Business & Industry

Dez 1, 2017

O PREÇO DA EXCLUSIVIDADE

No auge da Globalização, a esmagadora maioria das empresas deslocalizaram a sua produção para países asiáticos, de modo a manter a qualidade dos mesmos sem que tal aumentasse os custos, estimando-se que actualmente se produzam 720 milhões de pares de sapatos todos os anos em fábricas asiáticas. 

Por NIGEL HAWTHORNE

Contudo a evolução não pára e as empresas começam já a explorar a próxima grande revolução industrial, as fábricas apetrechadas com aparelhos de robótica de última geração que dispensam grande parte da mão-de-obra humana!

A Adidas dá o exemplo da inovação como sempre, se em Março do corrente ano já tinham feito história com o lançamento da sua Futurecraft Biofabric, uma fábrica dedicada à produção de uma colecção de sapatos ultraleves que tinham por matéria-prima a utilização de seda de aranhas criadas em laboratório, voltam a fazer o mesmo agora na Alemanha, com a abertura da sua primeira fábrica robótica no Estado da Bavária.

A verdade é que a produção numa fábrica convencional algures na Ásia é demorada e pouco flexível, em média desde a transformação das matérias-primas até à produção do sapato em si vai um período de 60 a 90 dias, dependendo da complexidade, e dificilmente se poderá aumentar ou reduzir a produtividade de acordo com a procura, algo que no mercado actual (avesso a stocks e indisponibilidades) se tornou um problema cada vez mais pertinente.

E quanto tempo demora uma fábrica robótica alemã a produzir um par de sapatos, pergunta vocês? Dias, dependendo das circunstâncias e da complexidade, um mero dia até! Esta fábrica com 4.600 metros quadrados depende quase exclusivamente dos seus robots para criar de raiz um par de sapatos, enquanto na Ásia os sapatos da Adidas são produzidos manualmente em longas linhas de montagem, sendo aliás um dos atractivos para os seus clientes mais exigentes: parte-se do princípio que um sapato construído manualmente se rege por princípios de qualidade e durabilidade superior aos produzidos por máquinas. Será?

A abertura desta primeira fábrica foi na prática um projecto-piloto, estando prevista a abertura de uma segunda fábrica robótica em Atlanta, no Estado da Geórgia nos Estados Unidos da América, a produção total das duas fábricas estima-se que será de um milhão de pares de sapatos por ano. Caso lhe pareça muito, recordamos que a Adidas produz anualmente uma média de 360 milhões de pares de sapatos nas suas fábricas asiáticas.

Mas qual é o principal atractivo? Pois bem, além da possibilidade de poder reduzir ou aumentar a produção de acordo com a procura, algo que até à data se tem restringido à produção industrial de livros com o Print On Demand, a flexibilidade destas novas fábricas robóticas permite a criação de sapatos personalizados! Seja para uma qualquer equipa desportiva, um evento da sua empresa ou por mera extravagância, a Adidas considera que este será o futuro da indústria, baptizando desde já este avanço tecnológico com o título de Speedfactory!

A necessidade de inovação e produção tornou-se também crucial com a popularidade das novas tecnologias, nomeadamente as redes sociais, que fizeram com que as modas nascessem e morressem muito mais rapidamente que antes, tornando impraticável a tentativa de criação de um novo modelo para ir de encontro aos gostos do mercado em tempo útil, o processo de criação, contacto com os outsourcings espalhados pela Ásia e finalmente a recepção dos primeiros protótipos tornou-se demasiado morosa para a velocidade do mundo actual.

Outro dos factores foi a necessidade de individualização, ao notar que os seus concorrentes (Nike, Puma e Under Armour) estavam a ganhar terreno, a Adidas apercebeu-se que todos partilhavam de um mesmo problema, a indústria no seu todo acabava por utilizar os mesmos fornecedores e as mesmas fábricas no estrangeiro e o produto acabado acabava por se distinguir apenas no design ou nas cores, com a Speedfactory a Adidas espera recuperar a sua plena originalidade, tanto a nível de materiais como na rapidez com que consegue introduzir, alterar e personalizar os seus produtos.

Contactos * www.adidas.de * www.adidas-group.com * Tel: +49 (0) 9132 84-0 * ADIDAS AG, Adi-Dassler-Strasse 1, 91074 Herzogenaurach, Germany

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Cogumelos01

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    Do Mosto ao Gourmet

    Alex Villeneuve, com apenas 21 anos e prestes a tornar-se mestre cervejeiro pela Olds College, ao aperceber-se da quantidade de mosto (o que sobra dos cereais após a fermentação da cerveja) cujo único destino era o lixo, achou...

  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...

  • IMG_4878_1950x

    Helthcare & Wellness

    Abr 21, 2018

    MÁS VIBES, BOAS VIBES

    Claro! Andar de bicicleta em vez do carro e até mesmo um transporte público, é uma boa atitude para a sua saúde pessoal e comum. Certifique-se apenas que o faz da forma certa


  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...

  • Depositphotos_8485784_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    SEMENTES SEM COPYRIGHT

    A impressionante senda legislativa mundial chegou ao mais trivial dos produtos: os alimentos. É a mais recente tentativa do Homem, de se apoderar e controlar elementos da natureza.


  • 01

    Mecanica e Locomoção

    Fev 1, 2017

    BALÕES REVOLUCIONAM SERVIÇOS

    Uma empresa norte-americana está a desenvolver balões que poderão ajudar em situação de desastre, bem como a melhorar a efcicácia das previsões meteorológicas.

  • 01

    Technology

    Jan 1, 2017

    GOOGLE NA CORRIDA

    Eis o concorrente directo para o iPhone, o Google Pixel. Na Google, não foram poupados esforços no desenvolvimento do melhor sistema operacional Android 7.1 Nougat, aplicado a um telemóvel que tem imensas coisas positivas e muito...

  • AllPhotosMargaridaCunha (1)

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2016

    RECARREGAR ENERGIAS NA TERCEIRA MELHOR ILHA DO MUNDO

    Temperaturas ideais, montanhas verdejantes, praias de sonho, cultura, ritmos autênticos, experiências inesquecíveis e a vitalidade das suas gentes, assim é a Jamaica. Exótica e sedutora, foi eleita a melhor Ilha das Caraíbas...