Lifestyle & Travel

Dez 31, 2015

Rituais Imutáveis

Quer seja a esposa de um sultão ou um comum mortal, o seu corpo adora ser tratado com cudiado e carinho. Tal como há 500 anos atrás, as pessoas sentem a mesma necessidade. Existem boas notícias: no século XXI pode viver as mesmas experiências que os sultões viviam há meio milénio.

<

O "hamam" (banho turco) Ayasofya Hurrem Sultan, em Istambul, foi construído a pedido de Hurrem Sultan (Roxelana), mulher do sultão Suleiman o Magnífico, durante o séc. XVI (1556-1557d.C.). Foi desenhado e construído por Mimar Sinan, arquitecto-chefe otomano.

Este "hamam" esteve operacional até 1910, quando encerrou por muitos anos. O "hamam" Ayasofya Hurrem Sultan, um dos mais belos monumentos de Istambul, foi restaurado pela primeira vez durante 1957-1958, tornando-se uma loja de tapetes até 2007. Em 2008 foi concessionado como parceria público-privada e restaurado de acordo com o projecto original, com grande investimento. O projecto de restauro do "hamam" Ayasofya Hurrem Sultan foi levado a cabo pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Kocaeli, que é especializada na recuperação de edifícios históricos. Nenhum elemento original do "banho" foi sacrificado durante o processo de restauro desenvolvido por equipas interdisciplinares, compostas por académicos, e profissionais de vários campos, durante meses. Para este projecto, foram usados materiais e técnicas inovadores na Turquia.

Este "banho" mostra diferenças do tradicional "hamam" do período clássico otomano, com a sua planta dupla e um comprimento de 75 metros. No edifício as zonas para homens e mulheres são paralelas e estão organizadas a partir do mesmo eixo, como se a planta fosse em espelho.

Sala Fria

O acesso é feito pela chamada "sala fria". Nesta sala existe uma zona VIP, balneários com armários, cabeleireiro, recepção, salas de massagens, bar de vitaminas, boutique e zona de descanso. É aqui que é vestido o "pestamal" (robe de seda) antes do banho. Após o banho é nesta zona que relaxa, bebe um "sherbet" (bebida de fruta) e observa a sublime cúpula que representa a vida dos sultões.

Sala Morna

Após suar na Sala Quente, é aqui que os assistentes lhe esfregam a pele. Pode também ver parte do antigo sistema de aquecimento que era aqui usado.

O "hamam" Ayasofya Hurrem Sultan sugere uma ampla escolha de experiências inesquecíveis, para corpo e mente, entre as quais encontra, além do tradicional conjunto de banho e massagem, uma lista de rituais, como festas para noivos.

Sala Quente

A grande marquesa de massagens em mármore na Sala Quente encontra-se por baixo da cúpula do "hamam" e rodeada de alcovas (halvet). A temperatura na sala varia entre 42ºC e 47ºC graus enquanto nas alcovas pode chegar aos 60ºC graus. Nesta secção existem recipientes para encher com água fria, e taças banhadas a ouro para deitar a água sobre o corpo. Esta é a sala onde o utilizador vai primeiro, para que o calor prepare a pele para ser esfregada. É também onde é feita a lavagem da pele e massagem após a esfrega.

O "hamam" foi sempre uma parte importante da cultura turca. Estes "banhos" eram mais do que práticos, era também para a arte do prazer e entretenimento. Além disso, a religião foi a razão principal para a importância que os banhos adquiriram na cultura otomana. Segundo o Corão, a limpeza é não só uma parte importante da fé, mas também fundamental. Estes templos de mármore funciovavam igualmente como local de reunião, nos quais os locais se entretinham em conversas durante o banho ou a massagem. O tempo passado no "hamam" prolongava-se por grande parte do dia.

No último milénio, a tradição dos "hamam"tem sido importante para a higiene e saúde, mas também para entretenimento e vida social. Estas tradições foram reinterpretadas para a cultura contemporânea no Ayasofya Hurrem Sultan.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • comida1

    Food & Beverage

    Mai 14, 2018

    ELIMINATION OF TRANS FAT IN ALL FOODS

    "In South Asian countries, they have very, very high risk of heart disease and high intakes of trans fats", says specialist

  • Depositphotos_7554000_xl-2015

    Research & Education

    Abr 25, 2018

    CIENTISTAS PORTUGUESES NA VANGUARDA

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo

  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.


  • background facebook

    Technology

    Out 1, 2018

    YVP MAGAZINE APP

    Our new APP with the digital edition of the magazine it's already in the Digital Stores.

  • AdobeStock_112601508

    Research & Education

    Jun 1, 2017

    Ciclovias que brilham

    Até há relativamente pouco tempo os materiais que brilham no escuro não tinham funções que fossem muito além do prazer decorativo. Mas a luminescência foi conquistando aplicações mais utilitárias e hoje, literalmente, está...

  • enko-running-shoes-7

    Sport

    Ago 1, 2017

    EM FORMA SEM LESÕES

    Praticar vários desportos, com a intenção de estar em forma e saudável, é quase obrigatório, por estes dias. As pessoas parecem ter muitos cuidados e preocupam-se bastante com a sua qualidade diária de vida e também a do futuro.

    ...


  • Business & Industry

    Abr 1, 2015

    A Leap in urban transit

    Natural gas-fueled buses from private transport company Leap started making their way through San Francisco along the company's first route, dubbed the Lombard Express.

  • The Rituals That Never Change

    Lifestyle & Travel

    Dez 31, 2015

    Rituais Imutáveis

    Quer seja a esposa de um sultão ou um comum mortal, o seu corpo adora ser tratado com cudiado e carinho. Tal como há 500 anos atrás, as pessoas sentem a mesma necessidade. Existem boas notícias: no século XXI pode viver as mesmas...

  • Business & Industry

    Out 31, 2015

    Escolha fácil

    A separação de produtos é obrigatória nas modernas unidades de processamento de artigos alimentares, tornando mais fácil e rápida a viagem de produtor até ao consumidor. A ASM fabrica alguns dos mais avançados sistemas de escolha...