Business & Industry

Fev 1, 2018

O NOVO PARADIGMA MUNDIAL

Por definição, 'millenials', são os indivíduos que nasceram entre as décadas de 1980 e o ano 2000. Esta expressão – criada pelos autores William Strauss e Neil Howe, citada pela primeira vez em 1991 à Revista Forbes – visa refletir a primeira geração de nativos digitais, compreendidos entre a faixa etária dos 15 e 35 anos de idade.

<

Por SARA LOUP

O mundo está em constante mudança e adaptação aos novos estilos de vida e à efemeridade do momento em muito motivadas pelo comportamento dos 'millenials'.

Esta nova geração está apta à mudança, tende a ser naturalmente mais positiva do que os seus ascendentes e a tornar um problema num desafio. São indivíduos mais criativos que as gerações antecessoras e que não dão tanta importância aos valores materiais, mas sim às experiências adquiridas no dia-a-dia, nas viagens e na partilha de conhecimentos.

A era digital, a revolução tecnológica e a procura incessante pela vivência de novas experiências, potenciaram a criação de uma nova categoria de viajantes: os que se querem apaixonar pelas cidades, bairros, ligar-se com o meio e comércio local, envolver-se com as pessoas e viver experiências autênticas a fim de criar memórias, mais do que trazer 'souvenirs'.

A Airbnb é uma empresa norte americana, fundada em 2008, por Joe Gebbia, Brian Chesky e Natham Blecharczyk, em São Francisco, Califórnia, de anúncio e arrendamento de alojamentos em todo o mundo. A Empresa define-se como "um mercado comunitário de confiança para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem alojamentos únicos em todo o mundo, seja a partir de um computador, um telemóvel ou um tablet".

O recurso às plataformas digitais serve tanto para o arrendatário como para o consumidor – fazendo um paralelismo claro com a aldeia global de McLuhan – e ainda oferece sugestões não só de casas, como experiências e restaurantes. 

De acordo com a agência espanhola Now Trends, "há dez anos, a simples ideia de ir a casa de um estranho num país estrangeiro era algo impensável, inclusivamente era visto como um acto perigoso; mas em 2016, para milhões de pessoas a Airbnb foi a forma mais prática de viajar".

Analisando o paradigma atual de arrendamento de alojamento, percebemos que, desde o aparecimento de empresas como esta, o modelo de negócio começou a alterar-se: se em 2006 e 2007, o ideal de férias seria passado num quarto de hotel ou num parque de campismo, hoje, a tendência vira-se para uma noite numa casa, num quarto compartilhado, numa estadia única que permita gerar partilha experiências em simultâneo com conhecimento.

Esta nova tendência de partilha de casa é justificada num estudo disponibilizado pela Agência Havas – Prosumers Report, no qual explica que, mais de metade dos 'millenials' prefere partilhar bens, ao invés de possuí-los.

A partilha de experiências, cultura, tradições e a inclusão das pessoas no meio de cada bairro, cidade ou país, são peças fundamentais no tabuleiro de arrendamento Airbnb. Desde destinos mais turísticos aos mais recatados, a Airbnb promove uma troca de conhecimentos a que "liga as pessoas à experiência de viagens únicas".

Para ajudar na experiência positiva, a Airbnb tem disponível uma revista online, a Airbnb Mag, onde poderá encontrar sugestões de viagens, planificações de roteiros, experiências dos 'hosts' e até ideias de como se adaptar a um determinado local/alojamento.

A ideia defendida por Chescky, "gostamos da ideia de viver num lugar, ao invés de viajar para um lugar" foi um dos motes que alterou o paradigma do negócio de arrendamento de casas, bem como o conceito de viajar tal como o conhecíamos. Desde 2008 que se tem vindo a verificar um novo modelo de negócio que assenta no aluguer, compra ou venda de imóveis, com vista à satisfação das necessidades específicas dos consumidores (low-cost).

Contudo, à medida que esta tendência se tem vindo a intensificar, a consequente "turistificação" levou ao aumento das rendas dos alojamentos, no centro das cidades.

A Airbnb tem propostas em mais de 65 mil cidades, distribuídas por 191 países, que disponibilizam uma panóplia de ofertas, das mais banais às mais singulares, que permitiram que a empresa se tenha valorizado em mais de 30 milhões de dólares, desde a sua fundação. Não existem dúvidas face à revolução no sector turístico impulsionada pela Airbnb. O modelo que surgiu em 2008, continua a crescer e as sedes a aumentar à escala mundial garantindo que este mercado nunca mais será o mesmo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 14279036_127247534397015_777594915_n

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    UMA LUVA QUE DEVOLVE A FORÇA À MÃO

    Depois de ter chegado à final do "Microsoft Imagine Cup", com o protótipo de uma luva que devolve a força à mão e que permite levantar objectos até 40 quilos, a NUADA, é uma das startups do momento.

  • 310

    Technology

    Ago 1, 2017

    O REI DA SEGURANÇA DOMÉSTICA

    O mundo não é, de forma alguma, um lugar seguro. Quer viva num apartamento no 12º piso ou numa grande vivenda na zona rural, vai sentir-se muito mais seguro depois de instalar um destes.

  • CN-INSTITUCIONAL-05

    Helthcare & Wellness

    Set 12, 2018

    Cirurgia Estética

    Várias áreas da medicina indicam claramente a grande importância de nos sentirmos bem dentro da nossa pele. E, ao contrário do que acontecia até meados do século XX, não é invulgar, hoje, encontrar pessoas do sexo masculino...


  • tv2016-10-03-15-33-28hifile1400-1

    Technology

    Mar 1, 2017

    TELEVISÕES TRANSPARENTES - ESCONDIDAS À VISTA

    Assim mesmo! O novo conceito de ter uma televisão mesmo no meio da sala sem que seja vista chegou e até é muito superior ao que seria de esperar. Mais transparência, melhor definição de imagem, muito mais qualidade.

  • pele

    Helthcare & Wellness

    Mai 16, 2018

    Envelhecendo graciosamente: Aperte sua pele com segurança e eficácia

    A proteção solar é a coisa mais importante que você pode fazer em qualquer idade para manter a pele saudável

  • 226c441149909061a3a62986fcadd917

    Sport

    Abr 1, 2017

    NAGINATA - A ARTE QUE FAZ O CARÁCTER

    Se há herança que o Oriente vai dando à Humanidade, é inegavelmente, uma diversidade de disciplinas que procuram a evolução do Ser e que conduzem à elevação física, mental e espiritual. Artes Marciais como o Karaté, incluído...


  • 3

    Food & Beverage

    Jul 1, 2015

    To tea or not to tea

    Sri Lanka has been a tea treasure for a long time. Almost two hundred years ago, the British brought one single tea plant from China, and planted it in the Royal Botanical Gardens. The plant spread, and now Sri Lanka is one of biggest...

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    NOVOS PARÂMETROS DA INDÚSTRIA MEDIÁTICA

    Com o mote: "Afirmar o Jornalismo", o Cinema de São Jorge, um dos mais prestigiados e antigos de Portugal (a abertura data de Fevereiro de 1950), recebeu o "4º...

  • 1

    Business & Industry

    Mai 1, 2015

    Built to last

    It's ne of the most notorious brands on russian roads. Kamaz has been manufacturing trucks since 1976 and every year the company proves its technological achievements, as well as its competitive verve.