Sport

Jan 31, 2016

Eles estavam lá quando tudo começou

A Lowe Alpine tem o nome dos irmãos Lowe, fundadores da marca. Greg Lowe, juntamente com Mike e Jeff são uma família de escaladores e amantes de alpinismo de Utah, nos Estados Unidos da América (EUA). A Lowe Alpine tem origens humildes. Em 1967, Greg precisava de uma mochila melhor para as suas viagens de escalada. Na altura, os irmãos encontravam-se a viajar pelos EUA na descoberta de novas rotas.

<

No Verão, sobre a rocha, e no Inverno, na neve e no gelo. Durante esse período tornaram-se pioneiros no método de escalada que hoje chamamos de "estilo alpino". Esta abordagem rápida e leve da escalada, bem como o não confiar em táticas de cerco e de grandes equipas de apoio, tornou necessário um novo tipo de mochila,  mais adatptada ao corpo e mais leve.

Entre 1971 e 1994, fizeram 11 subidas em todo o mundo, conquistando notavelmente rotas em montanhas de vários países como, os EUA, Canadá, Nepal, Paquistão, Suíça, entre outros. Isso fez com que soubessem exactamente de que necessita um alpinista para as suas aventuras. Esse conhecimento resultou numa série de soluçés inovadoras no âmbito de equipamentos turísticos e acessórios.

Em 1967, os irmãos começaram a fazer mochilas na sua garagem  em Utah. Greg queria uma mochila de montanha capaz de transportar o material necessário para um estilo alpino de escalada de Inverno, com um bom equilíbrio e distribuição de peso.

Essa primeira mochila foi bastante revolucionária. Antes disso, as mochilas usadas tinham quadros externos e eram rígidas, dolorosas e vistas como um instrumento de tortura. O projeto de Greg contou com o primeiro quadro interno, o primeiro sistema ajustável de volta, compressores secundários, primeira correia de peito e primeiros estabilizadores de carga. Tudo isto é agora considerado um padrão na indústria, mas naquela época foi verdadeiramente inovador.

As novas mochilas tornaram-se populares – de tal forma que os irmãos Lowe começaram a produzir em vários locais de Colorado, terminando em Broomfield perto de Boulder.

Seguiram-se outras inovações, incluindo as primeiras fivelas de plástico usadas em mochilas. Ao mesmo tempo, os irmãos foram concebendo a produção de equipamento de escalada, incluindo o Hummingbird (primeira ferramenta de gelo modular), o Footfangs (primeiro passo no crampon),   a RATOS (primeira catraca parafuso de gelo) e o Tuber (primeiro dispositivo de segurança tubular).

Em 1978, Jeff planeava a sua expedição a Latok, em Karakoram (Paquistão). Com o mesmo espírito, decidiu que teriam de fazer o próprio vestuário técnico para a viagem Himalaya e, Jeff projectou o vestuário Latok, posteriormente designado por roupa Lowe Alpine.

Em 1988, os irmãos decidiram vender a Lowe Alpine a uma empresa no Reino Unido. Essa empresa era dona de uma companhia distribuidora chamada Esporte Europa em Kendal, no Reino Unido, e a Lowe Alpine mudou-se para Kendal, apesar da base do Colorado continuar activa.

O desenvolvimento de mochilas continuou para o mercado americano, no Colorado, mas com roupas e produção de mochilas europeia, provenientes da fábrica da Lowe Alpine em Tullamore, na Irlanda.

O rápido crescimento continuou com a venda de ambos os acessórios, mochila e vestuário, e com a Lowe Alpine na vanguarda de uma nova revolução de tecido exterior – com isolamento de lã  e o desenvolvimento de seu velo Aleutian - em parceria com Polartec.

A Lowe Alpine também traçou o seu caminho com a criação própria de tecnologia respirável à prova d'água/tecido shell, Triplepoint Cerâmica, que conquistou um grande número de seguidores, conseguindo um status lendário. Foram desenvolvidas mais sub-marcas de vestuário, incluindo uma com camada Dryflo base, Stormweave casca mole e Desertweave para calças e camisas.

Entretanto, registaram-se mais alterações na liderança da empresa, incluindo um período com a Asolo, uma empresa italiana de calçado, até 2011, quando a Lowe Alpine foi adquirida pela Equip Outdoor Technologies Ltd.

A equipa tem crescido rapidamente nos últimos anos, nomeadamente após a aquisição do RAB  e, com a  marca Podsacs a emergir como um dos fornecedores de roupa ao ar livre mais rápidos da Europa. Após a aquisição, a base da Lowe Alpine em Kendal tornou-se novamente a sede internacional da empresa. Bem estabelecida, a equipa de desenvolvimento da mochila começou a  operar a partir daí, na concepção de produtos que agora são distribuídos em mais de 40 países em todo o mundo. O escritório integra igualmente a equipa de design de vestuário.

A Lowe Alpine é agora líder mundial, mas ainda continua a criar soluções novas para problemas velhos. Este equipamento é utilizado nos lugares mais selvagens do mundo, onde a falha na engrenagem não é uma escolha.

O objectivo da Lowe Alpine é permanecer fiel à visão dos irmãos Lowe: criar, produtos ao ar livre práticos e inovadores, assentes em design e materiais exigentes. As mochilas e roupas são construídas para lidar com qualquer situação exterior, capazes de nos defender e proteger nas piores condições possíveis.

Saber que as mochilas podem sobreviver a anos de expedição e a muitas viagens é o resultado de anos de pesquisa e do design dos produtos Lowe Alpine.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • background facebook

    Technology

    Out 1, 2018

    YVP MAGAZINE APP

    Our new APP with the digital edition of the magazine it's already in the Digital Stores.

  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • AdobeStock_89316902_Preview

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES

    O mundo vive hoje tempos conturbados e a história da humanidade tem mostrado que as crises económicas reflectem crises civilizacionais mais profundas, de valores. Processos e conhecimentos que já tínhamos dado por adquiridos são...


  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • Depositphotos_96937952_xl-2015

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    LÃ DE CAMELO - DE QUENTE PARA MAIS QUENTE

    Se já sentiu arrepios ao ver o preço de um casaco de lã de camelo, pense só no conforto que tal investimento lhe poderia trazer em noites mais frias. A lã de camelo é um tecido macio, fofo, confortável, quente e respirável.

    ...


  • CAREERS-1_2_0

    Business & Industry

    Abr 1, 2016

    Onde os Mergulhadores Treinam

    Mergulhadores comerciais desempenham uma miríade de acções debaixo de água e são responsáveis por garantir a segurança e integridade de estruturas, navios, pessoas e negócios. É extremamente importante ter o treino apropriado...

  • Sherpa1

    Technology

    Dez 1, 2016

    CARREGANDO O FUTURO AGORA

    Apresentamos-lhe o Sherpa 100 da Goal Zero, um carregador portátil para os que viajam pela Natureza, e também para os amantes da tecnologia, para os ocupados e para aqueles que se preocupam com o ambiente.

  • Newspaper-Stack-Trans-1

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    DOIDOS POR JORNAIS

    Com o mundo digital profetizou-se o fim dos livros, tal como com o advento da televisão se previra o fim do cinema, o que felizmente não aconteceu pese embora o desaparecimento do tradicional cinema do bairro ou da aldeia.

    ...