Research & Education

Out 1, 2016

A EDUCAÇÃO SUPERLATIVA: FILOSOFIAS DE ENSINO NO MUNDO

Virtualmente, para além da qualidade da educação, métodos de ensino, e currículo académico, aquilo que realmente importa para os jovens ambiciosos e para os seus pais e educadores, é o círculo social onde estão inseridos enquanto estudantes.

O regresso às aulas já decorreu na esmagadora maioria das escolas e países, com ou sem perturbações próprias do início do ano escolar, após os ajustes iniciais. O foco agora são os programas escolares, os métodos de ensino e as escolas onde se podem alcançar os melhores resultados. A Your VIP Partner preparou uma pequena lista das melhores escolas mundiais de elite.

A mais elitista dos EUA

Phillips Exeter Academy, o internato mais prestigiado (de acordo com o website BoardingSchoolReview.com) nos Estados Unidos da América (EUA), usa o método de ensino "Harkness", elaborado e aplicado pelo próprio colégio, e muito usado na actualidade em diversas instituições de ensino em todo o mundo. O método consiste numa mesa oval, com 12 cadeiras em redor, onde um grupo de alunos e um professor se juntam para fazer um debate semelhante aos debates socráticos, no qual o professor (ao contrário de uma aula normal, na qual este se distancia dos alunos e é seu "superior") tem um papel pouco activo, intervindo pontualmente, e colocando questões que incentivem os alunos a descobrirem e a desenvolverem soluções por si próprios.

No Philips Exeter, também não há secretárias para os estudantes. Na sala de aula, estes sentam-se nestas mesas ovais com 12 cadeiras para pequenos grupos académicos, constituídos por um professor e cinco alunos. Este método encorajador formou famosos como Mark Zuckerberg (Criador do Facebook), Dan Brown (autor dos bestsellers "O Código Da Vinci", "Anjos & Demónios", etc.), o filósofo Daniel Dennet, e muitos outros.

Várias gerações de elite norte-americana formaram-se neste colégio interno, e quase todos eles se matricularam em universidades, um terço dos quais na denominada Ivy League (o grupo das oito mais prestigiadas universidades dos EUA).

Phillips Exeter Academy é um internato independente co-educacional, localizado em Exeter, New Hampshire, EUA, fundado em 1781 pelo Dr. John Phillips, um formando de Harvard e residente em Exeter. A principal filosofia de ensino deste internato é a mesma há 200 anos, "ligar a bondade com o conhecimento, desenvolvendo a consciência e treinando as mentes dos estudantes para que eles possam servir a sociedade", segundo as palavras do fundador.

Caixa: "O caloiro que abraça no campus é aquele que mais tarde se irá sentar ao seu lado no senado" – diz-se em Harvard.

A mais antiga no mundo

A King's School of Canterbury, em Kent, Reino Unido, é considerada a mais antiga escola em funcionamento contínuo no mundo, tendo sido fundada em 597 DC. Se esta é uma das melhores escolas co-educacionais no Reino Unido é um facto indubitável, no que toca à sua antiguidade não há, porém, certezas absolutas. No entanto, há alguns aspectos que a a associam a uma educação cristã. Um século depois da queda do Império Romano, em 597 DC, Sto. Agostinho deslocou-se a Canterbury para evangelizar Inglaterra, tendo provavelmente estabelecido uma escola nesta terra, e foi desta instituição que se desenvolveu a King's School contemporânea.

Esta escola já deu formação a muitos famosos. O Oxford Dictionary of National Biography contém mais de 130 nomes de formandos, entre os quais encontramos figuras proeminentes como W. Somerset Maugham, Sir Hugh Walpole, William Harvey, e muitos outros.

O foco académico da King's School fixa-se no desenvolvimento do indivíduo da forma mais abrangente possível, acompanhando as exigências do mundo contemporâneo, e encorajando a paixão pela aprendizagem.

A mais tradicional e menos tecnológica

Ironicamente, no coração de Sillicon Valley, na Califórnia, EUA, encontramos a Waldorf of the Peninsula School, uma escola que segue uma filosofia de ensino "sem ecrãs", ou por outras palavras, onde os computadores são proibidos. O que é ainda mais paradoxal, é que muitos dos seus pupilos são filhos de donos das maiores empresas tecnológicas do mundo, como a Google, a Apple e a Yahoo. Aqui estudam igualmente filhos de empreendedores, investigadores de Stanford, banqueiros, para quem não é a tecnologia que vai preparar os seus filhos para uma vida feliz e bem-sucedida, mas sim a interacção com bons professores, desenvolvendo as suas capacidades e habilidades, para um pensamento criativo, comunicação e inteligência emocional. Acreditam que quando chegar a altura das suas crianças aprenderem a lidar com tecnologia, facilmente o farão em casa.

Há mais de mil escolas, em mais de 60 países, a usarem o método educativo Waldorf, também conhecido como "educação Steiner", assim chamada em honra do fundador, Rudolf Steiner, o pai da antroposofia. A base do conceito da "Waldorf of the Peninsula School" é a integração holística do desenvolvimento intelectual, prático e artístico dos pupilos. As aulas mantêm-se simples e tradicionais – com quadros de ardósia, giz, livros, e caixas de lápis em secretárias de madeira e prateleiras recheadas de enciclopédias.

A mais cara do mundo

Num pitoresco planalto abrigado, 1.250 metros acima das águas do mar, bem alto nos tradicionais e encantadores chalés nos Alpes suíços, vivem os estudantes do Aiglon College, situado na aldeia alpina francófona de Chesières, junto ao resort de esqui de Villars.

O Aiglon College é famoso não só devido à educação que providencia aos estudantes, mas também por ser a escola mais cara do mundo – a propina anual para alunos internos é de 89,750 USD (80.272 EUR).

Este internato privado co-educacional foi fundado pelo britânico John C. Corlette, em 1949. Apesar de ser uma escola internacional, o currículo académico baseia-se no formato britânico de internato, as aulas são ministradas em inglês, excepto as de línguas e literaturas.

A aulas têm em média oito a doze estudantes, e um professor para cada seis alunos, havendo no total 60 professores a tempo inteiro e 20 em regime parcial, cujo objectivo é assegurar o desenvolvimento holístico de cada aluno, através de actividades académicas, físicas, culturais e espirituais.

O fundador da escola, John C. Corlette, inspirou-se na filosofia de Kurt Hahn, um educador alemão que fundou a organização internacional de escolas "Round Square", da qual a Aiglon faz parte. A filosofia consiste na aprendizagem através de seis ideais: Internacionalismo, Democracia, Ambiente, Liderança e Serviço (IDEALS - Internationalism, Democracy, Environment, Adventure, Leadership and Service).

O Aiglon College é também famoso pelo enfase que dá às actividades aventureiras, tais como caminhadas (os pupilos têm que fazer seis expedições de caminhadas por ano), esqui no Inverno e, no Verão, bicicleta de montanha, canoagem e escalada. Segundo a "Good Schools Guide International" a educação da Aiglon é deveras "dura fisicamente".

A mais democrática e alternativa

Sem testes, exames, avaliações e classificações - aprender ao seu próprio ritmo. Os estudantes é que determinam o que, e como aprendem, sob o acompanhamento dos professores. Aqui é possível ter um horário flexível, sendo os estudantes encarregados do próprio trabalho, e responsáveis pelo que fazem. O princípio base desta escola pouco usual é "Educação Não-Coerciva, Holística, Orientada para o Educando".

Situada em Toronto, no Canadá, a ALPHA Alternative School foi fundada em 1972 por um grupo de pais, e ainda é dirigida como uma "Cooperativa de Pais-Professores". O "Toronto District School Board" permite que a ALPHA providencie um ensino democrático a famílias de todos os níveis sociais, dando aos alunos o mesmo nível de ensino praticado nas restantes escolas públicas do país.

Juntamente com alunos e professores, os pais têm um papel-chave nesta escola. Todos contribuem com o seu talento, actividades voluntárias e partilha de habilidades. Os pais estão muito envolvidos na vida administrativa escolar, participando na tomada de decisões em diversos comités, bem como mentores para os estudantes, e partilhando experiências com os alunos individualmente.

No ambiente não-competitivo da ALPHA School, os alunos aprendem a diferença entre "liberdade e licença", seguindo a máxima do educador britânico A. S. Neill. Nos grupos multi-idade da ALPHA, são aplicados estilos de ensino individuais com pedagogias inovadoras, como a "Montessori", pedagogia crítica, métodos experimentais e de base artística, assegurando assim uma abordagem individual e holística para cada estudante.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 348262_1_800

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    ACAMPAR (REALMENTE) JUNTOS

    Acontece a todos os amantes de campismo. Quando finalmente acabam de montar a mesma tenda que têm há mais de dez anos, acham-na demasiado pequena para arrumar todas as inutilidades que se lembraram de levar.

  • 4

    Research & Education

    Nov 2, 2018

    SISTEMA EDUCATIVO FINLANDÊS

    "Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • pele

    Helthcare & Wellness

    Mai 16, 2018

    Envelhecendo graciosamente: Aperte sua pele com segurança e eficácia

    A proteção solar é a coisa mais importante que você pode fazer em qualquer idade para manter a pele saudável


  • AdobeStock_70053652

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PEQUENO ALMOÇO - COMEÇAR O DIA A COMER

    Os benefícios do pequeno-almoço para a saúde, não têm sido consensuais ao longo da história e, ainda hoje se discute que tipo de alimentos se devem ingerir de manhã e se estes devem ou não estar dependentes da actividade física...

  • 42-160319-AFRIC-ESIA-070-credit-Deakin-University

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    OUÇA COM ATENÇÃO

    Técnicas revolucionárias estão a moldar o mundo em todas as áreas e todas as temáticas. Quando olhamos em volta, vemos todo o tipo de propostas e aparelhos para preencher necessidades que nem sabíamos que eram necessárias.

    ...

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...


  • 1

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2015

    Leather leader

    It's 1453, and the Turks have Istanbul surrounded. The Fatih Sultan Mehmet stayed in a place called Kazlıçeşme, a place that contained plenty of good water, suitable for leather tanning. After Istanbul was conquered, the Sultan reserved...

  • 1902 mannequin

    Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    Chantelle

    French lingerie – one of life's finest pleasures – is a definitive symbol of the feminine mystique. The idea that something so small could have such timeless appeal speaks volumes about French sensibility, and an allure that defies...

  • _MG_0221

    Food & Beverage

    Mai 1, 2016

    Ligando Lisboa ao Mundo

    A funcionar há um ano, a Lisbon Business Connections – LBC é uma plataforma de promoção empresarial da cidade de Lisboa, que tem na figura dos Conectores os principais embaixadores. A importância destes funde-se com a da LBC,...