Culture & Art

Out 12, 2018

OS MARRETAS

Não importa a idade ou a geração, o que é facto é que todos nós conhecemos as marionetas de peluche que ganharam vida e encheram o imaginário de muitos fãs. Divertidos, diferentes e até um pouco inconvenientes, estes bonecos são uma das séries mais reconhecidas de todos os tempos.

<

É uma das séries mais vistas dos anos 70 a nível mundial, Os Marretas são um ícone da infância de muitos.

Jim Henson (24/09/1936 – 16/05/1990) é a mente por trás da história de marionetas mais conhecida do mundo. Os Marretas contam com cerca de 40 anos de existência, passando do pequeno ecrã para as grandes salas de cinema, fazendo as delícias de miúdos e graúdos que, sem idade definida, têm um gosto por estas figuras de peluche. 

A carreira de Henson tem início em 1995 numa rúbrica quinzenal no programa Sam and Friends, para o canal da NBC em Maryland. O programa seria galardoado com um Emmy Award (local) em 1958, o mesmo ano em que Henson fundava a Jim Henson Company. É fruto desta rubrica - com a versão inicial do Sapo Cocas - que os Marrets são inspirados. 

Os personagens d'Os Marretas tornar-se-iam populares entre o grande público, sobretudo, após o seu aparecimento em anúncios de grandes marcas. Os dois primeiros fantoches a ganhar maior destaque foram o Monstro das Bolachas, que apareceu num anúncio para a IBM, comendo um computador e o Cão Rowlf, já com exposição a nível nacional, que apareceu num anúncio para a marca Purina. Rowlf seria o primeiro boneco a ganhar vida, quando, em 1963, apareceu no grande ecrã no The Jimmy Dean Show. Entre 1963 e 1965, Henson começou a realizar curtas-metragens, dais quais surgiu Time Piece nomeado para um Oscar. 

Em 1969, o marionetista juntou-se à Children's Television Workshop para produzir um show para a PBS: A Rua Sésamo. Este programa seria um sucesso a nível internacional e que viria a ser um fenómeno de audiências, sobretudo entre os mais novos. Inevitavelmente, a imagem do grande pássaro amarelo surge-nos na mente. Não estou certa?

A Rua Sésamo seria, então, o ponto de partida para Henson, criar Os Marretas. O programa foi financiado por TV Lord Lew Grade, produtor londrino, e a sua estreia dar-se-ia em 1976. O "The Muppet Show" tinha como cenário um teatro no qual atuavam as marionetes bem conhecidas do grande público como o sapo Cocas, a Miss Piggy e o urso Fozzie que eram constantemente criticados pelos velhos Waldorf e Statler, que assistiam ao espetáculo dos camarotes. O programa convidava estrelas da alta sociedade, cantores, estrelas de Hollywood, tais como Charles Aznavour, Roger Moore ou Paul Simon, entre outros, fazendo entrevistas caricatas, divertidas, irreverentes e até impertinentes. "The Muppet Show" foi emitido até 1981, visto em mais de 100 países em todo o mundo e alcançou audiências incríveis de 235 milhões de espectadores. Pela sua irreverencia e a associação aos grandes nomes da televisão e da sociedade da altura, o "The Muppet Show" foi galardoado com três Emmys. 

O impacto das cinco temporadas da série d'Os Marretas foi tão grande que Henson reproduziu longas-metragens com as suas marionetas: The Muppet Movie (1979), The Great Mupper Caper (1981), The Muppet Babies (1984), The Muppets conquer NY City (1984) e outras adaptações para televisão e cinema. Mais recentemente, em 2004, a Walt Disney Company adquiriu os direitos sobre os Marretas, por 52 milhões de euros – os direitos da Rua Sésamo não foram incluídos na aquisição – e apresentou uma nova versão d'Os Marretas onde incluiu nomes conhecidos como a cantora Selena Gomes, uma das cantoras sensação para os mais jovens. Ainda este ano, Brian Henson, filho de Jim e atual CEO da empresa do pai, produziu o "The Happytime Murders: Sex. Murder. Puppets" que incluiu excelentes atores como Melissa McCarthy, Michael McDonald ou Maya Rudolph. 

Jim Henson ficou conhecido pela Rua Sésamo e pelos Marretas, no entanto, foi produtor de grandes filmes da década de 80, nomeadamente o "The Dark Crystal" e "The Larithin". Marionetista, produtor e diretor de cinema, Henson, deixou um legado inovador a nível mundial para o qual foi criado o Jim Henson Legacy, com o objetivo de preservar o seu contributo. A Jim Henson e a sua filha, Cheryl, abriram a Jim Henson Foundation que tem como objetivo apoiar os bonecos de teatro na América. 

Diz-se que "passa-se o tempo e mudam-se as vontades", mas não se muda o carinho por estas marionetes. Mas porque é que uns bonecos aos quais lhes é dada voz têm tanto sucesso? Podemos não ter resposta científica para a questão, mas a verdade é que todos estão na nossa memória: O Sapo Cocas, a Miss Piggy, o Floyd, o Animal, o Statler e todos os outros personagens que perduram no nosso imaginário e que fazem parte da nossa história. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_28058841_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    O CAMINHO DO SUCESSO

    Em pleno século XXI e com todos os avanços científicos e tecnológicos a ocorrer quase a ritmo diário, torna-se imperiosa uma actualização regular de conhecimentos, procedimentos e técnicas envolvidas na função essencial...

  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • Li-HongBo-Klein-Sun-AM-41

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    LI HONGBO - BUSTOS FLEXÍVEIS

    Maleável como um dançarino de breakdance é assim que surge o busto de Michelangelo no trabalho intitulado "Tools of study", do artista chinês Li Hongbo, feito apenas com papel e cola. Tratam-se de esculturas de papel, mas...


  • AR-170519548

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    CRESCER DE NOVO

    E outra vez, e de novo para dentro to mar. O Dubai não para de espantar o mundo com os seus hotéis e estilo de vida luxuosos. Mas também com os investimentos milionários para fazer o país crescer.

  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...

  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...


  • top-teaser-faszination

    Business & Industry

    Jun 1, 2016

    MEETING EXTREME DEMANDS

    Tungsten carbide components stand up to the highest industrial machinery requirements. Cutting tools and other instruments made of this material are highly wear-resistant, exceptionally durable, and individually applicable.

    ...

  • easytouse1

    Mecanica e Locomoção

    Dez 1, 2016

    FÁCIL DE USAR, FÁCIL DE LEVAR - TERN VEKTRON

    O vencedor de um Nobel, Bob Dylan, disse «os tempos estão a mudar», e estão a mudar rapidamente. O aumento constante do preço do petróleo, as preocupações com o aquecimento global, o stress das movimentações diárias ou...

  • Restroom

    Home & Design

    Jan 1, 2015

    Generations building for Generations

    From humble beginnings as a small bricklaying business, in the course of the last few decades WilmsHaus became a renowned and established construction company.