Lifestyle & Travel

Mar 3, 2018

AVENTURA SEM TURISMO

O turismo de aventura tornou-se extramente popular na última década, mas perdeu também boa parte do seu realismo, afinal com visitas guiadas e resorts à porta fechada em hotéis de luxo pouco tem sobrado do espírito de aventura que tornou populares muitos destinos em África, na América do Sul e na Ásia.

<

Por PABLO HERNANDEZ

The Adventurists é uma agência de viagens especializada em viagens para aventureiros ousados, prometem muita aventura e muito pouco turismo e, asseguram, o risco de morte ou mutilação são extremamente reais na sua oferta, principalmente na Ice Run que irá decorrer no lago Baikal, na Sibéria, entre 12 e 24 de Março.

O desafio é o seguinte: cruzar o lago gelado numa motorizada Ural antiga e pouco fiável nuns aprazíveis 30 graus negativos, tudo pela adrenalina e uma boa causa, uma vez que o evento reúne donativos para uma caridade à escolha dos participantes. Os interessados devem possuir uma carta de condução internacional de Categoria A para poderem conduzir a Ural clássica, que ao contrário das actuais motorizadas da Ural não eram muito bem-humoradas, construídas para durar, mas não propriamente para funcionar a escolha recai propositadamente sobre estas relíquias da extinta União Soviética para dificultar a vida aos concorrentes. A motorizada mais recente já terá pelo menos 18 anos de vida, a organização não utiliza motos que tenham sido produzidas após o ano 2000.

Não receie, durante os primeiros três dias os organizadores irão ensiná-lo a conduzir sobre o gelo, a manusear e consertar a moto e algumas técnicas de sobrevivência no gelo (recorde-se que irá acampar em cima de água congelada e uma temperatura exterior a rondar os 30 graus negativos, 20 negativos durante o dia em Março). O Baikal é considerado o lago mais profundo do planeta e estima-se que a natureza terá demorado 25 milhões de anos a torna-lo no que é actualmente.

A organização assegura uma boa quantidade de partes suplentes e garante que terá que consertar a moto algures no percurso, pois se as mesmas à saída da fábrica já pouco eram de fiar, uma vez que se tratam de réplicas mal adaptadas em 1939 de uma moto alemã (sim, em plena Segunda Guerra Mundial), a passagem do tempo ainda piorou a sua fiabilidade. Terá que percorrer superfícies lisas e escorregadias, rachas abertas no gelo e amontoados de neve solidificada sob uma temperatura capaz de matar uma raposa do Ártico no pico da sua idade.

Embora a organização opte por um tom ligeiro e bem-humorado na descrição da Ice Run 2018, deixam o alerta: "há um perigo real nas coisas que irá fazer (…) não deve subestimar os riscos de participar nesta aventura. A probabilidade de se magoar gravemente ou de morrer é extremamente alta. Alguns dos concorrentes anteriores ficaram permanentemente desfigurados, com sequelas severas no seu corpo ou inclusivamente faleceram. Isto não são férias. É uma aventura que pela sua própria natureza é extremamente arriscada. Estará mesmo a colocar a sua saúde e a sua vida em risco. O objectivo é precisamente esse."

Caso queira livrar-se do quotidiano e de um ano de reuniões e rotina, esta bem pode ser a dose de adrenalina que o pode fazer esquecer-se do mundo e focar-se apenas na sua sobrevivência, as inscrições são em equipas de duas pessoas e, como este ano já vai tarde, a Ice Run 2019 irá decorrer entre 11 e 23 de Março. Muita aventura e zero turismo a um custo aproximado de £10.000 por equipa mais a viagem de avião e comboio para a Sibéria russa. É a oportunidade de "abraçar uma aventura monstruosa, algo tão árduo do qual os meros mortais fugiriam a correr. Voltará para casa com histórias que irão maravilhar os seus amigos durante anos e forjar novas amizades com base nas agruras partilhadas, o género de amizade que dura mais que uma queimadura de gelo." A organização sugere que subscreva um bom seguro de vida e saúde sem omitir às seguradoras o que se propõe a fazer, pois mais vale jogar pelo seguro. Recordamos: há uma probabilidade bem real de não voltar para casa!

Contactos * www.theadventurists.com * hq@theadventurists.com * Tel: +44 117 963 5513

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.

  • parrilla

    Food & Beverage

    Mar 1, 2017

    GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

    Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos...

  • 348262_1_800

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    ACAMPAR (REALMENTE) JUNTOS

    Acontece a todos os amantes de campismo. Quando finalmente acabam de montar a mesma tenda que têm há mais de dez anos, acham-na demasiado pequena para arrumar todas as inutilidades que se lembraram de levar.


  • slide-1

    Food & Beverage

    Mai 28, 2018

    A ARTE DOS DOCES

    Girassol, amendoim ou sésamo de halva, com aditivos ou sem eles, amêndoa, nozes e outros frutos secos, o aromatizante de creme mais delicado, a mais deliciosa pasta turca – em qualquer um dos doces da marca irá encontrar uma...

  • agua-de-coco-genuine-coconut-abrefacil

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    VÁ PELO ORIGINAL

    Apetecia-lhe um saltinho rápido até àquela praia tropical de que tanto gostou durante as férias do ano passado? E o sabor refrescante daquela água de coco que ainda sente na boca? Acha que estou a brincar consigo?

  • 912d9143bd63a2b40a0d28f3929fe883

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    ESCULPINDO A MÃE NATUREZA

    Apaixonado pela história natural, fauna e flora dos lugares que lhe são mais queridos, África e Oceânia, Gordon Pembridge, é um mestre na arte de esculpir a Mãe Natureza. De troncos de madeira nascem verdadeiras obras de arte,...


  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    The New Suez Canal

    Since 1869, the Suez Canal, connecting the Mediterranean and the Red Seas, has been the main route to link Asia and Europe. Today, with the increase in marine traffic and trade, the Suez Canal is preparing for a new step forward, with...

  • 01

    Home & Design

    Jan 1, 2017

    Berço embala bebé quando chora

    O Dr. Harvey Karp desenvolveu o SNOO, um berço inteligente que ajuda os pais e garante a segurança da criança.

  • Administrative building

    Culture & Art

    Jan 1, 2015

    Top Medical Care

    St Petersburg State I.P. Pavlov Medical University is one of the leading Medical Schools in Russia. It was founded 110 years ago in 1897 as the first Russian Medical Institute for Women. For more than 60 years the University was known...