Business & Industry

Jan 1, 2018

O VINYL REGRESSA A DETROIT

Após ter demorado todo um ano (2016) com os preparativos, sendo o mais relevante a encomenda de oito máquinas de prensagem de vinyl Newbilt feitas por medida na Alemanha e instaladas em Detroit, a Third Man Pressing comemora o seu primeiro aniversário celebrando a popularidade do regresso do vinyl, condensando num único espaço uma fábrica de prensagem e uma loja aberta ao público.

<

Por NUNO AFONSO

Propriedade da Third Man Records, a fábrica de vinyl não se limita a prensar os seus próprios discos, aceita encomendas de outras editoras sem quaisquer preconceitos, a bem tanto da recuperação do formato, como da recuperação de uma zona histórica de Detroit, o Cass Corridor, em tempos uma das zonas industriais mais vibrantes dos Estados Unidos, mas que há décadas se vem a debater com a desertificação, o desemprego e o abandono.

Ao contrário das gráficas convencionais de vinyl, a Third Man Pressing optou por máquinas de operação manual para produzir discos de elevada qualidade e durabilidade que criaram 50 empregos numa zona tradicionalmente fabril de uma cidade que, noutros tempos, muitos músicos deu a conhecer ao mundo. 

O conceito de boutique traz aquele extra de curiosidade que tem atraído clientes que podem visitar a fábrica que fica nas traseiras da segunda loja de discos da Third Man Records e observar de um pórtico o processo de prensagem e finalização do disco que deseja comprar, em tempo real e à sua frente. Leva para casa mais que um disco, o mesmo simboliza toda uma experiência, existindo também visitas guiadas ao interior. 

As máquinas criadas de raiz pela germânica Newbilt são ambientalmente eficientes e a água utilizada na produção dos discos é reciclada e reutilizada no sistema de ar condicionado, tornando-a na primeira fábrica completamente climatizada de todo o mundo. 

Cada uma das oito máquinas vem equipada com um ecrã digital que monitoriza a temperatura, a compressão hidráulica e a velocidade, permitindo um maior controlo por parte dos operadores quando comparada com as máquinas computorizadas da concorrência. As máquinas e a própria fábrica foram também construídas com as técnicas mais recentes de isolamento e insonorização, garantindo à vizinhança que o seu funcionamento não produz quaisquer ruídos incomodativos ou nocivos.

A capacidade actual permite a prensagem de 5.000 discos por cada turno de oito horas, o que dá uma média de um disco prensado a cada 45 segundos, em média porque os discos que não passam na qualidade de controlo são destruídos de modo a garantir que só exemplares em perfeitas condições chegam ao circuito comercial. O tempo de produção é extremamente competitivo uma vez que as máquinas, embora de operação manual, na realidade são pura tecnologia de ponta criada pelos especialistas de alguns dos estúdios de gravação mais bem-sucedidos do mundo.

O factor estético também não foi descurado – as cores amarela, negro e vermelho que caracterizam a marca da Third Man Records é facilmente notável em toda a decoração, desde o tecto até aos uniformes dos funcionários e, como factor atractivo, foi incluído um mural da autoria de Robert Sestok, um talento local activo desde os anos 60 e uma referência incontornável da veia artística de Detroit. 

Todos recordamos a morte do vinyl, a ascensão do CD e o seu consequente quase desaparecimento em prol do download, o que surpreendentemente fez ressuscitar o vinyl numa demanda cada vez maior por algo palpável e orgânico num mundo cada vez mais digital e virtual. 

Iniciativas como a de Jack White, fundador da Third Man Records e da banda The White Stripes, acabam por dar um novo fôlego a algo já existente e demonstram que é sempre possível inovar e ir um passo além da concorrência – há sempre uma nova perspectiva, uma nova abordagem a um conceito já existente, basta arriscar!


Contactos * www.thirdmanpressing.com * tmporders@thirdmanrecords.com * Tel: 1 (313) 209-5206 *

Third Man Pressing, 441 West Canfield Street, Detroit, Michigan 48201

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_59323415_xl-2015

    Research & Education

    Mar 1, 2017

    LIVROS ESCOLARES EM TABLETS - MENOS PESO, MENOS CONHECIMENTO?

    Um pouco por todo o mundo, os pais estão preocupados com o peso que as mochilas escolares dos seus filhos têm de comportar todos os dias. Isto prende-se com o volume e número de manuais escolares que os alunos carregam, muitas...

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...


  • 2

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    O FUTURO INTELIGENTE

    A era das coisas "smart" ameaça transformar muitas coisas em "smart"-qualquer-coisa. E, um dos aspectos importantes destas transformações, é que o tamanho das "smart"-coisas já não é uma limitação. 

  • #1

    Technology

    Out 22, 2018

    MOTO ZEN STONE

    "Os 'Smartphones' são poderosas peças de tecnologia, que poderão revelar viciantes tendências entre os utilizadores. O 'Moto Zen', nomeadamente o modelo 'Stone', foi criado como uma resposta a esse efeito colateral."

  • 74578418-4108-11e8-ab09-36e8e67fb996_1320x770_081421

    Research & Education

    Mai 31, 2018

    A MULHER POR TRÁS DO HOMEM

    Mulher e mãe de dois presidentes dos Estados Unidos, Barbara Bush teve um papel fundamental na sua família, na América e no mundo


  • Melancholy under the rain

    Luxury & Fashion

    Nov 30, 2015

    Melancolia sob a Chuva

    A visão da Stutterheim é a de trazer bons acessórios e roupas para a chuva, recheados de habilidade, paixão e autenticidade, levados até si de uma forma verdadeira. A marca está sediada em Estocolmo e tem vendedores por todo o...

  • 2

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    Investing in Singapore

    New businesses looking for opportunities should know that Singapore stands firmly on a solid foundation built out of trust, knowledge, being connected and life; compelling attributes that come together to form a conducive environment...

  • 2

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    Diamonds for a better world

    Canadian diamonds have gained notoriety over the last two decades, and this is probably due to its late discovery. The mines in Canada were not discovered (at least in large scale) up until 1991, when evidence of diamond mines turned...