Sport

Jan 31, 2016

Eles estavam lá quando tudo começou

A Lowe Alpine tem o nome dos irmãos Lowe, fundadores da marca. Greg Lowe, juntamente com Mike e Jeff são uma família de escaladores e amantes de alpinismo de Utah, nos Estados Unidos da América (EUA). A Lowe Alpine tem origens humildes. Em 1967, Greg precisava de uma mochila melhor para as suas viagens de escalada. Na altura, os irmãos encontravam-se a viajar pelos EUA na descoberta de novas rotas.

No Verão, sobre a rocha, e no Inverno, na neve e no gelo. Durante esse período tornaram-se pioneiros no método de escalada que hoje chamamos de "estilo alpino". Esta abordagem rápida e leve da escalada, bem como o não confiar em táticas de cerco e de grandes equipas de apoio, tornou necessário um novo tipo de mochila,  mais adatptada ao corpo e mais leve.

Entre 1971 e 1994, fizeram 11 subidas em todo o mundo, conquistando notavelmente rotas em montanhas de vários países como, os EUA, Canadá, Nepal, Paquistão, Suíça, entre outros. Isso fez com que soubessem exactamente de que necessita um alpinista para as suas aventuras. Esse conhecimento resultou numa série de soluçés inovadoras no âmbito de equipamentos turísticos e acessórios.

Em 1967, os irmãos começaram a fazer mochilas na sua garagem  em Utah. Greg queria uma mochila de montanha capaz de transportar o material necessário para um estilo alpino de escalada de Inverno, com um bom equilíbrio e distribuição de peso.

Essa primeira mochila foi bastante revolucionária. Antes disso, as mochilas usadas tinham quadros externos e eram rígidas, dolorosas e vistas como um instrumento de tortura. O projeto de Greg contou com o primeiro quadro interno, o primeiro sistema ajustável de volta, compressores secundários, primeira correia de peito e primeiros estabilizadores de carga. Tudo isto é agora considerado um padrão na indústria, mas naquela época foi verdadeiramente inovador.

As novas mochilas tornaram-se populares – de tal forma que os irmãos Lowe começaram a produzir em vários locais de Colorado, terminando em Broomfield perto de Boulder.

Seguiram-se outras inovações, incluindo as primeiras fivelas de plástico usadas em mochilas. Ao mesmo tempo, os irmãos foram concebendo a produção de equipamento de escalada, incluindo o Hummingbird (primeira ferramenta de gelo modular), o Footfangs (primeiro passo no crampon),   a RATOS (primeira catraca parafuso de gelo) e o Tuber (primeiro dispositivo de segurança tubular).

Em 1978, Jeff planeava a sua expedição a Latok, em Karakoram (Paquistão). Com o mesmo espírito, decidiu que teriam de fazer o próprio vestuário técnico para a viagem Himalaya e, Jeff projectou o vestuário Latok, posteriormente designado por roupa Lowe Alpine.

Em 1988, os irmãos decidiram vender a Lowe Alpine a uma empresa no Reino Unido. Essa empresa era dona de uma companhia distribuidora chamada Esporte Europa em Kendal, no Reino Unido, e a Lowe Alpine mudou-se para Kendal, apesar da base do Colorado continuar activa.

O desenvolvimento de mochilas continuou para o mercado americano, no Colorado, mas com roupas e produção de mochilas europeia, provenientes da fábrica da Lowe Alpine em Tullamore, na Irlanda.

O rápido crescimento continuou com a venda de ambos os acessórios, mochila e vestuário, e com a Lowe Alpine na vanguarda de uma nova revolução de tecido exterior – com isolamento de lã  e o desenvolvimento de seu velo Aleutian - em parceria com Polartec.

A Lowe Alpine também traçou o seu caminho com a criação própria de tecnologia respirável à prova d'água/tecido shell, Triplepoint Cerâmica, que conquistou um grande número de seguidores, conseguindo um status lendário. Foram desenvolvidas mais sub-marcas de vestuário, incluindo uma com camada Dryflo base, Stormweave casca mole e Desertweave para calças e camisas.

Entretanto, registaram-se mais alterações na liderança da empresa, incluindo um período com a Asolo, uma empresa italiana de calçado, até 2011, quando a Lowe Alpine foi adquirida pela Equip Outdoor Technologies Ltd.

A equipa tem crescido rapidamente nos últimos anos, nomeadamente após a aquisição do RAB  e, com a  marca Podsacs a emergir como um dos fornecedores de roupa ao ar livre mais rápidos da Europa. Após a aquisição, a base da Lowe Alpine em Kendal tornou-se novamente a sede internacional da empresa. Bem estabelecida, a equipa de desenvolvimento da mochila começou a  operar a partir daí, na concepção de produtos que agora são distribuídos em mais de 40 países em todo o mundo. O escritório integra igualmente a equipa de design de vestuário.

A Lowe Alpine é agora líder mundial, mas ainda continua a criar soluções novas para problemas velhos. Este equipamento é utilizado nos lugares mais selvagens do mundo, onde a falha na engrenagem não é uma escolha.

O objectivo da Lowe Alpine é permanecer fiel à visão dos irmãos Lowe: criar, produtos ao ar livre práticos e inovadores, assentes em design e materiais exigentes. As mochilas e roupas são construídas para lidar com qualquer situação exterior, capazes de nos defender e proteger nas piores condições possíveis.

Saber que as mochilas podem sobreviver a anos de expedição e a muitas viagens é o resultado de anos de pesquisa e do design dos produtos Lowe Alpine.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Science & Nature

    Out 3, 2018

    SPROUT PENCIL

    O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 

  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 


  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...

  • GallerySlide1

    Technology

    Jul 1, 2017

    NÃO É GRANDE, É ENORME

    Imagine um avião que parecem dois aviões colados entre si pela asa. Depois adicione seis reactores Pratt & Whitney, tal como os utilizados no Boeing 747. O resultado são 580 toneladas de peso a levantar voo.

  • IMG_6941

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    A CIDADE DAS CAVERNAS

    Quase se pode dizer que é uma cidade "bipolar". É "apenas" um dos locais habitados pelo Homem mais antigos do mundo, tendo a sua origem ainda na pré-história. E é também um dos locais mais preservados.


  • 2

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    Diamonds for a better world

    Canadian diamonds have gained notoriety over the last two decades, and this is probably due to its late discovery. The mines in Canada were not discovered (at least in large scale) up until 1991, when evidence of diamond mines turned...

  • Indonesia

    Business & Industry

    Out 1, 2016

    INDONÉSIA NO RANKING DO BANCO MUNDIAL "DOING BUSINESS"

    No Sudeste da Ásia, entre o Índico e o Pacífico e entre a Malásia e a Papua Nova Guiné, fica a Indonésia, um país que de grande dimensão, ocupando o 15º lugar a nível mundial, com 260 milhões de habitantes espalhados por...

  • 01

    Home & Design

    Jan 1, 2017

    Berço embala bebé quando chora

    O Dr. Harvey Karp desenvolveu o SNOO, um berço inteligente que ajuda os pais e garante a segurança da criança.