Research & Education

Mai 31, 2018

A MULHER POR TRÁS DO HOMEM

Mulher e mãe de dois presidentes dos Estados Unidos, Barbara Bush teve um papel fundamental na sua família, na América e no mundo

<

Por SARA LOUP

Em Abril de 2018 o mundo despediu-se de uma das mulheres mais marcantes da sociedade contemporânea: Barbara Bush. Inteligente, perspicaz, honesta, moral, emocional, forte e fiel – a também nominada Silver Fox (Raposa Prateada) – Barbara, partiu aos 92 anos, tendo tido um papel fulcral na família Bush, na luta pelos direitos civis e na promoção da literacia a todos.

Barbara Pierce Bush, foi a terceira filha de Pauline Robinson e Marvin Pierce. Nasceu em 8 de Junho de 1925, em Nova Iorque, EUA, a cidade que não dorme, sempre em movimento e com muita informação. Àquela época, os seus pais tinham papéis distintos na sociedade: a mãe, filha de um juiz, tinha um vasto conhecimento em assuntos cívicos e o seu pai era presidente da editora McCall, permitindo que Barbara, crescesse num seio familiar que investia na educação. Assim, o conhecimento e a literacia estiveram desde sempre marcados na sua vida, sendo um dos princípios que Barbara viria a defender ao longo da sua carreira filantropa.

Humana e muito dedicada aos outros, Barbara, lutou por diversas causas de caridade, defendeu os direitos civis e a igualdade de género. Para ela, os direitos devem ser iguais para todos, homens e mulheres, tendo sido uma das primeiras defensoras desta causa. Defendia também que "o sonho americano é sobre oportunidades iguais para todos que trabalham duro. Se não dermos a todos a capacidade de ler e escrever, não estaremos a dar a todos uma oportunidade igual de sucesso". Neste sentido, criou a Fundação Barbara Bush para a Alfabetização Familiar com o objetivo de financiar programas de ensino para os pais de famílias com menores condições económicas aprenderem a ler. Para a ex primeira-dama, é nesta partilha de conhecimento entre pais e filhos que podemos encontrar o amor pleno.

E, falando de amor, é assim feita a história de Barbara e George.

Ainda uma garota, Barbara conheceu George H. W. Bush (presidente dos EUA, no período de Janeiro de 1989 a 1993) num baile de Natal em 1941, em Greenwich. Depois de se formar, George alistou-se como piloto na Marinha sendo destacado para uma missão, em 1944, na Segunda Grande Guerra. Um ano mais tarde, os dois casaram e tiveram seis filhos: George (1946), Pauline Robinson (1949), Jeb (1953), Neil Mallon (1955), Marvin Pierce (1956) e Dorothy Walker (1959).

Mãe e esposa dedicada, Barbara esteve sempre presente nos momentos mais difíceis e notórios dos seus filhos e do seu marido, como são exemplo o aumento dos impostos no mandato de George H. W. Bush ou na Guerra do Iraque aquando do mandato do seu filho. Esta união e afincada defesa está implicitamente associada à perda de uma das suas filhas, Robinson, que acabaria por sucumbir a um linfoma, ainda em tenra idade. A dor e a mágoa vivida pela família Bush tornou-os ainda mais unidos:

"Barbara Bush foi uma primeira-dama fabulosa e uma mulher diferente das outras, que levou a milhões o humor, pelo amor e pela literacia. Para nós ela foi muito mais. A mãe mantinha-nos no lugar ao mesmo tempo que nos fazia rir até ao fim. Eu sou um homem muito sortudo por ter tido a Barbara como minha mãe." (George W. Bush)

Nesta Primavera, Barbara foi convidada a escrever uma nota sobre o seu marido, George H. W. Bush, atualmente com 93 anos e a sofrer de Parkinson, para a revista dos alumni da Smith College: "Ainda sou velha e ainda estou apaixonada pelo homem com que me casei há 72 anos".

É assim que recordaremos Barbara: um coração cheio de amor. Uma Mulher lutadora e resiliente, que fez tudo pela sua família, passou valores, amou e ensinou a amar, que educou famílias e teve o dom de inspirar e ensinar o mundo. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • vegetacion_del_mundo_212903380_1200x803

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    A ÁRVORE DA VIDA

    O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore...

  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...

  • cowrok

    Business & Industry

    Set 19, 2018

    Cowork

    Escritório onde e quando quiser


    Ao longo dos últimos 20 anos, o paradigma do trabalho tem vindo a sofrer imensas e radicais alterações, fruto de vários fenómenos estruturais, económicos, tecnológicos...


  • 74578418-4108-11e8-ab09-36e8e67fb996_1320x770_081421

    Research & Education

    Mai 31, 2018

    A MULHER POR TRÁS DO HOMEM

    Mulher e mãe de dois presidentes dos Estados Unidos, Barbara Bush teve um papel fundamental na sua família, na América e no mundo

  • 4wr3BQJ

    Home & Design

    Abr 1, 2017

    YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

    Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois...

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.


  • Food & Beverage

    Set 1, 2015

    Versatile Sunflower

    Sunflower seeds are the gift of the beautiful sunflower that has rays of petals emanating from its bright yellow, seed-studded center.

  • Reef of Colours

    Lifestyle & Travel

    Jan 31, 2016

    O Recife das Cores

    A Grande Barreira de Coral é uma das sete maravilhas do Mundo Natural e ao observarmos de longe compreende-se porquê. É mais extensa que a Grande Muralha da China e o único organismo vivo visível do espaço.

  • Belavia Aircraft

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2014

    We fly anywhere to get you everywhere

    The airline's concept of positive image shaping is based on the safe regular and punctual operations as well as on improvement of passenger service quality.