Mecanica e Locomoção

Jul 1, 2017

ULTRA LUXUOSO

Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

Comecemos pelo princípio. A Dynamiq é um fabricante monegasco de super-iates. Foi fundada em 2011 pelo experiente comerciante de iates Sergei Dobroserdov, que reuniu uma equipa de pensadores, designers e arquitectos navais para tornar o GTT uma realidade.

Só para elucidar, GTT é acrónimo de Gran Turismo Transatlantic.

O primeiro lançamento desta empresa aconteceu em Setembro passado, no Monaco Yacht Show. É um iate de 39 metros chamado Jetsetter. E uma combinação única de uma velocidade máxima de 21 nós, capacidade transoceânica de 3000 milhas e um deck enorme.

Para o presente ano, a Dynamiq prepara-se para lançar o novo GTT 115. É um iate com 35 metros de comprimento, que integra algumas sugestões de design da Porsche. E está a ser construído no estaleiro da empresa, em Viareggio, na costa da Toscânia italiana.

A empresa afirma que é o resultado da colaboração do melhor design mundial de super-iates e especialistas em construção, nada menos. E, de facto, tem todos os ingredientes para ser um super-iate sem comparação.

Nasce da parceria entre o Studio Porsche austríaco – responsável pela criação dos óculos de sol e dos relógios Porsche Design – e o muito conhecido armador holandês Vripack.

O armador ficou encarregue do casco redondo, todo em alumínio e dos elementos hidrodinâmicos mais relevantes, enquanto a Porsche se focou no desenho do exterior.

Detalhes

Debaixo d'água, foi montado um sistema de estabilização sob medida com quatro aletas elétricas e um conjunto exclusivo de interceptadores para levantar a proa da água, quando em movimento, que proporcionam uma sensação sólida de velocidade.

Também o calado raso do barco, de apenas 1,45 m, o torna perfeito para cruzar os mares das Caraíbas ou Mediterrâneo, assim como permite que o barco entre em baías menos fundas e em fixações fora do alcance de outros super-iates.

Isto não é um Porsche para estrada, o que significa poder vem com dois motores a diesel MAN debitando uma combinação de 2.426 kW (12.594 cv).

Com os motores diesel em funcionamento, o GTT pode atingir 21 nós (24 mph/39 km/h) e cobrir 3.400 milhas náuticas (3.913 milhas/6.297 km) – suficiente para cruzar o Atlântico. Enquanto isso, a velocidade máxima é limitada a uns muito mais tranquilos 6 nós (7 km/h/11 km/h) durante a utilização puramente da energia eléctrica.

O GTT 115 foi concebido para proporcionar uma experiência tranquila, limpa, luxuosa, quando não está a acelerar pelos mares em alta velocidade. E os geradores gémeos, de 45 kW estão escondidos na proa para manter o silêncio durante a noite e eliminar qualquer fumo que possa atingir as pessoas que estejam a nadar nas proximidades.

No interior do iate, toda a atenção foi para o luxo.

Tem alojamento para seis passageiros e seis tripulantes abaixo do convés, onde os 2,15 m (7 ft) de altura do tecto, conferem às cabines uma maior sensação de espaço. Todos os detalhes interiores são personalizáveis, desde a fibra de carbono e mármore, às cores dos cabedais.

Os potenciais proprietários podem configurar o seu iate a partir de uma enorme gama de cores, interiores e sistemas eletrónicos, conforme desejarem.

Apenas sete destas belezas vão ser construídas e o preço da exclusividade começa aos 12 milhões de euros.

"Os nossos clientes-alvo podem incluir aqueles que estão à procura de reduzir o tamanho dos seus iates de 50 ou 60 metros; eles já estão acostumados a padrões mais elevados, mas estão prontos para deixar para trás os incómodos e os enormes custos de possuir grandes embarcações, para que possam desfrutar da diversão de ser proprietário de um iate", diz o CEO da Dynamiq, Sergei Dobroserdov.

"Simplesmente acredito que podemos propor algo melhor que ofereça aos proprietários mais escolha: iates versáteis e perfeitos para qualquer ocasião, seja com um relaxante cruzeiro familiar ou em vibrantes festas no deck. Rápido, mas com alcance oceânico, fácil de encomendar e personalizar com marcas de topo do mundo", acrescentou.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...

  • Depositphotos_59323415_xl-2015

    Research & Education

    Mar 1, 2017

    LIVROS ESCOLARES EM TABLETS - MENOS PESO, MENOS CONHECIMENTO?

    Um pouco por todo o mundo, os pais estão preocupados com o peso que as mochilas escolares dos seus filhos têm de comportar todos os dias. Isto prende-se com o volume e número de manuais escolares que os alunos carregam, muitas...

  • 355260_1_800

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    CONSTRUÇÕES ORIGAMI

    Como num truque de magia, desembrulha-se o pacote e... UAU! É a estrutura que você precisa para as suas férias, festival de música, pavilhão de exibição, o seu... o que você precisar temporariamente.


  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.

  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...


  • 1

    Science & Nature

    Jun 1, 2015

    Gardening exotic straight from Africa

    Exotic plants are sought by gardeners all over the planet, making them part of a global business where beauty is more important than cost. South African flora is very unique in the world. Many species of succulents only grow in South...

  • 1. Africa-Expressions-Mister-Black

    Lifestyle & Travel

    Nov 1, 2017

    "MISTER BLACK"

    Vai realizar-se, durante o mês de Novembro, pela primeira vez em Portugal, a eleição do "Mister Black" de 2017 – um embaixador de Boa Vontade que ficará incumbido da tarefa de entregar, em 2018, a Angola, o resultado da campanha...

  • Best Business Aviation Operator

    Business & Industry

    Nov 30, 2015

    Melhor Operador de Aviação de Negócios

    A Qatar Executive foi galardoada com o prémio "Best Business Aviation Operator of the Year 2015" atribuído por uma prestigiada publicação especializada do Médio Oriente, a Aviation Business.