Technology

Dez 1, 2017

A REAL REALIDADE VIRTUAL

A Realidade Virtual (RV) até há poucos anos não passava de um tema cuja presença se tornara habitual nos romances, séries e filmes de ficção científica e cuja aplicabilidade no dia-a-dia dos mais comuns dos cidadãos era, na melhor das hipóteses, duvidosa.

<

Por NUNO AFONSO

A verdade é que são cada vez mais as empresas que apostam na criação de programas e ambientes de Realidade Virtual, como por exemplo o jornal "New York Times" que criou toda uma secção destinada a conteúdos VR.

"Esteja lado a lado com as forças iraquianas no decorrer de uma batalha com o Estado Islâmico. Passeie num planeta a três mil milhões de milhas de distância do Sol. Junte-se aos nossos jornalistas premiados no centro da acção. Explore a biblioteca de realidade virtual a 360 graus por si mesmo", promete o "New York Times" na sua secção "NYT VR". O canal televisivo AMC criou também uma secção AMC VR que, entre outros luxos, permite aos seus utilizadores experienciar em primeira mão como seria estar dentro de um episódio da sua popular série de zombies canibais "The Walking Dead", entre outras séries produzidas por aquele canal.

Em 2016 o Facebook contava já com 400 elementos na sua equipa de investigação de Realidade Virtual, este ano tornou-se conhecida a sua parceria com a Samsung, sendo o resultado o Oculus, um aparelho de RV equipado com um controlador e, como opção extra, um comando para aquela que, à partida, será a utilização mais frequente deste género de tecnologia nos seus primeiros anos: os jogos electrónicos em ambiente RV.

As experiências de imersão em ambientes cinematográficos ou em documentários são as opções que maior cuidado exigem a nível gráfico, onde no Oculus apenas um certo grão nos permite distinguir ainda entre o mundo real e o virtual, e serão uma mais-valia quando às massas, e não só os gamers, aderirem à RV.

Mas o potencial da Realidade Virtual e do respectivo 3D está a ser canalizado via Oculus para um dos projectos mais ambiciosos de Mark Zuckerberg, o Facebook Spaces. Para começar, a RV do Oculus não obriga à utilização de um computador. Exactamente, dado os avanços tecnológicos actuais tudo o que precisa para viver a experiência virtual em vez de um super-computador e uma memória gigantesca, o mínimo de que iria precisar não assim há tantos anos, basta ser o detentor de um smartphone. Pega no seu telemóvel, acede ao seu perfil no Facebook utilizando um código do Oculus Rift e este irá analisar as fotografias que tiver no seu perfil e criar-lhe uma identidade digital o mais próximo possível da sua imagem.

O seu avatar nesta nova experiência do Facebook aparenta uma ligeira inspiração no Second Live, dado que ao colocar o Oculus terá a aparência de uma personagem de banda desenhada embora podendo contactar com outros utilizadores que ainda não utilizem o Facebook Spaces, cujos intercâmbios lhe aparecerão em janelas flutuantes um pouco ao estilo de Tom Cruise em "Relatório Minoritário", podendo arrastar itens, criar desenhos em 3D e conviver num mesmo espaço virtual com outros utilizadores que podem bem estar do outro lado do planeta mas que certamente não abdicarão de tirar uma selfie consigo no Spaces.

Claro que além de todas estas opções de interactividade num novo mundo virtual, o Facebook não descurou as experiências de imersão e é possível visitar várias cidades e locais do mundo sem sair da sua sala. O preço não é também grande impedimento, esta parceria Facebook/Samsung permite-lhe obter o Oculus e respectivo controlo a preços a partir dos 130 dólares, mais 60 para o comando caso seja um gamer inveterado mais interessado em viver o mais realisticamente possível alguns dos seus jogos de aventuras favoritos (escusado será dizer que a Marvel já aderiu ao conceito). Já são várias as opções em cima da mesa, uma vez que os potenciais didáticos desta nova tecnologia irão revolucionar o conceito do ensino à distância, dos trabalhos de casa e inclusivamente de algumas terapias. Um admirável mundo novo!

Contactos * www.oculus.com * www.facebook.com/spaces

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

  • Allan-Baudoin_Josh_Fray_Photography-10

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2017

    ESTILO AOS SEUS PÉS

    Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

    ...

  • 912d9143bd63a2b40a0d28f3929fe883

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    ESCULPINDO A MÃE NATUREZA

    Apaixonado pela história natural, fauna e flora dos lugares que lhe são mais queridos, África e Oceânia, Gordon Pembridge, é um mestre na arte de esculpir a Mãe Natureza. De troncos de madeira nascem verdadeiras obras de arte,...


  • 2

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    O FUTURO INTELIGENTE

    A era das coisas "smart" ameaça transformar muitas coisas em "smart"-qualquer-coisa. E, um dos aspectos importantes destas transformações, é que o tamanho das "smart"-coisas já não é uma limitação. 

  • IMG_3345

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    PERSONALIZANDO A TECNOLOGIA COM ARTE

    Roldanas, rodas dentadas, Zepelins, lentes e latão dourado. O SteamPunk propõe uma história alternativa onde a tecnologia se mistura com arte para ser mais humana. O movimento Arts and Crafts acabou finalmente por se fundir com...

  • AdobeStock_54112868

    Home & Design

    Mar 1, 2017

    BIOMIMÉTICA - CIÊNCIA DA IMITAÇÃO

    Muitos exemplos podem servir para ilustrar a aplicação da Biomimética, não só em tecnologia de vanguarda, mas também em objectos quotidianos. Hoje em dia a Biomimética é parte do design, da física, química, engenharias várias...


  • 1

    Business & Industry

    Mai 1, 2015

    Built to last

    It's ne of the most notorious brands on russian roads. Kamaz has been manufacturing trucks since 1976 and every year the company proves its technological achievements, as well as its competitive verve.

  • Precision cuts

    Business & Industry

    Fev 29, 2016

    Cortes Precisos

    A velocidade é um dos mais importantes factores na indústria moderna da confecção. Ser capaz de cortar todas as peças que formam um artigo, de forma célere e precisa, aumenta a rapidez de produção, a gestão de tempo na fábrica...

  • 1. Kendo-Buddhist-Spirit

    Sport

    Nov 1, 2017

    ESPÍRITO BUDISTA

    A arte marcial japonesa criada no século XIV é hoje um desporto de alta competição e uma arte puramente exibicional. Mas tempos houve em que, conhecer e manejar bem uma espada, podia estabelecer a linha entre a vida e a morte.

    ...