Home & Design

Fev 29, 2016

A Arte Nobre em Vidro

A história do vidro confunde-se com as histórias de Murano, da família Seguso e da Cristais Cá D´Oro, uma empresa brasileira que produz peças em vidro artístico, em Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil, seguindo as técnicas usadas na ilha de Murano, em Veneza, Itália, onde foram criados e trabalhados os famosos Cristais Murano.

<

 Peças como centros de mesa, jarras, vasos, pesos para papel, garrafas decorativas, copos, brindes personalizados para escritório e troféus, são alguns dos objectos feitos em vidro artístico, de forma 100% artesanal, com que a Cristais Cá D´Oro presenteia o nosso olhar há 50 anos. Através de diferentes técnicas e da constante luta entre o homem, a matéria e o fogo, as peças ganham forma. A variedade de cores, formas e efeitos encantam os que assistem à produção. O sopro transforma as peças produzidas com recurso a uma cana de vidreiro, soprada pelo artesão, que assim lhes dá os mais variados formatos. Trata-se de um processo de fabrico único que pode ser visto a "olho nu" na Cristais D´Oro, desde 2004, altura em que foi construída uma vitrina através da qual é possível acompanhar o trabalho dos artesãos. Um espetáculo imperdível que tornou a empresa uma das principais atracções turísticas de Poços de Caldas. A produção da Cá D'Oro foi orientada para a execução de peças com um desenho original apurado, destinadas a um público exigente e que valorize o vidro artístico. Para isso, a empresa fez questão de manter o trabalho totalmente manual e artesanal seguindo as técnicas usadas pelos antigos vidreiros egípcios e fenícios.

Esta técnica secular, utilizada pela Cristais Cá D´Oro desde a sua fundação em 1965, foi desenvolvida na Ilha de Murano, em Veneza. O nome da empresa é uma homenagem ao palácio veneziano, cuja tradução livre é Casa de Ouro.

De salientar que a história do vidro está ligada à trajectória das conquistas territoriais. Com a decadência do Império Romano, as famílias que dominavam os conhecimentos vidreiros trazidos do Egipto, espalharam-se pela Europa, nomeadamente em Veneza, e depois em Murano, onde foi desenvolvido o primeiro vidro cristalino. A produção vidreira já era realizada em vários pontos da Europa, Oriente e Ásia. Todavia, a descoberta do vidro cristalino deu um novo impulso ao mundo vidreiro. Em Inglaterra e nos países nórdicos, o chumbo passou a ser utilizado como fundente, originando peças utilitárias finas, com sonoridade e brilho intenso. Murano aperfeiçoa a arte do vidro artístico, colorido, artesanal e de muita criatividade, mantendo a tradição das origens egípcias e fenícias. Murano, destino turístico de excelência para amantes de arte e de joalharia, era um dos grandes entrepostos comerciais do século X. Para lá foram transferidas as famílias de vidreiros de Veneza no século XIII. Diz-se que a razão da mudança esteve relacionada com a necessidade de diminuir o fumo dos fornos e evitar incêndios, dado que os edifícios das fábricas de vidro eram feitos de madeira. Porém, relatos históricos referem que o verdadeiro objectivo era guardar o segredo do fabrico do vidro, um material muito valioso nas relações comerciais de Veneza na época, nomeadamente com o Oriente.

As famílias de vidreiros deslocadas para Murano passaram a integrar o Livro de Ouro da Ilha, a ter regalias de nobreza, conforto, e direito a cunharem as suas próprias moedas em ouro e prata.

É neste livro que encontramos a família Seguso. Mario Seguso, patriarca da família, nasceu em 1929, em Veneza, Itália. Estudou no Instituto de Arte de Veneza, especializou-se em design e gravação em cristal. Em 1954, foi convidado a executar peças para a comemoração dos 400 anos da cidade de São Paulo, no Brasil. Encantado pelo país, ficou e activou com os irmãos Vitorio e Alamiro Ferro, igualmente descendentes de uma família tradicional muranesa, a fábrica de vidro encerrada por Aldo Bonora, em Poços de Caldas, e aí estabeleceu a sua arte e a Cristais Cá D'Oro. Nos anos 90, o filho, Adriano Seguso assume a direcção dos negócios, imprime um novo posicionamento no mercado e consolida a marca, conceituada pelas suas características únicas de tradição, modernidade, design e excelência artística.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...

  • Viagem marco

    Lifestyle & Travel

    Mar 3, 2018

    AVENTURA SEM TURISMO

    O turismo de aventura tornou-se extramente popular na última década, mas perdeu também boa parte do seu realismo, afinal com visitas guiadas e resorts à porta fechada em hotéis de luxo pouco tem sobrado do espírito de aventura...

  • Hotel-deserto-Marrocos

    Lifestyle & Travel

    Jun 26, 2018

    UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

    Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

    ...


  • jak_3

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    Três em um para o ar livre

    Passar alguns dias ao ar livre é um desafio pela quantidade de material que é necessário transportar: a tenda, o saco de cama, roupa adequada à temperatura, utensílios de higiene diária, calçado extra e, se pretender cozinhar...

  • agua-de-coco-genuine-coconut-abrefacil

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    VÁ PELO ORIGINAL

    Apetecia-lhe um saltinho rápido até àquela praia tropical de que tanto gostou durante as férias do ano passado? E o sabor refrescante daquela água de coco que ainda sente na boca? Acha que estou a brincar consigo?

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...


  • 01 cafe

    Food & Beverage

    Set 1, 2016

    CAFÉ DE BERÇO PRIVILEGIADO

    Poucas pessoas conseguem imaginar a vida sem café. Ao pequeno almoço, ou depois do almoço, seja um expresso ou um café duplo – sem açúcar –, o café ganhou um lugar de destaque no dia a dia de grande parte da população...

  • ©-GM-Corp

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    Australian icon

    Holden has been making cars for decades, always ensuring quality, safety and innovation in it's vehicles. The brand became na australian icon and a showcase for the country's growing auto industry.

  • Oilfield solutions

    Business & Industry

    Nov 30, 2015

    Soluções para Campos Petrolíferos

    Presente em dois países, a TUOSSCO demonstra a experiência e conhecimento necessários para levar a cabo projectos complexos e de grande envergadura nas áreas de petróleo, gás, energia e água. É uma empresa totalmente privada,...