Home & Design

Ago 1, 2017

CORES TRIDIMENSIONAIS

Para o designer letão Germans Ermičs, a importância da cor vai muito além do seu sentido decorativo. Um grande exemplo disso, são as suas peças de mobiliário translúcidas, formas perfeitas que se fundem no espaço.

Nascido em 1985, em Riga, capital da Letónia, Ermičs progrediu em vários campos, antes de estabelecer o seu estúdio homónimo em Amesterdão, Holanda, em 2014. Designer gráfico autodidata desde os tempos de colégio, trabalhava em Copenhaga, na Dinamarca, em 2006, quando cofundou a revista sobre cultura e música "Veto", como diretor de arte.

Em 2007, insatisfeito, com as limitações de trabalhar o plano bidimensional de página e ecrã, matriculou-se na conceituada escola holandesa Design Academy Eindhoven, inscrito no departamento de "Homem e Vida", que trabalha em mobiliário, interiores e experimentação com material como suas principais áreas de estudo.

Em 2010, ainda enquanto estudante, entrou para o estúdio parisiense do designer austríaco Robert Stadler. Depois de acabada a sua formação, passou dois anos a trabalhar uma variedade de interiores e projectos de arte gráfica para empresas internacionais.

Ermičs é fascinado pelas formas das pessoas interagirem com os ambientes e como o projecto pode afetar essas interacções. Frequentemente inspira-se na sua formação de design gráfico para adicionar uma nova abordagem aos projectos de objetos e móveis, muitas vezes, jogando com as percepções de espaço.

Desde a escola, o designer concentrou-se principalmente em experimentações com vidro e suas qualidades cromáticas. De acordo com Ermičs: "o vidro é amplamente utilizado em arquitetura, interiores e design de mobiliário, muitas vezes é visto como frio, liso e desvalido. Eu quero desafiar essa percepção. O meu objetivo é conseguir a suavidade e a profundidade e adicionar detalhes subtis ao material."

Intitulado "Shaping Colour" (modelar a cor, em português), o mobiliário em vidro inclui um espelho púrpura, uma prateleira azul, uma mesa de apoio verde e uma mesa de consola amarela, cada uma com degradé da cor.

"A cor oferece diferentes significados ao objecto modelando-o. Em vez de acabar o objecto apenas com uma pintura, comecei pela cor, questionando como seria se esticasse, torcesse ou dobrasse a cor como se tivesse uma forma tridimensional", explica o artista.

O recurso ao realce das cores, na intersecção dos painéis de vidro, desvanece-se gradualmente para ir limpando até atingir as margens externas. O vidro é curvado de forma a acentuar a ideia de movimento dentro da mobília.

Para criar este efeito, Ermičs imprimiu cor sobre um filme transparente que depois é ensanduichado entre dois painéis de vidro e colados através do uso de calor.

O espelho é composto por duas partes que se unem para formar uma pequena prateleira, que tem a cor mais forte. A fina prateleira azul tem uma base semelhante fora do centro, onde a cor é mais escura.

A mesa de apoio apresenta uma maior concentração da cor verde no canto, onde três painéis de vidro se unem, enquanto a mesa de consola amarela tem uma tonalidade mais espalhada.

Foram usados diferentes tipos de vidro para criar diferentes acabamentos para cada peça de mobiliário. O espelho emparelha um painel de vidro fosco com vidro transparente, enquanto a prateleira usa um painel de vidro fosco com vidro espelhado. A mesa de apoio é composta por vidro liso, e a consola é em vidro fosco.

A colecção Ombré

A cadeira de vidro colorido é baseada num assento desenhado por Shiro Kuramata nos anos 1970. As cadeiras Ombré são montadas em painéis de vidro, unidos sem recurso a parafusos ou quaisquer outras fixações visíveis.

As cadeiras de vidro do japonês Shiro Kuramata de 1976, eram unidas com o recurso a cola para dar a aparência de estar a flutuar no ar.

Kuramata decidiu criar este mobiliário depois de ver o filme de Stanley Kubrick "2001: Odisseia no Espaço", e tendo achado desapontantes os cenários do filme – baseados em mobiliário já existente, em vez de desenhos novos. "Quase invisíveis, estes painéis, sem suportes visíveis, flutuam no ar", disse o designer.

A colecção Ombré completa-se com um par de painéis de vidro curvos. Uma versão mais alta é composta por um contraste de degradés rosa, laranja, azul e verde, enquanto o ecrã mais pequeno apresenta-se num rosa pastel que transita para laranja.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • food_salad_pexels

    Food & Beverage

    Abr 27, 2018

    PARADIGMA ALIMENTAR INOVADOR

    A nova tendência de alimentação chegou para ficar. As taças coloridas, as flores comestíveis e plantas saudáveis são a escolha para este ano! 

  • Depositphotos_8751638_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE 2016 - UM UNIVERSO MAIS CLARO

    O passado ano foi fértil em descobertas e avanços científicos que, ainda há pouco tempo, pareciam miragens. Graças a algumas delas, detalhes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade podem agora ser vistos de forma...

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...


  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...

  • Vinhas02

    Business & Industry

    Mar 31, 2018

    NÉCTARES DA "ILHA DAS MAÇÃS"

    O Estado australiano da Tasmânia tornou-se conhecido graças às suas maçãs, tanto que acabou por ser alcunhado de "ilha das maçãs" dada a predominância dos seus pomares

  • Zinco03

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

    A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração...


  • Louboutin2

    Luxury & Fashion

    Out 1, 2016

    A LENDA "VERMELHA" DA ELEGÂNCIA

    No mundo do calçado, o padrão mais elevado da elegância é a lendária sola vermelha dos "Louboutins". A provocação, muito bem medida e sem falhas, é a ideia principal da marca Christian Louboutin.

  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Earth movers

    Liebherr trucks are some of the bigest available for mining operations. Years of expertise brought the swiss manufacturer to the top of the earthmoving market, making these gigantic machines a constant presence in mines across the world....

  • Bugatti Veyron

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2014

    Only eight left for sale

    Combining unique and amazing techniques, the Bugatti Veyron is one of the most exclusive car models around the world, as the production reaches it's final, ten years after it's launch.