Business & Industry

Fev 1, 2018

O NOVO PARADIGMA MUNDIAL

Por definição, 'millenials', são os indivíduos que nasceram entre as décadas de 1980 e o ano 2000. Esta expressão – criada pelos autores William Strauss e Neil Howe, citada pela primeira vez em 1991 à Revista Forbes – visa refletir a primeira geração de nativos digitais, compreendidos entre a faixa etária dos 15 e 35 anos de idade.

<

Por SARA LOUP

O mundo está em constante mudança e adaptação aos novos estilos de vida e à efemeridade do momento em muito motivadas pelo comportamento dos 'millenials'.

Esta nova geração está apta à mudança, tende a ser naturalmente mais positiva do que os seus ascendentes e a tornar um problema num desafio. São indivíduos mais criativos que as gerações antecessoras e que não dão tanta importância aos valores materiais, mas sim às experiências adquiridas no dia-a-dia, nas viagens e na partilha de conhecimentos.

A era digital, a revolução tecnológica e a procura incessante pela vivência de novas experiências, potenciaram a criação de uma nova categoria de viajantes: os que se querem apaixonar pelas cidades, bairros, ligar-se com o meio e comércio local, envolver-se com as pessoas e viver experiências autênticas a fim de criar memórias, mais do que trazer 'souvenirs'.

A Airbnb é uma empresa norte americana, fundada em 2008, por Joe Gebbia, Brian Chesky e Natham Blecharczyk, em São Francisco, Califórnia, de anúncio e arrendamento de alojamentos em todo o mundo. A Empresa define-se como "um mercado comunitário de confiança para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem alojamentos únicos em todo o mundo, seja a partir de um computador, um telemóvel ou um tablet".

O recurso às plataformas digitais serve tanto para o arrendatário como para o consumidor – fazendo um paralelismo claro com a aldeia global de McLuhan – e ainda oferece sugestões não só de casas, como experiências e restaurantes. 

De acordo com a agência espanhola Now Trends, "há dez anos, a simples ideia de ir a casa de um estranho num país estrangeiro era algo impensável, inclusivamente era visto como um acto perigoso; mas em 2016, para milhões de pessoas a Airbnb foi a forma mais prática de viajar".

Analisando o paradigma atual de arrendamento de alojamento, percebemos que, desde o aparecimento de empresas como esta, o modelo de negócio começou a alterar-se: se em 2006 e 2007, o ideal de férias seria passado num quarto de hotel ou num parque de campismo, hoje, a tendência vira-se para uma noite numa casa, num quarto compartilhado, numa estadia única que permita gerar partilha experiências em simultâneo com conhecimento.

Esta nova tendência de partilha de casa é justificada num estudo disponibilizado pela Agência Havas – Prosumers Report, no qual explica que, mais de metade dos 'millenials' prefere partilhar bens, ao invés de possuí-los.

A partilha de experiências, cultura, tradições e a inclusão das pessoas no meio de cada bairro, cidade ou país, são peças fundamentais no tabuleiro de arrendamento Airbnb. Desde destinos mais turísticos aos mais recatados, a Airbnb promove uma troca de conhecimentos a que "liga as pessoas à experiência de viagens únicas".

Para ajudar na experiência positiva, a Airbnb tem disponível uma revista online, a Airbnb Mag, onde poderá encontrar sugestões de viagens, planificações de roteiros, experiências dos 'hosts' e até ideias de como se adaptar a um determinado local/alojamento.

A ideia defendida por Chescky, "gostamos da ideia de viver num lugar, ao invés de viajar para um lugar" foi um dos motes que alterou o paradigma do negócio de arrendamento de casas, bem como o conceito de viajar tal como o conhecíamos. Desde 2008 que se tem vindo a verificar um novo modelo de negócio que assenta no aluguer, compra ou venda de imóveis, com vista à satisfação das necessidades específicas dos consumidores (low-cost).

Contudo, à medida que esta tendência se tem vindo a intensificar, a consequente "turistificação" levou ao aumento das rendas dos alojamentos, no centro das cidades.

A Airbnb tem propostas em mais de 65 mil cidades, distribuídas por 191 países, que disponibilizam uma panóplia de ofertas, das mais banais às mais singulares, que permitiram que a empresa se tenha valorizado em mais de 30 milhões de dólares, desde a sua fundação. Não existem dúvidas face à revolução no sector turístico impulsionada pela Airbnb. O modelo que surgiu em 2008, continua a crescer e as sedes a aumentar à escala mundial garantindo que este mercado nunca mais será o mesmo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...

  • Easy-Quorn-Stir-Fry-4-with-text

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    CARNE SEM CARNE

    Alguma vez questionou como vai o mundo fazer face ao expectável crescimento da população, o qual levará à escassez de alimentos e à fome generalizada? Bom, e alguma vez se questionou como é que os vegetarianos obtêm a sua...

  • 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 5, 2018

    PRÓTESES BIÓNICAS

    "Tal como as dos filmes de "Star Wars", as próteses biónicas têm um aspeto robótico que, com capas de silicone idênticas à realidade, passam quase despercebidas. Através dos sensores de leitura dos movimentos, estas próteses...


  • pele

    Helthcare & Wellness

    Mai 16, 2018

    Envelhecendo graciosamente: Aperte sua pele com segurança e eficácia

    A proteção solar é a coisa mais importante que você pode fazer em qualquer idade para manter a pele saudável

  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...


  • 2

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2015

    An Italian Denim Story

    Replay was born in Italy, in 1978. The founder Claudio Buziol saw the word "Re-play" in the television during the World Cup in Argentina, and he idealized that it would be perfect as a name for a clothing line which alluded to the world...

  • Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    Nature at Tiffany's

    Tiffany. Who doesn't know the renowned brand of jewelry? Tiffany, ever since its founding, has been at the forefront of the world's greatest design movements. By the turn of the twentieth century, Louis Comfort Tiffany emerged as an...

  • Food & Beverage

    Abr 1, 2015

    Another Algarve

    Oyster and other shellfish have been abundant in the Portuguese rivers and shores but throughout the years, various diseases almost sentenced its extinction. Recently, aquaculture has restored their existence.