Lifestyle & Travel

Mai 1, 2017

O CONTO DE FADAS DA PÉRSIA

A forma mais romântica de passar uns maravilhosos dias de primavera é visitando a florescente Pérsia. Os melhores meses de primavera no Irão são Abril e Maio. É a época mais agradável, quando as árvores estão cobertas de botões de flores, o ar é fresco e frio, o chão por vezes lavado pela chuva.

Com certeza, a maravilhosa ideia de passar um par de semanas primaveris no Irão não lhe ocorreu só a si. O turismo neste país persa continua a crescer apesar de todas as adversidades económicas – no ano passado foi visitado por 5,2 milhões de pessoas e, em 2017, esperam-se muitos mais.

Este local fica na antiga cidade de Esfahan, República Islâmica do Irão. Entre as muitas maravilhas históricas deste local (algumas classificadas como Património Mundial pela UNESCO), destaca-se uma – o hotel Abassi, construído há mais de 320 anos sob a dinastia Safávida, reino do Xá Sultan Husayn. Para além de hotel de quatro estrelas, com mais de 200 quartos e suites, representa uma atracção turística única.

Passado histórico

O Xá Sultan Husayn, o último dos Safávidas, construiu-o para ser um caravançarai para mercadores, os seus camelos e cavalos, que viajavam pela antiga Rota da Seda, e dedicou o edifício à sua mãe. Também é conhecido como Madar-Shah-Caravanserai (o caravançarai da mãe do Xá, em português).

Durante o reinado da dinastia Safávida e nos tempos das invasões afegãs a Esfahan, a construção ficou consideravelmente danificada. Foi reconstruída mais tarde, durante o reinado de Cadzharah e foi lá estacionada uma guarnição de cavalaria.

Passaram décadas e o secular hotel começava a cair desesperadamente. Durante algum tempo, o edifício até como armazém de açúcar serviu. Felizmente, nos anos 1950, um arqueólogo francês, Andre Godard, tomou a iniciativa de o restaurar e, em 1966, os melhores artesãos da época, trabalharam fortemente para o reconstruir totalmente, tendo recuperado a sua estrutura e função original: a de um hotel.

Hoje o hotel comporta 231 quartos, incluindo 23 suites com nomes em honra das pérolas arquitectónicas de Esfahan, três magníficos restaurantes e alguns cafés distribuídos pelas duas alas – a ala mais antiga, com traça tradicional e esplendida decoração persa; e a ala nova, com design mais moderno. O hotel é famoso pela sua vista fantástica sobre a cidade, da qual se pode usufruir a partir do telhado. Para além disso, pode-se apreciar o seu espantoso jardim com canais e fontes, a sala de chá tradicional e o museu com manuscritos antigos. Mais de 150 personalidades mundiais já passaram pelo hotel Abassi e os seus proprietários vão publicar em breve um livro sobre isto.

Os quartos

O Abassi pode não ser abundante em comodidades modernas. Não tem um ginásio de topo, ou máquinas de cappuccino (embora tenha um excelente serviço Wi-Fi), mas isso só lhe confere ainda mais charme.

Para os hóspedes que ficam na ala antiga, especialmente nas suites Qajar e Safávida, a estadia é um deleite. Estes quartos foram soberbamente restaurados e decorados num estilo tradicional sem ficar demasiado cheios.

A magnífica Suite Safávida: sem dúvida, o mais impressionante quarto do hotel. A Suite Safávida de dois quartos foi inspirada e nomeada segundo uma das mais importantes dinastias da história Iraniana. A combinação perfeita no trabalho de estuque, pinturas de paredes, tectos abobadados e iluminação chique, com um enorme candeeiro central a dominar, transmitem-nos a atmosfera singular da Pérsia antiga.

A Suite Qajar é uma dupla suite ostentando o design e arquitectura Qajar, com as paredes coloridas e o incomparável cenário do jardim do hotel proporcionando a atmosfera de um conto de fadas asiático.

A espaçosa Suite Paradise envolve um design mais contemporâneo embora cheio de estilo, uma fantástica vista para o jardim do hotel e uma gama completa de acomodações. Tudo, por apenas $350 USD por noite.

Os salões

O Hotel Abassi tem oito pitorescos salões, ou salas de conferência.

O salão Abassi (ou Abassid) é o mais magnífico da colecção. A cobrir o tecto e a entrada para o salão está estampada a arte kupburi (isto é, trabalho de alto-relevo) e trabalho de laminado, representativo do milagroso trabalho dos artistas Isfahani. Os padrões uniformes e repetidos sobre as folhas de ouro das paredes e tecto retratam a glória da arte e beleza do corpo do edifício. No salão, também, muqarnas em madeira, ou trabalho de estalactites e tung buri, um fino trabalho de cravação em vidro no tecto, criam uma cúpula de cor e luz sobre as cabeças dos convidados. As folhas de ouro escovado e pintado nas margens, nas paredes e tecto, conferem ao salão um tom calmo e deslumbrante. Com espaço suficiente para 550 pessoas, o Salão Abassi tem sido anfitrião de grandes eventos nacionais e mundiais, acolhendo uma multiplicidade de distintos convidados de todo o mundo durante horas, em reconhecimento da incomparável beleza do salão.

O Salão Aliqapu é inspirado na sala de música do Palácio Aliqapu. O salão é pequeno, mas magnífico. A colecção de ornamentos que incluem trabalho de estuque, pinturas qatarbandi (representação artística e típica de um personagem repetido infinitamente), acompanhada de trabalhos em miniatura converteram as quatro paredes do salão num espaço amplo de representação artística do design Iraniano. Tung buri sobre as muqarnas, pode ser visto como um exemplo sem paralelo da arte Iraniana do último século. Este salão pode acomodar o máximo de 30 pessoas e, dadas as suas dimensões, é utilizado para celebrações festivas especiais.

Os restaurantes e o jardim

O Hotel Abassi tem seis restaurantes, um café, uma casa de chá tradicional e uma sala de pequenos-almoços onde se servem pratos tradicionais Iranianos e europeus.

O Restaurante Chehelsotoun é uma das seis opções para jantar no Hotel Abassi. É coberto de murais nos estilos Safávida e Qajar e decorado com candeeiros e lanternas. Acolhendo até 400 jantares, as cadeiras do Chehelsotoun tomam por modelo um trono retratado em esculturas de pedra em Persépolis, uma cidade no Irão, classificada como património Mundial pela UNESCO.

O Restaurante Cheshmandaz; deste ponto elevado, consegue-se avistar toda a cidade. A partir do espaço ao ar livre do Restaurante Cheshmandaz, no telhado do edifício, tem uma visão de 360 graus sobre a cidade de Isfahan. Com capacidade para 250 convidados, o restaurante é famoso por um prato Iraniano chamado Ash-e Reshteh, uma espécie de sopa espessa de macarrão preenchida com todo o tipo de grãos e ervas.

o restaurante pátio é famoso por um prato iraniano chamado Ash-e Reshteh, um tipo de espessura de sopa de macarrão preenchido com todos os tipos de grãos e ervas.

O enorme, belíssimo e bem tratado jardim, repleto de pequnas fontes, avenidas arborizadas, canteiros de flores brilhantes e árvores de marmelo oferece ao visitante frescura e tranquilidade. Os visitantes preenchem o tempo a beber chá, a ler um livro ou simplesmente escondidos neste oásis, longe do bulício da cidade.

Uma estadia no mais antigo do Irão e um dos mais antigos do mundo, é a certeza e garantia de uma experiência e memória de Verão inesquecível, que acompanhará os hóspedes para o resto da vida.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • iReviews-gravity-blanket_4

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    MAIS PESO, MENOS STRESS

    E se o peso pudesse reduzir os seus níveis de stress e ansiedade? Não, não é nenhuma espécie de cultura japonesa antiga. Antes pelo contrário. Já é uma técnica terapêutica utilizada em hospitais para o tratamento de distúrbio...

  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...

  • AdobeStock_54112868

    Home & Design

    Mar 1, 2017

    BIOMIMÉTICA - CIÊNCIA DA IMITAÇÃO

    Muitos exemplos podem servir para ilustrar a aplicação da Biomimética, não só em tecnologia de vanguarda, mas também em objectos quotidianos. Hoje em dia a Biomimética é parte do design, da física, química, engenharias várias...


  • LesMills01

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2017

    A mexer há 49 Anos

    Nascido em 1934, Leslie Roy "Les" Mills foi um atleta profissional de renome, chegando a representar a Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos em quatro ocasiões e nos Jogos da Commonwealth do Império Britânico ao longo de duas décadas,...

  • Brikawood-interlocking-wooden-bricks-help-build-house-without-nails-or-screws_9

    Business & Industry

    Ago 31, 2018

    Brikawood

    Existe um fascínio crescente em relação à construção 3D de casas. De facto, é um negócio florescente e, encarando os desafios habitacionais por todo o mundo, actualmente, pode bem vir a provar-se como uma solução de baixo...

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 


  • Lido

    Culture & Art

    Fev 1, 2015

    Lights, Sound, Glamour

    The Lido is a cabaret and burlesque show located on the Champs-Élysées in Paris, France. It opened in 1946, famous for its exotic shows including dance, singing and other perofromers.

  • alger_front_de_mer

    Business & Industry

    Abr 1, 2016

    Caminho Aberto a Novos Negócios na Argélia

    Detentor de uma das maiores reservas de petróleo e de gás natural do mundo, bem como de uma excelente localização, a Argélia tem desempenhado um papel fundamental para a estabilidade política no Magreb, Norte de África e na...

  • Business & Industry

    Out 1, 2015

    Marcas Globais para Necessidades Globais

    Henkel é um nome conhecido em todo o mundo. A companhia tornou-se reconhecida pelos seus produtos de limpeza para a casa e indústria, mas cresceu durante mais de um século até se tornar um fornecedor global e líder de marcas e tecnologias.

    ...