Victory

    Food & Beverage

    Dez 31, 2015

    Chocolate da Vitória

    A história da Ab Vilniaus Pergale começa com a confeitaria Pergale, fundada em 1952. Famosa pela qualidade dos produtos e receitas originais há mais de 60 anos, é hoje a fábrica líder nas Repúblicas Bálticas. Não é por acaso...