Lifestyle & Travel

Jan 31, 2016

O Recife das Cores

A Grande Barreira de Coral é uma das sete maravilhas do Mundo Natural e ao observarmos de longe compreende-se porquê. É mais extensa que a Grande Muralha da China e o único organismo vivo visível do espaço.

<

A Grande Barreira de Coral é um anfitrião, extremamente antigo, de coisas vivas, composto por coral que cresce por cima de coral morto, com origem, provavelmente, há cerca de vinte milhões de anos. Muitas gerações de coral tornaram-se grandes paredes de pedra, cobertas por uma miríade de organismos vivos, como corais, algas, esponjas, peixes, minhocas, estrelas-do-mar, tartarugas, moluscos, cobras, crustáceos e uma extraordinária variedade de milhares de espécies de plantas e animais.

Embora não existam provas concludentes, o primeiro contacto humano ocorreu algures no tempo. Sabemos que o povo Aborígene ocupou grande parte do território australiano durante 40.000 anos. Tanto Aborígenes como os povos ilhéus do Estreito de Torres pescaram e caçaram nestas águas, viajando entre as diferentes ilhas do recife.

Durante longos períodos, aquando de actividade glacial, a região da Grande Barreira de Coral encontrava-se seca, com extensas planícies costeiras. Hoje, a área encontra-se a uma profundidade inferior a 100 metros.

O Parque

O Parque marinho estende-se por cerca de 3000km (1800 milhas), quase paralelo à costa de Queensland, desde a cidade meridional de Bundaberg até ao extremo norte do Cabo York.

O recife, que encontra-se entre 15km a 150km ao largo da costa australiana e tem uma largura de 65km em algumas zonas, é um conjunto de corais colorido e vívido, que dá aos mergulhadores uma experiência subaquática única.

Um encontro imediato com os jardins de Coral da Grande Barreira revela muitas atracções submarinas, incluindo a maior colecção de corais (de facto, mais de 400 espécies diferentes), esponjas coralíferas, moluscos, raias, golfinhos, mais de 1500 espécies de peixes tropicais, mais de 200 tipos de aves, cerca de 20 tipos de répteis incluindo tartarugas marinhas e amêijoas gigantes com mais de 120 anos de existência.

O recife é área de acasalamento para as baleias-de-bossa, durante a migração desde a Antártida, e também habitat para várias espécies ameaçadas de extinção, como o Dugongo (Vaca-do-Mar), ou a Tartaruga-Verde. Em reconhecimento da sua importância, a UNESCO classificou a Grande Barreira de Coral como Património da Humanidade em 1981.

Devido à sua beleza, tanto abaixo como acima da linha de água, o recife tornou-se um dos destinos turísticos mais procurados do mundo.

Em 2006 existiam cerca de 820 operadores e 1500 embarcações e aeronaves autorizados a operar no Parque Natural da Grande Barreira de Coral, garantindo um acesso fácil a todos os que querem experimentar a zona e aprender em primeira mão sobre as suas belezas naturais e valores de Património da Humanidade.

Onde ficar

Existem muitos locais fantásticos onde ficar alojado na Grande Barreira de Coral, e uma grande variedade de experiências à sua espera. Pode ficar numa ilha, num resort como a Ilha Hamilton ou algo mais isolado e remoto como a Ilha Haggerstone.

Há uma enorme escolha de hotéis e resorts nas cidades e vilas costeiras, que acolhem todo o tipo de visitantes.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...

  • 4897642457_ef0740e0eb_b

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    NATURALMENTE INDUSTRIAL

    A vida não é fácil para os arquitectos e designers de interiores que gostam de usar materiais naturais na cobertura de grandes superfícies. Muitas vezes, a escolha certa, é o pior pesadelo quando procuram um fornecedor fiável...

  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...


  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?

  • #1

    Technology

    Out 22, 2018

    MOTO ZEN STONE

    "Os 'Smartphones' são poderosas peças de tecnologia, que poderão revelar viciantes tendências entre os utilizadores. O 'Moto Zen', nomeadamente o modelo 'Stone', foi criado como uma resposta a esse efeito colateral."

  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!


  • Technology

    Set 1, 2015

    Landline phones go back to the future

    Orange designers looked into the past for inspiration to design the french operator's new landline phone, and together with european crowdfunding site Ulule, made it available to the world, thus marking a new era of product research...

  • Technology

    Mar 1, 2015

    Never lose your luggage again

    So, you travel a lot and sometimes – more than you'd like – your luggage get's lost in the myriad of conveyor belts and cars that carry it to the airplanes. It's a problem more and more people have to live with. But the solution...

  • A Fortune of Mine

    Business & Industry

    Jan 31, 2016

    Uma Mina Afortunada

    Hoje em dia, metais como a prata, ouro chumbo e zinco são matérias-primas vitais no dia-a-dia. Desde telemóveis a energias renováveis e equipamento médico, este materiais preciosos e de base formam as fundações da sociedade. A...