Technology

Fev 1, 2017

A ERA INTELIGENTE

Na edição de Janeiro, fizémos referência às novas tecnologias que vão mudar a vida das pessoas e comprometemo-nos a acompanhar a matéria ao longo de 2017. Nesse sentido, é inevitável recorrer à referência mundial da indústria tecnológica: o "Consumer Electronics Show", que decorreu na cidade norte-americana de Las Vegas, no início deste ano.

<

Sendo a maior montra de avanços tecnológicos do mundo, promove em paralelo, vários concursos destinados a destacar o que de melhor se desenvolve na área. Vinte e oito concursos, para referir um número exacto, dos quais seleccionámos sete vencedores de várias áreas e com finalidades distintas, para que fique com uma ideia global das mudanças que o ano 2017 pode trazer às nossas vidas, eventualmente, "alterando-as para sempre".

1. Zera Food Recycler, da Whirlpool

Um pouco por todo o mundo, os serviços de compostagem de lixo orgânico já estão a ser processados e reciclados para produzir fertilizantes. Contudo, esta ainda não é uma opção que chegue a todas a pessoas, ou a todas as cidades. Este Zera Food Recycler, da Whirlpool, pode ser uma solução para quem tem uma horta ou um jardim, e tem preocupações ambientais. Trata-se de um novo aparelho de cozinha que transforma os restos de comida em fertilizante. Depois de ligado e preparado, basta depositar estes restos num compartimento próprio e deixar o filtro de carbono (que também serve para neutralizar o odor) e um aditivo à base de plantas fazer o resto. No espaço de uma semana, terá um fertilizante para utilizar na horta ou no jardim. Este aparelho apenas não transforma ossos e caroços por serem demasiado duros para a compostagem simples.

2. XGIMI Z4 Aurora Screenless TV

Houve um tempo em que projectar um filme ou um canal de TV numa grande superfície implicava um aparelho de dimensões consideráveis, e de uma superfície própria para o efeito. O Z4 Aurora, da empresa tecnológica chinesa, XGIMI, reduz tudo isto ao tamanho de uma pequena caixa. É um projector de imagem LED, que transforma qualquer superfície num imenso ecrã, até 300 polegadas, com qualidade 4K. A comunicação pode ser feita via WiFi, pode ser controlado por gestos, tem uma incrível qualidade de som (graças à parceria com a Harman Kardon) e é capaz de projectar imagem 3D, mediante a utilização dos óculos com que vem equipado. O disco interno de 7GB tem capacidade para armazenar qualquer tipo de conteúdos (até jogos), e permite ajustar a imagem, mesmo que o aparelho não esteja geometricamente colocado em relação à superfície de projecção.

3. Smart Remote, da Sevenhugs

É o sonho de qualquer homem sedentário: um controlo remoto universal, que consegue controlar vários aparelhos domésticos, bastando para isso, apontar o controlo para o aparelho em questão. Em vez de apresentar vários botões para várias funcionalidades, o controlo é feito através de um ecrã sensível ao toque, que muda e se adapta às funcionalidades do aparelho que pretende controlar. Este controlo remoto inteligente utiliza um grupo de sensores de parede para controlar a posição e orientação do controlo e, mesmo quando dois aparelhos estão muito perto, o ecrã apresenta um selector simples para escolher qual dos aparelhos quer controlar.

4. Sleep Number 360

O fabricante Sleep Number apresentou um novo colchão inteligente. Não duvide: o colchão faz muito por si e pela qualidade do seu sono. Vejamos: ajusta-se automaticamente à sua posição de sono para que esteja sempre confortável; eleva a posição da cabeça para prevenir o ronco; calcula a qualidade de sono mediante leituras do batimento cardíaco, ritmo respiratório, voltas na cama; e até tem um aquecedor para manter os pés na temperatura ideal para um melhor descanso. Os sensores ao fundo da cama, e uma câmara de ar são capazes de mudar a posição do corpo ou adaptarem-se a essa posição, e possui uma camada especial para apoiar o apoio da cabeça. Todas as funcionalidades e leituras são depois transmitidas para uma aplicação do seu telefone (via Bluetooth) para que possa avaliar e controlar a qualidade do seu descanso.

5. Link AKC

Esta coleira inteligente para cães é um verdadeiro monitor de tudo o que um animal de estimação precisa. Informa a localização do cão, fornece informação sobre o exercício ideal, regista dados veterinários, faz leitura de temperatura, incorpora uma luz LED para visibilidade nocturna e ainda toca música para que o animal tenha uma aprendizagem mais efectiva e calma. É uma coleira leve e discreta, adaptável a vários portes de cão, funciona com uma bateria que tem um tempo de vida até cinco dias e é resistente à água. Todas estas leituras são legíveis num smartphone com a aplicação fornecida pelo fabricante e podem ser armazenadas num computador mediante a colocação da coleira num leitor próprio, também fornecido com esta. Acresce que também regista os bons momentos passados entre cão e dono.

6. K'Track G, da PKparis

O K'Track Glucose é o primeiro monitor móvel de leitura dos níveis de glucose. Ideal para diabéticos, faz a leitura sem esforços, dores, e recurso a recolha de sangue numa questão de segundos. Utiliza um bio-sensor capaz de fazer esta monitorização apenas pelo contacto com a pele. É totalmente imperceptível e pode fazer leituras ilimitadas por períodos de 30 dias, com registo no mostrador do aparelho K'Track, mas também pode ser sincronizado com um computador através da aplicação própria da PKparis. É possível ser utilizado durante a prática de desportos, quando os níveis de glucose ficam mais sujeitos a picos.

7. Cota Tile, da Ossia

Vivemos na "era da inteligência", mas não tanto que dispense o recurso a baterias de alimentação. E, por isso, a Ossia desenvolveu o Cota Tile: um carregador universal de baterias, sem fios e aplicável a grandes espaços. Parece-se muito com um pequeno monólito que se aplica num tecto (por exemplo) capaz de carregar qualquer dispositivo compatível com o sistema. Esta pequena peça faz 100 leituras por segundo de todo o espaço e fornece a informação de qualquer aparelho com pouca bateria a um controlador central que, por sua vez, emite toda a energia necessária para fazer o carregamento do aparelho no menor espaço de tempo. É possível criar uma rede de carregadores sem fios, o que faz com que um utilizador, menos que não saiba que o é, possa mudar de sala e continuar a carregar a bateria do seu computador portátil, smartphone ou smartwatch.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • allergie-alimentari-microbioma

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    EU, O SER COLECTIVO

    Alguma vez parou para pensar que você não é um, mas sim muitos? Não me refiro apenas ao legado histórico, aquilo que assimilou dos seus pais, genes, tiques, maneiras de falar etc. Refiro-me a quantidade de organismos que fazem de...

  • MokshJewellery002.jpg__1536x0_q75_crop-scale_subsampling-2_upscale-false

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    MOKSH AND KAMYEN - MAIS BRILHANTE QUE O SOL

    Existe alguma outra nação que goste tanto de adornar as suas mulheres como os povos da Índia? Desde a cabeça, narizes, braços, cintura, até aos dedos dos pés, o arsenal feminino indiano tem peças sofisticadas de joalharia...

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu


  • Hotel-deserto-Marrocos

    Lifestyle & Travel

    Jun 26, 2018

    UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

    Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

    ...

  • Viagem marco

    Lifestyle & Travel

    Mar 3, 2018

    AVENTURA SEM TURISMO

    O turismo de aventura tornou-se extramente popular na última década, mas perdeu também boa parte do seu realismo, afinal com visitas guiadas e resorts à porta fechada em hotéis de luxo pouco tem sobrado do espírito de aventura...

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.


  • 1worldsteel---Seong-Joon-Cho

    Business & Industry

    Mai 1, 2016

    MALAIAS PREFEREM FORNECEDORES INTERNOS DE AÇO

    A Malásia é, actualmente, o quarto maior importador de aço de todo o sudeste asiático, tendo a República Popular da China como principal fornecedor. A China é igualmente, seguida pelo Japão e pelos Estados Unidos da América...

  • 01

    Business & Industry

    Jan 1, 2017

    O VIDRO INTELIGENTE

    Definitivamente, chegaram os tempos em que tudo o que pensávamos ser teoria ou ficção, se tornam realidade. É o caso desta proposta da empresa norte-americana Kinestral: o vidro inteligente Halio.

  • 1

    Food & Beverage

    Mai 1, 2015

    Celebrate in russian style

    Taste the first and last word in luxury wine. Champagne might just be a single region in Northern France, but it's been making the most renowned sparkling wines for centuries.

    Popping the cork and toasting with sparkling, fizzy...