Business & Industry

Jan 1, 2018

O VINYL REGRESSA A DETROIT

Após ter demorado todo um ano (2016) com os preparativos, sendo o mais relevante a encomenda de oito máquinas de prensagem de vinyl Newbilt feitas por medida na Alemanha e instaladas em Detroit, a Third Man Pressing comemora o seu primeiro aniversário celebrando a popularidade do regresso do vinyl, condensando num único espaço uma fábrica de prensagem e uma loja aberta ao público.

Por NUNO AFONSO

Propriedade da Third Man Records, a fábrica de vinyl não se limita a prensar os seus próprios discos, aceita encomendas de outras editoras sem quaisquer preconceitos, a bem tanto da recuperação do formato, como da recuperação de uma zona histórica de Detroit, o Cass Corridor, em tempos uma das zonas industriais mais vibrantes dos Estados Unidos, mas que há décadas se vem a debater com a desertificação, o desemprego e o abandono.

Ao contrário das gráficas convencionais de vinyl, a Third Man Pressing optou por máquinas de operação manual para produzir discos de elevada qualidade e durabilidade que criaram 50 empregos numa zona tradicionalmente fabril de uma cidade que, noutros tempos, muitos músicos deu a conhecer ao mundo. 

O conceito de boutique traz aquele extra de curiosidade que tem atraído clientes que podem visitar a fábrica que fica nas traseiras da segunda loja de discos da Third Man Records e observar de um pórtico o processo de prensagem e finalização do disco que deseja comprar, em tempo real e à sua frente. Leva para casa mais que um disco, o mesmo simboliza toda uma experiência, existindo também visitas guiadas ao interior. 

As máquinas criadas de raiz pela germânica Newbilt são ambientalmente eficientes e a água utilizada na produção dos discos é reciclada e reutilizada no sistema de ar condicionado, tornando-a na primeira fábrica completamente climatizada de todo o mundo. 

Cada uma das oito máquinas vem equipada com um ecrã digital que monitoriza a temperatura, a compressão hidráulica e a velocidade, permitindo um maior controlo por parte dos operadores quando comparada com as máquinas computorizadas da concorrência. As máquinas e a própria fábrica foram também construídas com as técnicas mais recentes de isolamento e insonorização, garantindo à vizinhança que o seu funcionamento não produz quaisquer ruídos incomodativos ou nocivos.

A capacidade actual permite a prensagem de 5.000 discos por cada turno de oito horas, o que dá uma média de um disco prensado a cada 45 segundos, em média porque os discos que não passam na qualidade de controlo são destruídos de modo a garantir que só exemplares em perfeitas condições chegam ao circuito comercial. O tempo de produção é extremamente competitivo uma vez que as máquinas, embora de operação manual, na realidade são pura tecnologia de ponta criada pelos especialistas de alguns dos estúdios de gravação mais bem-sucedidos do mundo.

O factor estético também não foi descurado – as cores amarela, negro e vermelho que caracterizam a marca da Third Man Records é facilmente notável em toda a decoração, desde o tecto até aos uniformes dos funcionários e, como factor atractivo, foi incluído um mural da autoria de Robert Sestok, um talento local activo desde os anos 60 e uma referência incontornável da veia artística de Detroit. 

Todos recordamos a morte do vinyl, a ascensão do CD e o seu consequente quase desaparecimento em prol do download, o que surpreendentemente fez ressuscitar o vinyl numa demanda cada vez maior por algo palpável e orgânico num mundo cada vez mais digital e virtual. 

Iniciativas como a de Jack White, fundador da Third Man Records e da banda The White Stripes, acabam por dar um novo fôlego a algo já existente e demonstram que é sempre possível inovar e ir um passo além da concorrência – há sempre uma nova perspectiva, uma nova abordagem a um conceito já existente, basta arriscar!


Contactos * www.thirdmanpressing.com * tmporders@thirdmanrecords.com * Tel: 1 (313) 209-5206 *

Third Man Pressing, 441 West Canfield Street, Detroit, Michigan 48201

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu

  • AdobeStock_112601508

    Research & Education

    Jun 1, 2017

    Ciclovias que brilham

    Até há relativamente pouco tempo os materiais que brilham no escuro não tinham funções que fossem muito além do prazer decorativo. Mas a luminescência foi conquistando aplicações mais utilitárias e hoje, literalmente, está...

  • Diane-Van-Furstenberg-10099DVFSVABB_A1

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    O MUNDO EM COLLANTS

    Lisos, com laços, bolas ou em renda, rasgados, de rede, brilhantes, opacos ou transparentes, com ou sem ligas, de descanso, push up ou especiais para grávidas, os collants são hoje uma peça de vestuário indispensável, que...


  • agua-de-coco-genuine-coconut-abrefacil

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    VÁ PELO ORIGINAL

    Apetecia-lhe um saltinho rápido até àquela praia tropical de que tanto gostou durante as férias do ano passado? E o sabor refrescante daquela água de coco que ainda sente na boca? Acha que estou a brincar consigo?

  • Camarao02

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    IGUALAR A CARNE

    O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras...

  • Vinhas02

    Business & Industry

    Mar 31, 2018

    NÉCTARES DA "ILHA DAS MAÇÃS"

    O Estado australiano da Tasmânia tornou-se conhecido graças às suas maçãs, tanto que acabou por ser alcunhado de "ilha das maçãs" dada a predominância dos seus pomares


  • casas-(1)

    Home & Design

    Jul 1, 2015

    Warm houses from Finland

    The magic of Lapland and the call of the wilderness. The superiority of northern wood, having grown in an arctic environment, and utilizing it in log house building. With these ideas Artichouse was born in 1979. Strong northern wood...

  • Meet1

    Food & Beverage

    Nov 1, 2016

    CARNE QUE SE DERRETE NA BOCA

    O bife Kobe, tão aclamado mundialmente, resulta da raça bovina Wagyu. Originária do Japão, esta carne tem sido igualmente produzida na Austrália, e é utilizada por grandes chefs.

  • NEW GREAT BUSINESS OPPORTUNITIES IN IRAN

    Business & Industry

    Fev 29, 2016

    NOVAS GRANDES OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NO IRÃO

    Depois de vários anos de isolamento, devido às sanções impostas desde 2006 sob a égide das Nações Unidas, com a alegação de que o programa nuclear adoptado pela República Islâmica do Irão não tinha apenas fins civis para...