Home & Design

Ago 1, 2016

A MANEIRA NATURAL DE NADAR

No Verão, procuramos um trabalho onde possamos aproveitar o Sol e refrescarmo-nos um pouco, quando o calor aperta. As piscinas são muitas vezes a opção para quem não gosta de ondas, ou não vive perto de água, seja rio ou mar. É possível juntar estes elementos, e criar piscinas naturais.

<

A Clear Water Revival é uma empresa localizada no Reino Unido que se dedica a criar belas piscinas naturais. A empresa foi fundada em Bristol, em 2006, trazendo para este país a tecnologia de filtro e o design necessários para este tipo de construção. Esta é a única empresa que cria e constrói este tipo de piscinas no país.

As piscinas com filtros biológicos são um conceito que, ao contrário das piscinas usuais que esterilizam a água, se baseia no balanço dos componentes naturais, que mantém a água limpa e transparente. Nas piscinas usuais, este processo faz-se com cloro, que esteriliza a água a um ponto que toda a vida nela é destruída. No entanto, a Clear Water Revival criou o seu próprio sistema de filtragem que não só é bastante avançado em termos de tecnologia, como também é livre de químicos. A água é bombeada por filtros biológicos, que a mantêm limpa e higiénica, até para beber. Para isto, a empresa continuadamente investiga formas de melhorar ainda mais os sistemas de filtro biológico.

Dependendo dos nutrientes orgânicos presentes na água, bactérias e algas aparecem. O segredo é manter a água da fonte de subsistência limpa. Assim, os nutrientes orgânicos são removidos e os organismos não conseguem sobreviver, mas os minerais ficam equilibrados, mantendo a química da água no ponto necessário para que permaneça limpa.

Para explicar como funciona a tecnologia da empresa, é preciso entender primeiro como funcionam os microorganismos. Já mencionamos que as algas e bactérias crescem em águas ricas nos nutrientes que as alimentam. Estes têm origem orgânica – pó, folhas, chuva, etc., bem como os nadadores (pele, e suor). O filtro natural mantém a água em movimento, bombeando-a através de filtros que removem os nutrientes, impedindo assim o desenvolvimento das algas e bactérias.

Outra fase do sistema de filtragem é a monitorização contínua da água, certificando-se que os níveis de nutrientes, especialmente nitrogénio e fósforo, se mantêm indetectáveis. A Clear Water tem um centro de monitorização e controlo remotos, que lhe permite verificar os níveis da água todo o ano, 24 horas por dia. Detectam qualquer tipo de problema, como uma falha no funcionamento da bomba, e sabem-no em tempo real, resolvendo o problema rapidamente. A empresa sublinha que as piscinas com filtros naturais serão menos dispendiosas dos que as normais. Afinal, não é preciso comprar recargas para filtros, e a circulação da água acontece a ritmos menos frequentes do que nas piscinas convencionais, apenas precisando de bombas de baixa energia.

Lagos para nadar

Quando um jardim já é belo, mas até sabia bem um "mergulhito" em água fresca no calor do Verão, a solução pode ser muito mais simples do que se espera: um lago. O lago da Clear Water Revival não é um lago normal. Consiste de duas zonas: uma zona central, mais funda para nadar, e uma zona mais rasa, de "regeneração", onde crescem determinadas plantas que purificam a água – pelo menos 50% do lago tem que estar coberto por plantas. Estas sobrevivem às estações lindamente, perpetuando a beleza natural do jardim.

Os lagos não precisam de filtragem activa, uma vez que esta é feita e controlada pelas plantas, bastando um pequeno filtro para as impurezas na superfície – folhas, plantas, insectos – e uma bomba, para manter a água em circulação na zona plantada. São de muito baixa manutenção, não é preciso encher e esvaziar, dispensa o doseamento químico e sistemas de filtragem activa, tudo o que precisa é de uma limpeza minuciosa no Inverno, quando as plantas estão dormentes.

A Clear Water Revival retira a preocupação com os químicos e os danos que fazem à nossa pele, cabelo e olhos, ou mesmo com o dano ecológico. Tudo e todos podem beneficiar de filtragem biológica, até os pequenos animais, já que estes podem beber a água. Esta é ainda segura para as crianças, e pode ser reutilizada para o jardim, quando chegar a altura de esvaziar e encher a piscina ou o lago. Nadar em água filtrada naturalmente é como nadar num rio: libertador. Poder ter uma experiência realmente biológica, é estar mais perto da Terra.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Sony005

    Technology

    Abr 1, 2017

    LENTES DE CONTACTO SONY - GRAVAR NUM PISCAR DE OLHOS

    Ainda se recorda de quando os óculos que gravam e transmitem imagens ao vivo eram uma novidade? Já pode esquecer essa tecnologia obsoleta. A Sony patenteou uma lente de contacto capaz de gravar vídeos que pode ser controlada por...

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • AdobeStock_89316902_Preview

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES

    O mundo vive hoje tempos conturbados e a história da humanidade tem mostrado que as crises económicas reflectem crises civilizacionais mais profundas, de valores. Processos e conhecimentos que já tínhamos dado por adquiridos são...


  • TransCanadaTrail002

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    TRANS-CANADIANO - O GRANDE TRILHO QUE UNE O CANADÁ

    Iniciado em 1992, o Trilha Trans-Canadiano tem como propósito unir os extremos do Canadá desde o oceano Atlântico ao Pacífico e ao Ártico, e estás prestes a ser concluído este Outono, precisamente no ano do 150º aniversário...

  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.

  • Reading-Between-the-Lines-church-by-Gijs-Van-Vaerenbergh-2

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ESCULPIR NO AR

    Uma igreja pode ser o cerne da vida de cada um, ou simplesmente uma estrutura física que se combina com o ambiente envolvente. É isto que está no fundo de "Reading between the lines", uma instalação artística que emerge da paisagem,...


  • 540_mlk-new_800_600P

    Business & Industry

    Abr 1, 2016

    A Linha do Leite

    A ordenha é uma das fases mais importantes e sensíveis numa exploração leiteira. É fundamental garantir a saúde dos animais, ao evitar condições de stress, e optimizar a produção e a qualidade do leite.

    O conforto...

  • Benefits of Orange on Health and the Economy

    Food & Beverage

    Jan 31, 2016

    Benefícios da Laranja na Saúde e na Economia

    Inverno é sinónimo de gripes e de constipações. A laranja, rica em vitamina C, é o fruto capaz de fornecer ao organismo a quantidade ideal desta vitamina para combater estas doenças sazonais, mas desempenha igualmente um papel...

  • 50 Shades of Carrara

    Business & Industry

    Nov 30, 2015

    50 Tons de Carrara

    Há milhares de anos que o mármore de carrara é aclamado por imperadores e artistas. David, a escultura de Miguel Ângelo, e a sua Pietá, foram feitas com mármore de Carrara, devido ao seu grão fino e boas propriedades plásticas,...