Lifestyle & Travel

Jan 31, 2016

Veneza – A arte e a tradição

Ícone do Carnaval de Veneza, a máscara veneziana explora o glamour da festa que é um dos principais símbolos e atracção turística de Itália. Com uma história secular, o Carnaval de Veneza atrai, anualmente, milhares de turistas para assistirem, exclusivamente, ao desfile de máscaras. "Creatum-Ovvero delle Arti e delle Tradizioni" ("A Arte e a Tradição" em português), é o tema do Carnaval deste ano, cujas celebrações decorrem entre 23 de Janeiro e 9 de Fevereiro.

<

Marcadamente multicultural, fruto da sua importância como centro mercantil, pois dominava sobretudo as rotas comerciais com o Oriente, Veneza tornou-se um ponto obrigatório de passagem, propício ao contacto com a arte, cultura e com outros povos. Do latim "carnem levare" (retirar a carne), o Carnaval marcava o fim dos prazeres carnais dias antes da Quaresma. Todo um contexto que aliado à sua peculiaridade, a oportunidade de conhecer novos amores através do uso de máscaras, proporcionou a difusão deste Carnaval pelo mundo.

É este espírito da Veneza antiga que o Director Artístico do Carnaval de Veneza de 2016, Marco Maccapani, quer recriar através do conceito: "Creatum-Ovvero delle Arti e delle Tradizioni" ("A Arte e a Tradição" em português). A partir da palavra Creatum que significa recomeço, Maccapani faz um tributo às origens das artes e ofícios de Veneza.

Como numa aldeia de conto de fadas, e graças à colaboração de La Fenice Opera House e dos fabricantes de máscaras e tecelões, a Praça de S. Marcos será uma tela viva, onde o público poderá ver fabricantes de máscaras, tecelões, alfaiates e fabricantes de vidro nas suas oficinas venezianas do século XVIII. A finalidade é mostrar que as artes e tradições em Veneza são reais e permanecem inalteradas ao longo dos séculos.

O «glamour» da máscara veneziana

As famosas máscaras de Veneza estiveram, durante centenas de anos, associadas à tradição e à fantasia do Carnaval e muitas delas tiveram origem na "Commedia dell 'Arte", um tipo de teatro cómico do século XVI, que se contrapunha ao teatro clássico rígido e formal e que imortalizou personagens como o Arlechino, Colombina, Pulcinella, Il Dottore ou Pantalone. Aliás, a abertura oficial do Carnaval dava-se com o Liston delle Maschere (o caminho das máscaras, em português), um passeio dado pelos habitantes que elegantemente vestidos e usando máscaras, expunham as suas riquezas em sedas e jóias.

A mais tradicional e conhecida é a "Bautta", planetarizada pelo filme "De Olhos Bem Fechados", de Stanley Kubrick, retrata precisamente a possibilidade de encontros amorosos ocultando a identidade e classe social. Esta máscara permitia comer e beber sem a retirar. Mas, existem mais, vamos conhecer algumas:

Moretta - exclusivamente feminina e misteriosa, segura-se pelos dentes da frente através de um botão, impondo o silêncio forçado das senhoras que só a retiravam quando tinham interesse num homem.

Pantalone - representa um homem de idade avançada famoso pelas suas aventuras sexuais. Expressa na Commedia dell' Arte o conservadorismo hipócrita da sociedade.

Brighela - o servo astuto e engenhoso, uma figura que pode ser leal ou trair os patrões. É responsável pela música e dança, o seu objeto de cena é a guitarra.

Arlechino - A mais popular. Conhecido por ser pouco inteligente e trapalhão. O seu modo de caminhar assemelha-se à dança e o sotaque é próprio de dialetos menos prestigiados.

Colombina - Eterna amante de Arlequim, é a criada maliciosa na Commedia dell' Arte. As suas vestes são simples e, às vezes, traz o colorido da roupa do namorado.

Il Dottore - Faz-se passar por médico, advogado ou qualquer profissão de prestígio. Presunçoso, soberbo, exibe citações em latim quando abordado por quem acredita na farsa que encarna no momento. Usa uma capa negra de advogado e o barrete de médico.

Pulcinella - Um servo tosco, astuto ou covarde, com espírito napolitano que lhe confere vivacidade.

Ainda existem aproximadamente dois mil fabricantes de máscaras, verdadeiras obras de arte feitas de couro, papel machê, alumínio ou seda, mas imprescindíveis ao ambiente de ilusão feérica vivido no grande palco de personagens irreais em que Veneza se transforma no Carnaval.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • agua-de-coco-genuine-coconut-abrefacil

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    VÁ PELO ORIGINAL

    Apetecia-lhe um saltinho rápido até àquela praia tropical de que tanto gostou durante as férias do ano passado? E o sabor refrescante daquela água de coco que ainda sente na boca? Acha que estou a brincar consigo?

  • 6120ee_380c3a7c8b5b4d3db31ca50125ff7f7b~mv2_d_4657_3264_s_4_2.jpg_srz_1081_758_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

    Sport

    Mar 1, 2017

    RUGBY EM CADEIRA-DE-RODAS - NUNCA DESISTIR

    Poderíamos imaginar que o rugby é um jogo demasiado físico, para ser praticado por pessoas com deficiência. Bem, com crianças seria o mesmo, mas elas adoram. As pessoas com deficiência não são flores e, com a postura correcta...

  • 4wr3BQJ

    Home & Design

    Abr 1, 2017

    YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

    Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois...


  • Depositphotos_39732177_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    ILHA DE PÁSCOA - O MISTÉRIO PERMANECE

    É talvez um dos segredos mais bem guardados da Humanidade, as "Moais", também conhecidas como as "Cabeças da Ilha de Páscoa", estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão "Rano Raraku", que podem pesar 88...

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu

  • AdobeStock_112601508

    Research & Education

    Jun 1, 2017

    Ciclovias que brilham

    Até há relativamente pouco tempo os materiais que brilham no escuro não tinham funções que fossem muito além do prazer decorativo. Mas a luminescência foi conquistando aplicações mais utilitárias e hoje, literalmente, está...


  • 01

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2017

    MAQUILHAGEM PERFEITA PARA TODOS

    A MAC Cosmetics nasceu em 1984 e afirmou-se cedo como líder no sector da maquilhagem profissional. Os seus produtos são um verdadeiro sucesso.

  • Award-of-Excellence,-6th-International-Fiber-Art-Biennale,-2010,-China

    Home & Design

    Jun 1, 2016

    THE LIVING TREASURE OF PERU

    Legends, rituals, stories, myths, symbols, totem animals, iconography of ancestral cultures, absorbed and represented in the form of contemporary visual arts. Tapestries, replenished by generous vivid colour palettes and mysterious plots...

  • 4

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    You Can Invest in the Business of the Century

    Normally, fuels like gasoline, diesel and other refined products are produced in oil refineries where crude oil is processed and refined. It is unusual to speak about producing such products of other origins. But there are less known...