Luxury & Fashion

Out 1, 2016

A LENDA "VERMELHA" DA ELEGÂNCIA

No mundo do calçado, o padrão mais elevado da elegância é a lendária sola vermelha dos "Louboutins". A provocação, muito bem medida e sem falhas, é a ideia principal da marca Christian Louboutin.

<

A elegância e a clareza das linhas enfatizam a beleza das curvas do pé, expondo o início dos dedos, - aspectos que representam a assinatura da marca Louboutin. Apesar da altura inacreditável dos saltos, os seus modelos apresentam um "sapato em árvore", extremamente confortável.

O lendário fabricante de calçado, Christian Louboutin, admirador convicto das pernas femininas, tenta dar a cada par de sapatos o máximo de sofisticação e conforto, enfatizando, assim, a sensualidade natural da mulher. Christian Louboutin faz calçado semelhante ao de bailarinos, com o qual se pode facilmente dançar toda a noite. Seja qual for o par de "Louboutins" que uma mulher esteja a usar, as suas pernas vão parecer mais longas e delgadas, e os seus quadris irão mover-se sedutoramente. As bailarinas têm sido até hoje a principal inspiração de Christian Louboutin.

Quando Christian fez oito anos de idade, visitou o Museu Nacional da África e da Oceânia, no qual encontrou uma porta com uma placa que continha um sinal que proibia a entrada a sapatos de salto alto. Esta situação relacionada com o sapato ficou-lhe na memória durante muito tempo. Mais tarde, Louboutin confessaria que foi exatamente naquele dia que, pela primeira vez na vida, começou a interessar-se por calçado feminino.

Nos cadernos de escola de Christian começaram a aparecer os primeiros esboços de sapatos. Este passatempo rapidamente passou a ocupar a cabeça do rapaz. Os estudos não lhe interessavam muito, tendo sido expulso de quatro escolas devido ao seu fraco aproveitamento. Louboutin gastava então todo o tempo livre num teatro a observar bailarinas, ou mais concretamente, as pernas delas em sapatos de salto alto. Seriam os sapatos de salto alto das bailarinas que, mais tarde, o designer designaria como os seus primeiros ícones de estilo.

Na escola de Arte, Louboutin estudou teatro e escultura. No final dos anos 1970, Christian conseguiu o primeiro emprego no "Folies Bergere", onde foi responsável pelos trajes dos bailarinos. Ao mesmo tempo, desenhava sapatos para actores.

Em 1981, os esboços do jovem de 18 anos chamaram a atenção de Charles Jourdan, famoso designer e estilista, que o aceitou como aprendiz. Durante dois anos, o aprendiz Christian estudou arduamente para determinar correctamente o tamanho e a construção do "sapato em árvore". Até ao final da década de 1980, o jovem talento foi aceite como designer freelancer para as casas de moda Chanel e Yves Saint Laurent.

Como apareceram as solas vermelhas

O pormenor que distingue os sapatos Louboutin é, naturalmente, a sola vermelha brilhante, que chama imediatamente a atenção. Nasceram em 1993, no estúdio em Paris, quando o jovem aspirante a designer trabalhava num novo modelo, o "Penseé", um modelo inspirado pela obra "Flores", de Andy Warhol. Louboutin não conseguia deixar de sentir que faltava algum "sabor", algum detalhe ousado e brilhante. De repente, Christian viu a sua assistente a pintar as unhas naquele momento. O verniz vermelho brilhante tornou-se o "toque final" que deu a fama mundial ao designer. Ele pegou no frasco e pintou a sola do sapato naquele vermelho vivo e conspicuoso. Esta engraçada história do verniz brilhante é a evidência da máxima "simplicidade é a marca do génio".

As cores

As três cores das colecções permanecem inalteradas: preto, vermelho e bege. Para além dos modelos vermelhos audaciosos e pretos clássicos, dramática e sensualmente contrastantes com a sola vermelha, a colecção "The Nudes Collection" apresenta modelos em vários tons de pele, tornando-se num cartão de visita da marca. Esta colecção é indicada sobretudo para usar no Verão, pelo que a escolha deve ter em conta o bronze, caso contrário, poderá não obter o efeito pretendido, uma vez que o modelo é apenas para ser usado com os pés nus.

Preços e falsificações

Os sapatos Christian Louboutin, apesar do preço justificadamente alto, nunca ficam muito tempo nas vitrines das boutiques. O preço médio do par ronda os USD1000. Os "Louboutins" mais caros do mundo custam USD7000, e são feitos exclusivamente por encomenda.

Por cada par original surgem nove falsificados. Este é o preço da popularidade desta icónica marca mundial. A sola vermelha é a assinatura da marca, no entanto, não garante a autenticidade. Para evitar a falsificação, é altamente recomendada a compra apenas em boutiques da marca Christian Louboutin – actualmente, são 800 em todo o mundo.

Porém, esta não é a única marca a usar solas vermelhas. A Yves Saint Laurent, por exemplo, fez modelos semelhantes. Houve mesmo julgamentos por causa da famosa sola vermelha.

Seja o que for que Christian Louboutin faça, é sempre popular. Sendo um verdadeiro artista e designer, trata tudo sobre o seu negócio com grande responsabilidade, é por isso que o seu calçado será sempre associado às peças de arte mais caras.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Prokudin-Gorskii-02

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

    A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Out 29, 2018

    AUBERGE CAFÉ DU SUD

    "Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras."

    ...

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...


  • allergie-alimentari-microbioma

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    EU, O SER COLECTIVO

    Alguma vez parou para pensar que você não é um, mas sim muitos? Não me refiro apenas ao legado histórico, aquilo que assimilou dos seus pais, genes, tiques, maneiras de falar etc. Refiro-me a quantidade de organismos que fazem de...

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.

  • Depositphotos_39732177_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    ILHA DE PÁSCOA - O MISTÉRIO PERMANECE

    É talvez um dos segredos mais bem guardados da Humanidade, as "Moais", também conhecidas como as "Cabeças da Ilha de Páscoa", estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão "Rano Raraku", que podem pesar 88...


  • Melancholy under the rain

    Luxury & Fashion

    Nov 30, 2015

    Melancolia sob a Chuva

    A visão da Stutterheim é a de trazer bons acessórios e roupas para a chuva, recheados de habilidade, paixão e autenticidade, levados até si de uma forma verdadeira. A marca está sediada em Estocolmo e tem vendedores por todo o...

  • Wangari Maathai (1940-2011) by The-time-line, CC BY-SA 3.0,via Commons

    Culture & Art

    Fev 29, 2016

    Mulheres Inspiradoras Ontem e Hoje

    8 de Março, designado como o Dia Internacional da Mulher para assinalar a luta feminina pela igualdade laboral e social. "Ontem", apenas um número restrito de mulheres era influente na sociedade, como era o caso das monarcas. Hoje,...

  • Luxury & Fashion

    Abr 1, 2015

    Tailoring gentlemen's fashion for generations

    Saville Row congregates the highest number of tailors in London, and while ready-to-wear suits are available all over the city, this is still the place to go if you want a customized, high quality suit for your everyday use.