Mecanica e Locomoção

Jul 1, 2017

ULTRA LUXUOSO

Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

<

Comecemos pelo princípio. A Dynamiq é um fabricante monegasco de super-iates. Foi fundada em 2011 pelo experiente comerciante de iates Sergei Dobroserdov, que reuniu uma equipa de pensadores, designers e arquitectos navais para tornar o GTT uma realidade.

Só para elucidar, GTT é acrónimo de Gran Turismo Transatlantic.

O primeiro lançamento desta empresa aconteceu em Setembro passado, no Monaco Yacht Show. É um iate de 39 metros chamado Jetsetter. E uma combinação única de uma velocidade máxima de 21 nós, capacidade transoceânica de 3000 milhas e um deck enorme.

Para o presente ano, a Dynamiq prepara-se para lançar o novo GTT 115. É um iate com 35 metros de comprimento, que integra algumas sugestões de design da Porsche. E está a ser construído no estaleiro da empresa, em Viareggio, na costa da Toscânia italiana.

A empresa afirma que é o resultado da colaboração do melhor design mundial de super-iates e especialistas em construção, nada menos. E, de facto, tem todos os ingredientes para ser um super-iate sem comparação.

Nasce da parceria entre o Studio Porsche austríaco – responsável pela criação dos óculos de sol e dos relógios Porsche Design – e o muito conhecido armador holandês Vripack.

O armador ficou encarregue do casco redondo, todo em alumínio e dos elementos hidrodinâmicos mais relevantes, enquanto a Porsche se focou no desenho do exterior.

Detalhes

Debaixo d'água, foi montado um sistema de estabilização sob medida com quatro aletas elétricas e um conjunto exclusivo de interceptadores para levantar a proa da água, quando em movimento, que proporcionam uma sensação sólida de velocidade.

Também o calado raso do barco, de apenas 1,45 m, o torna perfeito para cruzar os mares das Caraíbas ou Mediterrâneo, assim como permite que o barco entre em baías menos fundas e em fixações fora do alcance de outros super-iates.

Isto não é um Porsche para estrada, o que significa poder vem com dois motores a diesel MAN debitando uma combinação de 2.426 kW (12.594 cv).

Com os motores diesel em funcionamento, o GTT pode atingir 21 nós (24 mph/39 km/h) e cobrir 3.400 milhas náuticas (3.913 milhas/6.297 km) – suficiente para cruzar o Atlântico. Enquanto isso, a velocidade máxima é limitada a uns muito mais tranquilos 6 nós (7 km/h/11 km/h) durante a utilização puramente da energia eléctrica.

O GTT 115 foi concebido para proporcionar uma experiência tranquila, limpa, luxuosa, quando não está a acelerar pelos mares em alta velocidade. E os geradores gémeos, de 45 kW estão escondidos na proa para manter o silêncio durante a noite e eliminar qualquer fumo que possa atingir as pessoas que estejam a nadar nas proximidades.

No interior do iate, toda a atenção foi para o luxo.

Tem alojamento para seis passageiros e seis tripulantes abaixo do convés, onde os 2,15 m (7 ft) de altura do tecto, conferem às cabines uma maior sensação de espaço. Todos os detalhes interiores são personalizáveis, desde a fibra de carbono e mármore, às cores dos cabedais.

Os potenciais proprietários podem configurar o seu iate a partir de uma enorme gama de cores, interiores e sistemas eletrónicos, conforme desejarem.

Apenas sete destas belezas vão ser construídas e o preço da exclusividade começa aos 12 milhões de euros.

"Os nossos clientes-alvo podem incluir aqueles que estão à procura de reduzir o tamanho dos seus iates de 50 ou 60 metros; eles já estão acostumados a padrões mais elevados, mas estão prontos para deixar para trás os incómodos e os enormes custos de possuir grandes embarcações, para que possam desfrutar da diversão de ser proprietário de um iate", diz o CEO da Dynamiq, Sergei Dobroserdov.

"Simplesmente acredito que podemos propor algo melhor que ofereça aos proprietários mais escolha: iates versáteis e perfeitos para qualquer ocasião, seja com um relaxante cruzeiro familiar ou em vibrantes festas no deck. Rápido, mas com alcance oceânico, fácil de encomendar e personalizar com marcas de topo do mundo", acrescentou.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Allan-Baudoin_Josh_Fray_Photography-10

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2017

    ESTILO AOS SEUS PÉS

    Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

    ...

  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.


  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.

  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.

  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...


  • 01

    Culture & Art

    Jan 1, 2017

    Piano perfeito para perfeccionistas

    A Steinway & Sons desenvolveu o piano Fibonacci, uma verdadeira obra de arte.

  • 1

    Business & Industry

    Mai 1, 2015

    Built to last

    It's ne of the most notorious brands on russian roads. Kamaz has been manufacturing trucks since 1976 and every year the company proves its technological achievements, as well as its competitive verve.

  • nano-technology-1480553

    Technology

    Jul 1, 2016

    O FUTURO DOS NANOROBOTS

    Os nanorobots parecem algum tipo de criaturas fantásticas descritas nas páginas dos livros de ficção científica, no entanto, estão "na moda" nos laboratórios de nanotecnologia em todo o mundo.