Culture & Art

Fev 1, 2018

TELEVISÕES FOCADAS

Do conceito de carros normais a veículos que eram de propriedade de pessoas famosas, estes carros podem valer bastante dinheiro. Do ponto de vista do investimento, isso faz deles veículos "exclusivos" e altamente atraentes.

<

Por SAMIR NABIL

O interesse económico e o crescente número de "adeptos" dos clássicos, orientaram as principais cadeias internacionais de televisão a criar programas direccionados para a recuperação e restauros de carros e motas antigas.

Cada vez mais procurado, o restauro de carros e motas antigas é uma actividade que requer muita experiência por parte de técnicos altamente especializados (e profundamente conhecedores) que os deixam tal como no longínquo dia em que saíram do stand. O incremento desta actividade, já movimenta vários milhões de euros e, naturalmente, despertou o interesse de vários canais de televisão em todo o mundo.

Com o propósito de oferecer informações interessantes e comparações entre modelos novos e antigos, as estações de televisão criaram vários programas vocacionados para esse nicho de mercado.

Para os apaixonados por veículos de décadas atrás, existem programas de informação com carros antigos que mostram verdadeiras lendas das estradas que ganham novas formas e até ficam mais modernas. Afinal, não importa o ano de fabrico do carro, o modelo e nem o estado em que o automóvel foi encontrado… O importante é voltar às ruas com a melhor performance.

O programa Top Gear, a partir de 2005, despontou para o sucesso mundial e atingiu uma audiência que, nunca foi superado durante os 24 anos que o programa teve de vida. Isso, só aconteceu quando surgiu o YouTube, e o serviço de streaming de vídeo que se tornou tão banal e popular que está presente em praticamente tudo que tem uma tela.

Isto apenas veio demonstrar que cada vez mais o público não vê distinção entre TV convencional e internet – se há som e imagem em movimento então é TV, ainda que seja no computador ou no iPhone.

O programa "Lata Velha", do Caldeirão do Huck, transforma carros de telespectadores de forma bem criativa, contando a história vivida por cada veículo e o seu dono. Em troca da restauração, o dono do carro apenas tem de se vestir como um artista, escolhido pelo apresentador, e realizar uma performance no palco do Caldeirão.

O "Inside West Coast Customs" também realiza transformações nos carros e, se é um amante de carros tunados, é um programa que deve ver. O programa apresenta transformações dos mais diferentes modelos de carros e conta com a participação de vários artistas famosos.

Para aqueles que preferem carros antigos, "Loucos por Carros" é um dos programas mais indicados. Os funcionários da Car Customs 'caçam' e restauram modelos clássicos, deixando-os como se estivessem acabado de sair da fábrica. Alguns deles, inclusive, ganham características mais modernas e ficam incríveis.

"Joias Sobre Rodas" (Discovery Channel) é um programa britânico divertido que caiu no gosto dos amantes de carros no mundo todo. Já vai na 13ª temporada, sendo um reality automotivo formado por uma dupla: Mike Brewer, um caçador de relíquias sobre rodas, e o espectacular mestre mecânico Edd China.

Os "Reis dos Carros Clássicos" também é um programa sobre restauração de carros, mas com uma diferença: eles apresentam as dificuldades de restaurar um carro antigo. No final do programa, os carros são leiloados e é revelado o custo de cada restauração.

Para os loucos da velocidade, certamente o "Fifth Gear" é o programa ideal. Este programa é dedicado a testar diferentes modelos de carros existentes no mundo, principalmente na vertente da velocidade.

No "SOS Automóvel" (da National Geographic) dois britânicos, Fuzz Townshend e Tim Shaw, recuperam carros de pessoas ou famílias que não têm condições financeiras para tal. Criado, sob medida, para tocar a alma (desenganados, deficientes físicos, doentes, idosos etc), o "SOS Automóvel" é daqueles 'reality shows' que arrancam lágrimas dos telespectadores, gostem ou não de carros.

Por último, o "Leepu & Pitbull" (History Channel) é composto por uma dupla improvável formada por Steve Trimboli, um mecânico amante de carros e defensor dos animais, e o designer de carros e génio da funilaria Nizamuddin "Leepu" Awila, do Bangladesh, que é um notável na transformação de sucata em componentes e acessórios de customização de alto nível.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • TransCanadaTrail002

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    TRANS-CANADIANO - O GRANDE TRILHO QUE UNE O CANADÁ

    Iniciado em 1992, o Trilha Trans-Canadiano tem como propósito unir os extremos do Canadá desde o oceano Atlântico ao Pacífico e ao Ártico, e estás prestes a ser concluído este Outono, precisamente no ano do 150º aniversário...

  • the7virtues1

    Science & Nature

    Set 24, 2018

    The 7 Virtues

    Fragrâncias exóticas e humanitárias

    As palavras "sustentabilidade" e "comércio justo" são frequentemente discutidas nos últimos tempos, principalmente na área de alimentos e agricultura. Mas...

  • 01-Galop-DHermes.nocrop.w710.h2147483647.2x

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    ESTRIBO ELEGANTE

    A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.


  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • 1

    Science & Nature

    Out 4, 2018

    CITY TREE

    "A poluição urbana é um enorme problema em muitas cidades do mundo, e a fraca qualidade do ar pode significar um aumento em condições de doença crónica como a asma, ao mesmo tempo que dificulta as pessoas a andar, andar de...

  • 1

    Science & Nature

    Out 3, 2018

    SPROUT PENCIL

    O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?


  • Technology

    Set 1, 2015

    Clean and safe water with UV desinfection

    It's one of the bigest challenges posed to modern society. Water treatment in urban areas is one of the most important assets in every community, and viewed by many as a standard to evaluate social development. Keeping our water clean,...

  • 1

    Food & Beverage

    Jul 1, 2015

    The Black Diamonds of France

    Truffles. One of the most wanted, expensive and exquisite ingredients in the world, truffles have been a thing in the kitchens since the 16th century, but recently is more expensive than ever. The fact that it takes years for a tree...

  • 1

    Science & Nature

    Jun 1, 2015

    Gardening exotic straight from Africa

    Exotic plants are sought by gardeners all over the planet, making them part of a global business where beauty is more important than cost. South African flora is very unique in the world. Many species of succulents only grow in South...