Culture & Art

Fev 29, 2016

O Som Perfeito

Para conseguir o som e toque perfeitos de uma guitarra acústica são necessários anos de preparação e treino. Herdeiro da tradição das guitarras acústicas construídas à mão, Michihiro Matsuda produz apenas dez a doze instrumentos por ano, com o cuidado, a perícia e a paixão verdadeiramente necessários.

Michihiro Matsuda mudou-se de Tóquio, no Japão, para a Califórnia, nos EUA, em 1997, com o objectivo de cumprir o sonho de se tornar construtor de guitarras. Inscreveu-se na escola de Luthiery Roberto-Venn, onde progrediu de forma tão rápida que, no final do curso, foi escolhido para se tornar aprendiz do renomado construtor Ervin Somogyi.

Matsuda evoluiu ainda mais a sua arte ao estudar com o inovador luthier Taku Sakashta. Também aprendeu restauro de guitarras com o conhecido reparador Frank Ford. Matsuda passou quase três anos na oficina de Somogyi a aperfeiçoar a perícia como construtor que iniciou na oficina de Sakashta e na escola Roberto-Venn. A Somogyi, Sakashta e a Ford atribiu todo o crédito pela compreensão que obteve sobre as complexidades estruturais envolvidas na costrução manual de guitarras acústicas. A Somogyi agradece especialmente tudo o que aprendeu sobre o significado de perícia, e mais importante ainda, a arte de fazer a madeira cantar.

Em 2002, Matsuda abriu a sua própria oficina onde utiliza técnicas de construção de guitarras tradicionais, mas com dedign inovador. Inspirado pela natureza, esforça-se por harmonizar organicamente as formas das cravelhas, corpo, ponte e recortes. Contudo, ele não faz apenas guitarras agradáveis à vista. Matsuda compreendeu que estas são, primeiro que tudo, ferramentas para tocar música, e assim sendo, dedica tanto tempo ao som que tira de um instrumento e à sua usabilidade, quanto ao que dedica à sua estética.

Michihiro faz o máximo para que os instrumentos integrem materiais de excelência com formas orgânicas e linhas graciosas. Cada guitarra é única, pessoal e individual, mesmo que seja um dos modelos mais básicos. Segundo o construtor, "a guitarra é a ferramenta do intérprete. Boas guitarras permitem que qualquer pessoa se expresse musical ou artisticamente, mas começo a pensar que a guitarra não é apenas uma ferramenta para fazer música, é mais do que isso. Durante o processo de fabrico de uma guitarra, a madeira torna-se um instrumento musical. Eu sou a pessoa que coloca a voz na guitarra, e através das minhas escolhas criativas a nível sónico e visual, também me expresso artisticamente. Os meus instrumentos personalizados, não vão apenas ao encontro das necessidades técnicas do intérprete, são também trabalhos criativos da minha imaginação." Cada guitarra demora, pelo menos, três anos até ao início da sua construção. O luthier é flexível com os materiais e encomendas personalizadas, mas características opcionais reflectem-se no preço final do instrumento.

O modelo base da guitarra Matsuda é construído com o topo em Pinheiro de Sitka, corpo de Pau-rosa Indiano, uma roseta simples e sem recortes. As guitarras Matsuda são especialmente bem concebidas para dedilhados, no entanto, seja qual for o estilo musical do intérprete, o luthier pode construir guitarras que se adaptam ao estilo de cada um. Dado que cada guitarra é um caso, Matsuda trabalha com o cliente para escolher detalhes como o tamanho do braço, o comprimento da escala, a afinação, a configuração e outros pormenores, que farão a guitarra perfeita.

Todas as guitarras construídas por Matsuda têm uma garantia vitalícia limitada que fica ligada ao dono original. O construtor pode reparar defeitos de material e execução enquanto se mantiver em actividade. Esta garantia não cobre qualquer dano causado por extremos de humidade e temperatura, alterações ou modificações, acidentes, manuseamento e usos impróprios ou desgaste por uso.

Modelos

Existem três escolhas de tamanhos de corpo para as guitarras de cordas de aço: Style M1-tamanho OM modificado, Style M2-tamanho OO modificado, e Mini-Parlor modificado.

Matsuda oferece ainda duas formas de corpo para guitarras de cordas de nylon. Um das formas garante uma guitarra bem balanceada, com um corpo tonal total, a outra resulta num ataque sonoro mais rápido e com som percussivo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Prokudin-Gorskii-02

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

    A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na...

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...


  • AdobeStock_54112868

    Home & Design

    Mar 1, 2017

    BIOMIMÉTICA - CIÊNCIA DA IMITAÇÃO

    Muitos exemplos podem servir para ilustrar a aplicação da Biomimética, não só em tecnologia de vanguarda, mas também em objectos quotidianos. Hoje em dia a Biomimética é parte do design, da física, química, engenharias várias...

  • product_playfulbase_sl

    Technology

    Mai 1, 2017

    FAZER... O QUE QUISER!

    Portanto, já vimos de tudo! Tudo o que os olhos podem ver e o cérebro consegue arquivar, enquanto conhecimento... Mas vimos mesmo? É mesmo possível pensar que alguma coisa no mundo não possa evoluir?

  • Zinco03

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

    A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração...


  • Benetti-and-Romero-present-Se77antasette-by-Fernando-Romero-00

    Mecanica e Locomoção

    Dez 1, 2017

    CONCEITO DE SONHO

    Ultimamente, vários excepcionalmente opulentos e luxuosos conceitos de super iate surgiram, para satisfazer a ambição dos estupidamente ricos. Uma coisa que todos têm em comum é que eles não estão destinados a entrar em linhas...

  • facas2

    Business & Industry

    Ago 1, 2016

    Portuguese Cutting Edge

    The pleasure we gain while in the process of cooking depends not only on the quality of products, but on the knives used for cutting, too. Everyone fond of cooking is sure to have a set of good kitchen knives in his/her kitchen.

    ...

  • Administrative building

    Culture & Art

    Jan 1, 2015

    Top Medical Care

    St Petersburg State I.P. Pavlov Medical University is one of the leading Medical Schools in Russia. It was founded 110 years ago in 1897 as the first Russian Medical Institute for Women. For more than 60 years the University was known...