Business & Industry

Dez 1, 2017

O PREÇO DA EXCLUSIVIDADE

No auge da Globalização, a esmagadora maioria das empresas deslocalizaram a sua produção para países asiáticos, de modo a manter a qualidade dos mesmos sem que tal aumentasse os custos, estimando-se que actualmente se produzam 720 milhões de pares de sapatos todos os anos em fábricas asiáticas. 

<

Por NIGEL HAWTHORNE

Contudo a evolução não pára e as empresas começam já a explorar a próxima grande revolução industrial, as fábricas apetrechadas com aparelhos de robótica de última geração que dispensam grande parte da mão-de-obra humana!

A Adidas dá o exemplo da inovação como sempre, se em Março do corrente ano já tinham feito história com o lançamento da sua Futurecraft Biofabric, uma fábrica dedicada à produção de uma colecção de sapatos ultraleves que tinham por matéria-prima a utilização de seda de aranhas criadas em laboratório, voltam a fazer o mesmo agora na Alemanha, com a abertura da sua primeira fábrica robótica no Estado da Bavária.

A verdade é que a produção numa fábrica convencional algures na Ásia é demorada e pouco flexível, em média desde a transformação das matérias-primas até à produção do sapato em si vai um período de 60 a 90 dias, dependendo da complexidade, e dificilmente se poderá aumentar ou reduzir a produtividade de acordo com a procura, algo que no mercado actual (avesso a stocks e indisponibilidades) se tornou um problema cada vez mais pertinente.

E quanto tempo demora uma fábrica robótica alemã a produzir um par de sapatos, pergunta vocês? Dias, dependendo das circunstâncias e da complexidade, um mero dia até! Esta fábrica com 4.600 metros quadrados depende quase exclusivamente dos seus robots para criar de raiz um par de sapatos, enquanto na Ásia os sapatos da Adidas são produzidos manualmente em longas linhas de montagem, sendo aliás um dos atractivos para os seus clientes mais exigentes: parte-se do princípio que um sapato construído manualmente se rege por princípios de qualidade e durabilidade superior aos produzidos por máquinas. Será?

A abertura desta primeira fábrica foi na prática um projecto-piloto, estando prevista a abertura de uma segunda fábrica robótica em Atlanta, no Estado da Geórgia nos Estados Unidos da América, a produção total das duas fábricas estima-se que será de um milhão de pares de sapatos por ano. Caso lhe pareça muito, recordamos que a Adidas produz anualmente uma média de 360 milhões de pares de sapatos nas suas fábricas asiáticas.

Mas qual é o principal atractivo? Pois bem, além da possibilidade de poder reduzir ou aumentar a produção de acordo com a procura, algo que até à data se tem restringido à produção industrial de livros com o Print On Demand, a flexibilidade destas novas fábricas robóticas permite a criação de sapatos personalizados! Seja para uma qualquer equipa desportiva, um evento da sua empresa ou por mera extravagância, a Adidas considera que este será o futuro da indústria, baptizando desde já este avanço tecnológico com o título de Speedfactory!

A necessidade de inovação e produção tornou-se também crucial com a popularidade das novas tecnologias, nomeadamente as redes sociais, que fizeram com que as modas nascessem e morressem muito mais rapidamente que antes, tornando impraticável a tentativa de criação de um novo modelo para ir de encontro aos gostos do mercado em tempo útil, o processo de criação, contacto com os outsourcings espalhados pela Ásia e finalmente a recepção dos primeiros protótipos tornou-se demasiado morosa para a velocidade do mundo actual.

Outro dos factores foi a necessidade de individualização, ao notar que os seus concorrentes (Nike, Puma e Under Armour) estavam a ganhar terreno, a Adidas apercebeu-se que todos partilhavam de um mesmo problema, a indústria no seu todo acabava por utilizar os mesmos fornecedores e as mesmas fábricas no estrangeiro e o produto acabado acabava por se distinguir apenas no design ou nas cores, com a Speedfactory a Adidas espera recuperar a sua plena originalidade, tanto a nível de materiais como na rapidez com que consegue introduzir, alterar e personalizar os seus produtos.

Contactos * www.adidas.de * www.adidas-group.com * Tel: +49 (0) 9132 84-0 * ADIDAS AG, Adi-Dassler-Strasse 1, 91074 Herzogenaurach, Germany

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 3041392_lunarhabitationfosterpartners1

    Research & Education

    Abr 1, 2017

    MOONTOPIA - CABEÇA NA LUA

    Quase cinquenta anos após o sucesso da Apollo 11, a primeira vez que o homem andou na Lua, a Corrida Espacial ainda apenas começou. O século XXI, tem trazido novos horizontes para a conquista do espaço, como o Homem sempre sonhou.

    ...

  • 1

    Technology

    Nov 27, 2018

    LG SUITBOT

    "LG has created a robotic exoskeleton designed to support and enhance its wearer's legs to improve lower limb strength. The suit, named LG CLOi SuitBot, features "naturally-rotating joints" and sandal-like shoes, which LG claimed...

  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...


  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • Depositphotos_96937952_xl-2015

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    LÃ DE CAMELO - DE QUENTE PARA MAIS QUENTE

    Se já sentiu arrepios ao ver o preço de um casaco de lã de camelo, pense só no conforto que tal investimento lhe poderia trazer em noites mais frias. A lã de camelo é um tecido macio, fofo, confortável, quente e respirável.

    ...


  • Dressed in Ambition

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    De Ambição Vestida

    Ser mulher no século XXI não é o mesmo que era antes. Como se veste uma mulher bem-sucedida nos dias de hoje? Já não temos as leis que lhes medem as saias ou os ideais que as impediam de terem emprego. Hoje, uma mulher de sucesso...

  • Photos: Baufritz

    Home & Design

    Mai 1, 2016

    ECOLOGICAMENTE AMIGÁVEIS

    "A qualidade de vida começa em casa" é o lema da Baufritz, uma empresa pioneira na construção de casas de madeira, fundada em 1896, e agraciada com vários prémios. Design superior, materiais sustentáveis e livres de substâncias...

  • 01

    Culture & Art

    Fev 1, 2017

    O RITMO CALIENTE QUE ESTÁ A ATRAIR O TURISMO

    Elevado, recentemente, a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o "Merengue Dominicano", nascido na República Dominicana, é uma expressão corporal e cultural enraízada na identidade do povo dominicano. Com ritmo veloz e...