Research & Education

Mai 31, 2018

A MULHER POR TRÁS DO HOMEM

Mulher e mãe de dois presidentes dos Estados Unidos, Barbara Bush teve um papel fundamental na sua família, na América e no mundo

Por SARA LOUP

Em Abril de 2018 o mundo despediu-se de uma das mulheres mais marcantes da sociedade contemporânea: Barbara Bush. Inteligente, perspicaz, honesta, moral, emocional, forte e fiel – a também nominada Silver Fox (Raposa Prateada) – Barbara, partiu aos 92 anos, tendo tido um papel fulcral na família Bush, na luta pelos direitos civis e na promoção da literacia a todos.

Barbara Pierce Bush, foi a terceira filha de Pauline Robinson e Marvin Pierce. Nasceu em 8 de Junho de 1925, em Nova Iorque, EUA, a cidade que não dorme, sempre em movimento e com muita informação. Àquela época, os seus pais tinham papéis distintos na sociedade: a mãe, filha de um juiz, tinha um vasto conhecimento em assuntos cívicos e o seu pai era presidente da editora McCall, permitindo que Barbara, crescesse num seio familiar que investia na educação. Assim, o conhecimento e a literacia estiveram desde sempre marcados na sua vida, sendo um dos princípios que Barbara viria a defender ao longo da sua carreira filantropa.

Humana e muito dedicada aos outros, Barbara, lutou por diversas causas de caridade, defendeu os direitos civis e a igualdade de género. Para ela, os direitos devem ser iguais para todos, homens e mulheres, tendo sido uma das primeiras defensoras desta causa. Defendia também que "o sonho americano é sobre oportunidades iguais para todos que trabalham duro. Se não dermos a todos a capacidade de ler e escrever, não estaremos a dar a todos uma oportunidade igual de sucesso". Neste sentido, criou a Fundação Barbara Bush para a Alfabetização Familiar com o objetivo de financiar programas de ensino para os pais de famílias com menores condições económicas aprenderem a ler. Para a ex primeira-dama, é nesta partilha de conhecimento entre pais e filhos que podemos encontrar o amor pleno.

E, falando de amor, é assim feita a história de Barbara e George.

Ainda uma garota, Barbara conheceu George H. W. Bush (presidente dos EUA, no período de Janeiro de 1989 a 1993) num baile de Natal em 1941, em Greenwich. Depois de se formar, George alistou-se como piloto na Marinha sendo destacado para uma missão, em 1944, na Segunda Grande Guerra. Um ano mais tarde, os dois casaram e tiveram seis filhos: George (1946), Pauline Robinson (1949), Jeb (1953), Neil Mallon (1955), Marvin Pierce (1956) e Dorothy Walker (1959).

Mãe e esposa dedicada, Barbara esteve sempre presente nos momentos mais difíceis e notórios dos seus filhos e do seu marido, como são exemplo o aumento dos impostos no mandato de George H. W. Bush ou na Guerra do Iraque aquando do mandato do seu filho. Esta união e afincada defesa está implicitamente associada à perda de uma das suas filhas, Robinson, que acabaria por sucumbir a um linfoma, ainda em tenra idade. A dor e a mágoa vivida pela família Bush tornou-os ainda mais unidos:

"Barbara Bush foi uma primeira-dama fabulosa e uma mulher diferente das outras, que levou a milhões o humor, pelo amor e pela literacia. Para nós ela foi muito mais. A mãe mantinha-nos no lugar ao mesmo tempo que nos fazia rir até ao fim. Eu sou um homem muito sortudo por ter tido a Barbara como minha mãe." (George W. Bush)

Nesta Primavera, Barbara foi convidada a escrever uma nota sobre o seu marido, George H. W. Bush, atualmente com 93 anos e a sofrer de Parkinson, para a revista dos alumni da Smith College: "Ainda sou velha e ainda estou apaixonada pelo homem com que me casei há 72 anos".

É assim que recordaremos Barbara: um coração cheio de amor. Uma Mulher lutadora e resiliente, que fez tudo pela sua família, passou valores, amou e ensinou a amar, que educou famílias e teve o dom de inspirar e ensinar o mundo. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • LG-rollable-OLED-display-flexible-rollable

    Technology

    Jun 1, 2017

    O SUPERMATERIAL

    Pode parecer incrível e surreal, mas os primeiros estudos deste novo material datam de 1947. O termo para definir o material é descrito pela primeira vez em 1962. A teoria de que esta substância poderia ser um condutor eléctrico...

  • AdobeStock_29464033 b

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    MIRO FORESTRY COMPANY - MADEIRA, A RIQUEZA ECOLÓGICA

    A madeira como matéria-prima cuja extracção é passível de sustentabilidade através da renovação, e a relação entre custo, qualidade e aproveitamento, faz dela um recurso impar. O seu crescimento em florestas é a melhor...

  • 2014-10-20 14.14.49

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    JARDINS DO FUTURO

    Se gosta de verde, prepare o coração, pois os jardins do futuro são de tirar o fôlego e vão estar por toda a parte. Do cantinho na varanda, à cozinha, sala de estar, área de serviço, quintal e, sobretudo, nas cidades e nos...


  • 1

    Science & Nature

    Out 3, 2018

    SPROUT PENCIL

    O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?

  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...

  • jaeger-lecoultre-janek-deskiewicz

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    O DESIGNER POR DETRÁS DO REVERSO

    A historia do polaco Janek Deleskiewicz é, actualmente, indissociável da história de um ícone internacional entre marcas de relógios: a Jaeger-LeCoultre; e, sobretudo do seu modelo de maior sucesso: o Reverso.


  • 1

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2015

    A touch of hair

    There's a little known fact in the world of cinema that goes unnoticed behind all the attention laid in the movies. It doesn't ever cross anyone's mind to worry about such detail. But, as a matter of fact, the wigs wore in a large number...

  • Cocoa Beans

    Food & Beverage

    Mar 1, 2015

    Choose Love

    Since 1870, the master chocolate makers of Laima have imported cocoa beans from the far-off Bay of Guinea in Africa, applying much love to the process of producing chocolate which has no equal anywhere else in the world.

  • AllPhotosBBS

    Business & Industry

    Jul 1, 2016

    RODAS DE SONHO

    A BBS, empresa fabricante de jantes, mantém este ano a sua posição de topo no mercado, tornando-se uma referência para outros fabricantes. Foi eleita 'Melhor Roda em 2016' pelos leitores das revistas auto alemãs, "Auto-Motor...