Business & Industry

Fev 1, 2018

O NOVO PARADIGMA MUNDIAL

Por definição, 'millenials', são os indivíduos que nasceram entre as décadas de 1980 e o ano 2000. Esta expressão – criada pelos autores William Strauss e Neil Howe, citada pela primeira vez em 1991 à Revista Forbes – visa refletir a primeira geração de nativos digitais, compreendidos entre a faixa etária dos 15 e 35 anos de idade.

<

Por SARA LOUP

O mundo está em constante mudança e adaptação aos novos estilos de vida e à efemeridade do momento em muito motivadas pelo comportamento dos 'millenials'.

Esta nova geração está apta à mudança, tende a ser naturalmente mais positiva do que os seus ascendentes e a tornar um problema num desafio. São indivíduos mais criativos que as gerações antecessoras e que não dão tanta importância aos valores materiais, mas sim às experiências adquiridas no dia-a-dia, nas viagens e na partilha de conhecimentos.

A era digital, a revolução tecnológica e a procura incessante pela vivência de novas experiências, potenciaram a criação de uma nova categoria de viajantes: os que se querem apaixonar pelas cidades, bairros, ligar-se com o meio e comércio local, envolver-se com as pessoas e viver experiências autênticas a fim de criar memórias, mais do que trazer 'souvenirs'.

A Airbnb é uma empresa norte americana, fundada em 2008, por Joe Gebbia, Brian Chesky e Natham Blecharczyk, em São Francisco, Califórnia, de anúncio e arrendamento de alojamentos em todo o mundo. A Empresa define-se como "um mercado comunitário de confiança para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem alojamentos únicos em todo o mundo, seja a partir de um computador, um telemóvel ou um tablet".

O recurso às plataformas digitais serve tanto para o arrendatário como para o consumidor – fazendo um paralelismo claro com a aldeia global de McLuhan – e ainda oferece sugestões não só de casas, como experiências e restaurantes. 

De acordo com a agência espanhola Now Trends, "há dez anos, a simples ideia de ir a casa de um estranho num país estrangeiro era algo impensável, inclusivamente era visto como um acto perigoso; mas em 2016, para milhões de pessoas a Airbnb foi a forma mais prática de viajar".

Analisando o paradigma atual de arrendamento de alojamento, percebemos que, desde o aparecimento de empresas como esta, o modelo de negócio começou a alterar-se: se em 2006 e 2007, o ideal de férias seria passado num quarto de hotel ou num parque de campismo, hoje, a tendência vira-se para uma noite numa casa, num quarto compartilhado, numa estadia única que permita gerar partilha experiências em simultâneo com conhecimento.

Esta nova tendência de partilha de casa é justificada num estudo disponibilizado pela Agência Havas – Prosumers Report, no qual explica que, mais de metade dos 'millenials' prefere partilhar bens, ao invés de possuí-los.

A partilha de experiências, cultura, tradições e a inclusão das pessoas no meio de cada bairro, cidade ou país, são peças fundamentais no tabuleiro de arrendamento Airbnb. Desde destinos mais turísticos aos mais recatados, a Airbnb promove uma troca de conhecimentos a que "liga as pessoas à experiência de viagens únicas".

Para ajudar na experiência positiva, a Airbnb tem disponível uma revista online, a Airbnb Mag, onde poderá encontrar sugestões de viagens, planificações de roteiros, experiências dos 'hosts' e até ideias de como se adaptar a um determinado local/alojamento.

A ideia defendida por Chescky, "gostamos da ideia de viver num lugar, ao invés de viajar para um lugar" foi um dos motes que alterou o paradigma do negócio de arrendamento de casas, bem como o conceito de viajar tal como o conhecíamos. Desde 2008 que se tem vindo a verificar um novo modelo de negócio que assenta no aluguer, compra ou venda de imóveis, com vista à satisfação das necessidades específicas dos consumidores (low-cost).

Contudo, à medida que esta tendência se tem vindo a intensificar, a consequente "turistificação" levou ao aumento das rendas dos alojamentos, no centro das cidades.

A Airbnb tem propostas em mais de 65 mil cidades, distribuídas por 191 países, que disponibilizam uma panóplia de ofertas, das mais banais às mais singulares, que permitiram que a empresa se tenha valorizado em mais de 30 milhões de dólares, desde a sua fundação. Não existem dúvidas face à revolução no sector turístico impulsionada pela Airbnb. O modelo que surgiu em 2008, continua a crescer e as sedes a aumentar à escala mundial garantindo que este mercado nunca mais será o mesmo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 6120ee_380c3a7c8b5b4d3db31ca50125ff7f7b~mv2_d_4657_3264_s_4_2.jpg_srz_1081_758_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

    Sport

    Mar 1, 2017

    RUGBY EM CADEIRA-DE-RODAS - NUNCA DESISTIR

    Poderíamos imaginar que o rugby é um jogo demasiado físico, para ser praticado por pessoas com deficiência. Bem, com crianças seria o mesmo, mas elas adoram. As pessoas com deficiência não são flores e, com a postura correcta...

  • 348262_1_800

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    ACAMPAR (REALMENTE) JUNTOS

    Acontece a todos os amantes de campismo. Quando finalmente acabam de montar a mesma tenda que têm há mais de dez anos, acham-na demasiado pequena para arrumar todas as inutilidades que se lembraram de levar.

  • gal_01

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    VISTA PACÍFICA

    San José del Cabo, na ponta sul da Baja California, no México, é a anfitrião do mais recente trabalho do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonés. A região fica separada do continente pelo Mar de Cortez, uma faixa de mar que...


  • parrilla

    Food & Beverage

    Mar 1, 2017

    GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

    Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos...

  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...

  • AdobeStock_54112868

    Home & Design

    Mar 1, 2017

    BIOMIMÉTICA - CIÊNCIA DA IMITAÇÃO

    Muitos exemplos podem servir para ilustrar a aplicação da Biomimética, não só em tecnologia de vanguarda, mas também em objectos quotidianos. Hoje em dia a Biomimética é parte do design, da física, química, engenharias várias...


  • Technology

    Mar 1, 2015

    The Seeds of Life

    Farmers feed the planet. The seeds they plant today will be the food we eat tomorrow. See how they face whatever comes their way. New Holland Tractors help them in that same challenge, in countries very far and different from each other. 

    ...

  • 2015_nyar_mainpage_ger

    Science & Nature

    Abr 1, 2016

    Com Uma Ajudinha dos Meus Cães

    Os cães são companheiros do Homem há milhares de anos. Várias descobertas arqueológicas mostram que esta relação existe há, pelo menos, 26.000 anos. Exemplo disso, são dois rastos de pegadas encontradas laldo a lado, correspondentes a...

  • Technology

    Abr 1, 2015

    True pioneers

    For years Pioneer has introduced innovative and high quality products into the market. A world-first in many ways, the japanese company has been through several changes over the years, but kept the original philosophy that gave birth...