Lifestyle & Travel

Mar 3, 2018

AVENTURA SEM TURISMO

O turismo de aventura tornou-se extramente popular na última década, mas perdeu também boa parte do seu realismo, afinal com visitas guiadas e resorts à porta fechada em hotéis de luxo pouco tem sobrado do espírito de aventura que tornou populares muitos destinos em África, na América do Sul e na Ásia.

<

Por PABLO HERNANDEZ

The Adventurists é uma agência de viagens especializada em viagens para aventureiros ousados, prometem muita aventura e muito pouco turismo e, asseguram, o risco de morte ou mutilação são extremamente reais na sua oferta, principalmente na Ice Run que irá decorrer no lago Baikal, na Sibéria, entre 12 e 24 de Março.

O desafio é o seguinte: cruzar o lago gelado numa motorizada Ural antiga e pouco fiável nuns aprazíveis 30 graus negativos, tudo pela adrenalina e uma boa causa, uma vez que o evento reúne donativos para uma caridade à escolha dos participantes. Os interessados devem possuir uma carta de condução internacional de Categoria A para poderem conduzir a Ural clássica, que ao contrário das actuais motorizadas da Ural não eram muito bem-humoradas, construídas para durar, mas não propriamente para funcionar a escolha recai propositadamente sobre estas relíquias da extinta União Soviética para dificultar a vida aos concorrentes. A motorizada mais recente já terá pelo menos 18 anos de vida, a organização não utiliza motos que tenham sido produzidas após o ano 2000.

Não receie, durante os primeiros três dias os organizadores irão ensiná-lo a conduzir sobre o gelo, a manusear e consertar a moto e algumas técnicas de sobrevivência no gelo (recorde-se que irá acampar em cima de água congelada e uma temperatura exterior a rondar os 30 graus negativos, 20 negativos durante o dia em Março). O Baikal é considerado o lago mais profundo do planeta e estima-se que a natureza terá demorado 25 milhões de anos a torna-lo no que é actualmente.

A organização assegura uma boa quantidade de partes suplentes e garante que terá que consertar a moto algures no percurso, pois se as mesmas à saída da fábrica já pouco eram de fiar, uma vez que se tratam de réplicas mal adaptadas em 1939 de uma moto alemã (sim, em plena Segunda Guerra Mundial), a passagem do tempo ainda piorou a sua fiabilidade. Terá que percorrer superfícies lisas e escorregadias, rachas abertas no gelo e amontoados de neve solidificada sob uma temperatura capaz de matar uma raposa do Ártico no pico da sua idade.

Embora a organização opte por um tom ligeiro e bem-humorado na descrição da Ice Run 2018, deixam o alerta: "há um perigo real nas coisas que irá fazer (…) não deve subestimar os riscos de participar nesta aventura. A probabilidade de se magoar gravemente ou de morrer é extremamente alta. Alguns dos concorrentes anteriores ficaram permanentemente desfigurados, com sequelas severas no seu corpo ou inclusivamente faleceram. Isto não são férias. É uma aventura que pela sua própria natureza é extremamente arriscada. Estará mesmo a colocar a sua saúde e a sua vida em risco. O objectivo é precisamente esse."

Caso queira livrar-se do quotidiano e de um ano de reuniões e rotina, esta bem pode ser a dose de adrenalina que o pode fazer esquecer-se do mundo e focar-se apenas na sua sobrevivência, as inscrições são em equipas de duas pessoas e, como este ano já vai tarde, a Ice Run 2019 irá decorrer entre 11 e 23 de Março. Muita aventura e zero turismo a um custo aproximado de £10.000 por equipa mais a viagem de avião e comboio para a Sibéria russa. É a oportunidade de "abraçar uma aventura monstruosa, algo tão árduo do qual os meros mortais fugiriam a correr. Voltará para casa com histórias que irão maravilhar os seus amigos durante anos e forjar novas amizades com base nas agruras partilhadas, o género de amizade que dura mais que uma queimadura de gelo." A organização sugere que subscreva um bom seguro de vida e saúde sem omitir às seguradoras o que se propõe a fazer, pois mais vale jogar pelo seguro. Recordamos: há uma probabilidade bem real de não voltar para casa!

Contactos * www.theadventurists.com * hq@theadventurists.com * Tel: +44 117 963 5513

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...

  • 2-crowdfunding

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    Para lá das Garrafas

    Os laboratórios Skipping Rock, sedeados no Reino Unido, assumiram como missão erradicar o desperdício causado pelas garrafas e copos de água criando a Ooho!, o primeiro de muitos produtos que, prometem, irão revolucionar as coisas...

  • Depositphotos_11561359_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Set 14, 2018

    Helsínquia

    A capital do país mais feliz do mundo, a Finlândia, é uma agradável surpresa que não quererá perder. Localizada na terra dos mil lagos, ilhas e da aurora boreal, Helsínquia é, actualmente, uma das cidades mais inovadoras e...


  • 295bda17-c5e4-458f-995f-62c4ac1da40e

    Food & Beverage

    Jul 1, 2017

    Comer inteligentemente

    O foodpairing é um método científico moderno que tem servido para saber quais os sabores que combinam melhor uns com os outros. Este método tem por base o princípio de que os alimentos combinam melhor quando têm determinadas...

  • pele

    Helthcare & Wellness

    Mai 16, 2018

    Envelhecendo graciosamente: Aperte sua pele com segurança e eficácia

    A proteção solar é a coisa mais importante que você pode fazer em qualquer idade para manter a pele saudável

  • quinoa

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    QUINOA - O OURO DOS INCAS

    O Império Inca foi o mais amplo e mais longo da América do Sul da era pré-hispânica, estendendo-se pela costa do Oceano Pacífico desde o sudoeste da Colômbia, Equador, Perú, Bolívia, Chile e Argentina, entre o ano 1438 e até...


  • 1.-Competir-Formacao-Form-to-Grow

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    FORMAR PARA CRESCER

    A empresa líder de mercado, mostra a qualidade que a distingue há 24 anos. Os recursos humanos qualificados e a excelência nos serviços prestados colocam a Competir mais uma vez em Nº1 no mercado da formação.

  • flowers1

    Culture & Art

    Dez 1, 2016

    EFLORESCÊNCIA APÓS OS SESSENTA ANOS

    Há mais de 20 anos que Vladimir Kanevsky vive em Nova Iorque, fazendo do fabrico de flores de porcelana a sua vida, peças de arte reais, sem paralelo com trabalhos de qualquer outra pessoa. As flores de Kanevsky decoram as casas...

  • Keep Warm

    Technology

    Jan 31, 2016

    Mantenha-se quente em todo o lado

    Todos os Invernos, milhares de pessoas tentam manter-se quentes debaixo de casacos grossos. Por vezes é impossível. Um novo produto está prestes a mudar tudo.