Business & Industry

Fev 1, 2018

O NOVO PARADIGMA MUNDIAL

Por definição, 'millenials', são os indivíduos que nasceram entre as décadas de 1980 e o ano 2000. Esta expressão – criada pelos autores William Strauss e Neil Howe, citada pela primeira vez em 1991 à Revista Forbes – visa refletir a primeira geração de nativos digitais, compreendidos entre a faixa etária dos 15 e 35 anos de idade.

<

Por SARA LOUP

O mundo está em constante mudança e adaptação aos novos estilos de vida e à efemeridade do momento em muito motivadas pelo comportamento dos 'millenials'.

Esta nova geração está apta à mudança, tende a ser naturalmente mais positiva do que os seus ascendentes e a tornar um problema num desafio. São indivíduos mais criativos que as gerações antecessoras e que não dão tanta importância aos valores materiais, mas sim às experiências adquiridas no dia-a-dia, nas viagens e na partilha de conhecimentos.

A era digital, a revolução tecnológica e a procura incessante pela vivência de novas experiências, potenciaram a criação de uma nova categoria de viajantes: os que se querem apaixonar pelas cidades, bairros, ligar-se com o meio e comércio local, envolver-se com as pessoas e viver experiências autênticas a fim de criar memórias, mais do que trazer 'souvenirs'.

A Airbnb é uma empresa norte americana, fundada em 2008, por Joe Gebbia, Brian Chesky e Natham Blecharczyk, em São Francisco, Califórnia, de anúncio e arrendamento de alojamentos em todo o mundo. A Empresa define-se como "um mercado comunitário de confiança para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem alojamentos únicos em todo o mundo, seja a partir de um computador, um telemóvel ou um tablet".

O recurso às plataformas digitais serve tanto para o arrendatário como para o consumidor – fazendo um paralelismo claro com a aldeia global de McLuhan – e ainda oferece sugestões não só de casas, como experiências e restaurantes. 

De acordo com a agência espanhola Now Trends, "há dez anos, a simples ideia de ir a casa de um estranho num país estrangeiro era algo impensável, inclusivamente era visto como um acto perigoso; mas em 2016, para milhões de pessoas a Airbnb foi a forma mais prática de viajar".

Analisando o paradigma atual de arrendamento de alojamento, percebemos que, desde o aparecimento de empresas como esta, o modelo de negócio começou a alterar-se: se em 2006 e 2007, o ideal de férias seria passado num quarto de hotel ou num parque de campismo, hoje, a tendência vira-se para uma noite numa casa, num quarto compartilhado, numa estadia única que permita gerar partilha experiências em simultâneo com conhecimento.

Esta nova tendência de partilha de casa é justificada num estudo disponibilizado pela Agência Havas – Prosumers Report, no qual explica que, mais de metade dos 'millenials' prefere partilhar bens, ao invés de possuí-los.

A partilha de experiências, cultura, tradições e a inclusão das pessoas no meio de cada bairro, cidade ou país, são peças fundamentais no tabuleiro de arrendamento Airbnb. Desde destinos mais turísticos aos mais recatados, a Airbnb promove uma troca de conhecimentos a que "liga as pessoas à experiência de viagens únicas".

Para ajudar na experiência positiva, a Airbnb tem disponível uma revista online, a Airbnb Mag, onde poderá encontrar sugestões de viagens, planificações de roteiros, experiências dos 'hosts' e até ideias de como se adaptar a um determinado local/alojamento.

A ideia defendida por Chescky, "gostamos da ideia de viver num lugar, ao invés de viajar para um lugar" foi um dos motes que alterou o paradigma do negócio de arrendamento de casas, bem como o conceito de viajar tal como o conhecíamos. Desde 2008 que se tem vindo a verificar um novo modelo de negócio que assenta no aluguer, compra ou venda de imóveis, com vista à satisfação das necessidades específicas dos consumidores (low-cost).

Contudo, à medida que esta tendência se tem vindo a intensificar, a consequente "turistificação" levou ao aumento das rendas dos alojamentos, no centro das cidades.

A Airbnb tem propostas em mais de 65 mil cidades, distribuídas por 191 países, que disponibilizam uma panóplia de ofertas, das mais banais às mais singulares, que permitiram que a empresa se tenha valorizado em mais de 30 milhões de dólares, desde a sua fundação. Não existem dúvidas face à revolução no sector turístico impulsionada pela Airbnb. O modelo que surgiu em 2008, continua a crescer e as sedes a aumentar à escala mundial garantindo que este mercado nunca mais será o mesmo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 91mRraW8AAL._SL1500_

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    ALÍVIO DAS ALERGIAS

    Abril significa Primavera, tempo bom, belos passeios pela praia ou pelo campo, flores e alergias. Para os que sofrem deste problema todos os anos, Primavera significa nariz congestionado, espirros, olhos vermelhos e até febres.

    ...

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...

  • LesMills01

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2017

    A mexer há 49 Anos

    Nascido em 1934, Leslie Roy "Les" Mills foi um atleta profissional de renome, chegando a representar a Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos em quatro ocasiões e nos Jogos da Commonwealth do Império Britânico ao longo de duas décadas,...


  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...

  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.


  • R6.4-apt-cam-A-12.07-HR1-1024x576

    Culture & Art

    Nov 1, 2017

    TORRE ROTHSCHILD ABRE EM TEL AVIV

    A Richard Meier & Partners completou o seu primeiro projecto arquitectónico em Israel no passado mês de Setembro. Trata-se de uma torre residencial construída na zona da Cidade Branca, em Tel Aviv, e já foi baptizada de Torre...

  • Technology

    Abr 1, 2015

    This kart is made of wood (yes, wood)

    The PlyFly Go-Kart is the thrill of building, sharing, and customizing embodied in the creation of an iconic object: a gasoline powered go-kart. Flatworks LLC has done most of the heavy lifting. All you need to do is grab your sense...

  • 2

    Sport

    Out 1, 2015

    O luxuoso carro de golfe

    Garia é um fabricante de carros de golfe e entretenimento, que cria os seus veículos usando inovação e processos de desenvolvimento visionários e que usa apenas os melhores materiais disponíveis na indústria automóvel.