Home & Design

Jul 7, 2018

ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo para produção, distribuição e entrega em breve

<

Por JOÃO BOTEQUILHA

"Experimentem o impossível", diz a Simplistyk, numa altura em que revemos este 'gadget' que levita não apenas água, mas também luz. O produto ambiciona trazer algo "do outro mundo" para a sua secretária ou prateleira, avançado em termos astronómicos, e fruto de uma tecnologia específica desenvolvida que visa a liberdade de flutuação e, paralelamente, replica o funcionamento do nosso próprio universo.

Um relógio que levita, um controlador de som, uma coluna e, também, um suporte para uma planta que, pasme-se, também ela levita. Isto, sem esquecer um suporte para incenso. Todos sem excepção são, no fim da linha, objetos minimamente uteis, mas as gotas que levitam não são mais do que um mero efeito visual. Não há sequer uma utilização prática e é difícil imaginar que será utilizado por mais do que uns breves momentos no nosso tempo de vida, ou mesmo para impressionar um amigo confuso. 

A Simplistyk, empresa por trás do LeviZen, parece estar perfeitamente consciente disto e dispensou tanto tempo a desenhar um estilo 'retro' para esta máquina, como a desenvolver uma tecnologia relativamente simples para o seu funcionamento. O LeviZen assemelha-se a uma peça obscura de sonorização dos anos 70, numa estrutura em nogueira, com placas de alumínio maquinadas e botões reguladores de grande tamanho em metal.

Poderá ser dito que o LeviZen tem um aspecto um pouco estranho, a fazer lembrar um produto de áudio e, de certa forma, até é. Para fazer a água levitar, o sistema projecta ondas ultra-sónicas em dois sentidos, combinando numa onda estática de dois movimentos que a colocam numa posição inerte. Com a colocação da água nesses pontos específicos, conhecidos como 'nodes', as gotas conseguem permanecer em suspensão gravitacional, ao serem guiadas por duas forças iguais e opostas. O som é ultra-sónico, imperceptível ao ouvido humano, embora talvez os nossos animais de estimação o consigam ouvir, algo a ter em conta para os felizes possuidores.

O interruptor activa dois pontos de luz LED desenhados para iluminar uma ou mais gotas de líquido flutuantes, adicionando um espectacular efeito em forma de elipse no dispositivo. Este não é um efeito especialmente pragmático, mas é certamente um engenho 'cool' para ter na secretária ou noutra qualquer superfície em destaque que mistura arte, design e ciência, deixando, uma vez mais, a funcionalidade um pouco à parte.

A Simplistyk já conseguiu angariar mais de 50.000 dólares, oriundos de mais de 250 investidores, através da plataforma 'Kickstarter', o que está amplamente acima do valor de angariação inicial, situado nos 15.000 dólares. Como sempre, na plataforma Kickstarter, há que ter cuidado quanto ao investimento nos projectos, uma vez que as coisas poderão não correr como esperado, o que já veio a acontecer. Ainda assim, a marca já lançou outros produtos, relativamente parecidos, embora sem levitação giroscópica, que experimentaram o mesmo sucesso na angariação de fundos.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_96937952_xl-2015

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    LÃ DE CAMELO - DE QUENTE PARA MAIS QUENTE

    Se já sentiu arrepios ao ver o preço de um casaco de lã de camelo, pense só no conforto que tal investimento lhe poderia trazer em noites mais frias. A lã de camelo é um tecido macio, fofo, confortável, quente e respirável.

    ...

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...

  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?


  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

  • 1986661-eye_1024

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    SOLUÇÕES À VISTA

    Uma das maiores causas de cegueira no ser humano é a degeneração dos fotorreceptores da retina. Até agora, não existe um tratamento clínico eficaz para estes distúrbios na retina. Mas isto parece que vai mudar em breve.

    ...

  • AdobeStock_89316902_Preview

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES

    O mundo vive hoje tempos conturbados e a história da humanidade tem mostrado que as crises económicas reflectem crises civilizacionais mais profundas, de valores. Processos e conhecimentos que já tínhamos dado por adquiridos são...


  • Le Rosey, a Swiss international school

    Culture & Art

    Fev 29, 2016

    Uma Escola Para a Vida

    No mundo globalizado em que vivemos, o ensino bilingue e o networking são indispensáveis na educação e formação académicas desde tenra idade. A Your VIP Partner dá-lhe a conhecer Le Rosey, uma escola internacional...

  • No More Hidden Gluten

    Food & Beverage

    Dez 31, 2015

    Glúten escondido nunca mais

    Nima é um laboratório alimentar portátil, concebido para testar pequenas amostras de alimentos quanto à presença de ingredientes específicos (por agora, apenas glúten). Quando testa a comida com Nima dá-se um complexo processo...

  • Technology

    Abr 1, 2015

    Three decades of .COM

    It's been 30 years since the first .COM domain was registered, marking the birth of commercial internet, wich exploded into more than 116 million addresses registered until the end of March 2015. Looking back, it's been a wonderful journey.

    ...