Home & Design

Fev 29, 2016

A Arte Nobre em Vidro

A história do vidro confunde-se com as histórias de Murano, da família Seguso e da Cristais Cá D´Oro, uma empresa brasileira que produz peças em vidro artístico, em Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil, seguindo as técnicas usadas na ilha de Murano, em Veneza, Itália, onde foram criados e trabalhados os famosos Cristais Murano.

 Peças como centros de mesa, jarras, vasos, pesos para papel, garrafas decorativas, copos, brindes personalizados para escritório e troféus, são alguns dos objectos feitos em vidro artístico, de forma 100% artesanal, com que a Cristais Cá D´Oro presenteia o nosso olhar há 50 anos. Através de diferentes técnicas e da constante luta entre o homem, a matéria e o fogo, as peças ganham forma. A variedade de cores, formas e efeitos encantam os que assistem à produção. O sopro transforma as peças produzidas com recurso a uma cana de vidreiro, soprada pelo artesão, que assim lhes dá os mais variados formatos. Trata-se de um processo de fabrico único que pode ser visto a "olho nu" na Cristais D´Oro, desde 2004, altura em que foi construída uma vitrina através da qual é possível acompanhar o trabalho dos artesãos. Um espetáculo imperdível que tornou a empresa uma das principais atracções turísticas de Poços de Caldas. A produção da Cá D'Oro foi orientada para a execução de peças com um desenho original apurado, destinadas a um público exigente e que valorize o vidro artístico. Para isso, a empresa fez questão de manter o trabalho totalmente manual e artesanal seguindo as técnicas usadas pelos antigos vidreiros egípcios e fenícios.

Esta técnica secular, utilizada pela Cristais Cá D´Oro desde a sua fundação em 1965, foi desenvolvida na Ilha de Murano, em Veneza. O nome da empresa é uma homenagem ao palácio veneziano, cuja tradução livre é Casa de Ouro.

De salientar que a história do vidro está ligada à trajectória das conquistas territoriais. Com a decadência do Império Romano, as famílias que dominavam os conhecimentos vidreiros trazidos do Egipto, espalharam-se pela Europa, nomeadamente em Veneza, e depois em Murano, onde foi desenvolvido o primeiro vidro cristalino. A produção vidreira já era realizada em vários pontos da Europa, Oriente e Ásia. Todavia, a descoberta do vidro cristalino deu um novo impulso ao mundo vidreiro. Em Inglaterra e nos países nórdicos, o chumbo passou a ser utilizado como fundente, originando peças utilitárias finas, com sonoridade e brilho intenso. Murano aperfeiçoa a arte do vidro artístico, colorido, artesanal e de muita criatividade, mantendo a tradição das origens egípcias e fenícias. Murano, destino turístico de excelência para amantes de arte e de joalharia, era um dos grandes entrepostos comerciais do século X. Para lá foram transferidas as famílias de vidreiros de Veneza no século XIII. Diz-se que a razão da mudança esteve relacionada com a necessidade de diminuir o fumo dos fornos e evitar incêndios, dado que os edifícios das fábricas de vidro eram feitos de madeira. Porém, relatos históricos referem que o verdadeiro objectivo era guardar o segredo do fabrico do vidro, um material muito valioso nas relações comerciais de Veneza na época, nomeadamente com o Oriente.

As famílias de vidreiros deslocadas para Murano passaram a integrar o Livro de Ouro da Ilha, a ter regalias de nobreza, conforto, e direito a cunharem as suas próprias moedas em ouro e prata.

É neste livro que encontramos a família Seguso. Mario Seguso, patriarca da família, nasceu em 1929, em Veneza, Itália. Estudou no Instituto de Arte de Veneza, especializou-se em design e gravação em cristal. Em 1954, foi convidado a executar peças para a comemoração dos 400 anos da cidade de São Paulo, no Brasil. Encantado pelo país, ficou e activou com os irmãos Vitorio e Alamiro Ferro, igualmente descendentes de uma família tradicional muranesa, a fábrica de vidro encerrada por Aldo Bonora, em Poços de Caldas, e aí estabeleceu a sua arte e a Cristais Cá D'Oro. Nos anos 90, o filho, Adriano Seguso assume a direcção dos negócios, imprime um novo posicionamento no mercado e consolida a marca, conceituada pelas suas características únicas de tradição, modernidade, design e excelência artística.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Muji-humidifier-kazushige-miyake-1

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    MELHORAR A QUALIDADE DO AR

    Em 1876, Willis Haviland Carrier, foi contratado por uma indústria gráfica para resolver os problemas de mudança de temperatura da fábrica. O engenheiro e inventor americano desenvolveu um projecto que viria a dar origem ao primeiro...

  • 0-1352400373-expo_spon_01

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

    É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e...

  • comida1

    Food & Beverage

    Mai 14, 2018

    ELIMINATION OF TRANS FAT IN ALL FOODS

    "In South Asian countries, they have very, very high risk of heart disease and high intakes of trans fats", says specialist


  • 1

    Lifestyle & Travel

    Out 29, 2018

    AUBERGE CAFÉ DU SUD

    "Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras."

    ...

  • AdobeStock_70053652

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PEQUENO ALMOÇO - COMEÇAR O DIA A COMER

    Os benefícios do pequeno-almoço para a saúde, não têm sido consensuais ao longo da história e, ainda hoje se discute que tipo de alimentos se devem ingerir de manhã e se estes devem ou não estar dependentes da actividade física...

  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...


  • facas2

    Business & Industry

    Ago 1, 2016

    Portuguese Cutting Edge

    The pleasure we gain while in the process of cooking depends not only on the quality of products, but on the knives used for cutting, too. Everyone fond of cooking is sure to have a set of good kitchen knives in his/her kitchen.

    ...

  • Food & Beverage

    Abr 1, 2015

    Dairy with an Atlantic taste

    The Azores is not only a well preserved and beautiful archipelago in the middle of the Atlantic, but also the home of LactAçores, a cooperatives union set to increase and expand the islands' biggest agricultural asset: dairy products.

    ...

  • 1

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2015

    Natural Born Timekeepers

    For almost eight decades, Citizen has been ahead of its time. This brand has always stood for innovations and high precision that make life better for everyday people. As a true manufacture d'horlogerie, CITIZEN integrates a comprehensive...