Luxury & Fashion

Abr 1, 2016

Caminhe com Estilo e Elegância

Usadas ancestralmente pelos caçadores, as bengalas são indispensáveis para quem precisa de um apoio diário ou numa caminhada, mas são igualmente úteis para autores, poetas, escritores ou simplesmente para completar o guarda roupa com um acessório de estilo, pelo menos é essa a experiência da Classic Canes, uma marca de bengalas criada em 1982, em Somerset, Inglaterra.

Conhecida pelo estilo, qualidade e elegância das bengalas, a Classic Canes esteve presente naquele que é considerado o maior evento comercial do ano na indústria, a Feira Internacional de Primavera no Centro Nacional de Exposições, em Birmingham, em Fevereiro último, onde mostrou novos modelos. A apresentação anual de novos modelos é uma das prioridades da marca para quem estes objectos devem ser, além de funcionais, atraentes, pelo que inovam permanentemente para se manterem na vanguarda da indústria.

Com a chegada da Primavera e as Férias da Páscoa, os meses de Março e de Abril são propícios a caminhadas e a passeios no campo, o que leva a uma maior procura de bengalas de vários tipos, como as de caminhada, com assento, dobráveis ou simplesmente de apoio. Para dar resposta às diversas necessidades dos clientes, a empresa tem gamas que incluem bengalas económicas para uso diário, e elaboradas e finas para usos mais específicos, das clássicas às mais extravagantes. Por exemplo, a denominada "bengala" britânica é, geralmente, feita de uma vara simples usada para suporte diário ou para dias de passeio pelo campo. As bengalas formais são feitas de uma madeira mais forte e elegante, e são utilizadas como acessório e apoio.

De todas as nações, os britânicos são, há séculos, os mais entusiásticos utilizadores de bengalas. Feitas de madeira-de-lei ou bastões antigos com "mão" de prata, são o acessório favorito do cavalheiro urbano. Já os modelos mais tradicionais, feitos de abrunheiro ou com bitolas de macieira e avelã, são mais populares entre os britânicos das zonas rurais. Elas são amigas leais de quem as usa como apoio para equilíbrio nas tarefas diárias, mas são igualmente uma forma de expressar a personalidade. É frequente as senhoras, em particular, terem extensos roupeiros com bengalas para combinarem com roupas de cores diferentes.

Empresa familiar, fundada em 1982, a Classic Canes Lda. é especializada no fabrico de bengalas rústicas e no cultivo de matérias primas nas florestas de Somerset, Inglaterra. Distribui bengalas feitas, principalmente, de madeiras de freixo, avelã e abrunheiro, para uma ampla cadeia de retalhistas em mais de 40 países. Tudo começou em 1970, quando Ben e Diana Porter compraram uma propriedade romântica, em ruínas, numa floresta de Somerset. Apaixonaram-se pelo local, onde gradualmente foram reconstruindo a casa, e descobriram que o terreno circundante era adequado para o cultivo de matéria-prima para o fabrico de bengalas. Em 1982, ofereceram uma pequena gama de bengalas aos comerciantes locais, que desde logo solicitaram mais quantidade. Não demorou muito tempo até que fossem criadas bengalas decoradas e esculpidas, que enfatizavam a autoridade, prestígio, profissão ou ofício do dono, como o báculo do bispo, a cana do oficial de justiça ou o cajado do pastor. As bengalas foram ganhando várias formas e utilidades, desde bengalas ocas que escondem espadas e armas, a bastões com jóias glamorosas incrustadas, e modelos de senhora com atomizadores de perfume e batom. Actualmente, a Classic Canes disponibiliza mais 650 produtos.

Há também quem as coleccione. Os mais famosos coleccionadores incluem George VI, a Rainha Victoria, o Duque de Windsor (Edward VIII), o Presidente Washington, Napoleão, Pedro o Grande, ou
Luís XIV de França. Actualmente, o Príncipe Charles, o boxeador Chris Eubank, a estilista Betty Jackson, o comediante Dawn French, a jornalista e estilista Anna Piaggi, os cantores Cleo Laine e Dame Vera Lynn, são algumas das figuras avistadas com bengalas da marca. Autores, poetas e escritores reconhecem-lhes tanta utilidade que lhes dedicam algumas palavras, "o melhor, o mais requintado automóvel é uma bengala, e uma das melhores coisas da vida é ir de viagem com ela", afirmava o escritor Robert Cortes, em "Walking-Stick Papers".

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • the-cicret-bracelet-a-bracelet-t

    Technology

    Mai 1, 2017

    UM SMARTPHONE À FLOR DA PELE

    Ver emails ou assistir a um filme são gestos cada vez mais fáceis de executar. Que dependam de um simples toque na pele é que custa a acreditar. Tal é possível com a "Cicret", uma pulseira inteligente que transmite o visor do...

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.

  • Depositphotos_87744168_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 26, 2018

    SOCIEDADE "CASHLESS"

    Embora sob formas e suportes diferentes, o dinheiro está na história do ser humano há mais de 3000 anos. Uma realidade incontornável para uma sociedade de consumo que vemos 'acelerar' a cada dia que passa


  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...

  • tv2016-10-03-15-33-28hifile1400-1

    Technology

    Mar 1, 2017

    TELEVISÕES TRANSPARENTES - ESCONDIDAS À VISTA

    Assim mesmo! O novo conceito de ter uma televisão mesmo no meio da sala sem que seja vista chegou e até é muito superior ao que seria de esperar. Mais transparência, melhor definição de imagem, muito mais qualidade.


  • You are the star

    Luxury & Fashion

    Nov 30, 2015

    Vocé é a estrela

    A Star Diamond foi fundada por quarto grande amigos e cunhados, quando a Europa se recompunha da devastação da II Guerra Mundial. Após fugir da sua terra, Antuérpia, devido ao despoletar dos conflitos, David Klagsbrun assentou em...

  • 1. Technology-Clear Channel-Real-Time Contents

    Technology

    Fev 1, 2018

    CONTEÚDOS EM TEMPO REAL

    Num mundo em constante mudança no qual o progresso e o desenvolvimento há séculos que são a palavra de ordem, uma das ferramentas de marketing de massas mais utilizada, o outdoor, parece ter ficado estagnada no tempo.

  • A PORTUGUESE PAVEMENT

    Culture & Art

    Mai 1, 2016

    UMA CALÇADA PORTUGUESA CONCERTEZA

    Elemento de atracção mundial, a calçada portuguesa permite passear literalmente por cima da arte pública mais antiga da cidade de Lisboa, sem reparar que pisa estrelas, peixes, flores, liras, pássaros, um código QR ou o rosto...