Business & Industry

Ago 1, 2017

A NOVA CORRIDA AO OURO

O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última corrida do ouro.

<

Até o final do século XX foi usado principalmente na produção de cerâmica e vidro e em graxas para lubrificação de peças de máquinas. No final do século XX, o professor e físico John Bannister Goodenough identificou e desenvolveu a bateria recarregável de iões de Lítio, que mudou para sempre o mundo da energia.

Hoje, o carbonato de lítio é a principal fonte de energia para smartphones, tablets e todos os tipos de gadgets. Mas a verdadeira atracção para os investidores, hoje em dia, é o emergente sector de veículos elétricos e híbridos.

O aparecimento de empresas como a Tesla, e o crescente interesse de outras marcas de automóveis no desenvolvimento de soluções alternativas, não poluentes, conduziu a uma verdadeira "corrida do ouro" e ao aumento do preço do Lítio nos mercados internacionais. A própria Tesla já começou a construir sua própria fábrica de baterias de Lítio que espera chegar à máxima capacidade de produção em 2018.

Um dos melhores lugares do mundo para a extracção de Lítio são as vastas salinas do deserto de Atacama, no Chile. É uma faixa de 600 milhas de extensão, entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes. É deserto mais árido não-polar do mundo, hostil à vida humana.

Nesta região, vinte e quatro horas por dia, todos os dias do ano, uma solução salgada, rica em Lítio, é bombeada do fundo do deserto para piscinas de evaporação.

O resultado é uma salmoura concentrada que é, então, conduzida em pequenos camiões para processamento em fábricas na costa do Chile. Nestas fábricas, essa salmoura é refinada em pó e embalada em grandes sacos brancos antes de serem enviados para todo o mundo.

O Lítio tem sido descrito por muitos como "petróleo branco" e considerada a melhor alternativa para afastar o mundo da sua dependência dos combustíveis fósseis para uma nova era energética de baterias.

Acordos internacionais sobre o clima, constrangimentos económicos nas normas de utilização de combustível e a tentativa da China para parar a sua crise de poluição todos apontam para um futuro em que as baterias irão desempenhar um papel importante.

Porquê Lítio?

Baterias de iões de Lítio são mais leves, carregam mais rápido e são capazes de armazenar mais energia do que as tradicionais, tornando-as um forte candidato para substituir a gasolina como fonte primária de combustível nos transportes. Além disso, o tamanho do mercado global de lítio pode triplicar até 2025, de acordo com os analistas da Goldman Sachs, em Dezembro de 2015.

Extrair e refinar a matéria-prima é um processo demorado, e outras tecnologias para baterias que poderiam destronar o Lítio no espaço de uma década ou duas estão em desenvolvimento. Mas até mesmo os cépticos admitem que o material provavelmente se tornará cada vez mais importante com o avanço da adopção de veículos elétricos para produção em massa. A China sozinha, onde o governo estabeleceu uma meta de 5 milhões de veículos elétricos e híbridos na estrada até 2020, poderia reformular a curva da procura.

Para Peter Bruce, professor na Universidade de Oxford, a China desempenhará um papel crucial na redução do custo das baterias de iões de Lítio dada a sua produção em larga escala de baterias para armazenagem de electricidade, da mesma forma que fornecimento chinês ajudou a reduzir os preços dos painéis solares fotovoltaicos.

Sob o salar, o Chile tem Lítio suficiente para abastecer o mundo por décadas, mas as quotas do governo têm falhado no aumento da produção mesmo quando a procura aumentou.

Para o Chile, esta deve ser uma boa notícia. O país tem metade das reservas "economicamente exploráveis" deste metal, e é o produtor de mais baixo custo do mundo. Para a produção de Lítio, o Chile é como o "ElDorado" do século XXI.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • _slc114_33093997

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PREPPER - REFEIÇÕES PARA O FIM DO MUNDO

    Graças ao popular programa do National Geographic Channel, "Preparados Para o Fim do Mundo", o fenómeno dos sobrevivencialistas passou de um mercado de nicho norte-americano centrado quase exclusivamente nos Estados Unidos da América...

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu

  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!


  • LG-rollable-OLED-display-flexible-rollable

    Technology

    Jun 1, 2017

    O SUPERMATERIAL

    Pode parecer incrível e surreal, mas os primeiros estudos deste novo material datam de 1947. O termo para definir o material é descrito pela primeira vez em 1962. A teoria de que esta substância poderia ser um condutor eléctrico...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Out 29, 2018

    AUBERGE CAFÉ DU SUD

    "Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras."

    ...

  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...


  • 3

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    Turkish auto industry in expansion

    The foundations of Turkey's automotive industry date back to the early 1960s, when the first efforts to develop and produce the first Turkish-made passenger car were undertaken. During a period of rapid industrialization and progress,...

  • 71PSsUIws9L._SL1500_

    Home & Design

    Dez 1, 2017

    POUPAR NA MOBÍLIA

    A Catastrophic Creations teve um começo extremamente humilde. Em 2013, o casal Mike e Megan começaram a empresa no quarto de hóspedes do seu apartamento, num terceiro andar, com duas serras, extrema boa vontade e o intuito de construir...

  • The Luxury Spice

    Food & Beverage

    Fev 29, 2016

    A Especiaria de Luxo

    A canela é usada desde tempos remotos, os Egípcios já a usavam em 2000 a.C. como agente perfumante durante o processo de embalsamamento. No entanto, a canela foi levada para a Europa por mercadores árabes, através de conspicuosas rotas...