Food & Beverage

Abr 1, 2016

A Rede Social por Excelência

Imagine o aeroporto de Barajas feito, em grande escala, de gelatina. Agora imagine o que é possível fazer-se com gelatina usando centenas de moldes diferentes. É esse o trabalho que distingue Bompas & Parr, líderes em design baseado em sabor, experiência, pesquisa culinária, instalações arquitectónicas e design alimentar contemporâneo. De Londres, Reino Unido, para o Mundo, conheça a dupla que está a revolucionar o conceito de food design.

Cozinhar está na moda, de tal forma que houve um boom de cursos, workshops, livros, palestras, exposições e até programas de televisão um pouco por todo o Mundo, onde a apresentação dos pratos é muito valorizada. A palavra gourmet entrou no léxico diário na hora de escolher o local de refeição, mas há outro conceito inovador, artístico e cultural que é cada vez mais considerado – o food design.

Constituído por uma equipa de criativos, cozinheiros, designers, técnicos e arquitectos especializados, o estúdio de Sam Bompas e Harry Parr, criado em 2007, experimenta, desenvolve, produz e faz instalações artísticas e trabalhos de arte usando gelatina. Apesar de terem ficado conhecidos por estes trabalhos, fazem igualmente eventos mais convencionais como casamentos, onde utilizam outro tipo de alimentos, recorrendo sempre a parcerias com engenheiros, artistas, cientistas e outros especialistas que confiram inovação à apresentação da comida. Sabores imersivos, uma nuvem habitável de gin tónico, fogos de artifício multi-sensoriais, uma espada flamejante para cortar bolo, são exemplos da criatividade que os distingue.

Quanto às gelatinas, são inúmeros os trabalhos realizados com recurso a uma diversidade de moldes arquitectónicos, cores e tamanhos. Elas podem ser integradas numa refeição ou numa exposição como peça central. Um dos exemplos mais emblemáticos do trabalho desta dupla foi a elaboração do aeroporto de Barajas, em gelatina, para a festa do 75º aniversário do Lord Rogers. Já anteriormente haviam realizado o "Banquete de Gelatinas", no "Festival de Arquitectura de Londres", em 2008, no qual marcaram presença mais de 2000 pessoas, e cativaram os arquitectos mais importantes do mundo, como o Lord Foster, o Lord Rogers e o Sir Nicholas Grimshaw. Em 2009, elaboraram um mapa com mais de 250 moldes para o programa "Early Show" do canal de televisão norte-americano CBS. O sucesso dos trabalhos em gelatina foi tal que em 2010 editaram o livro
"Jelly with Bompas & Parr".

Não menos inovador foi uma cidade feita de biscoitos para a festa de Natal 2013 da Selfrigdes. Nesta cidade foram retratados edifícios demolidos de Londres como o Euston Arch, a Old London Bridge, a Newgate Gaol e o City of London Lying-In Hospital, assim como projectos que nunca foram construídos como o memorial da Batalha de Waterloo. Esta cidade comestível levou 400 horas a construir e ocupou 10 metros quadrados de área e 2,8 metros de altura.

A dupla tem trabalhado com algumas das mais importantes instituições culturais do mundo, como o Barbican Art Gallery, Centro de Garagem de Cultura Contemporânea, Salon del Mobile e o San Francisco Museum of Modern Art, e com empresas como Diageo, Cargill, Selfridges, Disney, Louis Vuitton, Kraft Foods, etc. Em Janeiro último, expuseram no Museu Britânico dos Alimentos, em Borough Market, Londres, a primeira instituição cultural do mundo dedicada à história, evolução, ciência, sociologia e arte de alimentos. Ligada à cultura de cada país, a comida ganha várias formas, vejamos por exemplo o formato do donut, que tem um buraco no meio, é inspirado num pão judaico que era carregado em varas para ser vendido no mercado. Portanto, a comida para além de agradável aos olhos, tem em conta a logística de distribuição a que o design procura responder. Actualmente, é comum encontrarmos perfis dedicados à comida em redes sociais, onde são expostas imagens de pratos muito apetecíveis. No Instagram, por exemplo, os mais famosos são "The The Art of Plating", com 192 mil seguidores e o "Gastro Art" com 185 mil seguidores. Não obstante ser apreciada das mais variadas formas, a comida continua a ser a rede social por excelência que liga as pessoas em seu redor.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.

  • IMG_6941

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    A CIDADE DAS CAVERNAS

    Quase se pode dizer que é uma cidade "bipolar". É "apenas" um dos locais habitados pelo Homem mais antigos do mundo, tendo a sua origem ainda na pré-história. E é também um dos locais mais preservados.

  • C8b--OIXgAA2KZb

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    T-shirts de Plástico Reciclado

    A produção destas t-shirts, que podem elas próprias também ser recicladas, foi planeada de modo a eliminar ao máximo a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis e pelo próprio plástico que, após a sua...


  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...


  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Complete ship management

    Managing a cruise ship is a complex task. After all, it's a floating city with immense logistic requirements. From food to passengers' accounts, everything needs to be monitored by a reliable centralized system that can be customized...

  • 1

    Science & Nature

    Jun 1, 2015

    Tooth restauration made easy

    Tooth enamel is the hardest substance in the human body. It has to last a lifetime and it is responsible for the appearance of teeth. Its main role is protecting the soft, sensitive core from acid erosion. It owes its strength to its...

  • main

    Food & Beverage

    Jun 1, 2015

    Russia's number One

    Beer is one of the oldest drinks known to man. In Russia, beer is synonim of Baltyka, the country's best-seller since 1996. One of the most valuable brands in Russia, the company is a part of Carlsberg Group and exports beer and goods...