Culture & Art

Out 12, 2018

OS MARRETAS

Não importa a idade ou a geração, o que é facto é que todos nós conhecemos as marionetas de peluche que ganharam vida e encheram o imaginário de muitos fãs. Divertidos, diferentes e até um pouco inconvenientes, estes bonecos são uma das séries mais reconhecidas de todos os tempos.

<

É uma das séries mais vistas dos anos 70 a nível mundial, Os Marretas são um ícone da infância de muitos.

Jim Henson (24/09/1936 – 16/05/1990) é a mente por trás da história de marionetas mais conhecida do mundo. Os Marretas contam com cerca de 40 anos de existência, passando do pequeno ecrã para as grandes salas de cinema, fazendo as delícias de miúdos e graúdos que, sem idade definida, têm um gosto por estas figuras de peluche. 

A carreira de Henson tem início em 1995 numa rúbrica quinzenal no programa Sam and Friends, para o canal da NBC em Maryland. O programa seria galardoado com um Emmy Award (local) em 1958, o mesmo ano em que Henson fundava a Jim Henson Company. É fruto desta rubrica - com a versão inicial do Sapo Cocas - que os Marrets são inspirados. 

Os personagens d'Os Marretas tornar-se-iam populares entre o grande público, sobretudo, após o seu aparecimento em anúncios de grandes marcas. Os dois primeiros fantoches a ganhar maior destaque foram o Monstro das Bolachas, que apareceu num anúncio para a IBM, comendo um computador e o Cão Rowlf, já com exposição a nível nacional, que apareceu num anúncio para a marca Purina. Rowlf seria o primeiro boneco a ganhar vida, quando, em 1963, apareceu no grande ecrã no The Jimmy Dean Show. Entre 1963 e 1965, Henson começou a realizar curtas-metragens, dais quais surgiu Time Piece nomeado para um Oscar. 

Em 1969, o marionetista juntou-se à Children's Television Workshop para produzir um show para a PBS: A Rua Sésamo. Este programa seria um sucesso a nível internacional e que viria a ser um fenómeno de audiências, sobretudo entre os mais novos. Inevitavelmente, a imagem do grande pássaro amarelo surge-nos na mente. Não estou certa?

A Rua Sésamo seria, então, o ponto de partida para Henson, criar Os Marretas. O programa foi financiado por TV Lord Lew Grade, produtor londrino, e a sua estreia dar-se-ia em 1976. O "The Muppet Show" tinha como cenário um teatro no qual atuavam as marionetes bem conhecidas do grande público como o sapo Cocas, a Miss Piggy e o urso Fozzie que eram constantemente criticados pelos velhos Waldorf e Statler, que assistiam ao espetáculo dos camarotes. O programa convidava estrelas da alta sociedade, cantores, estrelas de Hollywood, tais como Charles Aznavour, Roger Moore ou Paul Simon, entre outros, fazendo entrevistas caricatas, divertidas, irreverentes e até impertinentes. "The Muppet Show" foi emitido até 1981, visto em mais de 100 países em todo o mundo e alcançou audiências incríveis de 235 milhões de espectadores. Pela sua irreverencia e a associação aos grandes nomes da televisão e da sociedade da altura, o "The Muppet Show" foi galardoado com três Emmys. 

O impacto das cinco temporadas da série d'Os Marretas foi tão grande que Henson reproduziu longas-metragens com as suas marionetas: The Muppet Movie (1979), The Great Mupper Caper (1981), The Muppet Babies (1984), The Muppets conquer NY City (1984) e outras adaptações para televisão e cinema. Mais recentemente, em 2004, a Walt Disney Company adquiriu os direitos sobre os Marretas, por 52 milhões de euros – os direitos da Rua Sésamo não foram incluídos na aquisição – e apresentou uma nova versão d'Os Marretas onde incluiu nomes conhecidos como a cantora Selena Gomes, uma das cantoras sensação para os mais jovens. Ainda este ano, Brian Henson, filho de Jim e atual CEO da empresa do pai, produziu o "The Happytime Murders: Sex. Murder. Puppets" que incluiu excelentes atores como Melissa McCarthy, Michael McDonald ou Maya Rudolph. 

Jim Henson ficou conhecido pela Rua Sésamo e pelos Marretas, no entanto, foi produtor de grandes filmes da década de 80, nomeadamente o "The Dark Crystal" e "The Larithin". Marionetista, produtor e diretor de cinema, Henson, deixou um legado inovador a nível mundial para o qual foi criado o Jim Henson Legacy, com o objetivo de preservar o seu contributo. A Jim Henson e a sua filha, Cheryl, abriram a Jim Henson Foundation que tem como objetivo apoiar os bonecos de teatro na América. 

Diz-se que "passa-se o tempo e mudam-se as vontades", mas não se muda o carinho por estas marionetes. Mas porque é que uns bonecos aos quais lhes é dada voz têm tanto sucesso? Podemos não ter resposta científica para a questão, mas a verdade é que todos estão na nossa memória: O Sapo Cocas, a Miss Piggy, o Floyd, o Animal, o Statler e todos os outros personagens que perduram no nosso imaginário e que fazem parte da nossa história. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Diane-Van-Furstenberg-10099DVFSVABB_A1

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    O MUNDO EM COLLANTS

    Lisos, com laços, bolas ou em renda, rasgados, de rede, brilhantes, opacos ou transparentes, com ou sem ligas, de descanso, push up ou especiais para grávidas, os collants são hoje uma peça de vestuário indispensável, que...

  • IMG_6941

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    A CIDADE DAS CAVERNAS

    Quase se pode dizer que é uma cidade "bipolar". É "apenas" um dos locais habitados pelo Homem mais antigos do mundo, tendo a sua origem ainda na pré-história. E é também um dos locais mais preservados.

  • Depositphotos_39732177_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    ILHA DE PÁSCOA - O MISTÉRIO PERMANECE

    É talvez um dos segredos mais bem guardados da Humanidade, as "Moais", também conhecidas como as "Cabeças da Ilha de Páscoa", estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão "Rano Raraku", que podem pesar 88...


  • quinoa

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    QUINOA - O OURO DOS INCAS

    O Império Inca foi o mais amplo e mais longo da América do Sul da era pré-hispânica, estendendo-se pela costa do Oceano Pacífico desde o sudoeste da Colômbia, Equador, Perú, Bolívia, Chile e Argentina, entre o ano 1438 e até...

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.

  • GallerySlide1

    Technology

    Jul 1, 2017

    NÃO É GRANDE, É ENORME

    Imagine um avião que parecem dois aviões colados entre si pela asa. Depois adicione seis reactores Pratt & Whitney, tal como os utilizados no Boeing 747. O resultado são 580 toneladas de peso a levantar voo.


  • 193000

    Technology

    Jun 1, 2015

    Luxury audio for music lovers

    Personal audio, like MP3 players and smartphones, can be practical and user-friendly, but the true nature of sound can only be appreciated when a decent amplifier processes the audio signal from an excellent turntable or an exquisite...

  • 01-Enchroma

    Helthcare & Wellness

    Set 1, 2016

    VER O MUNDO COMO ELE É

    Imagine um pôr-do-sol cinzento, ou um nascer do sol, um arco-íris, um desenho do seu filho a preto e branco, um bouquet de rosas cinzento para o seu aniversário, imagine o mundo em cores mortas. Diz-se que mais de 300 milhões...

  • 1. Espice-Bazar-Export-Potential

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    POTENCIAL DE EXPORTAÇÃO

    A Índia é já responsável por 48% do mercado de especiarias a nível mundial, contudo várias inovações já em curso tentam aumentar ainda mais o potencial de capitalização das especiarias produzidas no país.