Home & Design

Jun 1, 2017

EMBRULHE OS SEUS PÉS

Furoshiki é o nome da arte tradicional japonesa de embrulhar objectos em pano. Agora, pela mão da marca italiana Vibram, esta arte é também aplicável aos pés.  

<

Raramente temos o cuidado necessário com eles. Os pés são a base de sustentação de todo o peso do nosso corpo e, muito provavelmente, a zona que mais agressões sofre diariamente.

A marca que trouxe ao mundo a linha de calçado de cinco dedos, volta a apresentar um modelo inovador e muito prático.

O desafio foi lançado em 2011, pelo presidente da empresa Marco Bramani. Ele pediu à sua equipa de designers que construísse um sapato de tamanho único, que servisse a qualquer pé.

A resposta ao desafio foi apresentada pelo designer Masaya Hashimoto. Inspirado na tradição japonesa, ele criou uma sola com uma estrutura dinâmica que se adapta a vários pés e tamanhos.

Este sapato desportivo é composto por uma sola de apenas 5mm de espessura, agregada a uma cobertura em tecido elástico que é também a faixa de fecho do sapato. A ideia, na sua essência, é vestir o sapato no pé em vez de o calçar. E é tão simples quanto o seguinte: ajusta-se o pé à sola do sapato, cruzam-se as faixas sobre o peito do pé e estas fecham-se com um Velcro nas laterais.

Dada a leveza dos materiais usados, a sensação é como andar de chinelos, ou descalço. O sapato Furoshiki facilita a respiração dos pés e é ideal para grandes caminhadas ou para o seu jogging diário.

São tão leves que não pesam quase nada e, graças às combinações de cores em que é produzido, é também um sapato desportivo que pode ser usado em ambientes sociais, como qualquer outro par de ténis.

Arrumam-se da forma mais simples que pode imaginar: enrolam-se sobre a sola, formando uma bola e fecham-se usando o velcro da mesma forma. Isto permite transportar os sapatos enrolados num bolso ou numa mala.

Outra característica deste sapato é que é lavável. Isto é, mesmo depois de utilizado em grandes jornadas e depois de bem suado por dentro, pode colocar os sapatos na máquina de roupa e lavar os sapatos como qualquer outra peça de roupa. Depois, como qualquer peça de roupa, basta estender, deixar secar e estão prontos para voltar a usar.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....

  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...

  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...


  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...

  • tv2016-10-03-15-33-28hifile1400-1

    Technology

    Mar 1, 2017

    TELEVISÕES TRANSPARENTES - ESCONDIDAS À VISTA

    Assim mesmo! O novo conceito de ter uma televisão mesmo no meio da sala sem que seja vista chegou e até é muito superior ao que seria de esperar. Mais transparência, melhor definição de imagem, muito mais qualidade.

  • Vinhas02

    Business & Industry

    Mar 31, 2018

    NÉCTARES DA "ILHA DAS MAÇÃS"

    O Estado australiano da Tasmânia tornou-se conhecido graças às suas maçãs, tanto que acabou por ser alcunhado de "ilha das maçãs" dada a predominância dos seus pomares


  • AllPhotosBBS

    Business & Industry

    Jul 1, 2016

    RODAS DE SONHO

    A BBS, empresa fabricante de jantes, mantém este ano a sua posição de topo no mercado, tornando-se uma referência para outros fabricantes. Foi eleita 'Melhor Roda em 2016' pelos leitores das revistas auto alemãs, "Auto-Motor...

  • Furniture Made By History

    Home & Design

    Dez 31, 2015

    Mobiliário feito pela História

    A sociedade anónima Pinskdrev é a mais antiga empresa de Pinsk e da indústria de mobiliáro e caprintaria da Bielorussia, que comemorou 135 anos em 2015.

  • Hybrid Glider

    Technology

    Abr 1, 2015

    The hybrid glider is coming to town

    Glider flying rates high on the scale of sport flying. However, the nature of the beast is that it requires more than one person to get a glider launched into the air. To make launching a non-team effort, the answer has been a powered...