Home & Design

Nov 30, 2015

Acessórios "vintage"para o computador moderno

Se navegar na web à procura dos acessórios informáticos mais invulgares é provável que já tenha conhecido esta empresa pequena mas muito interessante. Estão disponíveis peças de estilo "steampunk", "vintage" e outros, incrivelmente desenhadas e manufacturadas, por um preço. E sim, são todas feitas à mão no sul da Califórnia.

A história da Datamancer Enterprises inicia-se numa apertada garagem para um carro, em Nova Jérsia, onde um talentoso jovem artista de seu nome Richard. R. Nagy, começou a combinar o seu interesse por restauro de antiguidades, electrónica e informática, com o fabrico de computadores e periféricos inspirados em temas vitorianos. Eventualmente a internet apercebeu-se da existência da marca e o trabalho foi falado em publicações e websites de todo o mundo. Nagy começou a vender as suas peças e, alguns anos mais tarde, decidiu transformar o seu passatempo num negócio a tempo inteiro, ao mudar a operação para uma pequena oficina no sul da Califórnia. Mais alguns anos e muitos clientes satisfeitos mais tarde, foi criado o site Datamancer.com como loja online para as interessantes criações feitas à mão.

Os luxuosos teclados, ratos e monitores são peças de arte manufaturadas meticulosamente e já foram usadas em várias publicações e séries de TV, incluindo "Warehouse 13" do SyFy Channel ou "It's Worth What?" da NBC.

Todos os teclados usam teclas mecânicas de alta qualidade que, ao contrário dos teclados que se encontram nas prateleiras das lojas, são preparados para serem premidos milhões de vezes durante muitos anos de uso fidedigno. Estes podem ser personalizados a pedido, incluindo tipos de letra diferentes, metais usados, acabamentos e materiais. A Datamancer permite a personalização de qualquer teclado em venda.

A nossa escolha de teclado: The Alchemist

O design gótico surgiu da descoberta arquitectónica e do desejo estético. Antes do século XII, os arquitectos esforçavam-se para acomodar o peso das pedras que usavam, o que limitava severamente o potencial dos seus projectos. A Era Gótica, no entanto, trouxe incríveis avanços arquitectónicos, o que permitiu que as catedrais se elevassem do chão através dos arcos que lhes permitiam furar o céu, antes inalcansável. A beleza ornamental desta peça captura a estética gótica que definiu a Europa medieval. As teclas deste teclado são decoradas com símbolos alquímicos.

A nossa escolha de rato: The Telegraph

Em 1937 Samuel Morse patenteou o telégrafo eléctrico, que rapidamente substituiu o Pony Express, predominante na América do Norte. Era controlado por uma chave de telégrafo que se operava apenas com uma mão, que enviava os sinais de código Morse. Esta chave tinha um botão que podia ser pressionado para fechar temporariamente o circuito eléctrico e emitir um sinal, que era descodificado pelo receptor. Hoje, os computadores substituíram os telégrafos na rapidez de comunicação, sendo controlados por um dispositivo apontador a que chamamos "rato". Richard Nagy teve a ideia de combinar estes dois aparelhos controlados à mão num só, onde regressa à recordação do telégrafo.

A nossa escolha de monitor: The Marquis

Na mesma linha estática do teclado com o mesmo nome, o monitor The Marquis é uma construção elegante em latão, com flhas de acanto gravadas. A base de madeira complementa o estilo e garante apoio estrutural. A traseira é também construída em madeira, numa mancha complementar, que cria uma unidade total com o design. Também pode ser produzido com gravações que representem elementos do zodíaco chinês.

Já que os LCDs não têm uma padronização entre os vários fabricantes, cada monitor da Datamancer é, basicamente, uma peça única. Por isso, existirão algumas diferenças subtis em relação à fotografia. Os botões do painel poderão ser diferentes e alguns elementos estruturais poderão variar ligeiramente.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • PrimarySchool5

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

    Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.

  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?

  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...


  • Li-HongBo-Klein-Sun-AM-41

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    LI HONGBO - BUSTOS FLEXÍVEIS

    Maleável como um dançarino de breakdance é assim que surge o busto de Michelangelo no trabalho intitulado "Tools of study", do artista chinês Li Hongbo, feito apenas com papel e cola. Tratam-se de esculturas de papel, mas...

  • 912d9143bd63a2b40a0d28f3929fe883

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    ESCULPINDO A MÃE NATUREZA

    Apaixonado pela história natural, fauna e flora dos lugares que lhe são mais queridos, África e Oceânia, Gordon Pembridge, é um mestre na arte de esculpir a Mãe Natureza. De troncos de madeira nascem verdadeiras obras de arte,...

  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...


  • New-Year

    Culture & Art

    Dez 1, 2017

    ENTRAR COM O PÉ DIREITO

    O Ano Novo é uma época para renovar promessas, fazer planos e tomar resoluções. Cercada de simbolismo, a data é comemorada de diferentes maneiras ao redor do globo e não faltam superstições e rituais realizados na passagem...

  • Technology

    Set 1, 2015

    LNG to power new cruise ships

    Carnival Group, the bigest cruise lines conglomerate in the world, has announced new megaships to its fleets. In order to become more environmentaly friendly the new sea giants will be powered by natural gas.

  • 1

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2015

    A touch of hair

    There's a little known fact in the world of cinema that goes unnoticed behind all the attention laid in the movies. It doesn't ever cross anyone's mind to worry about such detail. But, as a matter of fact, the wigs wore in a large number...