Lifestyle & Travel

Jan 31, 2016

Veneza – A arte e a tradição

Ícone do Carnaval de Veneza, a máscara veneziana explora o glamour da festa que é um dos principais símbolos e atracção turística de Itália. Com uma história secular, o Carnaval de Veneza atrai, anualmente, milhares de turistas para assistirem, exclusivamente, ao desfile de máscaras. "Creatum-Ovvero delle Arti e delle Tradizioni" ("A Arte e a Tradição" em português), é o tema do Carnaval deste ano, cujas celebrações decorrem entre 23 de Janeiro e 9 de Fevereiro.

<

Marcadamente multicultural, fruto da sua importância como centro mercantil, pois dominava sobretudo as rotas comerciais com o Oriente, Veneza tornou-se um ponto obrigatório de passagem, propício ao contacto com a arte, cultura e com outros povos. Do latim "carnem levare" (retirar a carne), o Carnaval marcava o fim dos prazeres carnais dias antes da Quaresma. Todo um contexto que aliado à sua peculiaridade, a oportunidade de conhecer novos amores através do uso de máscaras, proporcionou a difusão deste Carnaval pelo mundo.

É este espírito da Veneza antiga que o Director Artístico do Carnaval de Veneza de 2016, Marco Maccapani, quer recriar através do conceito: "Creatum-Ovvero delle Arti e delle Tradizioni" ("A Arte e a Tradição" em português). A partir da palavra Creatum que significa recomeço, Maccapani faz um tributo às origens das artes e ofícios de Veneza.

Como numa aldeia de conto de fadas, e graças à colaboração de La Fenice Opera House e dos fabricantes de máscaras e tecelões, a Praça de S. Marcos será uma tela viva, onde o público poderá ver fabricantes de máscaras, tecelões, alfaiates e fabricantes de vidro nas suas oficinas venezianas do século XVIII. A finalidade é mostrar que as artes e tradições em Veneza são reais e permanecem inalteradas ao longo dos séculos.

O «glamour» da máscara veneziana

As famosas máscaras de Veneza estiveram, durante centenas de anos, associadas à tradição e à fantasia do Carnaval e muitas delas tiveram origem na "Commedia dell 'Arte", um tipo de teatro cómico do século XVI, que se contrapunha ao teatro clássico rígido e formal e que imortalizou personagens como o Arlechino, Colombina, Pulcinella, Il Dottore ou Pantalone. Aliás, a abertura oficial do Carnaval dava-se com o Liston delle Maschere (o caminho das máscaras, em português), um passeio dado pelos habitantes que elegantemente vestidos e usando máscaras, expunham as suas riquezas em sedas e jóias.

A mais tradicional e conhecida é a "Bautta", planetarizada pelo filme "De Olhos Bem Fechados", de Stanley Kubrick, retrata precisamente a possibilidade de encontros amorosos ocultando a identidade e classe social. Esta máscara permitia comer e beber sem a retirar. Mas, existem mais, vamos conhecer algumas:

Moretta - exclusivamente feminina e misteriosa, segura-se pelos dentes da frente através de um botão, impondo o silêncio forçado das senhoras que só a retiravam quando tinham interesse num homem.

Pantalone - representa um homem de idade avançada famoso pelas suas aventuras sexuais. Expressa na Commedia dell' Arte o conservadorismo hipócrita da sociedade.

Brighela - o servo astuto e engenhoso, uma figura que pode ser leal ou trair os patrões. É responsável pela música e dança, o seu objeto de cena é a guitarra.

Arlechino - A mais popular. Conhecido por ser pouco inteligente e trapalhão. O seu modo de caminhar assemelha-se à dança e o sotaque é próprio de dialetos menos prestigiados.

Colombina - Eterna amante de Arlequim, é a criada maliciosa na Commedia dell' Arte. As suas vestes são simples e, às vezes, traz o colorido da roupa do namorado.

Il Dottore - Faz-se passar por médico, advogado ou qualquer profissão de prestígio. Presunçoso, soberbo, exibe citações em latim quando abordado por quem acredita na farsa que encarna no momento. Usa uma capa negra de advogado e o barrete de médico.

Pulcinella - Um servo tosco, astuto ou covarde, com espírito napolitano que lhe confere vivacidade.

Ainda existem aproximadamente dois mil fabricantes de máscaras, verdadeiras obras de arte feitas de couro, papel machê, alumínio ou seda, mas imprescindíveis ao ambiente de ilusão feérica vivido no grande palco de personagens irreais em que Veneza se transforma no Carnaval.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Real-Liga-Naval-Espanhola

    Culture & Art

    Mai 31, 2018

    HONRAR E PRESERVAR A HISTÓRIA

    Portugal e Espanha partilham uma das mais longas histórias do mundo no capítulo da tradição naval, sendo inclusivamente comum os casos de monarcas de ambos os países com formação académica nas escolas militares navais

    ...

  • Depositphotos_59323415_xl-2015

    Research & Education

    Mar 1, 2017

    LIVROS ESCOLARES EM TABLETS - MENOS PESO, MENOS CONHECIMENTO?

    Um pouco por todo o mundo, os pais estão preocupados com o peso que as mochilas escolares dos seus filhos têm de comportar todos os dias. Isto prende-se com o volume e número de manuais escolares que os alunos carregam, muitas...

  • Vinhas02

    Business & Industry

    Mar 31, 2018

    NÉCTARES DA "ILHA DAS MAÇÃS"

    O Estado australiano da Tasmânia tornou-se conhecido graças às suas maçãs, tanto que acabou por ser alcunhado de "ilha das maçãs" dada a predominância dos seus pomares


  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...

  • _slc114_33093997

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PREPPER - REFEIÇÕES PARA O FIM DO MUNDO

    Graças ao popular programa do National Geographic Channel, "Preparados Para o Fim do Mundo", o fenómeno dos sobrevivencialistas passou de um mercado de nicho norte-americano centrado quase exclusivamente nos Estados Unidos da América...


  • Aquaculture-Dipped-Millions-1

    Science & Nature

    Jan 1, 2018

    MILHÕES DE MOLHO

    A aquacultura afirma-se, diariamente, como uma importante alternativa às formas tradicionais de abastecimento de pescado, produzindo cerca de metade de todo o pescado consumido no mundo, razão porque é hoje considerado um sector...

  • R6.4-apt-cam-A-12.07-HR1-1024x576

    Culture & Art

    Nov 1, 2017

    TORRE ROTHSCHILD ABRE EM TEL AVIV

    A Richard Meier & Partners completou o seu primeiro projecto arquitectónico em Israel no passado mês de Setembro. Trata-se de uma torre residencial construída na zona da Cidade Branca, em Tel Aviv, e já foi baptizada de Torre...

  • Power Banks

    Technology

    Out 1, 2016

    SEMPRE DISPONÍVEL COM UM POWERBANK

    Nos últimos 25 anos, os telemóveis assumiram um papel de tal forma importante nas nossas vidas que, hoje, existe a necessidade de usá-los a toda a hora. Isto levou ao desenvolvimento de um dispositivo fundamental para satisfazer...