Research & Education

Mai 31, 2018

A MULHER POR TRÁS DO HOMEM

Mulher e mãe de dois presidentes dos Estados Unidos, Barbara Bush teve um papel fundamental na sua família, na América e no mundo

<

Por SARA LOUP

Em Abril de 2018 o mundo despediu-se de uma das mulheres mais marcantes da sociedade contemporânea: Barbara Bush. Inteligente, perspicaz, honesta, moral, emocional, forte e fiel – a também nominada Silver Fox (Raposa Prateada) – Barbara, partiu aos 92 anos, tendo tido um papel fulcral na família Bush, na luta pelos direitos civis e na promoção da literacia a todos.

Barbara Pierce Bush, foi a terceira filha de Pauline Robinson e Marvin Pierce. Nasceu em 8 de Junho de 1925, em Nova Iorque, EUA, a cidade que não dorme, sempre em movimento e com muita informação. Àquela época, os seus pais tinham papéis distintos na sociedade: a mãe, filha de um juiz, tinha um vasto conhecimento em assuntos cívicos e o seu pai era presidente da editora McCall, permitindo que Barbara, crescesse num seio familiar que investia na educação. Assim, o conhecimento e a literacia estiveram desde sempre marcados na sua vida, sendo um dos princípios que Barbara viria a defender ao longo da sua carreira filantropa.

Humana e muito dedicada aos outros, Barbara, lutou por diversas causas de caridade, defendeu os direitos civis e a igualdade de género. Para ela, os direitos devem ser iguais para todos, homens e mulheres, tendo sido uma das primeiras defensoras desta causa. Defendia também que "o sonho americano é sobre oportunidades iguais para todos que trabalham duro. Se não dermos a todos a capacidade de ler e escrever, não estaremos a dar a todos uma oportunidade igual de sucesso". Neste sentido, criou a Fundação Barbara Bush para a Alfabetização Familiar com o objetivo de financiar programas de ensino para os pais de famílias com menores condições económicas aprenderem a ler. Para a ex primeira-dama, é nesta partilha de conhecimento entre pais e filhos que podemos encontrar o amor pleno.

E, falando de amor, é assim feita a história de Barbara e George.

Ainda uma garota, Barbara conheceu George H. W. Bush (presidente dos EUA, no período de Janeiro de 1989 a 1993) num baile de Natal em 1941, em Greenwich. Depois de se formar, George alistou-se como piloto na Marinha sendo destacado para uma missão, em 1944, na Segunda Grande Guerra. Um ano mais tarde, os dois casaram e tiveram seis filhos: George (1946), Pauline Robinson (1949), Jeb (1953), Neil Mallon (1955), Marvin Pierce (1956) e Dorothy Walker (1959).

Mãe e esposa dedicada, Barbara esteve sempre presente nos momentos mais difíceis e notórios dos seus filhos e do seu marido, como são exemplo o aumento dos impostos no mandato de George H. W. Bush ou na Guerra do Iraque aquando do mandato do seu filho. Esta união e afincada defesa está implicitamente associada à perda de uma das suas filhas, Robinson, que acabaria por sucumbir a um linfoma, ainda em tenra idade. A dor e a mágoa vivida pela família Bush tornou-os ainda mais unidos:

"Barbara Bush foi uma primeira-dama fabulosa e uma mulher diferente das outras, que levou a milhões o humor, pelo amor e pela literacia. Para nós ela foi muito mais. A mãe mantinha-nos no lugar ao mesmo tempo que nos fazia rir até ao fim. Eu sou um homem muito sortudo por ter tido a Barbara como minha mãe." (George W. Bush)

Nesta Primavera, Barbara foi convidada a escrever uma nota sobre o seu marido, George H. W. Bush, atualmente com 93 anos e a sofrer de Parkinson, para a revista dos alumni da Smith College: "Ainda sou velha e ainda estou apaixonada pelo homem com que me casei há 72 anos".

É assim que recordaremos Barbara: um coração cheio de amor. Uma Mulher lutadora e resiliente, que fez tudo pela sua família, passou valores, amou e ensinou a amar, que educou famílias e teve o dom de inspirar e ensinar o mundo. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_96937952_xl-2015

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    LÃ DE CAMELO - DE QUENTE PARA MAIS QUENTE

    Se já sentiu arrepios ao ver o preço de um casaco de lã de camelo, pense só no conforto que tal investimento lhe poderia trazer em noites mais frias. A lã de camelo é um tecido macio, fofo, confortável, quente e respirável.

    ...

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...


  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • 91mRraW8AAL._SL1500_

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    ALÍVIO DAS ALERGIAS

    Abril significa Primavera, tempo bom, belos passeios pela praia ou pelo campo, flores e alergias. Para os que sofrem deste problema todos os anos, Primavera significa nariz congestionado, espirros, olhos vermelhos e até febres.

    ...

  • Depositphotos_87744168_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 26, 2018

    SOCIEDADE "CASHLESS"

    Embora sob formas e suportes diferentes, o dinheiro está na história do ser humano há mais de 3000 anos. Uma realidade incontornável para uma sociedade de consumo que vemos 'acelerar' a cada dia que passa


  •  handmade acoutic guitars, Michihiro Matsuda

    Culture & Art

    Fev 29, 2016

    O Som Perfeito

    Para conseguir o som e toque perfeitos de uma guitarra acústica são necessários anos de preparação e treino. Herdeiro da tradição das guitarras acústicas construídas à mão, Michihiro Matsuda produz apenas dez a doze instrumentos...

  • A Fortune of Mine

    Business & Industry

    Jan 31, 2016

    Uma Mina Afortunada

    Hoje em dia, metais como a prata, ouro chumbo e zinco são matérias-primas vitais no dia-a-dia. Desde telemóveis a energias renováveis e equipamento médico, este materiais preciosos e de base formam as fundações da sociedade. A...

  • Teerenpli1

    Food & Beverage

    Dez 1, 2016

    WHISKY COM CARÁCTER

    O Teerenpeli Single Malt Whisky é produzido na Teerenpeli Distillery, na Filândia. Devido à sua qualidade, os produtos podem estar à venda por curtos períodos de tempo.