Business & Industry

Dez 1, 2017

O PREÇO DA EXCLUSIVIDADE

No auge da Globalização, a esmagadora maioria das empresas deslocalizaram a sua produção para países asiáticos, de modo a manter a qualidade dos mesmos sem que tal aumentasse os custos, estimando-se que actualmente se produzam 720 milhões de pares de sapatos todos os anos em fábricas asiáticas. 

<

Por NIGEL HAWTHORNE

Contudo a evolução não pára e as empresas começam já a explorar a próxima grande revolução industrial, as fábricas apetrechadas com aparelhos de robótica de última geração que dispensam grande parte da mão-de-obra humana!

A Adidas dá o exemplo da inovação como sempre, se em Março do corrente ano já tinham feito história com o lançamento da sua Futurecraft Biofabric, uma fábrica dedicada à produção de uma colecção de sapatos ultraleves que tinham por matéria-prima a utilização de seda de aranhas criadas em laboratório, voltam a fazer o mesmo agora na Alemanha, com a abertura da sua primeira fábrica robótica no Estado da Bavária.

A verdade é que a produção numa fábrica convencional algures na Ásia é demorada e pouco flexível, em média desde a transformação das matérias-primas até à produção do sapato em si vai um período de 60 a 90 dias, dependendo da complexidade, e dificilmente se poderá aumentar ou reduzir a produtividade de acordo com a procura, algo que no mercado actual (avesso a stocks e indisponibilidades) se tornou um problema cada vez mais pertinente.

E quanto tempo demora uma fábrica robótica alemã a produzir um par de sapatos, pergunta vocês? Dias, dependendo das circunstâncias e da complexidade, um mero dia até! Esta fábrica com 4.600 metros quadrados depende quase exclusivamente dos seus robots para criar de raiz um par de sapatos, enquanto na Ásia os sapatos da Adidas são produzidos manualmente em longas linhas de montagem, sendo aliás um dos atractivos para os seus clientes mais exigentes: parte-se do princípio que um sapato construído manualmente se rege por princípios de qualidade e durabilidade superior aos produzidos por máquinas. Será?

A abertura desta primeira fábrica foi na prática um projecto-piloto, estando prevista a abertura de uma segunda fábrica robótica em Atlanta, no Estado da Geórgia nos Estados Unidos da América, a produção total das duas fábricas estima-se que será de um milhão de pares de sapatos por ano. Caso lhe pareça muito, recordamos que a Adidas produz anualmente uma média de 360 milhões de pares de sapatos nas suas fábricas asiáticas.

Mas qual é o principal atractivo? Pois bem, além da possibilidade de poder reduzir ou aumentar a produção de acordo com a procura, algo que até à data se tem restringido à produção industrial de livros com o Print On Demand, a flexibilidade destas novas fábricas robóticas permite a criação de sapatos personalizados! Seja para uma qualquer equipa desportiva, um evento da sua empresa ou por mera extravagância, a Adidas considera que este será o futuro da indústria, baptizando desde já este avanço tecnológico com o título de Speedfactory!

A necessidade de inovação e produção tornou-se também crucial com a popularidade das novas tecnologias, nomeadamente as redes sociais, que fizeram com que as modas nascessem e morressem muito mais rapidamente que antes, tornando impraticável a tentativa de criação de um novo modelo para ir de encontro aos gostos do mercado em tempo útil, o processo de criação, contacto com os outsourcings espalhados pela Ásia e finalmente a recepção dos primeiros protótipos tornou-se demasiado morosa para a velocidade do mundo actual.

Outro dos factores foi a necessidade de individualização, ao notar que os seus concorrentes (Nike, Puma e Under Armour) estavam a ganhar terreno, a Adidas apercebeu-se que todos partilhavam de um mesmo problema, a indústria no seu todo acabava por utilizar os mesmos fornecedores e as mesmas fábricas no estrangeiro e o produto acabado acabava por se distinguir apenas no design ou nas cores, com a Speedfactory a Adidas espera recuperar a sua plena originalidade, tanto a nível de materiais como na rapidez com que consegue introduzir, alterar e personalizar os seus produtos.

Contactos * www.adidas.de * www.adidas-group.com * Tel: +49 (0) 9132 84-0 * ADIDAS AG, Adi-Dassler-Strasse 1, 91074 Herzogenaurach, Germany

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • Zinco03

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

    A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração...

  • 14279036_127247534397015_777594915_n

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    UMA LUVA QUE DEVOLVE A FORÇA À MÃO

    Depois de ter chegado à final do "Microsoft Imagine Cup", com o protótipo de uma luva que devolve a força à mão e que permite levantar objectos até 40 quilos, a NUADA, é uma das startups do momento.


  • 0-1352400373-expo_spon_01

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

    É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e...

  • filigree - the art of working metals (gold, silver, bronze), one of the most traditional Portuguese arts.

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    Um Dia Havemos de ir a Viana

    País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil,...

  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...


  • 2.7.11

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2015

    Going deeper underwater

    Since its invention, by Jacques-Yves Custeau and Emile Gagnan, back in 1947, the activity of scuba diving became more than exploration. It became entertainment and leisure, allowing humanity to go deeper in the water than ever before....

  • Technology

    Mar 1, 2015

    Longer range electric cars

    In recent years the automotive industry has set their controls for the heart of electric engines and batteries, leaping forward very fast, developing technologies that were only a dream just ten years ago.

  • Business & Industry

    Out 1, 2015

    Marcas Globais para Necessidades Globais

    Henkel é um nome conhecido em todo o mundo. A companhia tornou-se reconhecida pelos seus produtos de limpeza para a casa e indústria, mas cresceu durante mais de um século até se tornar um fornecedor global e líder de marcas e tecnologias.

    ...