Lifestyle & Travel

Jan 31, 2016

O Recife das Cores

A Grande Barreira de Coral é uma das sete maravilhas do Mundo Natural e ao observarmos de longe compreende-se porquê. É mais extensa que a Grande Muralha da China e o único organismo vivo visível do espaço.

A Grande Barreira de Coral é um anfitrião, extremamente antigo, de coisas vivas, composto por coral que cresce por cima de coral morto, com origem, provavelmente, há cerca de vinte milhões de anos. Muitas gerações de coral tornaram-se grandes paredes de pedra, cobertas por uma miríade de organismos vivos, como corais, algas, esponjas, peixes, minhocas, estrelas-do-mar, tartarugas, moluscos, cobras, crustáceos e uma extraordinária variedade de milhares de espécies de plantas e animais.

Embora não existam provas concludentes, o primeiro contacto humano ocorreu algures no tempo. Sabemos que o povo Aborígene ocupou grande parte do território australiano durante 40.000 anos. Tanto Aborígenes como os povos ilhéus do Estreito de Torres pescaram e caçaram nestas águas, viajando entre as diferentes ilhas do recife.

Durante longos períodos, aquando de actividade glacial, a região da Grande Barreira de Coral encontrava-se seca, com extensas planícies costeiras. Hoje, a área encontra-se a uma profundidade inferior a 100 metros.

O Parque

O Parque marinho estende-se por cerca de 3000km (1800 milhas), quase paralelo à costa de Queensland, desde a cidade meridional de Bundaberg até ao extremo norte do Cabo York.

O recife, que encontra-se entre 15km a 150km ao largo da costa australiana e tem uma largura de 65km em algumas zonas, é um conjunto de corais colorido e vívido, que dá aos mergulhadores uma experiência subaquática única.

Um encontro imediato com os jardins de Coral da Grande Barreira revela muitas atracções submarinas, incluindo a maior colecção de corais (de facto, mais de 400 espécies diferentes), esponjas coralíferas, moluscos, raias, golfinhos, mais de 1500 espécies de peixes tropicais, mais de 200 tipos de aves, cerca de 20 tipos de répteis incluindo tartarugas marinhas e amêijoas gigantes com mais de 120 anos de existência.

O recife é área de acasalamento para as baleias-de-bossa, durante a migração desde a Antártida, e também habitat para várias espécies ameaçadas de extinção, como o Dugongo (Vaca-do-Mar), ou a Tartaruga-Verde. Em reconhecimento da sua importância, a UNESCO classificou a Grande Barreira de Coral como Património da Humanidade em 1981.

Devido à sua beleza, tanto abaixo como acima da linha de água, o recife tornou-se um dos destinos turísticos mais procurados do mundo.

Em 2006 existiam cerca de 820 operadores e 1500 embarcações e aeronaves autorizados a operar no Parque Natural da Grande Barreira de Coral, garantindo um acesso fácil a todos os que querem experimentar a zona e aprender em primeira mão sobre as suas belezas naturais e valores de Património da Humanidade.

Onde ficar

Existem muitos locais fantásticos onde ficar alojado na Grande Barreira de Coral, e uma grande variedade de experiências à sua espera. Pode ficar numa ilha, num resort como a Ilha Hamilton ou algo mais isolado e remoto como a Ilha Haggerstone.

Há uma enorme escolha de hotéis e resorts nas cidades e vilas costeiras, que acolhem todo o tipo de visitantes.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    O FUTURO INTELIGENTE

    A era das coisas "smart" ameaça transformar muitas coisas em "smart"-qualquer-coisa. E, um dos aspectos importantes destas transformações, é que o tamanho das "smart"-coisas já não é uma limitação. 

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

  • 170228111024-iran-abbasi-hotel-header-1400-1-2-super-169

    Lifestyle & Travel

    Mai 1, 2017

    O CONTO DE FADAS DA PÉRSIA

    A forma mais romântica de passar uns maravilhosos dias de primavera é visitando a florescente Pérsia. Os melhores meses de primavera no Irão são Abril e Maio. É a época mais agradável, quando as árvores estão cobertas de...


  • 3041392_lunarhabitationfosterpartners1

    Research & Education

    Abr 1, 2017

    MOONTOPIA - CABEÇA NA LUA

    Quase cinquenta anos após o sucesso da Apollo 11, a primeira vez que o homem andou na Lua, a Corrida Espacial ainda apenas começou. O século XXI, tem trazido novos horizontes para a conquista do espaço, como o Homem sempre sonhou.

    ...

  • 2_10_17acapulco3

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    ADIDAS ACAPULCO - WALK THIS WAY

    Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.

  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....


  • 01-Muskin

    Science & Nature

    Set 1, 2016

    CABEDAL FEITO A PARTIR DE COGUMELO

    O cabedal é um material que não desaponta. As suas qualidades tornam-no adequado para ser usado numa grande variedade de itens pessoais, de malas de mão, até sapatos e carteiras. Se houvesse um novo material que não fosse animal...

  • 2

    Food & Beverage

    Mai 1, 2015

    How delicious can it be?

    Paris, Saint-German-des-Prés. The couture shops are a sight for sore eyes, and the centennial churches make the perfect contrast for an afternoon walk. But the not-so-hidden treasure lies in the Patisseries. The displays present collections...

  • 1

    Technology

    Jul 1, 2015

    WonderCube is wonderful

    We all carry smartphones with us. It's a essencial part of our modern daily life. But smartphones and other devices don't usually have a long lasting battery. At least, not as long lasting as we'd like. We often carry around a large...