Technology

Dez 1, 2017

A REAL REALIDADE VIRTUAL

A Realidade Virtual (RV) até há poucos anos não passava de um tema cuja presença se tornara habitual nos romances, séries e filmes de ficção científica e cuja aplicabilidade no dia-a-dia dos mais comuns dos cidadãos era, na melhor das hipóteses, duvidosa.

Por NUNO AFONSO

A verdade é que são cada vez mais as empresas que apostam na criação de programas e ambientes de Realidade Virtual, como por exemplo o jornal "New York Times" que criou toda uma secção destinada a conteúdos VR.

"Esteja lado a lado com as forças iraquianas no decorrer de uma batalha com o Estado Islâmico. Passeie num planeta a três mil milhões de milhas de distância do Sol. Junte-se aos nossos jornalistas premiados no centro da acção. Explore a biblioteca de realidade virtual a 360 graus por si mesmo", promete o "New York Times" na sua secção "NYT VR". O canal televisivo AMC criou também uma secção AMC VR que, entre outros luxos, permite aos seus utilizadores experienciar em primeira mão como seria estar dentro de um episódio da sua popular série de zombies canibais "The Walking Dead", entre outras séries produzidas por aquele canal.

Em 2016 o Facebook contava já com 400 elementos na sua equipa de investigação de Realidade Virtual, este ano tornou-se conhecida a sua parceria com a Samsung, sendo o resultado o Oculus, um aparelho de RV equipado com um controlador e, como opção extra, um comando para aquela que, à partida, será a utilização mais frequente deste género de tecnologia nos seus primeiros anos: os jogos electrónicos em ambiente RV.

As experiências de imersão em ambientes cinematográficos ou em documentários são as opções que maior cuidado exigem a nível gráfico, onde no Oculus apenas um certo grão nos permite distinguir ainda entre o mundo real e o virtual, e serão uma mais-valia quando às massas, e não só os gamers, aderirem à RV.

Mas o potencial da Realidade Virtual e do respectivo 3D está a ser canalizado via Oculus para um dos projectos mais ambiciosos de Mark Zuckerberg, o Facebook Spaces. Para começar, a RV do Oculus não obriga à utilização de um computador. Exactamente, dado os avanços tecnológicos actuais tudo o que precisa para viver a experiência virtual em vez de um super-computador e uma memória gigantesca, o mínimo de que iria precisar não assim há tantos anos, basta ser o detentor de um smartphone. Pega no seu telemóvel, acede ao seu perfil no Facebook utilizando um código do Oculus Rift e este irá analisar as fotografias que tiver no seu perfil e criar-lhe uma identidade digital o mais próximo possível da sua imagem.

O seu avatar nesta nova experiência do Facebook aparenta uma ligeira inspiração no Second Live, dado que ao colocar o Oculus terá a aparência de uma personagem de banda desenhada embora podendo contactar com outros utilizadores que ainda não utilizem o Facebook Spaces, cujos intercâmbios lhe aparecerão em janelas flutuantes um pouco ao estilo de Tom Cruise em "Relatório Minoritário", podendo arrastar itens, criar desenhos em 3D e conviver num mesmo espaço virtual com outros utilizadores que podem bem estar do outro lado do planeta mas que certamente não abdicarão de tirar uma selfie consigo no Spaces.

Claro que além de todas estas opções de interactividade num novo mundo virtual, o Facebook não descurou as experiências de imersão e é possível visitar várias cidades e locais do mundo sem sair da sua sala. O preço não é também grande impedimento, esta parceria Facebook/Samsung permite-lhe obter o Oculus e respectivo controlo a preços a partir dos 130 dólares, mais 60 para o comando caso seja um gamer inveterado mais interessado em viver o mais realisticamente possível alguns dos seus jogos de aventuras favoritos (escusado será dizer que a Marvel já aderiu ao conceito). Já são várias as opções em cima da mesa, uma vez que os potenciais didáticos desta nova tecnologia irão revolucionar o conceito do ensino à distância, dos trabalhos de casa e inclusivamente de algumas terapias. Um admirável mundo novo!

Contactos * www.oculus.com * www.facebook.com/spaces

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • parrilla

    Food & Beverage

    Mar 1, 2017

    GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

    Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos...

  • 310

    Technology

    Ago 1, 2017

    O REI DA SEGURANÇA DOMÉSTICA

    O mundo não é, de forma alguma, um lugar seguro. Quer viva num apartamento no 12º piso ou numa grande vivenda na zona rural, vai sentir-se muito mais seguro depois de instalar um destes.

  • campeõeseuropa

    Sport

    Mai 11, 2018

    O PAÍS DO FUTEBOL

    Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla


  • 226c441149909061a3a62986fcadd917

    Sport

    Abr 1, 2017

    NAGINATA - A ARTE QUE FAZ O CARÁCTER

    Se há herança que o Oriente vai dando à Humanidade, é inegavelmente, uma diversidade de disciplinas que procuram a evolução do Ser e que conduzem à elevação física, mental e espiritual. Artes Marciais como o Karaté, incluído...

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Home & Design

    Out 17, 2018

    LEGO PLANTS FROM PLANTS

    "No passado mês de Março, a Lego anunciou que irá produzir as peças da marca, usando plástico à base de plantas num movimento para usar materiais sustentáveis, ​​na maioria dos produtos e embalagens até 2030."

    ...

  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!


  • Technology

    Set 1, 2015

    Landline phones go back to the future

    Orange designers looked into the past for inspiration to design the french operator's new landline phone, and together with european crowdfunding site Ulule, made it available to the world, thus marking a new era of product research...

  • Dubai Chamber of Commerce

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    Câmaras de Comércio: Negócios Unidos

    As Câmaras de Comércio existem desde o final do século XVI, quando a primeira começou a operar em Marselha, França. Após esta, o estabelecimento de novas Câmaras de Comércio à volta do globo ajudaram mercadores a chegar a novos...

  • Lifestyle & Travel

    Set 1, 2015

    Whistler is unique

    British Columbia has ten mountain ranges that push west from The Rockies in a crowded parade until they fall into the Pacific. Thousand year old trees that deftly divide the light falling on an impossibly green forest floor. Glacier-fed...