Culture & Art

Out 12, 2018

OS MARRETAS

Não importa a idade ou a geração, o que é facto é que todos nós conhecemos as marionetas de peluche que ganharam vida e encheram o imaginário de muitos fãs. Divertidos, diferentes e até um pouco inconvenientes, estes bonecos são uma das séries mais reconhecidas de todos os tempos.

É uma das séries mais vistas dos anos 70 a nível mundial, Os Marretas são um ícone da infância de muitos.

Jim Henson (24/09/1936 – 16/05/1990) é a mente por trás da história de marionetas mais conhecida do mundo. Os Marretas contam com cerca de 40 anos de existência, passando do pequeno ecrã para as grandes salas de cinema, fazendo as delícias de miúdos e graúdos que, sem idade definida, têm um gosto por estas figuras de peluche. 

A carreira de Henson tem início em 1995 numa rúbrica quinzenal no programa Sam and Friends, para o canal da NBC em Maryland. O programa seria galardoado com um Emmy Award (local) em 1958, o mesmo ano em que Henson fundava a Jim Henson Company. É fruto desta rubrica - com a versão inicial do Sapo Cocas - que os Marrets são inspirados. 

Os personagens d'Os Marretas tornar-se-iam populares entre o grande público, sobretudo, após o seu aparecimento em anúncios de grandes marcas. Os dois primeiros fantoches a ganhar maior destaque foram o Monstro das Bolachas, que apareceu num anúncio para a IBM, comendo um computador e o Cão Rowlf, já com exposição a nível nacional, que apareceu num anúncio para a marca Purina. Rowlf seria o primeiro boneco a ganhar vida, quando, em 1963, apareceu no grande ecrã no The Jimmy Dean Show. Entre 1963 e 1965, Henson começou a realizar curtas-metragens, dais quais surgiu Time Piece nomeado para um Oscar. 

Em 1969, o marionetista juntou-se à Children's Television Workshop para produzir um show para a PBS: A Rua Sésamo. Este programa seria um sucesso a nível internacional e que viria a ser um fenómeno de audiências, sobretudo entre os mais novos. Inevitavelmente, a imagem do grande pássaro amarelo surge-nos na mente. Não estou certa?

A Rua Sésamo seria, então, o ponto de partida para Henson, criar Os Marretas. O programa foi financiado por TV Lord Lew Grade, produtor londrino, e a sua estreia dar-se-ia em 1976. O "The Muppet Show" tinha como cenário um teatro no qual atuavam as marionetes bem conhecidas do grande público como o sapo Cocas, a Miss Piggy e o urso Fozzie que eram constantemente criticados pelos velhos Waldorf e Statler, que assistiam ao espetáculo dos camarotes. O programa convidava estrelas da alta sociedade, cantores, estrelas de Hollywood, tais como Charles Aznavour, Roger Moore ou Paul Simon, entre outros, fazendo entrevistas caricatas, divertidas, irreverentes e até impertinentes. "The Muppet Show" foi emitido até 1981, visto em mais de 100 países em todo o mundo e alcançou audiências incríveis de 235 milhões de espectadores. Pela sua irreverencia e a associação aos grandes nomes da televisão e da sociedade da altura, o "The Muppet Show" foi galardoado com três Emmys. 

O impacto das cinco temporadas da série d'Os Marretas foi tão grande que Henson reproduziu longas-metragens com as suas marionetas: The Muppet Movie (1979), The Great Mupper Caper (1981), The Muppet Babies (1984), The Muppets conquer NY City (1984) e outras adaptações para televisão e cinema. Mais recentemente, em 2004, a Walt Disney Company adquiriu os direitos sobre os Marretas, por 52 milhões de euros – os direitos da Rua Sésamo não foram incluídos na aquisição – e apresentou uma nova versão d'Os Marretas onde incluiu nomes conhecidos como a cantora Selena Gomes, uma das cantoras sensação para os mais jovens. Ainda este ano, Brian Henson, filho de Jim e atual CEO da empresa do pai, produziu o "The Happytime Murders: Sex. Murder. Puppets" que incluiu excelentes atores como Melissa McCarthy, Michael McDonald ou Maya Rudolph. 

Jim Henson ficou conhecido pela Rua Sésamo e pelos Marretas, no entanto, foi produtor de grandes filmes da década de 80, nomeadamente o "The Dark Crystal" e "The Larithin". Marionetista, produtor e diretor de cinema, Henson, deixou um legado inovador a nível mundial para o qual foi criado o Jim Henson Legacy, com o objetivo de preservar o seu contributo. A Jim Henson e a sua filha, Cheryl, abriram a Jim Henson Foundation que tem como objetivo apoiar os bonecos de teatro na América. 

Diz-se que "passa-se o tempo e mudam-se as vontades", mas não se muda o carinho por estas marionetes. Mas porque é que uns bonecos aos quais lhes é dada voz têm tanto sucesso? Podemos não ter resposta científica para a questão, mas a verdade é que todos estão na nossa memória: O Sapo Cocas, a Miss Piggy, o Floyd, o Animal, o Statler e todos os outros personagens que perduram no nosso imaginário e que fazem parte da nossa história. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...

  • Furoshiki

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    EMBRULHE OS SEUS PÉS

    Furoshiki é o nome da arte tradicional japonesa de embrulhar objectos em pano. Agora, pela mão da marca italiana Vibram, esta arte é também aplicável aos pés.  

  • C8b--OIXgAA2KZb

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    T-shirts de Plástico Reciclado

    A produção destas t-shirts, que podem elas próprias também ser recicladas, foi planeada de modo a eliminar ao máximo a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis e pelo próprio plástico que, após a sua...


  • product_playfulbase_sl

    Technology

    Mai 1, 2017

    FAZER... O QUE QUISER!

    Portanto, já vimos de tudo! Tudo o que os olhos podem ver e o cérebro consegue arquivar, enquanto conhecimento... Mas vimos mesmo? É mesmo possível pensar que alguma coisa no mundo não possa evoluir?

  • LG-rollable-OLED-display-flexible-rollable

    Technology

    Jun 1, 2017

    O SUPERMATERIAL

    Pode parecer incrível e surreal, mas os primeiros estudos deste novo material datam de 1947. O termo para definir o material é descrito pela primeira vez em 1962. A teoria de que esta substância poderia ser um condutor eléctrico...

  • Depositphotos_8751638_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE 2016 - UM UNIVERSO MAIS CLARO

    O passado ano foi fértil em descobertas e avanços científicos que, ainda há pouco tempo, pareciam miragens. Graças a algumas delas, detalhes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade podem agora ser vistos de forma...


  • Lifestyle & Travel

    Abr 1, 2015

    Falling in Love with Azerbaijan

    Gabala district is located at the foot of Great Caucasus mountain range. Ruins of the ancient town Kabala are 22 km from the city center. The abundance of attractions, beautiful nature and well developed infrastructure attract thousands...

  • Technology

    Set 1, 2015

    Water. Salt. Light.

    Born in the Philippines, this new engineering project was designed as a sustainable lighting source for areas that don't have access to electricity. Instead, populations in these regions use kerosene lamps or candles wich are dangerous...

  • 1. Locomotion-Kleuster-Food Bike And Derivatives

    Mecanica e Locomoção

    Fev 1, 2018

    "FOOD BIKE" E DERIVADOS

    Na última década a indústria das food trucks tornou-se numa presença vibrante em praticamente todas as capitais do mundo. Há uma tentativa de inovação cada vez maior no formato das carrinhas e caravanas normalmente utilizadas...