Culture & Art

Fev 1, 2018

TELEVISÕES FOCADAS

Do conceito de carros normais a veículos que eram de propriedade de pessoas famosas, estes carros podem valer bastante dinheiro. Do ponto de vista do investimento, isso faz deles veículos "exclusivos" e altamente atraentes.

<

Por SAMIR NABIL

O interesse económico e o crescente número de "adeptos" dos clássicos, orientaram as principais cadeias internacionais de televisão a criar programas direccionados para a recuperação e restauros de carros e motas antigas.

Cada vez mais procurado, o restauro de carros e motas antigas é uma actividade que requer muita experiência por parte de técnicos altamente especializados (e profundamente conhecedores) que os deixam tal como no longínquo dia em que saíram do stand. O incremento desta actividade, já movimenta vários milhões de euros e, naturalmente, despertou o interesse de vários canais de televisão em todo o mundo.

Com o propósito de oferecer informações interessantes e comparações entre modelos novos e antigos, as estações de televisão criaram vários programas vocacionados para esse nicho de mercado.

Para os apaixonados por veículos de décadas atrás, existem programas de informação com carros antigos que mostram verdadeiras lendas das estradas que ganham novas formas e até ficam mais modernas. Afinal, não importa o ano de fabrico do carro, o modelo e nem o estado em que o automóvel foi encontrado… O importante é voltar às ruas com a melhor performance.

O programa Top Gear, a partir de 2005, despontou para o sucesso mundial e atingiu uma audiência que, nunca foi superado durante os 24 anos que o programa teve de vida. Isso, só aconteceu quando surgiu o YouTube, e o serviço de streaming de vídeo que se tornou tão banal e popular que está presente em praticamente tudo que tem uma tela.

Isto apenas veio demonstrar que cada vez mais o público não vê distinção entre TV convencional e internet – se há som e imagem em movimento então é TV, ainda que seja no computador ou no iPhone.

O programa "Lata Velha", do Caldeirão do Huck, transforma carros de telespectadores de forma bem criativa, contando a história vivida por cada veículo e o seu dono. Em troca da restauração, o dono do carro apenas tem de se vestir como um artista, escolhido pelo apresentador, e realizar uma performance no palco do Caldeirão.

O "Inside West Coast Customs" também realiza transformações nos carros e, se é um amante de carros tunados, é um programa que deve ver. O programa apresenta transformações dos mais diferentes modelos de carros e conta com a participação de vários artistas famosos.

Para aqueles que preferem carros antigos, "Loucos por Carros" é um dos programas mais indicados. Os funcionários da Car Customs 'caçam' e restauram modelos clássicos, deixando-os como se estivessem acabado de sair da fábrica. Alguns deles, inclusive, ganham características mais modernas e ficam incríveis.

"Joias Sobre Rodas" (Discovery Channel) é um programa britânico divertido que caiu no gosto dos amantes de carros no mundo todo. Já vai na 13ª temporada, sendo um reality automotivo formado por uma dupla: Mike Brewer, um caçador de relíquias sobre rodas, e o espectacular mestre mecânico Edd China.

Os "Reis dos Carros Clássicos" também é um programa sobre restauração de carros, mas com uma diferença: eles apresentam as dificuldades de restaurar um carro antigo. No final do programa, os carros são leiloados e é revelado o custo de cada restauração.

Para os loucos da velocidade, certamente o "Fifth Gear" é o programa ideal. Este programa é dedicado a testar diferentes modelos de carros existentes no mundo, principalmente na vertente da velocidade.

No "SOS Automóvel" (da National Geographic) dois britânicos, Fuzz Townshend e Tim Shaw, recuperam carros de pessoas ou famílias que não têm condições financeiras para tal. Criado, sob medida, para tocar a alma (desenganados, deficientes físicos, doentes, idosos etc), o "SOS Automóvel" é daqueles 'reality shows' que arrancam lágrimas dos telespectadores, gostem ou não de carros.

Por último, o "Leepu & Pitbull" (History Channel) é composto por uma dupla improvável formada por Steve Trimboli, um mecânico amante de carros e defensor dos animais, e o designer de carros e génio da funilaria Nizamuddin "Leepu" Awila, do Bangladesh, que é um notável na transformação de sucata em componentes e acessórios de customização de alto nível.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • 2073dd46294295.584f22e2a1d29

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    REINVENTAR O DOMINÓ

    Todos os jogos têm, de alguma forma, a sua personalidade própria. Alguns jogos têm uma vida curta porque nascem numa certa época ou a partir de uma tecnologia. É o caso dos video-jogos, jogos de arcada ou de computador. Outros,...

  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...


  • BauhausType

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    A HISTÓRIA DA BAUHAUS - UTOPIA, TEORIA, DESIGN

    Nascida das cinzas da Primeira Guerra Mundial, ainda hoje não se pode contornar a importância que os seus 14 anos de existência trouxeram ao mundo, sob um conceito radical para a época: re-imaginar todos os materiais do mundo...

  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...

  • TransCanadaTrail002

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    TRANS-CANADIANO - O GRANDE TRILHO QUE UNE O CANADÁ

    Iniciado em 1992, o Trilha Trans-Canadiano tem como propósito unir os extremos do Canadá desde o oceano Atlântico ao Pacífico e ao Ártico, e estás prestes a ser concluído este Outono, precisamente no ano do 150º aniversário...


  • Bianchi-Specialissima-1

    Sport

    Mai 1, 2016

    BAIXO PESO, ALTA PERFORMANCE

    Com acesso facilitado a fibras de carbono, a indústria das bicicletas de alto desempenho pode agora recorrer a novas tecnologias a preços mais competitivos, devido ao conhecimento desenvolvido pelas várias equipas de Fórmula 1...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2015

    The Pearl of Siberia

    Lake Baikal, the world's oldest and deepest freshwater lake, curves for nearly 400 miles through south-eastern Siberia, north of the Mongolian border.

    It lies in a cleft where Asia is literally splitting apart, the beginnings of...

  • Wasabi Roots after picking

    Food & Beverage

    Out 1, 2015

    Raízes NIpónicas

    A Real Wasabi, LLC é um pioneiro produtor de Wasabi, bem como importador e fabricante de derivados, todos a partir da autêntica Wasabia Japonica. A empresa foi fundada por Doug Lambrecht e Brooks Quinn. O Wasabi é um condimento nutritivo,...