Science & Nature

Ago 1, 2017

A ÁRVORE DA VIDA

O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore faz parte do brasão do país) que diz que se um morto for sepultado dentro de um Baobá, a sua alma irá viver enquanto a planta existir.

O seu nome científico é Adansonia Digitata, mas são também conhecidas como embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras. Diante dela, em muitas regiões, as populações locais reúnem-se porque acreditam que o espírito do Baobá os ajuda a tomar decisões importantes.

O Baobá é muito mais do que uma árvore de grande porte que pode atravessar um milénio. Carrega consigo a força da resistência africana, a história da devoção do povo negro e o poder de transformar os preconceitos.

Hoje, muitos dos produtos que se retiram desta árvore são comercializados, sobretudo, no Brasil, existindo projectos para alargar a sua comercialização na Europa. Para tal, países como a Guiné Bissau, Senegal e Angola estão "abertos" ao investimento estrangeiro para expandir a exportação.

Com troncos extraordinários, que podem chegar a medir mais de 20 metros de diâmetro, são muitas vezes utilizadas pelos nativos como habitação ou armazém de produtos agrícolas. Na África do Sul, em Modjadjiskloof, Limpopo, uma dessas árvores foi transformada num bar – o "Baobá-Bar", com capacidade para 15 clientes.

Mas essas estruturas não são enormes por acaso: durante os meses de chuva, a água fica armazenada no interior do tronco — que é oco e resistente ao fogo — para enfrentar os meses de seca que se seguem, e existem registos de Baobás que chegaram a guardar até 100 mil litros do líquido.

Tudo, nessas plantas, pode ser aproveitado. Os frutos, chamados de mukua, são ricos em vitamina C, potássio e cálcio. Sua casca é utilizada no fabrico de cordas e tecidos; as folhas têm propriedades medicinais e são aproveitadas como condimento; e, das suas sementes, pode-se extrair um óleo rico em vitaminas A e F. Outro facto curioso prende-se com a sua floração que, geralmente, ocorre durante uma única noite.

O seu fruto é considerado uma das superfrutas, por ser um alimento rico e completo. As folhas são usadas na alimentação, frescas ou cozidas, pois também são muito nutritivas.

As sementes são comidas tostadas ou transformadas em farinha. Depois de secas e moídas são, também, utilizadas para fazer uma bebida que lembra o café.

Usos medicinais

A árvore é realmente "poderosa". O fruto do Baobá é uma boa fonte de vitaminas (especialmente vitamina C e vitaminas do complexo B), fibras, aminoácidos essenciais e ferro, possuindo ainda qualidades antissépticas, desintoxicantes e depurativas, antibacteriana e retardadora do envelhecimento.

Em África e no Brasil, nutricionistas e alguns médicos, recomendam o uso do pó de polpa desidratada e o óleo de semente de Baobá para tratar de problemas de pelo, erupções e queimaduras solares.

Segundo alguns especialistas, a ingestão do pó de Baobá permite a recuperação do sistema imunológico e as funções orgânicas após esgotamento.

Nesta árvore tudo é aproveitado: os frutos são consumidos 'in natura'; a água contida no tronco é aproveitada para beber e cozinhar; as folhas são usadas tanto cozidas, como alimento, quanto para fins medicinais; a polpa desidratada é usada para fazer papas, pirão, engrossar sopas e molhos assim como em bolos, sorvetes, pudins, pão, cuscuz, iogurte e biscoitos; e das sementes extrai-se óleo vegetal.

Onde comprar

Actualmente já se pode comprar pó de Baobá para utilizar como suplemento alimentar, mas tanto o óleo vegetal como a essência e o pó são bastante concentrados e podem, dependendo da sensibilidade de cada um, produzir efeitos adversos no organismo. Por esta razão, é melhor consultar um médico, sobre a necessidade e utilidade de se tomar este suplemento.

Uma organização sem fins lucrativos, a Baobab Fruit Co. do Senegal comercializa o fruto na Europa e na América do Norte e a PhytoTrade África tem planos para comercializar o fruto para angariar donativos que permitam "sustentar" cerca de 2,5 milhões de famílias mais pobres na África Austral.

O tamanho desta árvore é de tal maneira impressionante que algumas são usadas como casas, depósitos de grãos ou abrigos de animais, mas infelizmente a espécie está ameaçada de extinção.

Esta árvore divide-se em oito diferentes espécies, seis delas nativas de Madagáscar, na África, uma proveniente do Médio Oriente e uma outra variante, que surgiu na Austrália. Todas as espécies, no entanto, existem em outros países, incluindo o Brasil, sendo consideradas por alguns biólogos como as árvores mais antigas da Terra. Estima-se que possam atingir até dois mil anos de existência, calculados pelo seu diâmetro.

Lendas do Baobá

Há diversas lendas africanas sobre a origem dos Baobás, mas duas são mais conhecidas. Dizem que, no momento da criação, Deus presenteou todos os animais com a semente de uma árvore. O babuíno, um macaco conhecido por sua preguiça, recebeu as sementes de Baobá e, ao invés de plantá-las, simplesmente as jogou na terra. As sementes teriam brotado de ponta-cabeça, deixando as raízes da árvore à mostra e sua copa enterrada. Algumas tribos africanas atribuem a aparência da árvore a esta incrível lenda.

A segunda lenda diz que a árvore reinava sobre toda a África, mas o Baobá era tão soberbo que os deuses se enfureceram e as colocaram de cabeça para baixo como castigo. A lenda diz, ainda, que aqueles que comerem seus frutos serão amaldiçoados com a morte pela boca de um leão.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...

  • Depositphotos_59323415_xl-2015

    Research & Education

    Mar 1, 2017

    LIVROS ESCOLARES EM TABLETS - MENOS PESO, MENOS CONHECIMENTO?

    Um pouco por todo o mundo, os pais estão preocupados com o peso que as mochilas escolares dos seus filhos têm de comportar todos os dias. Isto prende-se com o volume e número de manuais escolares que os alunos carregam, muitas...

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.


  • Depositphotos_87744168_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 26, 2018

    SOCIEDADE "CASHLESS"

    Embora sob formas e suportes diferentes, o dinheiro está na história do ser humano há mais de 3000 anos. Uma realidade incontornável para uma sociedade de consumo que vemos 'acelerar' a cada dia que passa

  • AdobeStock_89316902_Preview

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES

    O mundo vive hoje tempos conturbados e a história da humanidade tem mostrado que as crises económicas reflectem crises civilizacionais mais profundas, de valores. Processos e conhecimentos que já tínhamos dado por adquiridos são...

  • Sony005

    Technology

    Abr 1, 2017

    LENTES DE CONTACTO SONY - GRAVAR NUM PISCAR DE OLHOS

    Ainda se recorda de quando os óculos que gravam e transmitem imagens ao vivo eram uma novidade? Já pode esquecer essa tecnologia obsoleta. A Sony patenteou uma lente de contacto capaz de gravar vídeos que pode ser controlada por...


  • Luxury & Fashion

    Abr 1, 2015

    Quest for Balance

    Since 1833, Jaeger-LeCoultre has proved able to strike just the right balance between nature and culture, innovation and tradition, growth and respect for the environment, international expansion and local roots.

  • 71PSsUIws9L._SL1500_

    Home & Design

    Dez 1, 2017

    POUPAR NA MOBÍLIA

    A Catastrophic Creations teve um começo extremamente humilde. Em 2013, o casal Mike e Megan começaram a empresa no quarto de hóspedes do seu apartamento, num terceiro andar, com duas serras, extrema boa vontade e o intuito de construir...

  • The Live Romance of Kenya

    Science & Nature

    Dez 31, 2015

    O Vivo Romance do Quénia

    Se for o sortudo a receber um ramo de impressionantes rosas nem dia de São Valentim, é provável que tenham vindo do Quénia. Este país é o terceiro maior exportador de flores cortadas no mundo, contribuindo com cerca de 25%...