Lifestyle & Travel

Dez 31, 2015

Rituais Imutáveis

Quer seja a esposa de um sultão ou um comum mortal, o seu corpo adora ser tratado com cudiado e carinho. Tal como há 500 anos atrás, as pessoas sentem a mesma necessidade. Existem boas notícias: no século XXI pode viver as mesmas experiências que os sultões viviam há meio milénio.

<

O "hamam" (banho turco) Ayasofya Hurrem Sultan, em Istambul, foi construído a pedido de Hurrem Sultan (Roxelana), mulher do sultão Suleiman o Magnífico, durante o séc. XVI (1556-1557d.C.). Foi desenhado e construído por Mimar Sinan, arquitecto-chefe otomano.

Este "hamam" esteve operacional até 1910, quando encerrou por muitos anos. O "hamam" Ayasofya Hurrem Sultan, um dos mais belos monumentos de Istambul, foi restaurado pela primeira vez durante 1957-1958, tornando-se uma loja de tapetes até 2007. Em 2008 foi concessionado como parceria público-privada e restaurado de acordo com o projecto original, com grande investimento. O projecto de restauro do "hamam" Ayasofya Hurrem Sultan foi levado a cabo pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Kocaeli, que é especializada na recuperação de edifícios históricos. Nenhum elemento original do "banho" foi sacrificado durante o processo de restauro desenvolvido por equipas interdisciplinares, compostas por académicos, e profissionais de vários campos, durante meses. Para este projecto, foram usados materiais e técnicas inovadores na Turquia.

Este "banho" mostra diferenças do tradicional "hamam" do período clássico otomano, com a sua planta dupla e um comprimento de 75 metros. No edifício as zonas para homens e mulheres são paralelas e estão organizadas a partir do mesmo eixo, como se a planta fosse em espelho.

Sala Fria

O acesso é feito pela chamada "sala fria". Nesta sala existe uma zona VIP, balneários com armários, cabeleireiro, recepção, salas de massagens, bar de vitaminas, boutique e zona de descanso. É aqui que é vestido o "pestamal" (robe de seda) antes do banho. Após o banho é nesta zona que relaxa, bebe um "sherbet" (bebida de fruta) e observa a sublime cúpula que representa a vida dos sultões.

Sala Morna

Após suar na Sala Quente, é aqui que os assistentes lhe esfregam a pele. Pode também ver parte do antigo sistema de aquecimento que era aqui usado.

O "hamam" Ayasofya Hurrem Sultan sugere uma ampla escolha de experiências inesquecíveis, para corpo e mente, entre as quais encontra, além do tradicional conjunto de banho e massagem, uma lista de rituais, como festas para noivos.

Sala Quente

A grande marquesa de massagens em mármore na Sala Quente encontra-se por baixo da cúpula do "hamam" e rodeada de alcovas (halvet). A temperatura na sala varia entre 42ºC e 47ºC graus enquanto nas alcovas pode chegar aos 60ºC graus. Nesta secção existem recipientes para encher com água fria, e taças banhadas a ouro para deitar a água sobre o corpo. Esta é a sala onde o utilizador vai primeiro, para que o calor prepare a pele para ser esfregada. É também onde é feita a lavagem da pele e massagem após a esfrega.

O "hamam" foi sempre uma parte importante da cultura turca. Estes "banhos" eram mais do que práticos, era também para a arte do prazer e entretenimento. Além disso, a religião foi a razão principal para a importância que os banhos adquiriram na cultura otomana. Segundo o Corão, a limpeza é não só uma parte importante da fé, mas também fundamental. Estes templos de mármore funciovavam igualmente como local de reunião, nos quais os locais se entretinham em conversas durante o banho ou a massagem. O tempo passado no "hamam" prolongava-se por grande parte do dia.

No último milénio, a tradição dos "hamam"tem sido importante para a higiene e saúde, mas também para entretenimento e vida social. Estas tradições foram reinterpretadas para a cultura contemporânea no Ayasofya Hurrem Sultan.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 348262_1_800

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    ACAMPAR (REALMENTE) JUNTOS

    Acontece a todos os amantes de campismo. Quando finalmente acabam de montar a mesma tenda que têm há mais de dez anos, acham-na demasiado pequena para arrumar todas as inutilidades que se lembraram de levar.

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...

  • Depositphotos_7554000_xl-2015

    Research & Education

    Abr 25, 2018

    CIENTISTAS PORTUGUESES NA VANGUARDA

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo


  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 

  • slide-1

    Food & Beverage

    Mai 28, 2018

    A ARTE DOS DOCES

    Girassol, amendoim ou sésamo de halva, com aditivos ou sem eles, amêndoa, nozes e outros frutos secos, o aromatizante de creme mais delicado, a mais deliciosa pasta turca – em qualquer um dos doces da marca irá encontrar uma...


  • Technology

    Mar 1, 2015

    Heating Your Home

    SolTech Energy, a Swedish company selling solutions for clean solar power, has developed a unique home heating system contained within roofing tiles made out of transparent glass. The attractive house-warming tiles give roofs a beautiful,...

  • img_0065

    Food & Beverage

    Mai 1, 2016

    DELICIOSA COMBINAÇÃO

    Seguramente que já ouviu falar de kefir. Biologicamente, kefir é um probiótico que se reproduz através da fermentação com leite. Explicado de forma simples, trata-se de uma colónia de micro-organismos vivos com o aspecto de...

  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    The New Suez Canal

    Since 1869, the Suez Canal, connecting the Mediterranean and the Red Seas, has been the main route to link Asia and Europe. Today, with the increase in marine traffic and trade, the Suez Canal is preparing for a new step forward, with...