Culture & Art

Fev 29, 2016

O Som Perfeito

Para conseguir o som e toque perfeitos de uma guitarra acústica são necessários anos de preparação e treino. Herdeiro da tradição das guitarras acústicas construídas à mão, Michihiro Matsuda produz apenas dez a doze instrumentos por ano, com o cuidado, a perícia e a paixão verdadeiramente necessários.

<

Michihiro Matsuda mudou-se de Tóquio, no Japão, para a Califórnia, nos EUA, em 1997, com o objectivo de cumprir o sonho de se tornar construtor de guitarras. Inscreveu-se na escola de Luthiery Roberto-Venn, onde progrediu de forma tão rápida que, no final do curso, foi escolhido para se tornar aprendiz do renomado construtor Ervin Somogyi.

Matsuda evoluiu ainda mais a sua arte ao estudar com o inovador luthier Taku Sakashta. Também aprendeu restauro de guitarras com o conhecido reparador Frank Ford. Matsuda passou quase três anos na oficina de Somogyi a aperfeiçoar a perícia como construtor que iniciou na oficina de Sakashta e na escola Roberto-Venn. A Somogyi, Sakashta e a Ford atribiu todo o crédito pela compreensão que obteve sobre as complexidades estruturais envolvidas na costrução manual de guitarras acústicas. A Somogyi agradece especialmente tudo o que aprendeu sobre o significado de perícia, e mais importante ainda, a arte de fazer a madeira cantar.

Em 2002, Matsuda abriu a sua própria oficina onde utiliza técnicas de construção de guitarras tradicionais, mas com dedign inovador. Inspirado pela natureza, esforça-se por harmonizar organicamente as formas das cravelhas, corpo, ponte e recortes. Contudo, ele não faz apenas guitarras agradáveis à vista. Matsuda compreendeu que estas são, primeiro que tudo, ferramentas para tocar música, e assim sendo, dedica tanto tempo ao som que tira de um instrumento e à sua usabilidade, quanto ao que dedica à sua estética.

Michihiro faz o máximo para que os instrumentos integrem materiais de excelência com formas orgânicas e linhas graciosas. Cada guitarra é única, pessoal e individual, mesmo que seja um dos modelos mais básicos. Segundo o construtor, "a guitarra é a ferramenta do intérprete. Boas guitarras permitem que qualquer pessoa se expresse musical ou artisticamente, mas começo a pensar que a guitarra não é apenas uma ferramenta para fazer música, é mais do que isso. Durante o processo de fabrico de uma guitarra, a madeira torna-se um instrumento musical. Eu sou a pessoa que coloca a voz na guitarra, e através das minhas escolhas criativas a nível sónico e visual, também me expresso artisticamente. Os meus instrumentos personalizados, não vão apenas ao encontro das necessidades técnicas do intérprete, são também trabalhos criativos da minha imaginação." Cada guitarra demora, pelo menos, três anos até ao início da sua construção. O luthier é flexível com os materiais e encomendas personalizadas, mas características opcionais reflectem-se no preço final do instrumento.

O modelo base da guitarra Matsuda é construído com o topo em Pinheiro de Sitka, corpo de Pau-rosa Indiano, uma roseta simples e sem recortes. As guitarras Matsuda são especialmente bem concebidas para dedilhados, no entanto, seja qual for o estilo musical do intérprete, o luthier pode construir guitarras que se adaptam ao estilo de cada um. Dado que cada guitarra é um caso, Matsuda trabalha com o cliente para escolher detalhes como o tamanho do braço, o comprimento da escala, a afinação, a configuração e outros pormenores, que farão a guitarra perfeita.

Todas as guitarras construídas por Matsuda têm uma garantia vitalícia limitada que fica ligada ao dono original. O construtor pode reparar defeitos de material e execução enquanto se mantiver em actividade. Esta garantia não cobre qualquer dano causado por extremos de humidade e temperatura, alterações ou modificações, acidentes, manuseamento e usos impróprios ou desgaste por uso.

Modelos

Existem três escolhas de tamanhos de corpo para as guitarras de cordas de aço: Style M1-tamanho OM modificado, Style M2-tamanho OO modificado, e Mini-Parlor modificado.

Matsuda oferece ainda duas formas de corpo para guitarras de cordas de nylon. Um das formas garante uma guitarra bem balanceada, com um corpo tonal total, a outra resulta num ataque sonoro mais rápido e com som percussivo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • enko-running-shoes-7

    Sport

    Ago 1, 2017

    EM FORMA SEM LESÕES

    Praticar vários desportos, com a intenção de estar em forma e saudável, é quase obrigatório, por estes dias. As pessoas parecem ter muitos cuidados e preocupam-se bastante com a sua qualidade diária de vida e também a do futuro.

    ...

  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...


  • 74578418-4108-11e8-ab09-36e8e67fb996_1320x770_081421

    Research & Education

    Mai 31, 2018

    A MULHER POR TRÁS DO HOMEM

    Mulher e mãe de dois presidentes dos Estados Unidos, Barbara Bush teve um papel fundamental na sua família, na América e no mundo

  • Depositphotos_19090019_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 30, 2018

    STEVIA

    This is already the century to take care of the body balance and healthcare. From the trip to gym three times a week, jogging in a park or by a river side or even on the beach, vegan food or even the external visual care, it will...

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 


  • top-teaser-faszination

    Business & Industry

    Jun 1, 2016

    MEETING EXTREME DEMANDS

    Tungsten carbide components stand up to the highest industrial machinery requirements. Cutting tools and other instruments made of this material are highly wear-resistant, exceptionally durable, and individually applicable.

    ...

  • Alaska_Purchase_(hi-res)

    Culture & Art

    Abr 1, 2016

    Como Foi Vendido o Alasca

    A 30 de Março de 1867, era assinado em Washington, Estados Unidos da America (EUA), o acordo de venda do Alasca, pela Rússia aos EUA. Existem vários mitos sobre a venda. Muitos acreditam que foi feita pela Soberana russa, Catarina...

  • Food & Beverage

    Abr 1, 2015

    Another Algarve

    Oyster and other shellfish have been abundant in the Portuguese rivers and shores but throughout the years, various diseases almost sentenced its extinction. Recently, aquaculture has restored their existence.