Culture & Art

Out 12, 2018

OS MARRETAS

Não importa a idade ou a geração, o que é facto é que todos nós conhecemos as marionetas de peluche que ganharam vida e encheram o imaginário de muitos fãs. Divertidos, diferentes e até um pouco inconvenientes, estes bonecos são uma das séries mais reconhecidas de todos os tempos.

<

É uma das séries mais vistas dos anos 70 a nível mundial, Os Marretas são um ícone da infância de muitos.

Jim Henson (24/09/1936 – 16/05/1990) é a mente por trás da história de marionetas mais conhecida do mundo. Os Marretas contam com cerca de 40 anos de existência, passando do pequeno ecrã para as grandes salas de cinema, fazendo as delícias de miúdos e graúdos que, sem idade definida, têm um gosto por estas figuras de peluche. 

A carreira de Henson tem início em 1995 numa rúbrica quinzenal no programa Sam and Friends, para o canal da NBC em Maryland. O programa seria galardoado com um Emmy Award (local) em 1958, o mesmo ano em que Henson fundava a Jim Henson Company. É fruto desta rubrica - com a versão inicial do Sapo Cocas - que os Marrets são inspirados. 

Os personagens d'Os Marretas tornar-se-iam populares entre o grande público, sobretudo, após o seu aparecimento em anúncios de grandes marcas. Os dois primeiros fantoches a ganhar maior destaque foram o Monstro das Bolachas, que apareceu num anúncio para a IBM, comendo um computador e o Cão Rowlf, já com exposição a nível nacional, que apareceu num anúncio para a marca Purina. Rowlf seria o primeiro boneco a ganhar vida, quando, em 1963, apareceu no grande ecrã no The Jimmy Dean Show. Entre 1963 e 1965, Henson começou a realizar curtas-metragens, dais quais surgiu Time Piece nomeado para um Oscar. 

Em 1969, o marionetista juntou-se à Children's Television Workshop para produzir um show para a PBS: A Rua Sésamo. Este programa seria um sucesso a nível internacional e que viria a ser um fenómeno de audiências, sobretudo entre os mais novos. Inevitavelmente, a imagem do grande pássaro amarelo surge-nos na mente. Não estou certa?

A Rua Sésamo seria, então, o ponto de partida para Henson, criar Os Marretas. O programa foi financiado por TV Lord Lew Grade, produtor londrino, e a sua estreia dar-se-ia em 1976. O "The Muppet Show" tinha como cenário um teatro no qual atuavam as marionetes bem conhecidas do grande público como o sapo Cocas, a Miss Piggy e o urso Fozzie que eram constantemente criticados pelos velhos Waldorf e Statler, que assistiam ao espetáculo dos camarotes. O programa convidava estrelas da alta sociedade, cantores, estrelas de Hollywood, tais como Charles Aznavour, Roger Moore ou Paul Simon, entre outros, fazendo entrevistas caricatas, divertidas, irreverentes e até impertinentes. "The Muppet Show" foi emitido até 1981, visto em mais de 100 países em todo o mundo e alcançou audiências incríveis de 235 milhões de espectadores. Pela sua irreverencia e a associação aos grandes nomes da televisão e da sociedade da altura, o "The Muppet Show" foi galardoado com três Emmys. 

O impacto das cinco temporadas da série d'Os Marretas foi tão grande que Henson reproduziu longas-metragens com as suas marionetas: The Muppet Movie (1979), The Great Mupper Caper (1981), The Muppet Babies (1984), The Muppets conquer NY City (1984) e outras adaptações para televisão e cinema. Mais recentemente, em 2004, a Walt Disney Company adquiriu os direitos sobre os Marretas, por 52 milhões de euros – os direitos da Rua Sésamo não foram incluídos na aquisição – e apresentou uma nova versão d'Os Marretas onde incluiu nomes conhecidos como a cantora Selena Gomes, uma das cantoras sensação para os mais jovens. Ainda este ano, Brian Henson, filho de Jim e atual CEO da empresa do pai, produziu o "The Happytime Murders: Sex. Murder. Puppets" que incluiu excelentes atores como Melissa McCarthy, Michael McDonald ou Maya Rudolph. 

Jim Henson ficou conhecido pela Rua Sésamo e pelos Marretas, no entanto, foi produtor de grandes filmes da década de 80, nomeadamente o "The Dark Crystal" e "The Larithin". Marionetista, produtor e diretor de cinema, Henson, deixou um legado inovador a nível mundial para o qual foi criado o Jim Henson Legacy, com o objetivo de preservar o seu contributo. A Jim Henson e a sua filha, Cheryl, abriram a Jim Henson Foundation que tem como objetivo apoiar os bonecos de teatro na América. 

Diz-se que "passa-se o tempo e mudam-se as vontades", mas não se muda o carinho por estas marionetes. Mas porque é que uns bonecos aos quais lhes é dada voz têm tanto sucesso? Podemos não ter resposta científica para a questão, mas a verdade é que todos estão na nossa memória: O Sapo Cocas, a Miss Piggy, o Floyd, o Animal, o Statler e todos os outros personagens que perduram no nosso imaginário e que fazem parte da nossa história. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • mindfullness1

    Lifestyle & Travel

    Set 17, 2018

    Mindfullness

    Uma mantra de vida

    "Viver aqui e agora" é esta a regra do mindfulness. Oriundo da doutrina budista, o mindfulness é uma técnica que pratica a atenção plena e a conexão entre o corpo e a mente consigo, com os...

  • 2073dd46294295.584f22e2a1d29

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    REINVENTAR O DOMINÓ

    Todos os jogos têm, de alguma forma, a sua personalidade própria. Alguns jogos têm uma vida curta porque nascem numa certa época ou a partir de uma tecnologia. É o caso dos video-jogos, jogos de arcada ou de computador. Outros,...


  • Depositphotos_96937952_xl-2015

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    LÃ DE CAMELO - DE QUENTE PARA MAIS QUENTE

    Se já sentiu arrepios ao ver o preço de um casaco de lã de camelo, pense só no conforto que tal investimento lhe poderia trazer em noites mais frias. A lã de camelo é um tecido macio, fofo, confortável, quente e respirável.

    ...

  • C8b--OIXgAA2KZb

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    T-shirts de Plástico Reciclado

    A produção destas t-shirts, que podem elas próprias também ser recicladas, foi planeada de modo a eliminar ao máximo a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis e pelo próprio plástico que, após a sua...

  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 


  • 1

    Business & Industry

    Ago 1, 2015

    Perfect stitches

    The Industrial sewing machines have been in active use for manufacturing not only apparel such as clothing and underwear but also bags, shoes, car seats and sofa, among other items we use every day.

  • Gold-mines

    Business & Industry

    Set 1, 2016

    MINAS DE OURO ENFRENTAM NOVOS DESAFIOS

    Apesar da joalharia ser uma das principais indústrias consumidoras do minério de ouro, o consumo deste cresceu significativamente nas últimas décadas graças ao aumento do número de aparelhos electrónicos e das novas tecnologias...

  • Le Rosey, a Swiss international school

    Culture & Art

    Fev 29, 2016

    Uma Escola Para a Vida

    No mundo globalizado em que vivemos, o ensino bilingue e o networking são indispensáveis na educação e formação académicas desde tenra idade. A Your VIP Partner dá-lhe a conhecer Le Rosey, uma escola internacional...