Mecanica e Locomoção

Jul 1, 2017

ULTRA LUXUOSO

Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

<

Comecemos pelo princípio. A Dynamiq é um fabricante monegasco de super-iates. Foi fundada em 2011 pelo experiente comerciante de iates Sergei Dobroserdov, que reuniu uma equipa de pensadores, designers e arquitectos navais para tornar o GTT uma realidade.

Só para elucidar, GTT é acrónimo de Gran Turismo Transatlantic.

O primeiro lançamento desta empresa aconteceu em Setembro passado, no Monaco Yacht Show. É um iate de 39 metros chamado Jetsetter. E uma combinação única de uma velocidade máxima de 21 nós, capacidade transoceânica de 3000 milhas e um deck enorme.

Para o presente ano, a Dynamiq prepara-se para lançar o novo GTT 115. É um iate com 35 metros de comprimento, que integra algumas sugestões de design da Porsche. E está a ser construído no estaleiro da empresa, em Viareggio, na costa da Toscânia italiana.

A empresa afirma que é o resultado da colaboração do melhor design mundial de super-iates e especialistas em construção, nada menos. E, de facto, tem todos os ingredientes para ser um super-iate sem comparação.

Nasce da parceria entre o Studio Porsche austríaco – responsável pela criação dos óculos de sol e dos relógios Porsche Design – e o muito conhecido armador holandês Vripack.

O armador ficou encarregue do casco redondo, todo em alumínio e dos elementos hidrodinâmicos mais relevantes, enquanto a Porsche se focou no desenho do exterior.

Detalhes

Debaixo d'água, foi montado um sistema de estabilização sob medida com quatro aletas elétricas e um conjunto exclusivo de interceptadores para levantar a proa da água, quando em movimento, que proporcionam uma sensação sólida de velocidade.

Também o calado raso do barco, de apenas 1,45 m, o torna perfeito para cruzar os mares das Caraíbas ou Mediterrâneo, assim como permite que o barco entre em baías menos fundas e em fixações fora do alcance de outros super-iates.

Isto não é um Porsche para estrada, o que significa poder vem com dois motores a diesel MAN debitando uma combinação de 2.426 kW (12.594 cv).

Com os motores diesel em funcionamento, o GTT pode atingir 21 nós (24 mph/39 km/h) e cobrir 3.400 milhas náuticas (3.913 milhas/6.297 km) – suficiente para cruzar o Atlântico. Enquanto isso, a velocidade máxima é limitada a uns muito mais tranquilos 6 nós (7 km/h/11 km/h) durante a utilização puramente da energia eléctrica.

O GTT 115 foi concebido para proporcionar uma experiência tranquila, limpa, luxuosa, quando não está a acelerar pelos mares em alta velocidade. E os geradores gémeos, de 45 kW estão escondidos na proa para manter o silêncio durante a noite e eliminar qualquer fumo que possa atingir as pessoas que estejam a nadar nas proximidades.

No interior do iate, toda a atenção foi para o luxo.

Tem alojamento para seis passageiros e seis tripulantes abaixo do convés, onde os 2,15 m (7 ft) de altura do tecto, conferem às cabines uma maior sensação de espaço. Todos os detalhes interiores são personalizáveis, desde a fibra de carbono e mármore, às cores dos cabedais.

Os potenciais proprietários podem configurar o seu iate a partir de uma enorme gama de cores, interiores e sistemas eletrónicos, conforme desejarem.

Apenas sete destas belezas vão ser construídas e o preço da exclusividade começa aos 12 milhões de euros.

"Os nossos clientes-alvo podem incluir aqueles que estão à procura de reduzir o tamanho dos seus iates de 50 ou 60 metros; eles já estão acostumados a padrões mais elevados, mas estão prontos para deixar para trás os incómodos e os enormes custos de possuir grandes embarcações, para que possam desfrutar da diversão de ser proprietário de um iate", diz o CEO da Dynamiq, Sergei Dobroserdov.

"Simplesmente acredito que podemos propor algo melhor que ofereça aos proprietários mais escolha: iates versáteis e perfeitos para qualquer ocasião, seja com um relaxante cruzeiro familiar ou em vibrantes festas no deck. Rápido, mas com alcance oceânico, fácil de encomendar e personalizar com marcas de topo do mundo", acrescentou.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2014-10-20 14.14.49

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    JARDINS DO FUTURO

    Se gosta de verde, prepare o coração, pois os jardins do futuro são de tirar o fôlego e vão estar por toda a parte. Do cantinho na varanda, à cozinha, sala de estar, área de serviço, quintal e, sobretudo, nas cidades e nos...

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu

  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....


  • 42-160319-AFRIC-ESIA-070-credit-Deakin-University

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    OUÇA COM ATENÇÃO

    Técnicas revolucionárias estão a moldar o mundo em todas as áreas e todas as temáticas. Quando olhamos em volta, vemos todo o tipo de propostas e aparelhos para preencher necessidades que nem sabíamos que eram necessárias.

    ...

  • Easy-Quorn-Stir-Fry-4-with-text

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    CARNE SEM CARNE

    Alguma vez questionou como vai o mundo fazer face ao expectável crescimento da população, o qual levará à escassez de alimentos e à fome generalizada? Bom, e alguma vez se questionou como é que os vegetarianos obtêm a sua...

  • 1

    Technology

    Nov 27, 2018

    LG SUITBOT

    "LG has created a robotic exoskeleton designed to support and enhance its wearer's legs to improve lower limb strength. The suit, named LG CLOi SuitBot, features "naturally-rotating joints" and sandal-like shoes, which LG claimed...


  • Hybrid-Chair-Sit-Relax-Chill-Out-1

    Home & Design

    Jan 1, 2018

    SENTE-SE, RELAXE, DESCONTRAIA

    Nos tempos actuais, uma pessoa activa, em média, passa mais de oito horas por dia sentada num escritório, num sofá, ou num café, durante uma pausa entre amigos.

  • Business & Industry

    Out 31, 2015

    Brincar é Crescer

    Na GameTime, as vidas das crianças e comunidades são enriquecidas através da brincadeira. Porque, como engenheiros, pais, fabricantes e membros das comunidades da empresa, acreditam na brincadeira.

  • Lifestyle & Travel

    Set 1, 2015

    Whistler is unique

    British Columbia has ten mountain ranges that push west from The Rockies in a crowded parade until they fall into the Pacific. Thousand year old trees that deftly divide the light falling on an impossibly green forest floor. Glacier-fed...