Culture & Art

Fev 29, 2016

O Som Perfeito

Para conseguir o som e toque perfeitos de uma guitarra acústica são necessários anos de preparação e treino. Herdeiro da tradição das guitarras acústicas construídas à mão, Michihiro Matsuda produz apenas dez a doze instrumentos por ano, com o cuidado, a perícia e a paixão verdadeiramente necessários.

<

Michihiro Matsuda mudou-se de Tóquio, no Japão, para a Califórnia, nos EUA, em 1997, com o objectivo de cumprir o sonho de se tornar construtor de guitarras. Inscreveu-se na escola de Luthiery Roberto-Venn, onde progrediu de forma tão rápida que, no final do curso, foi escolhido para se tornar aprendiz do renomado construtor Ervin Somogyi.

Matsuda evoluiu ainda mais a sua arte ao estudar com o inovador luthier Taku Sakashta. Também aprendeu restauro de guitarras com o conhecido reparador Frank Ford. Matsuda passou quase três anos na oficina de Somogyi a aperfeiçoar a perícia como construtor que iniciou na oficina de Sakashta e na escola Roberto-Venn. A Somogyi, Sakashta e a Ford atribiu todo o crédito pela compreensão que obteve sobre as complexidades estruturais envolvidas na costrução manual de guitarras acústicas. A Somogyi agradece especialmente tudo o que aprendeu sobre o significado de perícia, e mais importante ainda, a arte de fazer a madeira cantar.

Em 2002, Matsuda abriu a sua própria oficina onde utiliza técnicas de construção de guitarras tradicionais, mas com dedign inovador. Inspirado pela natureza, esforça-se por harmonizar organicamente as formas das cravelhas, corpo, ponte e recortes. Contudo, ele não faz apenas guitarras agradáveis à vista. Matsuda compreendeu que estas são, primeiro que tudo, ferramentas para tocar música, e assim sendo, dedica tanto tempo ao som que tira de um instrumento e à sua usabilidade, quanto ao que dedica à sua estética.

Michihiro faz o máximo para que os instrumentos integrem materiais de excelência com formas orgânicas e linhas graciosas. Cada guitarra é única, pessoal e individual, mesmo que seja um dos modelos mais básicos. Segundo o construtor, "a guitarra é a ferramenta do intérprete. Boas guitarras permitem que qualquer pessoa se expresse musical ou artisticamente, mas começo a pensar que a guitarra não é apenas uma ferramenta para fazer música, é mais do que isso. Durante o processo de fabrico de uma guitarra, a madeira torna-se um instrumento musical. Eu sou a pessoa que coloca a voz na guitarra, e através das minhas escolhas criativas a nível sónico e visual, também me expresso artisticamente. Os meus instrumentos personalizados, não vão apenas ao encontro das necessidades técnicas do intérprete, são também trabalhos criativos da minha imaginação." Cada guitarra demora, pelo menos, três anos até ao início da sua construção. O luthier é flexível com os materiais e encomendas personalizadas, mas características opcionais reflectem-se no preço final do instrumento.

O modelo base da guitarra Matsuda é construído com o topo em Pinheiro de Sitka, corpo de Pau-rosa Indiano, uma roseta simples e sem recortes. As guitarras Matsuda são especialmente bem concebidas para dedilhados, no entanto, seja qual for o estilo musical do intérprete, o luthier pode construir guitarras que se adaptam ao estilo de cada um. Dado que cada guitarra é um caso, Matsuda trabalha com o cliente para escolher detalhes como o tamanho do braço, o comprimento da escala, a afinação, a configuração e outros pormenores, que farão a guitarra perfeita.

Todas as guitarras construídas por Matsuda têm uma garantia vitalícia limitada que fica ligada ao dono original. O construtor pode reparar defeitos de material e execução enquanto se mantiver em actividade. Esta garantia não cobre qualquer dano causado por extremos de humidade e temperatura, alterações ou modificações, acidentes, manuseamento e usos impróprios ou desgaste por uso.

Modelos

Existem três escolhas de tamanhos de corpo para as guitarras de cordas de aço: Style M1-tamanho OM modificado, Style M2-tamanho OO modificado, e Mini-Parlor modificado.

Matsuda oferece ainda duas formas de corpo para guitarras de cordas de nylon. Um das formas garante uma guitarra bem balanceada, com um corpo tonal total, a outra resulta num ataque sonoro mais rápido e com som percussivo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • 295bda17-c5e4-458f-995f-62c4ac1da40e

    Food & Beverage

    Jul 1, 2017

    Comer inteligentemente

    O foodpairing é um método científico moderno que tem servido para saber quais os sabores que combinam melhor uns com os outros. Este método tem por base o princípio de que os alimentos combinam melhor quando têm determinadas...

  • Vinhas02

    Business & Industry

    Mar 31, 2018

    NÉCTARES DA "ILHA DAS MAÇÃS"

    O Estado australiano da Tasmânia tornou-se conhecido graças às suas maçãs, tanto que acabou por ser alcunhado de "ilha das maçãs" dada a predominância dos seus pomares


  • Diane-Van-Furstenberg-10099DVFSVABB_A1

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    O MUNDO EM COLLANTS

    Lisos, com laços, bolas ou em renda, rasgados, de rede, brilhantes, opacos ou transparentes, com ou sem ligas, de descanso, push up ou especiais para grávidas, os collants são hoje uma peça de vestuário indispensável, que...

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...


  • Bag of ground coffee

    Food & Beverage

    Out 1, 2015

    Uma Classe Única

    O café existe na cultura Turca desde há muito tempo, e tornou-se um dos símbolos  do país ao longo de vários séculos. Hoje, o Café Turco é uma bebida e uma marca, conhecido pelo mundo fora.

  • 1. Vagal-Nerve-Stimulation-Hit-The-Right-Nerve

    Helthcare & Wellness

    Nov 1, 2017

    APONTAR AO NERVO CERTO

    Um novo tipo de tratamento, a estimulação do nervo vagal (VNS), pode oferecer esperança para as pessoas que não melhoram com o tratamento convencional do depression um pequeno dispositivo pilhas como um pacemaker é inserido sob...

  • Motorway-Of-The-Sea-Speed-Up-Globalization-1

    Business & Industry

    Jan 1, 2018

    ACELERAR A GLOBALIZAÇÃO

    Os oceanos são o principal suporte das redes de transporte intercontinental de mercadorias – nomeadamente entre a Ásia e a América do Norte, e a Ásia e a Europa Ocidental – contribuindo decisivamente para o fortalecimento...