Luxury & Fashion

Abr 1, 2017

ADIDAS ACAPULCO - WALK THIS WAY

Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.

Muitos dos que agora usam Adidas Stan Smith não eram vivos na altura em que eles apareceram e se calhar nem sabem que Run DMC, uma banda americana de Nova Iorque, ficou para sempre imortalizada pela cultura de Hip Hop e ligada a criação do seu visual urbano, com ténis Adidas sem atacadores a marcar o compasso em primeiro plano no vídeo da música Walk This Way, protagonizada com os AeroSmith. Alias um dos primeiros êxitos da banda chamava-se justamente My Adidas. Ah e já agora o modelo é o Superstar, ténis para voleibol que celebrou 35 anos e é claro… um clássico da moda. 

Quanto a Stan Smith foi um tenista americano que venceu o primeiro MastersCup em 1970 e deu o seu nome a outro dos famosos e clássicos ténis da marca. Podíamos continuar, e falar dos Samba ou dos Hamburg. Mas vamos antes falar de outras curiosidades desta marca que globalizou o uso dos ténis e transformou modelos em clássicos. 
A Adidas, cujo nome original era Fábrica de Sapatos Irmãos Dassler, foi criada na Alemanha em 1924 quando Adi Dassler resolveu criar um modelo de ténis a que deu a junção dos seus dois nomes. Em 1927 o seu irmão Rudolf juntou-se ao negocio e em 1936, nos jogos olímpicos da época Nazi, Adi deslocou-se a aldeia olímpica para convencer o famoso velocista Afro-Americano Jesse Owens a usar os seus ténis. Jesse Owens foi o primeiro atleta patrocinado pela Adidas. Em 1947 os irmãos separam-se e Rudolf cria outra grande empresa de equipamento desportivo a Puma. 

Vêem estas histórias a propósito de um novo modelo criado pela marca. Chamam-se Acapulco, e surpreendentemente não são ténis. São todo um novo conceito de sapato mocassim e como é característico neste tipo de sapato não há atacadores ou qualquer outro sistema de aperto. No entanto para além do couro a Adidas juntou-lhe a típica sola de borracha sem salto para que a elegância de um sapato se aliasse o conforto de uns ténis. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...


  • 2

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    O FUTURO INTELIGENTE

    A era das coisas "smart" ameaça transformar muitas coisas em "smart"-qualquer-coisa. E, um dos aspectos importantes destas transformações, é que o tamanho das "smart"-coisas já não é uma limitação. 

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 

  • IMG_3345

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    PERSONALIZANDO A TECNOLOGIA COM ARTE

    Roldanas, rodas dentadas, Zepelins, lentes e latão dourado. O SteamPunk propõe uma história alternativa onde a tecnologia se mistura com arte para ser mais humana. O movimento Arts and Crafts acabou finalmente por se fundir com...


  • Technology

    Out 1, 2015

    Tecnologias de Futuro - Ouça tudo

    Usar auriculares é uma excelente forma de ouvir a sua música ou livro áudio sem ser incomodado. O utilizador é o único que consegue ouvir o som, mas isso pode colocá-lo à parte de tudo o resto que acontece à sua volta. Mas, e...

  • Saffron stems

    Food & Beverage

    Set 1, 2015

    Golden Yellow

    Saffron was brought to India by the Persian rulers around 500 BC, and it is believed that the cultivation and various uses spread from Kashmir though the Indian subcontinent.

  • Photos: feelwimbledon.co.uk

    Technology

    Mai 1, 2016

    AVANÇOS BIOMÉTRICOS PODEM SALVAR VIDAS

    Obter a contagem correcta de uma multidão é agora mais simples. Foram desenvolvidos softwares capazes de efectuar as primeiras contagens automatizadas de multidões, através da análise de fotografias aéreas de alta definição...