Home & Design

Ago 1, 2017

CORES TRIDIMENSIONAIS

Para o designer letão Germans Ermičs, a importância da cor vai muito além do seu sentido decorativo. Um grande exemplo disso, são as suas peças de mobiliário translúcidas, formas perfeitas que se fundem no espaço.

<

Nascido em 1985, em Riga, capital da Letónia, Ermičs progrediu em vários campos, antes de estabelecer o seu estúdio homónimo em Amesterdão, Holanda, em 2014. Designer gráfico autodidata desde os tempos de colégio, trabalhava em Copenhaga, na Dinamarca, em 2006, quando cofundou a revista sobre cultura e música "Veto", como diretor de arte.

Em 2007, insatisfeito, com as limitações de trabalhar o plano bidimensional de página e ecrã, matriculou-se na conceituada escola holandesa Design Academy Eindhoven, inscrito no departamento de "Homem e Vida", que trabalha em mobiliário, interiores e experimentação com material como suas principais áreas de estudo.

Em 2010, ainda enquanto estudante, entrou para o estúdio parisiense do designer austríaco Robert Stadler. Depois de acabada a sua formação, passou dois anos a trabalhar uma variedade de interiores e projectos de arte gráfica para empresas internacionais.

Ermičs é fascinado pelas formas das pessoas interagirem com os ambientes e como o projecto pode afetar essas interacções. Frequentemente inspira-se na sua formação de design gráfico para adicionar uma nova abordagem aos projectos de objetos e móveis, muitas vezes, jogando com as percepções de espaço.

Desde a escola, o designer concentrou-se principalmente em experimentações com vidro e suas qualidades cromáticas. De acordo com Ermičs: "o vidro é amplamente utilizado em arquitetura, interiores e design de mobiliário, muitas vezes é visto como frio, liso e desvalido. Eu quero desafiar essa percepção. O meu objetivo é conseguir a suavidade e a profundidade e adicionar detalhes subtis ao material."

Intitulado "Shaping Colour" (modelar a cor, em português), o mobiliário em vidro inclui um espelho púrpura, uma prateleira azul, uma mesa de apoio verde e uma mesa de consola amarela, cada uma com degradé da cor.

"A cor oferece diferentes significados ao objecto modelando-o. Em vez de acabar o objecto apenas com uma pintura, comecei pela cor, questionando como seria se esticasse, torcesse ou dobrasse a cor como se tivesse uma forma tridimensional", explica o artista.

O recurso ao realce das cores, na intersecção dos painéis de vidro, desvanece-se gradualmente para ir limpando até atingir as margens externas. O vidro é curvado de forma a acentuar a ideia de movimento dentro da mobília.

Para criar este efeito, Ermičs imprimiu cor sobre um filme transparente que depois é ensanduichado entre dois painéis de vidro e colados através do uso de calor.

O espelho é composto por duas partes que se unem para formar uma pequena prateleira, que tem a cor mais forte. A fina prateleira azul tem uma base semelhante fora do centro, onde a cor é mais escura.

A mesa de apoio apresenta uma maior concentração da cor verde no canto, onde três painéis de vidro se unem, enquanto a mesa de consola amarela tem uma tonalidade mais espalhada.

Foram usados diferentes tipos de vidro para criar diferentes acabamentos para cada peça de mobiliário. O espelho emparelha um painel de vidro fosco com vidro transparente, enquanto a prateleira usa um painel de vidro fosco com vidro espelhado. A mesa de apoio é composta por vidro liso, e a consola é em vidro fosco.

A colecção Ombré

A cadeira de vidro colorido é baseada num assento desenhado por Shiro Kuramata nos anos 1970. As cadeiras Ombré são montadas em painéis de vidro, unidos sem recurso a parafusos ou quaisquer outras fixações visíveis.

As cadeiras de vidro do japonês Shiro Kuramata de 1976, eram unidas com o recurso a cola para dar a aparência de estar a flutuar no ar.

Kuramata decidiu criar este mobiliário depois de ver o filme de Stanley Kubrick "2001: Odisseia no Espaço", e tendo achado desapontantes os cenários do filme – baseados em mobiliário já existente, em vez de desenhos novos. "Quase invisíveis, estes painéis, sem suportes visíveis, flutuam no ar", disse o designer.

A colecção Ombré completa-se com um par de painéis de vidro curvos. Uma versão mais alta é composta por um contraste de degradés rosa, laranja, azul e verde, enquanto o ecrã mais pequeno apresenta-se num rosa pastel que transita para laranja.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2013_Tokyo_Motor_Show_Toyota_iRoad_002

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    ADN DIVERTIDO

    O que acontece quando um Prius se apaixona por uma Yamaha? Resulta num Toyota i-Road. Pode parecer uma piada, mas a sensação que este veículo provoca não é piada nenhuma.

  • parrilla

    Food & Beverage

    Mar 1, 2017

    GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

    Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos...

  • Easy-Quorn-Stir-Fry-4-with-text

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    CARNE SEM CARNE

    Alguma vez questionou como vai o mundo fazer face ao expectável crescimento da população, o qual levará à escassez de alimentos e à fome generalizada? Bom, e alguma vez se questionou como é que os vegetarianos obtêm a sua...


  • dubrovnik_croatia-1_inpixbay

    Lifestyle & Travel

    Jun 28, 2018

    UM TESOURO BEM ESCONDIDO

    A Croácia é um país secular com uma rica história arquitetónica preservada até aos dias de hoje. Com paisagens de cortar a respiração, encanta pelo verde da natureza e o azul marinho que contrastam com os velhos monumentos. Vamos...

  • comida1

    Food & Beverage

    Mai 14, 2018

    ELIMINATION OF TRANS FAT IN ALL FOODS

    "In South Asian countries, they have very, very high risk of heart disease and high intakes of trans fats", says specialist

  • Allan-Baudoin_Josh_Fray_Photography-10

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2017

    ESTILO AOS SEUS PÉS

    Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

    ...


  • _DSC7717_dictionary

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2016

    Caminhe com Estilo e Elegância

    Usadas ancestralmente pelos caçadores, as bengalas são indispensáveis para quem precisa de um apoio diário ou numa caminhada, mas são igualmente úteis para autores, poetas, escritores ou simplesmente para completar o guarda roupa...

  • Technology

    Abr 1, 2015

    Using water to tell time

    HYT watches tell time through a combination of traditional watch movements and two bellows pushing colored liquid through a capillary. It's an imaginative and challenging approach that requires careful manipulation of traditional mechanics...

  • Bulthaup Showroom

    Home & Design

    Fev 1, 2015

    Fascinating Solutions

    Bulthaup is renowend worldwide for its architecture of living spaces. Architecture, innovation and precision are characteristic of the brand. It offers the customers a comprehensive promise of quality, the security os seamless design...