Technology

Fev 1, 2017

A ERA INTELIGENTE

Na edição de Janeiro, fizémos referência às novas tecnologias que vão mudar a vida das pessoas e comprometemo-nos a acompanhar a matéria ao longo de 2017. Nesse sentido, é inevitável recorrer à referência mundial da indústria tecnológica: o "Consumer Electronics Show", que decorreu na cidade norte-americana de Las Vegas, no início deste ano.

Sendo a maior montra de avanços tecnológicos do mundo, promove em paralelo, vários concursos destinados a destacar o que de melhor se desenvolve na área. Vinte e oito concursos, para referir um número exacto, dos quais seleccionámos sete vencedores de várias áreas e com finalidades distintas, para que fique com uma ideia global das mudanças que o ano 2017 pode trazer às nossas vidas, eventualmente, "alterando-as para sempre".

1. Zera Food Recycler, da Whirlpool

Um pouco por todo o mundo, os serviços de compostagem de lixo orgânico já estão a ser processados e reciclados para produzir fertilizantes. Contudo, esta ainda não é uma opção que chegue a todas a pessoas, ou a todas as cidades. Este Zera Food Recycler, da Whirlpool, pode ser uma solução para quem tem uma horta ou um jardim, e tem preocupações ambientais. Trata-se de um novo aparelho de cozinha que transforma os restos de comida em fertilizante. Depois de ligado e preparado, basta depositar estes restos num compartimento próprio e deixar o filtro de carbono (que também serve para neutralizar o odor) e um aditivo à base de plantas fazer o resto. No espaço de uma semana, terá um fertilizante para utilizar na horta ou no jardim. Este aparelho apenas não transforma ossos e caroços por serem demasiado duros para a compostagem simples.

2. XGIMI Z4 Aurora Screenless TV

Houve um tempo em que projectar um filme ou um canal de TV numa grande superfície implicava um aparelho de dimensões consideráveis, e de uma superfície própria para o efeito. O Z4 Aurora, da empresa tecnológica chinesa, XGIMI, reduz tudo isto ao tamanho de uma pequena caixa. É um projector de imagem LED, que transforma qualquer superfície num imenso ecrã, até 300 polegadas, com qualidade 4K. A comunicação pode ser feita via WiFi, pode ser controlado por gestos, tem uma incrível qualidade de som (graças à parceria com a Harman Kardon) e é capaz de projectar imagem 3D, mediante a utilização dos óculos com que vem equipado. O disco interno de 7GB tem capacidade para armazenar qualquer tipo de conteúdos (até jogos), e permite ajustar a imagem, mesmo que o aparelho não esteja geometricamente colocado em relação à superfície de projecção.

3. Smart Remote, da Sevenhugs

É o sonho de qualquer homem sedentário: um controlo remoto universal, que consegue controlar vários aparelhos domésticos, bastando para isso, apontar o controlo para o aparelho em questão. Em vez de apresentar vários botões para várias funcionalidades, o controlo é feito através de um ecrã sensível ao toque, que muda e se adapta às funcionalidades do aparelho que pretende controlar. Este controlo remoto inteligente utiliza um grupo de sensores de parede para controlar a posição e orientação do controlo e, mesmo quando dois aparelhos estão muito perto, o ecrã apresenta um selector simples para escolher qual dos aparelhos quer controlar.

4. Sleep Number 360

O fabricante Sleep Number apresentou um novo colchão inteligente. Não duvide: o colchão faz muito por si e pela qualidade do seu sono. Vejamos: ajusta-se automaticamente à sua posição de sono para que esteja sempre confortável; eleva a posição da cabeça para prevenir o ronco; calcula a qualidade de sono mediante leituras do batimento cardíaco, ritmo respiratório, voltas na cama; e até tem um aquecedor para manter os pés na temperatura ideal para um melhor descanso. Os sensores ao fundo da cama, e uma câmara de ar são capazes de mudar a posição do corpo ou adaptarem-se a essa posição, e possui uma camada especial para apoiar o apoio da cabeça. Todas as funcionalidades e leituras são depois transmitidas para uma aplicação do seu telefone (via Bluetooth) para que possa avaliar e controlar a qualidade do seu descanso.

5. Link AKC

Esta coleira inteligente para cães é um verdadeiro monitor de tudo o que um animal de estimação precisa. Informa a localização do cão, fornece informação sobre o exercício ideal, regista dados veterinários, faz leitura de temperatura, incorpora uma luz LED para visibilidade nocturna e ainda toca música para que o animal tenha uma aprendizagem mais efectiva e calma. É uma coleira leve e discreta, adaptável a vários portes de cão, funciona com uma bateria que tem um tempo de vida até cinco dias e é resistente à água. Todas estas leituras são legíveis num smartphone com a aplicação fornecida pelo fabricante e podem ser armazenadas num computador mediante a colocação da coleira num leitor próprio, também fornecido com esta. Acresce que também regista os bons momentos passados entre cão e dono.

6. K'Track G, da PKparis

O K'Track Glucose é o primeiro monitor móvel de leitura dos níveis de glucose. Ideal para diabéticos, faz a leitura sem esforços, dores, e recurso a recolha de sangue numa questão de segundos. Utiliza um bio-sensor capaz de fazer esta monitorização apenas pelo contacto com a pele. É totalmente imperceptível e pode fazer leituras ilimitadas por períodos de 30 dias, com registo no mostrador do aparelho K'Track, mas também pode ser sincronizado com um computador através da aplicação própria da PKparis. É possível ser utilizado durante a prática de desportos, quando os níveis de glucose ficam mais sujeitos a picos.

7. Cota Tile, da Ossia

Vivemos na "era da inteligência", mas não tanto que dispense o recurso a baterias de alimentação. E, por isso, a Ossia desenvolveu o Cota Tile: um carregador universal de baterias, sem fios e aplicável a grandes espaços. Parece-se muito com um pequeno monólito que se aplica num tecto (por exemplo) capaz de carregar qualquer dispositivo compatível com o sistema. Esta pequena peça faz 100 leituras por segundo de todo o espaço e fornece a informação de qualquer aparelho com pouca bateria a um controlador central que, por sua vez, emite toda a energia necessária para fazer o carregamento do aparelho no menor espaço de tempo. É possível criar uma rede de carregadores sem fios, o que faz com que um utilizador, menos que não saiba que o é, possa mudar de sala e continuar a carregar a bateria do seu computador portátil, smartphone ou smartwatch.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?

  • Furoshiki

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    EMBRULHE OS SEUS PÉS

    Furoshiki é o nome da arte tradicional japonesa de embrulhar objectos em pano. Agora, pela mão da marca italiana Vibram, esta arte é também aplicável aos pés.  

  • 2014-10-20 14.14.49

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    JARDINS DO FUTURO

    Se gosta de verde, prepare o coração, pois os jardins do futuro são de tirar o fôlego e vão estar por toda a parte. Do cantinho na varanda, à cozinha, sala de estar, área de serviço, quintal e, sobretudo, nas cidades e nos...


  • TransCanadaTrail002

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    TRANS-CANADIANO - O GRANDE TRILHO QUE UNE O CANADÁ

    Iniciado em 1992, o Trilha Trans-Canadiano tem como propósito unir os extremos do Canadá desde o oceano Atlântico ao Pacífico e ao Ártico, e estás prestes a ser concluído este Outono, precisamente no ano do 150º aniversário...

  • Bradley001

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    FUME-O VOCÊ MESMO

    É um facto incontornável que em pleno século XXI os chefs de gastronomia se tornaram nas novas estrelas rock, não há canal que não tenha os seus próprios programas de culinária e/ou promova concursos de culinário aos quais...

  • AdobeStock_112601508

    Research & Education

    Jun 1, 2017

    Ciclovias que brilham

    Até há relativamente pouco tempo os materiais que brilham no escuro não tinham funções que fossem muito além do prazer decorativo. Mas a luminescência foi conquistando aplicações mais utilitárias e hoje, literalmente, está...


  • Food & Beverage

    Mar 1, 2015

    From the Plant to the Cup

    Delta Coffee, in the form of its founder, Manuel Rui Azinhais Nabeiro, brought the magic of coffee into the business model.

  • CottonPlant

    Culture & Art

    Jul 1, 2015

    Weaves of cotton

    Pakistan is today one of the main producers of textiles in the world, accounting for about 9 % of the textile needs, producing several types of textile products: cotton spinning (yarn), cotton weaving (cloth), cotton fabric, home textiles,...

  • 01 Lenzing

    Home & Design

    Set 1, 2016

    GARANTIA DE UM VERDADEIRO BOM DIA

    Um indivíduo passa em media oito a dez horas por dia a dormir. Para dormir bem, há que ter em conta a roupa de cama e o tipo de lençóis capazes de lhe proporcionar os melhores sonhos. Se ainda não tinha pensado nisso, experimente...