Technology

Dez 1, 2017

A REAL REALIDADE VIRTUAL

A Realidade Virtual (RV) até há poucos anos não passava de um tema cuja presença se tornara habitual nos romances, séries e filmes de ficção científica e cuja aplicabilidade no dia-a-dia dos mais comuns dos cidadãos era, na melhor das hipóteses, duvidosa.

<

Por NUNO AFONSO

A verdade é que são cada vez mais as empresas que apostam na criação de programas e ambientes de Realidade Virtual, como por exemplo o jornal "New York Times" que criou toda uma secção destinada a conteúdos VR.

"Esteja lado a lado com as forças iraquianas no decorrer de uma batalha com o Estado Islâmico. Passeie num planeta a três mil milhões de milhas de distância do Sol. Junte-se aos nossos jornalistas premiados no centro da acção. Explore a biblioteca de realidade virtual a 360 graus por si mesmo", promete o "New York Times" na sua secção "NYT VR". O canal televisivo AMC criou também uma secção AMC VR que, entre outros luxos, permite aos seus utilizadores experienciar em primeira mão como seria estar dentro de um episódio da sua popular série de zombies canibais "The Walking Dead", entre outras séries produzidas por aquele canal.

Em 2016 o Facebook contava já com 400 elementos na sua equipa de investigação de Realidade Virtual, este ano tornou-se conhecida a sua parceria com a Samsung, sendo o resultado o Oculus, um aparelho de RV equipado com um controlador e, como opção extra, um comando para aquela que, à partida, será a utilização mais frequente deste género de tecnologia nos seus primeiros anos: os jogos electrónicos em ambiente RV.

As experiências de imersão em ambientes cinematográficos ou em documentários são as opções que maior cuidado exigem a nível gráfico, onde no Oculus apenas um certo grão nos permite distinguir ainda entre o mundo real e o virtual, e serão uma mais-valia quando às massas, e não só os gamers, aderirem à RV.

Mas o potencial da Realidade Virtual e do respectivo 3D está a ser canalizado via Oculus para um dos projectos mais ambiciosos de Mark Zuckerberg, o Facebook Spaces. Para começar, a RV do Oculus não obriga à utilização de um computador. Exactamente, dado os avanços tecnológicos actuais tudo o que precisa para viver a experiência virtual em vez de um super-computador e uma memória gigantesca, o mínimo de que iria precisar não assim há tantos anos, basta ser o detentor de um smartphone. Pega no seu telemóvel, acede ao seu perfil no Facebook utilizando um código do Oculus Rift e este irá analisar as fotografias que tiver no seu perfil e criar-lhe uma identidade digital o mais próximo possível da sua imagem.

O seu avatar nesta nova experiência do Facebook aparenta uma ligeira inspiração no Second Live, dado que ao colocar o Oculus terá a aparência de uma personagem de banda desenhada embora podendo contactar com outros utilizadores que ainda não utilizem o Facebook Spaces, cujos intercâmbios lhe aparecerão em janelas flutuantes um pouco ao estilo de Tom Cruise em "Relatório Minoritário", podendo arrastar itens, criar desenhos em 3D e conviver num mesmo espaço virtual com outros utilizadores que podem bem estar do outro lado do planeta mas que certamente não abdicarão de tirar uma selfie consigo no Spaces.

Claro que além de todas estas opções de interactividade num novo mundo virtual, o Facebook não descurou as experiências de imersão e é possível visitar várias cidades e locais do mundo sem sair da sua sala. O preço não é também grande impedimento, esta parceria Facebook/Samsung permite-lhe obter o Oculus e respectivo controlo a preços a partir dos 130 dólares, mais 60 para o comando caso seja um gamer inveterado mais interessado em viver o mais realisticamente possível alguns dos seus jogos de aventuras favoritos (escusado será dizer que a Marvel já aderiu ao conceito). Já são várias as opções em cima da mesa, uma vez que os potenciais didáticos desta nova tecnologia irão revolucionar o conceito do ensino à distância, dos trabalhos de casa e inclusivamente de algumas terapias. Um admirável mundo novo!

Contactos * www.oculus.com * www.facebook.com/spaces

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...

  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...


  • 310

    Technology

    Ago 1, 2017

    O REI DA SEGURANÇA DOMÉSTICA

    O mundo não é, de forma alguma, um lugar seguro. Quer viva num apartamento no 12º piso ou numa grande vivenda na zona rural, vai sentir-se muito mais seguro depois de instalar um destes.

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...

  • 14279036_127247534397015_777594915_n

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    UMA LUVA QUE DEVOLVE A FORÇA À MÃO

    Depois de ter chegado à final do "Microsoft Imagine Cup", com o protótipo de uma luva que devolve a força à mão e que permite levantar objectos até 40 quilos, a NUADA, é uma das startups do momento.


  • top-teaser-faszination

    Business & Industry

    Jun 1, 2016

    MEETING EXTREME DEMANDS

    Tungsten carbide components stand up to the highest industrial machinery requirements. Cutting tools and other instruments made of this material are highly wear-resistant, exceptionally durable, and individually applicable.

    ...

  • Biotrem-Really-Eat-Everything-1

    Business & Industry

    Jan 1, 2018

    COMER "MESMO" TUDO

    A polaca Biotrem tem vindo a ganhar terreno com uma ideia inovadora que vai ao encontro das preocupações ecologistas cada vez mais vigentes no mundo actual. Graças a um processo inventado por Jerzy Wysocki a empresa é actualmente...

  • Fertile Uzbekistan

    Food & Beverage

    Fev 29, 2016

    Uzbequistão Fértil

    O Uzbequistão é um país cheio de sol e boas terras. Mantém-se uma cultura onde vegetais, frutas e verduras são obrigatórias à mesa, ou "dastarkhan", o espaço de refeição. Nos rigorosos Invernos, estes frutos e vegetais são...