Home & Design

Ago 1, 2017

CORES TRIDIMENSIONAIS

Para o designer letão Germans Ermičs, a importância da cor vai muito além do seu sentido decorativo. Um grande exemplo disso, são as suas peças de mobiliário translúcidas, formas perfeitas que se fundem no espaço.

Nascido em 1985, em Riga, capital da Letónia, Ermičs progrediu em vários campos, antes de estabelecer o seu estúdio homónimo em Amesterdão, Holanda, em 2014. Designer gráfico autodidata desde os tempos de colégio, trabalhava em Copenhaga, na Dinamarca, em 2006, quando cofundou a revista sobre cultura e música "Veto", como diretor de arte.

Em 2007, insatisfeito, com as limitações de trabalhar o plano bidimensional de página e ecrã, matriculou-se na conceituada escola holandesa Design Academy Eindhoven, inscrito no departamento de "Homem e Vida", que trabalha em mobiliário, interiores e experimentação com material como suas principais áreas de estudo.

Em 2010, ainda enquanto estudante, entrou para o estúdio parisiense do designer austríaco Robert Stadler. Depois de acabada a sua formação, passou dois anos a trabalhar uma variedade de interiores e projectos de arte gráfica para empresas internacionais.

Ermičs é fascinado pelas formas das pessoas interagirem com os ambientes e como o projecto pode afetar essas interacções. Frequentemente inspira-se na sua formação de design gráfico para adicionar uma nova abordagem aos projectos de objetos e móveis, muitas vezes, jogando com as percepções de espaço.

Desde a escola, o designer concentrou-se principalmente em experimentações com vidro e suas qualidades cromáticas. De acordo com Ermičs: "o vidro é amplamente utilizado em arquitetura, interiores e design de mobiliário, muitas vezes é visto como frio, liso e desvalido. Eu quero desafiar essa percepção. O meu objetivo é conseguir a suavidade e a profundidade e adicionar detalhes subtis ao material."

Intitulado "Shaping Colour" (modelar a cor, em português), o mobiliário em vidro inclui um espelho púrpura, uma prateleira azul, uma mesa de apoio verde e uma mesa de consola amarela, cada uma com degradé da cor.

"A cor oferece diferentes significados ao objecto modelando-o. Em vez de acabar o objecto apenas com uma pintura, comecei pela cor, questionando como seria se esticasse, torcesse ou dobrasse a cor como se tivesse uma forma tridimensional", explica o artista.

O recurso ao realce das cores, na intersecção dos painéis de vidro, desvanece-se gradualmente para ir limpando até atingir as margens externas. O vidro é curvado de forma a acentuar a ideia de movimento dentro da mobília.

Para criar este efeito, Ermičs imprimiu cor sobre um filme transparente que depois é ensanduichado entre dois painéis de vidro e colados através do uso de calor.

O espelho é composto por duas partes que se unem para formar uma pequena prateleira, que tem a cor mais forte. A fina prateleira azul tem uma base semelhante fora do centro, onde a cor é mais escura.

A mesa de apoio apresenta uma maior concentração da cor verde no canto, onde três painéis de vidro se unem, enquanto a mesa de consola amarela tem uma tonalidade mais espalhada.

Foram usados diferentes tipos de vidro para criar diferentes acabamentos para cada peça de mobiliário. O espelho emparelha um painel de vidro fosco com vidro transparente, enquanto a prateleira usa um painel de vidro fosco com vidro espelhado. A mesa de apoio é composta por vidro liso, e a consola é em vidro fosco.

A colecção Ombré

A cadeira de vidro colorido é baseada num assento desenhado por Shiro Kuramata nos anos 1970. As cadeiras Ombré são montadas em painéis de vidro, unidos sem recurso a parafusos ou quaisquer outras fixações visíveis.

As cadeiras de vidro do japonês Shiro Kuramata de 1976, eram unidas com o recurso a cola para dar a aparência de estar a flutuar no ar.

Kuramata decidiu criar este mobiliário depois de ver o filme de Stanley Kubrick "2001: Odisseia no Espaço", e tendo achado desapontantes os cenários do filme – baseados em mobiliário já existente, em vez de desenhos novos. "Quase invisíveis, estes painéis, sem suportes visíveis, flutuam no ar", disse o designer.

A colecção Ombré completa-se com um par de painéis de vidro curvos. Uma versão mais alta é composta por um contraste de degradés rosa, laranja, azul e verde, enquanto o ecrã mais pequeno apresenta-se num rosa pastel que transita para laranja.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...

  • Brikawood-interlocking-wooden-bricks-help-build-house-without-nails-or-screws_9

    Business & Industry

    Ago 31, 2018

    Brikawood

    Existe um fascínio crescente em relação à construção 3D de casas. De facto, é um negócio florescente e, encarando os desafios habitacionais por todo o mundo, actualmente, pode bem vir a provar-se como uma solução de baixo...

  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...


  • vegetacion_del_mundo_212903380_1200x803

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    A ÁRVORE DA VIDA

    O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore...

  • quinoa

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    QUINOA - O OURO DOS INCAS

    O Império Inca foi o mais amplo e mais longo da América do Sul da era pré-hispânica, estendendo-se pela costa do Oceano Pacífico desde o sudoeste da Colômbia, Equador, Perú, Bolívia, Chile e Argentina, entre o ano 1438 e até...

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...


  • 01

    Mecanica e Locomoção

    Fev 1, 2017

    BALÕES REVOLUCIONAM SERVIÇOS

    Uma empresa norte-americana está a desenvolver balões que poderão ajudar em situação de desastre, bem como a melhorar a efcicácia das previsões meteorológicas.

  • 1

    Sport

    Ago 1, 2015

    Total fitness

    Anima Sana in Corpore Sano. Staying true to the philosophy by which it was founded, every ASICS innovation, every concept, every idea is intended to create the best product. The japanese brand is always striving to build upon technological...

  • Technology

    Out 1, 2015

    A Escolha Segura

    A Electronics Line (EL) é pioneira em soluções de segurança de última geração, para residências e pequenos mercados comerciais. A empresa cria e produz soluções com tecnologia de ponta para a segurança e controlo de ambientes...