Lifestyle & Travel

Dez 31, 2015

Rituais Imutáveis

Quer seja a esposa de um sultão ou um comum mortal, o seu corpo adora ser tratado com cudiado e carinho. Tal como há 500 anos atrás, as pessoas sentem a mesma necessidade. Existem boas notícias: no século XXI pode viver as mesmas experiências que os sultões viviam há meio milénio.

O "hamam" (banho turco) Ayasofya Hurrem Sultan, em Istambul, foi construído a pedido de Hurrem Sultan (Roxelana), mulher do sultão Suleiman o Magnífico, durante o séc. XVI (1556-1557d.C.). Foi desenhado e construído por Mimar Sinan, arquitecto-chefe otomano.

Este "hamam" esteve operacional até 1910, quando encerrou por muitos anos. O "hamam" Ayasofya Hurrem Sultan, um dos mais belos monumentos de Istambul, foi restaurado pela primeira vez durante 1957-1958, tornando-se uma loja de tapetes até 2007. Em 2008 foi concessionado como parceria público-privada e restaurado de acordo com o projecto original, com grande investimento. O projecto de restauro do "hamam" Ayasofya Hurrem Sultan foi levado a cabo pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Kocaeli, que é especializada na recuperação de edifícios históricos. Nenhum elemento original do "banho" foi sacrificado durante o processo de restauro desenvolvido por equipas interdisciplinares, compostas por académicos, e profissionais de vários campos, durante meses. Para este projecto, foram usados materiais e técnicas inovadores na Turquia.

Este "banho" mostra diferenças do tradicional "hamam" do período clássico otomano, com a sua planta dupla e um comprimento de 75 metros. No edifício as zonas para homens e mulheres são paralelas e estão organizadas a partir do mesmo eixo, como se a planta fosse em espelho.

Sala Fria

O acesso é feito pela chamada "sala fria". Nesta sala existe uma zona VIP, balneários com armários, cabeleireiro, recepção, salas de massagens, bar de vitaminas, boutique e zona de descanso. É aqui que é vestido o "pestamal" (robe de seda) antes do banho. Após o banho é nesta zona que relaxa, bebe um "sherbet" (bebida de fruta) e observa a sublime cúpula que representa a vida dos sultões.

Sala Morna

Após suar na Sala Quente, é aqui que os assistentes lhe esfregam a pele. Pode também ver parte do antigo sistema de aquecimento que era aqui usado.

O "hamam" Ayasofya Hurrem Sultan sugere uma ampla escolha de experiências inesquecíveis, para corpo e mente, entre as quais encontra, além do tradicional conjunto de banho e massagem, uma lista de rituais, como festas para noivos.

Sala Quente

A grande marquesa de massagens em mármore na Sala Quente encontra-se por baixo da cúpula do "hamam" e rodeada de alcovas (halvet). A temperatura na sala varia entre 42ºC e 47ºC graus enquanto nas alcovas pode chegar aos 60ºC graus. Nesta secção existem recipientes para encher com água fria, e taças banhadas a ouro para deitar a água sobre o corpo. Esta é a sala onde o utilizador vai primeiro, para que o calor prepare a pele para ser esfregada. É também onde é feita a lavagem da pele e massagem após a esfrega.

O "hamam" foi sempre uma parte importante da cultura turca. Estes "banhos" eram mais do que práticos, era também para a arte do prazer e entretenimento. Além disso, a religião foi a razão principal para a importância que os banhos adquiriram na cultura otomana. Segundo o Corão, a limpeza é não só uma parte importante da fé, mas também fundamental. Estes templos de mármore funciovavam igualmente como local de reunião, nos quais os locais se entretinham em conversas durante o banho ou a massagem. O tempo passado no "hamam" prolongava-se por grande parte do dia.

No último milénio, a tradição dos "hamam"tem sido importante para a higiene e saúde, mas também para entretenimento e vida social. Estas tradições foram reinterpretadas para a cultura contemporânea no Ayasofya Hurrem Sultan.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 170228111024-iran-abbasi-hotel-header-1400-1-2-super-169

    Lifestyle & Travel

    Mai 1, 2017

    O CONTO DE FADAS DA PÉRSIA

    A forma mais romântica de passar uns maravilhosos dias de primavera é visitando a florescente Pérsia. Os melhores meses de primavera no Irão são Abril e Maio. É a época mais agradável, quando as árvores estão cobertas de...

  • Depositphotos_8751638_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE 2016 - UM UNIVERSO MAIS CLARO

    O passado ano foi fértil em descobertas e avanços científicos que, ainda há pouco tempo, pareciam miragens. Graças a algumas delas, detalhes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade podem agora ser vistos de forma...

  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...


  • gal_01

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    VISTA PACÍFICA

    San José del Cabo, na ponta sul da Baja California, no México, é a anfitrião do mais recente trabalho do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonés. A região fica separada do continente pelo Mar de Cortez, uma faixa de mar que...

  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.

  • slide-1

    Food & Beverage

    Mai 28, 2018

    A ARTE DOS DOCES

    Girassol, amendoim ou sésamo de halva, com aditivos ou sem eles, amêndoa, nozes e outros frutos secos, o aromatizante de creme mais delicado, a mais deliciosa pasta turca – em qualquer um dos doces da marca irá encontrar uma...


  • Are you ready for 3D printing revolution?

    Technology

    Fev 29, 2016

    A Revolução da Impressão 3D

    A impressão 3D pode parecer uma coisa estranha. De facto, é semelhante a clicar no botão de "imprimir" no ecrã do computador e enviar um ficheiro digital como um texto para a impressora de jacto de tinta. A diferença está no tipo...

  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Learning to fly

    Flight. Humankind's first dream, to soar up in the air like the birds, in a unique sensation of freedom. Unfortunately, humans don't have wings, but we can still fly. To do it, we must first learn with the best.

  • 01 Ashlim

    Technology

    Out 1, 2016

    NÃO HÁ RAZÃO PARA TAPAR O SOL

    Embora já existam invenções que nos permitem criar electricidade sustentável para uso próprio, como bicicletas, turbinas de água portáteis que geram energia através de correntes de água, nenhuma delas providencia electricidade...