Business & Industry

Ago 1, 2017

A NOVA CORRIDA AO OURO

O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última corrida do ouro.

<

Até o final do século XX foi usado principalmente na produção de cerâmica e vidro e em graxas para lubrificação de peças de máquinas. No final do século XX, o professor e físico John Bannister Goodenough identificou e desenvolveu a bateria recarregável de iões de Lítio, que mudou para sempre o mundo da energia.

Hoje, o carbonato de lítio é a principal fonte de energia para smartphones, tablets e todos os tipos de gadgets. Mas a verdadeira atracção para os investidores, hoje em dia, é o emergente sector de veículos elétricos e híbridos.

O aparecimento de empresas como a Tesla, e o crescente interesse de outras marcas de automóveis no desenvolvimento de soluções alternativas, não poluentes, conduziu a uma verdadeira "corrida do ouro" e ao aumento do preço do Lítio nos mercados internacionais. A própria Tesla já começou a construir sua própria fábrica de baterias de Lítio que espera chegar à máxima capacidade de produção em 2018.

Um dos melhores lugares do mundo para a extracção de Lítio são as vastas salinas do deserto de Atacama, no Chile. É uma faixa de 600 milhas de extensão, entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes. É deserto mais árido não-polar do mundo, hostil à vida humana.

Nesta região, vinte e quatro horas por dia, todos os dias do ano, uma solução salgada, rica em Lítio, é bombeada do fundo do deserto para piscinas de evaporação.

O resultado é uma salmoura concentrada que é, então, conduzida em pequenos camiões para processamento em fábricas na costa do Chile. Nestas fábricas, essa salmoura é refinada em pó e embalada em grandes sacos brancos antes de serem enviados para todo o mundo.

O Lítio tem sido descrito por muitos como "petróleo branco" e considerada a melhor alternativa para afastar o mundo da sua dependência dos combustíveis fósseis para uma nova era energética de baterias.

Acordos internacionais sobre o clima, constrangimentos económicos nas normas de utilização de combustível e a tentativa da China para parar a sua crise de poluição todos apontam para um futuro em que as baterias irão desempenhar um papel importante.

Porquê Lítio?

Baterias de iões de Lítio são mais leves, carregam mais rápido e são capazes de armazenar mais energia do que as tradicionais, tornando-as um forte candidato para substituir a gasolina como fonte primária de combustível nos transportes. Além disso, o tamanho do mercado global de lítio pode triplicar até 2025, de acordo com os analistas da Goldman Sachs, em Dezembro de 2015.

Extrair e refinar a matéria-prima é um processo demorado, e outras tecnologias para baterias que poderiam destronar o Lítio no espaço de uma década ou duas estão em desenvolvimento. Mas até mesmo os cépticos admitem que o material provavelmente se tornará cada vez mais importante com o avanço da adopção de veículos elétricos para produção em massa. A China sozinha, onde o governo estabeleceu uma meta de 5 milhões de veículos elétricos e híbridos na estrada até 2020, poderia reformular a curva da procura.

Para Peter Bruce, professor na Universidade de Oxford, a China desempenhará um papel crucial na redução do custo das baterias de iões de Lítio dada a sua produção em larga escala de baterias para armazenagem de electricidade, da mesma forma que fornecimento chinês ajudou a reduzir os preços dos painéis solares fotovoltaicos.

Sob o salar, o Chile tem Lítio suficiente para abastecer o mundo por décadas, mas as quotas do governo têm falhado no aumento da produção mesmo quando a procura aumentou.

Para o Chile, esta deve ser uma boa notícia. O país tem metade das reservas "economicamente exploráveis" deste metal, e é o produtor de mais baixo custo do mundo. Para a produção de Lítio, o Chile é como o "ElDorado" do século XXI.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Technology

    Nov 27, 2018

    LG SUITBOT

    "LG has created a robotic exoskeleton designed to support and enhance its wearer's legs to improve lower limb strength. The suit, named LG CLOi SuitBot, features "naturally-rotating joints" and sandal-like shoes, which LG claimed...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 4, 2018

    Sardenha

    "Situada no meio do Mar Mediterrâneo, a Sardenha é uma região predominantemente montanhosa, marcada pela ausência de altos picos, inserida num ambiente natural vasto e charmoso, porém agridoce. De facto, a presença do homem...

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...


  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Home & Design

    Out 17, 2018

    LEGO PLANTS FROM PLANTS

    "No passado mês de Março, a Lego anunciou que irá produzir as peças da marca, usando plástico à base de plantas num movimento para usar materiais sustentáveis, ​​na maioria dos produtos e embalagens até 2030."

    ...

  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...

  • Allan-Baudoin_Josh_Fray_Photography-10

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2017

    ESTILO AOS SEUS PÉS

    Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

    ...


  • Culture & Art

    Mar 1, 2015

    Free knowledge for everyone

    Presently, Wikipedia is a normal internet companion, your go-to source when you need questions answered quickly, technical data on any subject or random trivia about virtually any celebrity in the world. 

  • Home & Design

    Mar 1, 2015

    Brilliant Ideas

    Since 1830, Christofle has mastered the art of working with silver, rendering that sublime and special material. Shiny without ostentation, intelligent without pretense, and versatile yet sincere. The silversmith's know-how concentrated...

  • 01

    Culture & Art

    Fev 1, 2017

    O RITMO CALIENTE QUE ESTÁ A ATRAIR O TURISMO

    Elevado, recentemente, a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o "Merengue Dominicano", nascido na República Dominicana, é uma expressão corporal e cultural enraízada na identidade do povo dominicano. Com ritmo veloz e...