Home & Design

Ago 1, 2016

A MANEIRA NATURAL DE NADAR

No Verão, procuramos um trabalho onde possamos aproveitar o Sol e refrescarmo-nos um pouco, quando o calor aperta. As piscinas são muitas vezes a opção para quem não gosta de ondas, ou não vive perto de água, seja rio ou mar. É possível juntar estes elementos, e criar piscinas naturais.

A Clear Water Revival é uma empresa localizada no Reino Unido que se dedica a criar belas piscinas naturais. A empresa foi fundada em Bristol, em 2006, trazendo para este país a tecnologia de filtro e o design necessários para este tipo de construção. Esta é a única empresa que cria e constrói este tipo de piscinas no país.

As piscinas com filtros biológicos são um conceito que, ao contrário das piscinas usuais que esterilizam a água, se baseia no balanço dos componentes naturais, que mantém a água limpa e transparente. Nas piscinas usuais, este processo faz-se com cloro, que esteriliza a água a um ponto que toda a vida nela é destruída. No entanto, a Clear Water Revival criou o seu próprio sistema de filtragem que não só é bastante avançado em termos de tecnologia, como também é livre de químicos. A água é bombeada por filtros biológicos, que a mantêm limpa e higiénica, até para beber. Para isto, a empresa continuadamente investiga formas de melhorar ainda mais os sistemas de filtro biológico.

Dependendo dos nutrientes orgânicos presentes na água, bactérias e algas aparecem. O segredo é manter a água da fonte de subsistência limpa. Assim, os nutrientes orgânicos são removidos e os organismos não conseguem sobreviver, mas os minerais ficam equilibrados, mantendo a química da água no ponto necessário para que permaneça limpa.

Para explicar como funciona a tecnologia da empresa, é preciso entender primeiro como funcionam os microorganismos. Já mencionamos que as algas e bactérias crescem em águas ricas nos nutrientes que as alimentam. Estes têm origem orgânica – pó, folhas, chuva, etc., bem como os nadadores (pele, e suor). O filtro natural mantém a água em movimento, bombeando-a através de filtros que removem os nutrientes, impedindo assim o desenvolvimento das algas e bactérias.

Outra fase do sistema de filtragem é a monitorização contínua da água, certificando-se que os níveis de nutrientes, especialmente nitrogénio e fósforo, se mantêm indetectáveis. A Clear Water tem um centro de monitorização e controlo remotos, que lhe permite verificar os níveis da água todo o ano, 24 horas por dia. Detectam qualquer tipo de problema, como uma falha no funcionamento da bomba, e sabem-no em tempo real, resolvendo o problema rapidamente. A empresa sublinha que as piscinas com filtros naturais serão menos dispendiosas dos que as normais. Afinal, não é preciso comprar recargas para filtros, e a circulação da água acontece a ritmos menos frequentes do que nas piscinas convencionais, apenas precisando de bombas de baixa energia.

Lagos para nadar

Quando um jardim já é belo, mas até sabia bem um "mergulhito" em água fresca no calor do Verão, a solução pode ser muito mais simples do que se espera: um lago. O lago da Clear Water Revival não é um lago normal. Consiste de duas zonas: uma zona central, mais funda para nadar, e uma zona mais rasa, de "regeneração", onde crescem determinadas plantas que purificam a água – pelo menos 50% do lago tem que estar coberto por plantas. Estas sobrevivem às estações lindamente, perpetuando a beleza natural do jardim.

Os lagos não precisam de filtragem activa, uma vez que esta é feita e controlada pelas plantas, bastando um pequeno filtro para as impurezas na superfície – folhas, plantas, insectos – e uma bomba, para manter a água em circulação na zona plantada. São de muito baixa manutenção, não é preciso encher e esvaziar, dispensa o doseamento químico e sistemas de filtragem activa, tudo o que precisa é de uma limpeza minuciosa no Inverno, quando as plantas estão dormentes.

A Clear Water Revival retira a preocupação com os químicos e os danos que fazem à nossa pele, cabelo e olhos, ou mesmo com o dano ecológico. Tudo e todos podem beneficiar de filtragem biológica, até os pequenos animais, já que estes podem beber a água. Esta é ainda segura para as crianças, e pode ser reutilizada para o jardim, quando chegar a altura de esvaziar e encher a piscina ou o lago. Nadar em água filtrada naturalmente é como nadar num rio: libertador. Poder ter uma experiência realmente biológica, é estar mais perto da Terra.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • jaeger-lecoultre-janek-deskiewicz

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    O DESIGNER POR DETRÁS DO REVERSO

    A historia do polaco Janek Deleskiewicz é, actualmente, indissociável da história de um ícone internacional entre marcas de relógios: a Jaeger-LeCoultre; e, sobretudo do seu modelo de maior sucesso: o Reverso.

  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....

  • LG-rollable-OLED-display-flexible-rollable

    Technology

    Jun 1, 2017

    O SUPERMATERIAL

    Pode parecer incrível e surreal, mas os primeiros estudos deste novo material datam de 1947. O termo para definir o material é descrito pela primeira vez em 1962. A teoria de que esta substância poderia ser um condutor eléctrico...


  • parrilla

    Food & Beverage

    Mar 1, 2017

    GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

    Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos...

  • IMG_3345

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    PERSONALIZANDO A TECNOLOGIA COM ARTE

    Roldanas, rodas dentadas, Zepelins, lentes e latão dourado. O SteamPunk propõe uma história alternativa onde a tecnologia se mistura com arte para ser mais humana. O movimento Arts and Crafts acabou finalmente por se fundir com...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Out 29, 2018

    AUBERGE CAFÉ DU SUD

    "Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras."

    ...


  • Old promotional Poster for Suntory whiskey

    Food & Beverage

    Abr 1, 2015

    Japanese Water of Life

    Whisky production in Japan began around 1870, but the first commercial production was in 1924 upon the opening of the country's first distillery, Yamazaki. Broadly speaking, the style of Japanese whisky is...

  • 1

    Food & Beverage

    Mai 1, 2015

    Celebrate in russian style

    Taste the first and last word in luxury wine. Champagne might just be a single region in Northern France, but it's been making the most renowned sparkling wines for centuries.

    Popping the cork and toasting with sparkling, fizzy...

  • Lido

    Culture & Art

    Fev 1, 2015

    Lights, Sound, Glamour

    The Lido is a cabaret and burlesque show located on the Champs-Élysées in Paris, France. It opened in 1946, famous for its exotic shows including dance, singing and other perofromers.