Research & Education

Mai 31, 2018

A MULHER POR TRÁS DO HOMEM

Mulher e mãe de dois presidentes dos Estados Unidos, Barbara Bush teve um papel fundamental na sua família, na América e no mundo

Por SARA LOUP

Em Abril de 2018 o mundo despediu-se de uma das mulheres mais marcantes da sociedade contemporânea: Barbara Bush. Inteligente, perspicaz, honesta, moral, emocional, forte e fiel – a também nominada Silver Fox (Raposa Prateada) – Barbara, partiu aos 92 anos, tendo tido um papel fulcral na família Bush, na luta pelos direitos civis e na promoção da literacia a todos.

Barbara Pierce Bush, foi a terceira filha de Pauline Robinson e Marvin Pierce. Nasceu em 8 de Junho de 1925, em Nova Iorque, EUA, a cidade que não dorme, sempre em movimento e com muita informação. Àquela época, os seus pais tinham papéis distintos na sociedade: a mãe, filha de um juiz, tinha um vasto conhecimento em assuntos cívicos e o seu pai era presidente da editora McCall, permitindo que Barbara, crescesse num seio familiar que investia na educação. Assim, o conhecimento e a literacia estiveram desde sempre marcados na sua vida, sendo um dos princípios que Barbara viria a defender ao longo da sua carreira filantropa.

Humana e muito dedicada aos outros, Barbara, lutou por diversas causas de caridade, defendeu os direitos civis e a igualdade de género. Para ela, os direitos devem ser iguais para todos, homens e mulheres, tendo sido uma das primeiras defensoras desta causa. Defendia também que "o sonho americano é sobre oportunidades iguais para todos que trabalham duro. Se não dermos a todos a capacidade de ler e escrever, não estaremos a dar a todos uma oportunidade igual de sucesso". Neste sentido, criou a Fundação Barbara Bush para a Alfabetização Familiar com o objetivo de financiar programas de ensino para os pais de famílias com menores condições económicas aprenderem a ler. Para a ex primeira-dama, é nesta partilha de conhecimento entre pais e filhos que podemos encontrar o amor pleno.

E, falando de amor, é assim feita a história de Barbara e George.

Ainda uma garota, Barbara conheceu George H. W. Bush (presidente dos EUA, no período de Janeiro de 1989 a 1993) num baile de Natal em 1941, em Greenwich. Depois de se formar, George alistou-se como piloto na Marinha sendo destacado para uma missão, em 1944, na Segunda Grande Guerra. Um ano mais tarde, os dois casaram e tiveram seis filhos: George (1946), Pauline Robinson (1949), Jeb (1953), Neil Mallon (1955), Marvin Pierce (1956) e Dorothy Walker (1959).

Mãe e esposa dedicada, Barbara esteve sempre presente nos momentos mais difíceis e notórios dos seus filhos e do seu marido, como são exemplo o aumento dos impostos no mandato de George H. W. Bush ou na Guerra do Iraque aquando do mandato do seu filho. Esta união e afincada defesa está implicitamente associada à perda de uma das suas filhas, Robinson, que acabaria por sucumbir a um linfoma, ainda em tenra idade. A dor e a mágoa vivida pela família Bush tornou-os ainda mais unidos:

"Barbara Bush foi uma primeira-dama fabulosa e uma mulher diferente das outras, que levou a milhões o humor, pelo amor e pela literacia. Para nós ela foi muito mais. A mãe mantinha-nos no lugar ao mesmo tempo que nos fazia rir até ao fim. Eu sou um homem muito sortudo por ter tido a Barbara como minha mãe." (George W. Bush)

Nesta Primavera, Barbara foi convidada a escrever uma nota sobre o seu marido, George H. W. Bush, atualmente com 93 anos e a sofrer de Parkinson, para a revista dos alumni da Smith College: "Ainda sou velha e ainda estou apaixonada pelo homem com que me casei há 72 anos".

É assim que recordaremos Barbara: um coração cheio de amor. Uma Mulher lutadora e resiliente, que fez tudo pela sua família, passou valores, amou e ensinou a amar, que educou famílias e teve o dom de inspirar e ensinar o mundo. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...

  • Depositphotos_96954074_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    SALZBURGO - PARA LÁ DE MOZART

    Salzburgo, cujo nome significa literalmente "fortaleza de sal", foi refundada no século VIII por São Ruperto de Salzburgo, é a actual capital do Estado de Salzburgo e a quarta maior cidade da Áustria.

  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...


  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...

  • Zinco03

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

    A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração...

  • Depositphotos_39732177_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    ILHA DE PÁSCOA - O MISTÉRIO PERMANECE

    É talvez um dos segredos mais bem guardados da Humanidade, as "Moais", também conhecidas como as "Cabeças da Ilha de Páscoa", estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão "Rano Raraku", que podem pesar 88...


  • Furniture Made By History

    Home & Design

    Dez 31, 2015

    Mobiliário feito pela História

    A sociedade anónima Pinskdrev é a mais antiga empresa de Pinsk e da indústria de mobiliáro e caprintaria da Bielorussia, que comemorou 135 anos em 2015.

  • Reef of Colours

    Lifestyle & Travel

    Jan 31, 2016

    O Recife das Cores

    A Grande Barreira de Coral é uma das sete maravilhas do Mundo Natural e ao observarmos de longe compreende-se porquê. É mais extensa que a Grande Muralha da China e o único organismo vivo visível do espaço.

  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    Heavy lifting anywhere

    After the invention of the first rough-terrain masted forklift, in 1958, the brand founded by Andree Braud and Henry Faucheux never stopped growing. Today, the french company is one of the leading forklift manufacturers and supplies...