Mecanica e Locomoção

Jul 1, 2017

ULTRA LUXUOSO

Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

<

Comecemos pelo princípio. A Dynamiq é um fabricante monegasco de super-iates. Foi fundada em 2011 pelo experiente comerciante de iates Sergei Dobroserdov, que reuniu uma equipa de pensadores, designers e arquitectos navais para tornar o GTT uma realidade.

Só para elucidar, GTT é acrónimo de Gran Turismo Transatlantic.

O primeiro lançamento desta empresa aconteceu em Setembro passado, no Monaco Yacht Show. É um iate de 39 metros chamado Jetsetter. E uma combinação única de uma velocidade máxima de 21 nós, capacidade transoceânica de 3000 milhas e um deck enorme.

Para o presente ano, a Dynamiq prepara-se para lançar o novo GTT 115. É um iate com 35 metros de comprimento, que integra algumas sugestões de design da Porsche. E está a ser construído no estaleiro da empresa, em Viareggio, na costa da Toscânia italiana.

A empresa afirma que é o resultado da colaboração do melhor design mundial de super-iates e especialistas em construção, nada menos. E, de facto, tem todos os ingredientes para ser um super-iate sem comparação.

Nasce da parceria entre o Studio Porsche austríaco – responsável pela criação dos óculos de sol e dos relógios Porsche Design – e o muito conhecido armador holandês Vripack.

O armador ficou encarregue do casco redondo, todo em alumínio e dos elementos hidrodinâmicos mais relevantes, enquanto a Porsche se focou no desenho do exterior.

Detalhes

Debaixo d'água, foi montado um sistema de estabilização sob medida com quatro aletas elétricas e um conjunto exclusivo de interceptadores para levantar a proa da água, quando em movimento, que proporcionam uma sensação sólida de velocidade.

Também o calado raso do barco, de apenas 1,45 m, o torna perfeito para cruzar os mares das Caraíbas ou Mediterrâneo, assim como permite que o barco entre em baías menos fundas e em fixações fora do alcance de outros super-iates.

Isto não é um Porsche para estrada, o que significa poder vem com dois motores a diesel MAN debitando uma combinação de 2.426 kW (12.594 cv).

Com os motores diesel em funcionamento, o GTT pode atingir 21 nós (24 mph/39 km/h) e cobrir 3.400 milhas náuticas (3.913 milhas/6.297 km) – suficiente para cruzar o Atlântico. Enquanto isso, a velocidade máxima é limitada a uns muito mais tranquilos 6 nós (7 km/h/11 km/h) durante a utilização puramente da energia eléctrica.

O GTT 115 foi concebido para proporcionar uma experiência tranquila, limpa, luxuosa, quando não está a acelerar pelos mares em alta velocidade. E os geradores gémeos, de 45 kW estão escondidos na proa para manter o silêncio durante a noite e eliminar qualquer fumo que possa atingir as pessoas que estejam a nadar nas proximidades.

No interior do iate, toda a atenção foi para o luxo.

Tem alojamento para seis passageiros e seis tripulantes abaixo do convés, onde os 2,15 m (7 ft) de altura do tecto, conferem às cabines uma maior sensação de espaço. Todos os detalhes interiores são personalizáveis, desde a fibra de carbono e mármore, às cores dos cabedais.

Os potenciais proprietários podem configurar o seu iate a partir de uma enorme gama de cores, interiores e sistemas eletrónicos, conforme desejarem.

Apenas sete destas belezas vão ser construídas e o preço da exclusividade começa aos 12 milhões de euros.

"Os nossos clientes-alvo podem incluir aqueles que estão à procura de reduzir o tamanho dos seus iates de 50 ou 60 metros; eles já estão acostumados a padrões mais elevados, mas estão prontos para deixar para trás os incómodos e os enormes custos de possuir grandes embarcações, para que possam desfrutar da diversão de ser proprietário de um iate", diz o CEO da Dynamiq, Sergei Dobroserdov.

"Simplesmente acredito que podemos propor algo melhor que ofereça aos proprietários mais escolha: iates versáteis e perfeitos para qualquer ocasião, seja com um relaxante cruzeiro familiar ou em vibrantes festas no deck. Rápido, mas com alcance oceânico, fácil de encomendar e personalizar com marcas de topo do mundo", acrescentou.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • plantwear1

    Luxury & Fashion

    Set 26, 2018

    PLANTWEAR

    Exclusividade em cada peça

    Inspirada na madeira e nas suas formas singulares, cada peça é como cada pedaço da matéria-prima: único. Não existe uma peça igual tornando-a para além de lindíssima, muito especial....

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.


  • julesrimet_gi_2720

    Sport

    Mai 25, 2018

    O "SANTO GRAAL" DO FUTEBOL

    Dia 14 de Junho, na Rússia, trinta e duas equipas nacionais estarão envolvidas na maior competição futebolística do planeta, o FIFA Mundial de Futebol 2018, com o objetivo de levantar o mais cobiçado troféu, a Taça Jules Rimet

    ...

  • Li-HongBo-Klein-Sun-AM-41

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    LI HONGBO - BUSTOS FLEXÍVEIS

    Maleável como um dançarino de breakdance é assim que surge o busto de Michelangelo no trabalho intitulado "Tools of study", do artista chinês Li Hongbo, feito apenas com papel e cola. Tratam-se de esculturas de papel, mas...

  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...


  • Devon-Tread-1-Unthinkable-And-Unforgettable-1

    Technology

    Jan 1, 2018

    IMPENSÁVEL E IMPERDÍVEL

    Com um mostrador único desenhado para se poder observar todo o mecanismo por dentro do relógio, o Tread 1 permite uma rápida e precisa resposta à pergunta "que horas são?".

  • Ji-Elle_4.0

    Food & Beverage

    Jan 31, 2016

    A Esticar a Corda de Queijo

    Queijo em fio surgiu como surgem tantas outras inovações: durante uma época de crise. Após a Quebra da Bolsa em 1929 nos EUA, o queijo era uma parte importante da alimentação das famílias, excepto os aristocratas, que deitavam...

  • income-996554

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2016

    A INDÚSTRIA DA ALTA COSTURA HI-TECH

    Seis pessoas, 600 horas, 30 baterias em miniatura e outras tantas luzes LED, foi a logística necessária para criar o vestido de alta costura que a actriz Claire Danes usou na "Met Gala", no passado dia 3 de Maio, em Nova Iorque,...