Technology

Nov 1, 2017

PNEUS NUNCA ACABADOS

A cada ano, a Finlândia produz mais de 50.000 toneladas de pneus carecas. Parece muito? E se você tentar fazer o exercício para calcular o total, só na Europa? Agora, tenho certeza que isso soa como um filme de terror.

<

Por ROBERT BROWN

Depois de atualizar um método antigo, a empresa finlandesa Ecomation está prestes a abrir uma instalação de reciclagem de pneus na cidade de Nokia, sede do fabricante gigante de pneus Nokian Tyres. O plano da empresa é usar o método de pirólise para processar até 8.000 pneus carecas por ano, virtualmente sem emissões.

Através do método de pirólise, que envolve o aquecimento de materiais em altas temperaturas num ambiente livre de oxigénio, pneus usados de carro e camião passarão a ser efetivamente óleo que pode ser usado para o aquecimento ou então refinado em gasóleo ou gasolina.

A alta temperatura decompõe os pneus em componente individuais, tais como óleo, carbono, gases e metais, facilitando a sua extracção para subsequente reutilização. Tentativas anteriores deste método já foram testadas na Finlândia, mas não se mostraram rentáveis em larga escala.

Segundo a empresa, este é um conceito único que irá reduzir a procura de combustíveis importados por uma Finlândia de poucos recursos. O CEO Tommi Pajala da Ecomation acrescenta "a nossa é a primeira fábrica por pirólise na Finlândia a extrair óleo de pneus numa escala industrial e, as nossas instalações de Nokia são as mais modernas e mais seguras de seu tipo no mundo", admitindo que a sofisticada tecnologia levou oito anos para desenvolver.

Referindo que o conceito será um produto de exportação no futuro, o método já está a chamar a atenção no exterior, com muitos países interessados na produção de energia limpa de resíduos.

Atualmente, a Finlândia já recicla mais de 50.000 toneladas de pneus carecas. Alguns deles são recauchutados e usados novamente, mas a maioria são reciclados para outros materiais ou simplesmente incinerados. Pneus que são reciclados são usados como um todo, derretidos, ou triturados e utilizados no fabrico de vários produtos para asfaltar estradas. Os pneus carecas são também utilizados em produtos como relva artificial para campos de futebol e superfícies de parques infantis.

O conhecimento da Ecomation

As linhas de processamento da Ecomation são capazes de processar todos os tipos de sucata: desde resíduos industriais tais como placas de circuitos e cabos, eletrodomésticos, computadores, equipamentos de telecomunicações até todos os resíduos eléctricos.

A empresa fabrica e fornece uma ampla gama de máquinas de serviços pesados disponíveis para vários tipos de reciclagem, separação, reutilização ou indústrias de recuperação

Alguns dos equipamentos fabricados são também adequados para outros sectores industriais. Estes incluem britadores, correias transportadoras, telas de vários tipos, sistemas de extração de pó e sistemas de automação industrial.

Os sistemas de controle de poeira são um elemento essencial para as linhas de processamento de sucata. Por isso, o portfólio da empresa inclui equipamento de eliminação de odores que pode ser usado para muitas finalidades, por exemplo a desinfecção de quaisquer micróbios em todo o tipo de sucata. A solução baseia-se na tecnologia de ionização do ar.

Além disso, a Ecomation também fornece todo o tipo de planeamento e aconselhamento de serviços para empresas no sector de reciclagem, bem como a instalação e serviços de manutenção para a modernização da trituração e reciclagem de equipamentos e sistemas, a fim de melhorar sua eficiência e sustentabilidade.

Contactos * www.ecomation.com * Salorankatu 6 * FI-24240 SALO * Tel. +358 400 785 058 * Fax +358 2 733 33 55

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

  • MokshJewellery002.jpg__1536x0_q75_crop-scale_subsampling-2_upscale-false

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    MOKSH AND KAMYEN - MAIS BRILHANTE QUE O SOL

    Existe alguma outra nação que goste tanto de adornar as suas mulheres como os povos da Índia? Desde a cabeça, narizes, braços, cintura, até aos dedos dos pés, o arsenal feminino indiano tem peças sofisticadas de joalharia...

  • food_salad_pexels

    Food & Beverage

    Abr 27, 2018

    PARADIGMA ALIMENTAR INOVADOR

    A nova tendência de alimentação chegou para ficar. As taças coloridas, as flores comestíveis e plantas saudáveis são a escolha para este ano! 


  • GallerySlide1

    Technology

    Jul 1, 2017

    NÃO É GRANDE, É ENORME

    Imagine um avião que parecem dois aviões colados entre si pela asa. Depois adicione seis reactores Pratt & Whitney, tal como os utilizados no Boeing 747. O resultado são 580 toneladas de peso a levantar voo.

  • C86tlqkWAAEasub

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    E O HOMEM CRIOU A APP

    Quem se lembra do filme Minority Report, de 2002, em que Tom Cruise ia passando a mão e os dedos num écran com informação para a organizar, ampliar ou descartar, percebe que entre aquele futuro e a realidade, o tempo foi muito...

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.


  • AllPhotosBBS

    Business & Industry

    Jul 1, 2016

    RODAS DE SONHO

    A BBS, empresa fabricante de jantes, mantém este ano a sua posição de topo no mercado, tornando-se uma referência para outros fabricantes. Foi eleita 'Melhor Roda em 2016' pelos leitores das revistas auto alemãs, "Auto-Motor...

  • Depositphotos_73488859_xl-2015

    Technology

    Dez 1, 2017

    ÁGUA "COTADA" EM BOLSA?

    Actualmente há uma enorme certeza no Mundo: a água é um bem cada vez mais escasso. Quem o diz são diversos cientistas que concluem que a água não tardará a ser um bem tão ou mais precioso que o petróleo. Por este andar, não...

  • 11-1

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    SONHOS DE PRINCESA

    Será rara a menina que não cresceu a desejar querer ser uma princesa da Disney – os filmes, livros e revistas de banda desenhada da gigante norte-americana entraram no imaginário popular mundial ao longo das suas décadas de...