Business & Industry

Fev 1, 2018

O NOVO PARADIGMA MUNDIAL

Por definição, 'millenials', são os indivíduos que nasceram entre as décadas de 1980 e o ano 2000. Esta expressão – criada pelos autores William Strauss e Neil Howe, citada pela primeira vez em 1991 à Revista Forbes – visa refletir a primeira geração de nativos digitais, compreendidos entre a faixa etária dos 15 e 35 anos de idade.

Por SARA LOUP

O mundo está em constante mudança e adaptação aos novos estilos de vida e à efemeridade do momento em muito motivadas pelo comportamento dos 'millenials'.

Esta nova geração está apta à mudança, tende a ser naturalmente mais positiva do que os seus ascendentes e a tornar um problema num desafio. São indivíduos mais criativos que as gerações antecessoras e que não dão tanta importância aos valores materiais, mas sim às experiências adquiridas no dia-a-dia, nas viagens e na partilha de conhecimentos.

A era digital, a revolução tecnológica e a procura incessante pela vivência de novas experiências, potenciaram a criação de uma nova categoria de viajantes: os que se querem apaixonar pelas cidades, bairros, ligar-se com o meio e comércio local, envolver-se com as pessoas e viver experiências autênticas a fim de criar memórias, mais do que trazer 'souvenirs'.

A Airbnb é uma empresa norte americana, fundada em 2008, por Joe Gebbia, Brian Chesky e Natham Blecharczyk, em São Francisco, Califórnia, de anúncio e arrendamento de alojamentos em todo o mundo. A Empresa define-se como "um mercado comunitário de confiança para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem alojamentos únicos em todo o mundo, seja a partir de um computador, um telemóvel ou um tablet".

O recurso às plataformas digitais serve tanto para o arrendatário como para o consumidor – fazendo um paralelismo claro com a aldeia global de McLuhan – e ainda oferece sugestões não só de casas, como experiências e restaurantes. 

De acordo com a agência espanhola Now Trends, "há dez anos, a simples ideia de ir a casa de um estranho num país estrangeiro era algo impensável, inclusivamente era visto como um acto perigoso; mas em 2016, para milhões de pessoas a Airbnb foi a forma mais prática de viajar".

Analisando o paradigma atual de arrendamento de alojamento, percebemos que, desde o aparecimento de empresas como esta, o modelo de negócio começou a alterar-se: se em 2006 e 2007, o ideal de férias seria passado num quarto de hotel ou num parque de campismo, hoje, a tendência vira-se para uma noite numa casa, num quarto compartilhado, numa estadia única que permita gerar partilha experiências em simultâneo com conhecimento.

Esta nova tendência de partilha de casa é justificada num estudo disponibilizado pela Agência Havas – Prosumers Report, no qual explica que, mais de metade dos 'millenials' prefere partilhar bens, ao invés de possuí-los.

A partilha de experiências, cultura, tradições e a inclusão das pessoas no meio de cada bairro, cidade ou país, são peças fundamentais no tabuleiro de arrendamento Airbnb. Desde destinos mais turísticos aos mais recatados, a Airbnb promove uma troca de conhecimentos a que "liga as pessoas à experiência de viagens únicas".

Para ajudar na experiência positiva, a Airbnb tem disponível uma revista online, a Airbnb Mag, onde poderá encontrar sugestões de viagens, planificações de roteiros, experiências dos 'hosts' e até ideias de como se adaptar a um determinado local/alojamento.

A ideia defendida por Chescky, "gostamos da ideia de viver num lugar, ao invés de viajar para um lugar" foi um dos motes que alterou o paradigma do negócio de arrendamento de casas, bem como o conceito de viajar tal como o conhecíamos. Desde 2008 que se tem vindo a verificar um novo modelo de negócio que assenta no aluguer, compra ou venda de imóveis, com vista à satisfação das necessidades específicas dos consumidores (low-cost).

Contudo, à medida que esta tendência se tem vindo a intensificar, a consequente "turistificação" levou ao aumento das rendas dos alojamentos, no centro das cidades.

A Airbnb tem propostas em mais de 65 mil cidades, distribuídas por 191 países, que disponibilizam uma panóplia de ofertas, das mais banais às mais singulares, que permitiram que a empresa se tenha valorizado em mais de 30 milhões de dólares, desde a sua fundação. Não existem dúvidas face à revolução no sector turístico impulsionada pela Airbnb. O modelo que surgiu em 2008, continua a crescer e as sedes a aumentar à escala mundial garantindo que este mercado nunca mais será o mesmo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Hotel-deserto-Marrocos

    Lifestyle & Travel

    Jun 26, 2018

    UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

    Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

    ...

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu

  • Depositphotos_4906403_xl-2015

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    UM NOVO PASSO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

    Angola é o 3º país do mundo que maior apoio financeiro tem recebido da China. A reconstrução e desenvolvimento de Angola a partir de 2003 beneficiou desse apoio, especialmente para a construção de novas infraestruturas e novas...


  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...

  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...


  • Power Banks

    Technology

    Out 1, 2016

    SEMPRE DISPONÍVEL COM UM POWERBANK

    Nos últimos 25 anos, os telemóveis assumiram um papel de tal forma importante nas nossas vidas que, hoje, existe a necessidade de usá-los a toda a hora. Isto levou ao desenvolvimento de um dispositivo fundamental para satisfazer...

  • 1. Fashion-Perfecto-Story Of An Icon

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2018

    HISTÓRIA DE UM ÍCONE

    Foi criado para o emergente grupo social de motociclistas, em 1928, e surgiu suportada pela força das grandes marcas de motos. Harley, Norton, Triumph, Indian, e até as japonesas Honda, Yamaha e Suzuki se "colaram" a este casaco...

  • Business & Industry

    Out 1, 2015

    Marcas Globais para Necessidades Globais

    Henkel é um nome conhecido em todo o mundo. A companhia tornou-se reconhecida pelos seus produtos de limpeza para a casa e indústria, mas cresceu durante mais de um século até se tornar um fornecedor global e líder de marcas e tecnologias.

    ...