Culture & Art

Fev 1, 2018

TELEVISÕES FOCADAS

Do conceito de carros normais a veículos que eram de propriedade de pessoas famosas, estes carros podem valer bastante dinheiro. Do ponto de vista do investimento, isso faz deles veículos "exclusivos" e altamente atraentes.

Por SAMIR NABIL

O interesse económico e o crescente número de "adeptos" dos clássicos, orientaram as principais cadeias internacionais de televisão a criar programas direccionados para a recuperação e restauros de carros e motas antigas.

Cada vez mais procurado, o restauro de carros e motas antigas é uma actividade que requer muita experiência por parte de técnicos altamente especializados (e profundamente conhecedores) que os deixam tal como no longínquo dia em que saíram do stand. O incremento desta actividade, já movimenta vários milhões de euros e, naturalmente, despertou o interesse de vários canais de televisão em todo o mundo.

Com o propósito de oferecer informações interessantes e comparações entre modelos novos e antigos, as estações de televisão criaram vários programas vocacionados para esse nicho de mercado.

Para os apaixonados por veículos de décadas atrás, existem programas de informação com carros antigos que mostram verdadeiras lendas das estradas que ganham novas formas e até ficam mais modernas. Afinal, não importa o ano de fabrico do carro, o modelo e nem o estado em que o automóvel foi encontrado… O importante é voltar às ruas com a melhor performance.

O programa Top Gear, a partir de 2005, despontou para o sucesso mundial e atingiu uma audiência que, nunca foi superado durante os 24 anos que o programa teve de vida. Isso, só aconteceu quando surgiu o YouTube, e o serviço de streaming de vídeo que se tornou tão banal e popular que está presente em praticamente tudo que tem uma tela.

Isto apenas veio demonstrar que cada vez mais o público não vê distinção entre TV convencional e internet – se há som e imagem em movimento então é TV, ainda que seja no computador ou no iPhone.

O programa "Lata Velha", do Caldeirão do Huck, transforma carros de telespectadores de forma bem criativa, contando a história vivida por cada veículo e o seu dono. Em troca da restauração, o dono do carro apenas tem de se vestir como um artista, escolhido pelo apresentador, e realizar uma performance no palco do Caldeirão.

O "Inside West Coast Customs" também realiza transformações nos carros e, se é um amante de carros tunados, é um programa que deve ver. O programa apresenta transformações dos mais diferentes modelos de carros e conta com a participação de vários artistas famosos.

Para aqueles que preferem carros antigos, "Loucos por Carros" é um dos programas mais indicados. Os funcionários da Car Customs 'caçam' e restauram modelos clássicos, deixando-os como se estivessem acabado de sair da fábrica. Alguns deles, inclusive, ganham características mais modernas e ficam incríveis.

"Joias Sobre Rodas" (Discovery Channel) é um programa britânico divertido que caiu no gosto dos amantes de carros no mundo todo. Já vai na 13ª temporada, sendo um reality automotivo formado por uma dupla: Mike Brewer, um caçador de relíquias sobre rodas, e o espectacular mestre mecânico Edd China.

Os "Reis dos Carros Clássicos" também é um programa sobre restauração de carros, mas com uma diferença: eles apresentam as dificuldades de restaurar um carro antigo. No final do programa, os carros são leiloados e é revelado o custo de cada restauração.

Para os loucos da velocidade, certamente o "Fifth Gear" é o programa ideal. Este programa é dedicado a testar diferentes modelos de carros existentes no mundo, principalmente na vertente da velocidade.

No "SOS Automóvel" (da National Geographic) dois britânicos, Fuzz Townshend e Tim Shaw, recuperam carros de pessoas ou famílias que não têm condições financeiras para tal. Criado, sob medida, para tocar a alma (desenganados, deficientes físicos, doentes, idosos etc), o "SOS Automóvel" é daqueles 'reality shows' que arrancam lágrimas dos telespectadores, gostem ou não de carros.

Por último, o "Leepu & Pitbull" (History Channel) é composto por uma dupla improvável formada por Steve Trimboli, um mecânico amante de carros e defensor dos animais, e o designer de carros e génio da funilaria Nizamuddin "Leepu" Awila, do Bangladesh, que é um notável na transformação de sucata em componentes e acessórios de customização de alto nível.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_8485784_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    SEMENTES SEM COPYRIGHT

    A impressionante senda legislativa mundial chegou ao mais trivial dos produtos: os alimentos. É a mais recente tentativa do Homem, de se apoderar e controlar elementos da natureza.

  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...


  • filigree - the art of working metals (gold, silver, bronze), one of the most traditional Portuguese arts.

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    Um Dia Havemos de ir a Viana

    País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil,...

  • LG-rollable-OLED-display-flexible-rollable

    Technology

    Jun 1, 2017

    O SUPERMATERIAL

    Pode parecer incrível e surreal, mas os primeiros estudos deste novo material datam de 1947. O termo para definir o material é descrito pela primeira vez em 1962. A teoria de que esta substância poderia ser um condutor eléctrico...

  • 2013_Tokyo_Motor_Show_Toyota_iRoad_002

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    ADN DIVERTIDO

    O que acontece quando um Prius se apaixona por uma Yamaha? Resulta num Toyota i-Road. Pode parecer uma piada, mas a sensação que este veículo provoca não é piada nenhuma.


  • 15195938972_495e152d7e_o

    Technology

    Abr 1, 2016

    Fechaduras Electrónicas Mais Seguras

    As chaves são parte integrante do dia-a-dia: transportá-las, usá-las, perdê-las e pagar para fazer chaves novas. Os smartphones tornaram-se uma parte igualmente indispensável das nossas vidas, sendo o caminho natural combinar...

  • Culture & Art

    Abr 1, 2015

    Multipurpose

    The acronym VDNKh stands for Russian vystavka dostizheniy narodnogo khozyaystva (Exhibition of Achievements of the People's Economy). It is an open joint stock company and the largest Exhibition centre in Moscow.

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2015

    The Pearl of Siberia

    Lake Baikal, the world's oldest and deepest freshwater lake, curves for nearly 400 miles through south-eastern Siberia, north of the Mongolian border.

    It lies in a cleft where Asia is literally splitting apart, the beginnings of...