Business & Industry

Jan 1, 2018

O VINYL REGRESSA A DETROIT

Após ter demorado todo um ano (2016) com os preparativos, sendo o mais relevante a encomenda de oito máquinas de prensagem de vinyl Newbilt feitas por medida na Alemanha e instaladas em Detroit, a Third Man Pressing comemora o seu primeiro aniversário celebrando a popularidade do regresso do vinyl, condensando num único espaço uma fábrica de prensagem e uma loja aberta ao público.

<

Por NUNO AFONSO

Propriedade da Third Man Records, a fábrica de vinyl não se limita a prensar os seus próprios discos, aceita encomendas de outras editoras sem quaisquer preconceitos, a bem tanto da recuperação do formato, como da recuperação de uma zona histórica de Detroit, o Cass Corridor, em tempos uma das zonas industriais mais vibrantes dos Estados Unidos, mas que há décadas se vem a debater com a desertificação, o desemprego e o abandono.

Ao contrário das gráficas convencionais de vinyl, a Third Man Pressing optou por máquinas de operação manual para produzir discos de elevada qualidade e durabilidade que criaram 50 empregos numa zona tradicionalmente fabril de uma cidade que, noutros tempos, muitos músicos deu a conhecer ao mundo. 

O conceito de boutique traz aquele extra de curiosidade que tem atraído clientes que podem visitar a fábrica que fica nas traseiras da segunda loja de discos da Third Man Records e observar de um pórtico o processo de prensagem e finalização do disco que deseja comprar, em tempo real e à sua frente. Leva para casa mais que um disco, o mesmo simboliza toda uma experiência, existindo também visitas guiadas ao interior. 

As máquinas criadas de raiz pela germânica Newbilt são ambientalmente eficientes e a água utilizada na produção dos discos é reciclada e reutilizada no sistema de ar condicionado, tornando-a na primeira fábrica completamente climatizada de todo o mundo. 

Cada uma das oito máquinas vem equipada com um ecrã digital que monitoriza a temperatura, a compressão hidráulica e a velocidade, permitindo um maior controlo por parte dos operadores quando comparada com as máquinas computorizadas da concorrência. As máquinas e a própria fábrica foram também construídas com as técnicas mais recentes de isolamento e insonorização, garantindo à vizinhança que o seu funcionamento não produz quaisquer ruídos incomodativos ou nocivos.

A capacidade actual permite a prensagem de 5.000 discos por cada turno de oito horas, o que dá uma média de um disco prensado a cada 45 segundos, em média porque os discos que não passam na qualidade de controlo são destruídos de modo a garantir que só exemplares em perfeitas condições chegam ao circuito comercial. O tempo de produção é extremamente competitivo uma vez que as máquinas, embora de operação manual, na realidade são pura tecnologia de ponta criada pelos especialistas de alguns dos estúdios de gravação mais bem-sucedidos do mundo.

O factor estético também não foi descurado – as cores amarela, negro e vermelho que caracterizam a marca da Third Man Records é facilmente notável em toda a decoração, desde o tecto até aos uniformes dos funcionários e, como factor atractivo, foi incluído um mural da autoria de Robert Sestok, um talento local activo desde os anos 60 e uma referência incontornável da veia artística de Detroit. 

Todos recordamos a morte do vinyl, a ascensão do CD e o seu consequente quase desaparecimento em prol do download, o que surpreendentemente fez ressuscitar o vinyl numa demanda cada vez maior por algo palpável e orgânico num mundo cada vez mais digital e virtual. 

Iniciativas como a de Jack White, fundador da Third Man Records e da banda The White Stripes, acabam por dar um novo fôlego a algo já existente e demonstram que é sempre possível inovar e ir um passo além da concorrência – há sempre uma nova perspectiva, uma nova abordagem a um conceito já existente, basta arriscar!


Contactos * www.thirdmanpressing.com * tmporders@thirdmanrecords.com * Tel: 1 (313) 209-5206 *

Third Man Pressing, 441 West Canfield Street, Detroit, Michigan 48201

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...

  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...

  • 14279036_127247534397015_777594915_n

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    UMA LUVA QUE DEVOLVE A FORÇA À MÃO

    Depois de ter chegado à final do "Microsoft Imagine Cup", com o protótipo de uma luva que devolve a força à mão e que permite levantar objectos até 40 quilos, a NUADA, é uma das startups do momento.


  • Muji-humidifier-kazushige-miyake-1

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    MELHORAR A QUALIDADE DO AR

    Em 1876, Willis Haviland Carrier, foi contratado por uma indústria gráfica para resolver os problemas de mudança de temperatura da fábrica. O engenheiro e inventor americano desenvolveu um projecto que viria a dar origem ao primeiro...

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu

  • plantwear1

    Luxury & Fashion

    Set 26, 2018

    PLANTWEAR

    Exclusividade em cada peça

    Inspirada na madeira e nas suas formas singulares, cada peça é como cada pedaço da matéria-prima: único. Não existe uma peça igual tornando-a para além de lindíssima, muito especial....


  • 1

    Business & Industry

    Ago 1, 2015

    It's all about location

    San Francisco, California, USA. One of the most thriving and cosmopolitan cities in the world has one of the bigest sellers of luxury real estate in the country. Malin Giddings has been a household name in the northern side of San Francisco...

  • 6

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    From steel to sustainability

    Aperam South America integrates the Aperam Group. It is the sole producer of flat-rolled stainless and electrical steels in Latin America, and it also produces flat-rolled special carbon steels. It is the leading company in the Brazilian...

  • Exquisite Luggage

    Luxury & Fashion

    Nov 30, 2015

    Bagagem Requintada

    A Maison de Martin foi fundada em 1792 por Pierre-François Martin, especializada em malas, baús e pacotes. A casa de Martin rapidamente tornou-se a favorita dentro da aristocracia francesa, e eventualmente, foi-lhe atribuído o título...