Sport

Abr 1, 2016

Barulho de Cortar o Ar no Estoril Open

A Babolat, empresa francesa de equipamento para ténis, padel, badminton e squash, conhecida pela produção de raquetes usadas por atletas de renome como Jo-Wilfried Tsonga, lança em 2016 o modelo "Pure Aero", a nova versão da "Aero Pro Drive" de 2013. Este pode bem ser um dos modelos usados por Tsonga, adepto da marca, no "Estoril Open", que se realiza no Clube de Ténis do Estoril, Portugal, de 23 de Abril a 1 de Maio próximos.

<

Potência, mais spin, maior conforto e menor rigidez são as características que diferenciam a mais recente raquete da Babolat, a "Pure Aero". Apesar de ser a preferida de estrelas do ténis como Rafael Nadal, é tão versátil que pode ser usada quer por jogadores iniciados ou profissionais, um detalhe que pode fazer dela a raquete de 2016. Vamos saber quais são as principais alterações relativamente ao modelo de 2013:

Esta raquete apresenta uma cabeça de tamanho 100", um comprimento de 68,58 cm, 320g de peso, equilíbrio quatro pts HL, swingweight 327, rigidez 69, espessura do aro - 23/26/23 mm, nível de potência médio, estilo de swing longo e rápido, e padrão de cordas 16×19. A Babolat aperfeiçoou a aerodinâmica da raquete, pelo que embora o swingweight tenha aumentado de 316 para 327, a raquete aparenta ser ágil, o que fez aumentar o spin, a potência e a estabilidade. As cordas, tanto no coração da raquete como na lateral ficam "dentro" do corpo da raquete, diminuindo o atrito com o ar. O espaçamento entre estas aumentou e o padrão de encordoamento está bem aberto. O Cortex System foi retirado e os grommets também sofreram mudanças. Mantém a espessura da versão de 2013, mas é mais aerodinâmica, pelo que tem uma menor resistência ao ar. Para melhor compreendermos esta ideia, digamos que o barulho das raquetes a cortar o ar quando embatem na bola, tão carcterístico da modalidade, vai estar muito presente no modelo "Pure Aero".

Os modelos das raquetes deste desporto mundialmente conhecido variam em função do estilo de jogo, do tamanho da marca, cuja antiguidade e experiência são aspectos considerados pelos profissionais.

A Babolat, fundada em Lyon, França, em 1875, é a empresa mais antiga especializada em desportos com raquete. Criadora da raquete com cordas, construíu a sua reputação disponibilizando produtos de vanguarda que têm feito campeões nas competições mais prestigiadas. Actualmente, a empresa está presente em cerca de 100 países, tem 20 000 lojas de artigos desportivos e é parceira de 20 000 clubes. Um deles é o "Clube de Ténis do Estoril", no Estoril, Portugal, onde aliás se realiza todos os anos, em Maio, o "Estoril Open", uma competição onde marcarão presença estrelas do ténis mundial com estilos de jogo muito diversos e personalidades distintas. Para referir apenas os dez primeiros da lista, são eles: Jo-Wilfried Tsonga (França), Gilles Simon (França), Benoit Paire (França), Nick Kyrgios (Austrália), João Sousa (Portugal), Guillermo Garcia-Lopez (Espanha), Tommy Robredo (Espanha), Gilles Muller (Luxemburgo), Leonardo Mayer (Argentina), Borna Coric (Croácia), entre outros.

A lista revela o peso das principais escolas europeias; particularmente, França, sendo a primeira historicamente reconhecida como a principal influente na criação deste desporto. Diz-se que em França se jogava um desporto no qual os jogadores rebatiam a bola contra a parede usando as mãos, o que esteve na origem da raquete feita de madeira. Porém, o berço do ténis é atribuído aos ingleses por ter sido popularizado pelo rei Henrique VIII, praticante convicto da modalidade.

A raquete semelhante à que conhecemos hoje, foi criada em 1583. Em 1673, o holandês Mitelli criou um modelo com o cabo mais longo do que a área de impacto. Para evitar torções e outras dores no pulso, em 1891 foi desenvolvida a raquete de modelo oval e cabo liso. Em 1930 surge o cabo metálico e maior área de impacto. Os modelos mais actuais, possuem um sistema que permite a redução da resistência do ar, a corda é mais fina e a área de colisão com a bola é menor. A superfície da raquete deve ser plana e formada por cordas cruzadas com padrão específico e uniforme.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Viagem marco

    Lifestyle & Travel

    Mar 3, 2018

    AVENTURA SEM TURISMO

    O turismo de aventura tornou-se extramente popular na última década, mas perdeu também boa parte do seu realismo, afinal com visitas guiadas e resorts à porta fechada em hotéis de luxo pouco tem sobrado do espírito de aventura...

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.

  • 01-Galop-DHermes.nocrop.w710.h2147483647.2x

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    ESTRIBO ELEGANTE

    A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.


  • AdobeStock_112601508

    Research & Education

    Jun 1, 2017

    Ciclovias que brilham

    Até há relativamente pouco tempo os materiais que brilham no escuro não tinham funções que fossem muito além do prazer decorativo. Mas a luminescência foi conquistando aplicações mais utilitárias e hoje, literalmente, está...

  • Hotel-deserto-Marrocos

    Lifestyle & Travel

    Jun 26, 2018

    UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

    Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

    ...

  • 7ca7cf5fff31dbb91763cd309e05c8a6

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    ROLHAS QUE FAZEM BONS VINHOS

    Um bom vinho cai bem em qualquer ocasião. Porém, os cuidados necessários para que o gosto seja perfeito, como a escolha de uma boa rolha de cortiça, são detalhes tidos em conta apenas pelos consumidores mais exigentes. Em Itália...


  •  handmade acoutic guitars, Michihiro Matsuda

    Culture & Art

    Fev 29, 2016

    O Som Perfeito

    Para conseguir o som e toque perfeitos de uma guitarra acústica são necessários anos de preparação e treino. Herdeiro da tradição das guitarras acústicas construídas à mão, Michihiro Matsuda produz apenas dez a doze instrumentos...

  • Dressed in Ambition

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    De Ambição Vestida

    Ser mulher no século XXI não é o mesmo que era antes. Como se veste uma mulher bem-sucedida nos dias de hoje? Já não temos as leis que lhes medem as saias ou os ideais que as impediam de terem emprego. Hoje, uma mulher de sucesso...

  • 01

    Home & Design

    Fev 1, 2017

    RELAXE, APENAS RELAXE

    Existe um debate antigo sobre a melhor forma de relaxar após um dia de trabalho: será mergulhar numa banheira ou preguiçar numa cama de rede? Bem, não é preciso debater mais, pode fazer ambos ao mesmo tempo.