Science & Nature

Ago 1, 2017

A ÁRVORE DA VIDA

O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore faz parte do brasão do país) que diz que se um morto for sepultado dentro de um Baobá, a sua alma irá viver enquanto a planta existir.

<

O seu nome científico é Adansonia Digitata, mas são também conhecidas como embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras. Diante dela, em muitas regiões, as populações locais reúnem-se porque acreditam que o espírito do Baobá os ajuda a tomar decisões importantes.

O Baobá é muito mais do que uma árvore de grande porte que pode atravessar um milénio. Carrega consigo a força da resistência africana, a história da devoção do povo negro e o poder de transformar os preconceitos.

Hoje, muitos dos produtos que se retiram desta árvore são comercializados, sobretudo, no Brasil, existindo projectos para alargar a sua comercialização na Europa. Para tal, países como a Guiné Bissau, Senegal e Angola estão "abertos" ao investimento estrangeiro para expandir a exportação.

Com troncos extraordinários, que podem chegar a medir mais de 20 metros de diâmetro, são muitas vezes utilizadas pelos nativos como habitação ou armazém de produtos agrícolas. Na África do Sul, em Modjadjiskloof, Limpopo, uma dessas árvores foi transformada num bar – o "Baobá-Bar", com capacidade para 15 clientes.

Mas essas estruturas não são enormes por acaso: durante os meses de chuva, a água fica armazenada no interior do tronco — que é oco e resistente ao fogo — para enfrentar os meses de seca que se seguem, e existem registos de Baobás que chegaram a guardar até 100 mil litros do líquido.

Tudo, nessas plantas, pode ser aproveitado. Os frutos, chamados de mukua, são ricos em vitamina C, potássio e cálcio. Sua casca é utilizada no fabrico de cordas e tecidos; as folhas têm propriedades medicinais e são aproveitadas como condimento; e, das suas sementes, pode-se extrair um óleo rico em vitaminas A e F. Outro facto curioso prende-se com a sua floração que, geralmente, ocorre durante uma única noite.

O seu fruto é considerado uma das superfrutas, por ser um alimento rico e completo. As folhas são usadas na alimentação, frescas ou cozidas, pois também são muito nutritivas.

As sementes são comidas tostadas ou transformadas em farinha. Depois de secas e moídas são, também, utilizadas para fazer uma bebida que lembra o café.

Usos medicinais

A árvore é realmente "poderosa". O fruto do Baobá é uma boa fonte de vitaminas (especialmente vitamina C e vitaminas do complexo B), fibras, aminoácidos essenciais e ferro, possuindo ainda qualidades antissépticas, desintoxicantes e depurativas, antibacteriana e retardadora do envelhecimento.

Em África e no Brasil, nutricionistas e alguns médicos, recomendam o uso do pó de polpa desidratada e o óleo de semente de Baobá para tratar de problemas de pelo, erupções e queimaduras solares.

Segundo alguns especialistas, a ingestão do pó de Baobá permite a recuperação do sistema imunológico e as funções orgânicas após esgotamento.

Nesta árvore tudo é aproveitado: os frutos são consumidos 'in natura'; a água contida no tronco é aproveitada para beber e cozinhar; as folhas são usadas tanto cozidas, como alimento, quanto para fins medicinais; a polpa desidratada é usada para fazer papas, pirão, engrossar sopas e molhos assim como em bolos, sorvetes, pudins, pão, cuscuz, iogurte e biscoitos; e das sementes extrai-se óleo vegetal.

Onde comprar

Actualmente já se pode comprar pó de Baobá para utilizar como suplemento alimentar, mas tanto o óleo vegetal como a essência e o pó são bastante concentrados e podem, dependendo da sensibilidade de cada um, produzir efeitos adversos no organismo. Por esta razão, é melhor consultar um médico, sobre a necessidade e utilidade de se tomar este suplemento.

Uma organização sem fins lucrativos, a Baobab Fruit Co. do Senegal comercializa o fruto na Europa e na América do Norte e a PhytoTrade África tem planos para comercializar o fruto para angariar donativos que permitam "sustentar" cerca de 2,5 milhões de famílias mais pobres na África Austral.

O tamanho desta árvore é de tal maneira impressionante que algumas são usadas como casas, depósitos de grãos ou abrigos de animais, mas infelizmente a espécie está ameaçada de extinção.

Esta árvore divide-se em oito diferentes espécies, seis delas nativas de Madagáscar, na África, uma proveniente do Médio Oriente e uma outra variante, que surgiu na Austrália. Todas as espécies, no entanto, existem em outros países, incluindo o Brasil, sendo consideradas por alguns biólogos como as árvores mais antigas da Terra. Estima-se que possam atingir até dois mil anos de existência, calculados pelo seu diâmetro.

Lendas do Baobá

Há diversas lendas africanas sobre a origem dos Baobás, mas duas são mais conhecidas. Dizem que, no momento da criação, Deus presenteou todos os animais com a semente de uma árvore. O babuíno, um macaco conhecido por sua preguiça, recebeu as sementes de Baobá e, ao invés de plantá-las, simplesmente as jogou na terra. As sementes teriam brotado de ponta-cabeça, deixando as raízes da árvore à mostra e sua copa enterrada. Algumas tribos africanas atribuem a aparência da árvore a esta incrível lenda.

A segunda lenda diz que a árvore reinava sobre toda a África, mas o Baobá era tão soberbo que os deuses se enfureceram e as colocaram de cabeça para baixo como castigo. A lenda diz, ainda, que aqueles que comerem seus frutos serão amaldiçoados com a morte pela boca de um leão.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1st-Sydney-TonerPave-Street-Sept14-3(1)

    Business & Industry

    Abr 28, 2018

    RECICLAR, REUTILIZAR, REPAVIMENTAR

    O e-lixo é um problema crónico e global de poluição. Relatórios da United Nations University demonstram que apenas 20 por cento do e-lixo gerado, é depois colocado em programas oficiais de reciclagem

  • Prokudin-Gorskii-02

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

    A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na...

  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...


  • 4

    Technology

    Out 31, 2018

    ECRÃS FLEXÍVEIS ROYOLE

    "Muitas vezes é o caso de avanços tecnológicos, que são de alguma forma interessantes, mas depois passam muito tempo na fase de protótipo. Os detalhes costumam ser complicados, mas a Royole mostrou algumas telas flexíveis...

  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...


  • 7estrelas1

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2016

    As "SETE ESTRELAS" DA CHINA

    No coração de Xangai, nas pintorescas margens do Rio Huangpu, ergue-se o exuberante Wanda Reign on the Bund hotel, o primeiro hotel de luxo chinês para a elite que oferece serviços extremamente personalizados e que transcende...

  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    Feeding all animals is a important mission

    From cattle feed to specialized food used by performance animals, Versele-Laga has a developed a wide range of animal and pet nutrition that answers the needs of breeders and competitors.

  • 01

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2017

    A ARTE RENASCENTISTA DA JOALHARIA RUSSA

    Engenhosos artesãos russos do passado deixaram sua pegada brilhante na história da arte da joalharia. Com a ascensão da arte joalheira russa no século XIX, a glória da C. Faberge, Khlebnikov I., P. Ovtchinnikov, M. Perkhin, I....