Lifestyle & Travel

Abr 28, 2018

OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu

Por SARA LOUP

Inspirados pela mudança, querem moldar o mundo partilhando os seus conhecimentos e vivências, criando novas formas de pensar e uma consciência colectiva mais crítica.

As novas tecnologias potenciam a partilha de tudo o que acontece, facilitando a presença em qualquer lugar e a qualquer momento. A geração que cresceu entre os anos 80 e 90 é naturalmente mais empreendedora pois precisa de marcar a diferença, características que surgem da necessidade constante de adaptação a que sempre se viram obrigados.

É, portanto, necessário agir, criar e ter um papel diferente no mercado e na sociedade em que se inserem para que possam ir mais além nas suas vidas e nas suas carreiras. Fortemente impulsionados pelas indústrias criativas, actividades que fomentam a criatividade, capacidade e o talento individuais com vista à concepção de conhecimento e de informação, os millennials tendem a partilhar costumes, vivências, saberes e, deste modo, gerar novas mentalidades.

Mas, como inspirar num tempo tão fugaz e volátil como o que vivemos? As novas gerações estão imperativamente ligadas às tecnologias digitais e às redes sociais, servindo-se delas para estarem presente onde todos estão, criar e postar conteúdos e, também, partilhar conhecimento e inspirar os outros.

A actual Product Manager Marketing do Instagram, uma rede que privilegia o momento e a inspiração, maioritariamente, através de uma experiencia visual é caracterizada por ser uma líder nata, estratega e comunicadora. Nina Yiamsamatha, de 29 anos, dedicou a sua carreira à área do marketing de consumo e de produto, onde teve a oportunidade de criar e colaborar com programas de diferentes marcas globais, aliando-as à sua paixão pela tecnologia. Empreendedora e com uma forte vontade de "providenciar novas coisas para a comunidade", fez parte do desenvolvimento de 'features' criativas, do vídeo live e do processo criativo dos Instagram Stories.

Também a pensar na partilha de conhecimento e no desenvolvimento da comunidade, Brian Enterkin, de 27 anos criou o The African Soup (www.theafricansoup.org), uma organização sem fins lucrativos, cujo principal objectivo é apoiar mais 600 de crianças em situação de risco e as suas famílias, através de programas de ensino sobre a nutrição infantil, cuidados de saúde e capacitação económica. Enterkin fundou uma escola primária e vários projetos que propõem transformar o sistema educacional do Uganda, fomentando uma aprendizagem ativa, criativa, crítica e ética, e desenvolvendo soluções sustentáveis para prevenir a pobreza, reduzir o impacto instigado pela comunidade e, com base neste modelo, gerar novos líderes para o Uganda, fazendo, assim, jus ao slogan "comprometer alunos, desenvolver comunidades e inspirar líderes".

Empreendedoras e visionárias, estas duas mulheres têm um objectivo comum: desenvolver a comunidade e alargar horizontes num tempo tão efémero como este. Ambas eleitas no role de jovens empreendedores, Under 30: 2018, pela Revista Forbes, são dois exemplos de verdadeiro empreendedorismo e de inspiração para todas as gerações e, aos quais, nenhum de nós pode ficar indiferente. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...

  • Brikawood-interlocking-wooden-bricks-help-build-house-without-nails-or-screws_9

    Business & Industry

    Ago 31, 2018

    Brikawood

    Existe um fascínio crescente em relação à construção 3D de casas. De facto, é um negócio florescente e, encarando os desafios habitacionais por todo o mundo, actualmente, pode bem vir a provar-se como uma solução de baixo...


  • Muji-humidifier-kazushige-miyake-1

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    MELHORAR A QUALIDADE DO AR

    Em 1876, Willis Haviland Carrier, foi contratado por uma indústria gráfica para resolver os problemas de mudança de temperatura da fábrica. O engenheiro e inventor americano desenvolveu um projecto que viria a dar origem ao primeiro...

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...


  • La Perla

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2015

    The History of La Perla

    The artisanal heritage, the know-how of the female body, the fusion of innovation and tradition, the Italian identity. These solid points are the chromosomes of the La Perla DNA, the most authentic legacy of the founder Ada Masotti.

    ...

  • Lifestyle & Travel

    Jan 1, 2015

    New Travel Level

    Arabian Gulf carriers are competing fiercely over creating new concepts of luxury travel, which includes flying bedrooms similar to those found in a yacht or a hotel.

  • Dressed in Ambition

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    De Ambição Vestida

    Ser mulher no século XXI não é o mesmo que era antes. Como se veste uma mulher bem-sucedida nos dias de hoje? Já não temos as leis que lhes medem as saias ou os ideais que as impediam de terem emprego. Hoje, uma mulher de sucesso...