Technology

Fev 1, 2017

A ERA INTELIGENTE

Na edição de Janeiro, fizémos referência às novas tecnologias que vão mudar a vida das pessoas e comprometemo-nos a acompanhar a matéria ao longo de 2017. Nesse sentido, é inevitável recorrer à referência mundial da indústria tecnológica: o "Consumer Electronics Show", que decorreu na cidade norte-americana de Las Vegas, no início deste ano.

<

Sendo a maior montra de avanços tecnológicos do mundo, promove em paralelo, vários concursos destinados a destacar o que de melhor se desenvolve na área. Vinte e oito concursos, para referir um número exacto, dos quais seleccionámos sete vencedores de várias áreas e com finalidades distintas, para que fique com uma ideia global das mudanças que o ano 2017 pode trazer às nossas vidas, eventualmente, "alterando-as para sempre".

1. Zera Food Recycler, da Whirlpool

Um pouco por todo o mundo, os serviços de compostagem de lixo orgânico já estão a ser processados e reciclados para produzir fertilizantes. Contudo, esta ainda não é uma opção que chegue a todas a pessoas, ou a todas as cidades. Este Zera Food Recycler, da Whirlpool, pode ser uma solução para quem tem uma horta ou um jardim, e tem preocupações ambientais. Trata-se de um novo aparelho de cozinha que transforma os restos de comida em fertilizante. Depois de ligado e preparado, basta depositar estes restos num compartimento próprio e deixar o filtro de carbono (que também serve para neutralizar o odor) e um aditivo à base de plantas fazer o resto. No espaço de uma semana, terá um fertilizante para utilizar na horta ou no jardim. Este aparelho apenas não transforma ossos e caroços por serem demasiado duros para a compostagem simples.

2. XGIMI Z4 Aurora Screenless TV

Houve um tempo em que projectar um filme ou um canal de TV numa grande superfície implicava um aparelho de dimensões consideráveis, e de uma superfície própria para o efeito. O Z4 Aurora, da empresa tecnológica chinesa, XGIMI, reduz tudo isto ao tamanho de uma pequena caixa. É um projector de imagem LED, que transforma qualquer superfície num imenso ecrã, até 300 polegadas, com qualidade 4K. A comunicação pode ser feita via WiFi, pode ser controlado por gestos, tem uma incrível qualidade de som (graças à parceria com a Harman Kardon) e é capaz de projectar imagem 3D, mediante a utilização dos óculos com que vem equipado. O disco interno de 7GB tem capacidade para armazenar qualquer tipo de conteúdos (até jogos), e permite ajustar a imagem, mesmo que o aparelho não esteja geometricamente colocado em relação à superfície de projecção.

3. Smart Remote, da Sevenhugs

É o sonho de qualquer homem sedentário: um controlo remoto universal, que consegue controlar vários aparelhos domésticos, bastando para isso, apontar o controlo para o aparelho em questão. Em vez de apresentar vários botões para várias funcionalidades, o controlo é feito através de um ecrã sensível ao toque, que muda e se adapta às funcionalidades do aparelho que pretende controlar. Este controlo remoto inteligente utiliza um grupo de sensores de parede para controlar a posição e orientação do controlo e, mesmo quando dois aparelhos estão muito perto, o ecrã apresenta um selector simples para escolher qual dos aparelhos quer controlar.

4. Sleep Number 360

O fabricante Sleep Number apresentou um novo colchão inteligente. Não duvide: o colchão faz muito por si e pela qualidade do seu sono. Vejamos: ajusta-se automaticamente à sua posição de sono para que esteja sempre confortável; eleva a posição da cabeça para prevenir o ronco; calcula a qualidade de sono mediante leituras do batimento cardíaco, ritmo respiratório, voltas na cama; e até tem um aquecedor para manter os pés na temperatura ideal para um melhor descanso. Os sensores ao fundo da cama, e uma câmara de ar são capazes de mudar a posição do corpo ou adaptarem-se a essa posição, e possui uma camada especial para apoiar o apoio da cabeça. Todas as funcionalidades e leituras são depois transmitidas para uma aplicação do seu telefone (via Bluetooth) para que possa avaliar e controlar a qualidade do seu descanso.

5. Link AKC

Esta coleira inteligente para cães é um verdadeiro monitor de tudo o que um animal de estimação precisa. Informa a localização do cão, fornece informação sobre o exercício ideal, regista dados veterinários, faz leitura de temperatura, incorpora uma luz LED para visibilidade nocturna e ainda toca música para que o animal tenha uma aprendizagem mais efectiva e calma. É uma coleira leve e discreta, adaptável a vários portes de cão, funciona com uma bateria que tem um tempo de vida até cinco dias e é resistente à água. Todas estas leituras são legíveis num smartphone com a aplicação fornecida pelo fabricante e podem ser armazenadas num computador mediante a colocação da coleira num leitor próprio, também fornecido com esta. Acresce que também regista os bons momentos passados entre cão e dono.

6. K'Track G, da PKparis

O K'Track Glucose é o primeiro monitor móvel de leitura dos níveis de glucose. Ideal para diabéticos, faz a leitura sem esforços, dores, e recurso a recolha de sangue numa questão de segundos. Utiliza um bio-sensor capaz de fazer esta monitorização apenas pelo contacto com a pele. É totalmente imperceptível e pode fazer leituras ilimitadas por períodos de 30 dias, com registo no mostrador do aparelho K'Track, mas também pode ser sincronizado com um computador através da aplicação própria da PKparis. É possível ser utilizado durante a prática de desportos, quando os níveis de glucose ficam mais sujeitos a picos.

7. Cota Tile, da Ossia

Vivemos na "era da inteligência", mas não tanto que dispense o recurso a baterias de alimentação. E, por isso, a Ossia desenvolveu o Cota Tile: um carregador universal de baterias, sem fios e aplicável a grandes espaços. Parece-se muito com um pequeno monólito que se aplica num tecto (por exemplo) capaz de carregar qualquer dispositivo compatível com o sistema. Esta pequena peça faz 100 leituras por segundo de todo o espaço e fornece a informação de qualquer aparelho com pouca bateria a um controlador central que, por sua vez, emite toda a energia necessária para fazer o carregamento do aparelho no menor espaço de tempo. É possível criar uma rede de carregadores sem fios, o que faz com que um utilizador, menos que não saiba que o é, possa mudar de sala e continuar a carregar a bateria do seu computador portátil, smartphone ou smartwatch.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • aula3

    Research & Education

    Mar 22, 2018

    NO TOPO DO MUNDO

    Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.


  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • Depositphotos_39732177_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    ILHA DE PÁSCOA - O MISTÉRIO PERMANECE

    É talvez um dos segredos mais bem guardados da Humanidade, as "Moais", também conhecidas como as "Cabeças da Ilha de Páscoa", estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão "Rano Raraku", que podem pesar 88...

  • campeõeseuropa

    Sport

    Mai 11, 2018

    O PAÍS DO FUTEBOL

    Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla


  • Senator pen

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    História Escrita

    Quando alguém na Alemanha procura uma caneta esferográfica produzida internamente, provavelmente será uma Senator. A marca tem mais de 90 anos de experiência na produção e distribuição de instrumentos de escrita. A sua inventividade...

  • Lifestyle & Travel

    Set 1, 2015

    Whistler is unique

    British Columbia has ten mountain ranges that push west from The Rockies in a crowded parade until they fall into the Pacific. Thousand year old trees that deftly divide the light falling on an impossibly green forest floor. Glacier-fed...

  • Photo-credit-Courtesy-of-Scaled-Composites,-LLC

    Technology

    Abr 1, 2016

    Turismo no Espaço

    Este mês celebra-se o aniversário do primeiro homem no Espaço. Há 55 anos, a 12 de Abril de 1961, às 9:07h (hora de Moscovo), a nave "Vostok 1", transportando um humano, partia do cosmódromo soviético de Baikonur dando início...