Culture & Art

Dez 1, 2017

O HOMEM DOS MIL PROJECTOS

Hoje em dia, temos uma certa tendência para ver algumas coisas como se sempre tivessem existido, sem pensar que alguém teve de as desenvolver para que se tornassem realidade.

<

Por MARCEL COMÈS

Nascido em Paris, França, a 5 de Novembro de 1893, Raymond Loewy passou a maior parte da sua vida nos Estados Unidos. A sua vida e a sua carreira foram profundamente marcadas pelos aspectos do estilo de vida americano.

Pouco se sabe sobre este francês, mais tarde naturalizado americano (em 1938), até ter chegado a Nova Iorque, em 1919. Apenas existem referências de que teria desenhado uma aeronave (o 'Ayrel' que teria depois vendido à Força Aérea Francesa) e que serviu o Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial.

Durante os seus primeiros tempos em Nova Iorque, Loewy trabalhou como designer de vitrines para lojas como a Macy's, para além de trabalhar como ilustrador de moda para as revistas Vogue e Harper's Bazaar.

Casou com Jean Thomyson em 1931 e tornou-se cidadão americano em 1938. Divorciou-se da primeira mulher em 1945 e voltou a casar em 1948, com Viola Erickson, com quem viveu até ao final da sua vida.

A primeira encomenda de desenho industrial surge em 1929 – modernizar e aperfeiçoar a aparência da "duplicating machine", da Gestetner. O seu desenho teve tal sucesso que pouco depois surgiam trabalhos para a Westinghouse (electrodomésticos), a Hupp Motor Company e especificamente o Hupmobile, e o frigorífico Coldspot para a Sears-Roebuck.

Em 1937, Loewy celebrava contrato com os Caminhos de Ferro da Pensilvania, com o propósito de desenhar as locomotivas dos comboios de passageiros. Mais tarde surgia o convite da Baldwin's para reestilizar as locomotivas a diesel, "oferecendo-lhes" um inconfundível "nariz de tubarão".

É também de sua autoria o esquema de cores e identidade que conferia às novas locomotivas eléctricas um aspecto mais moderno e realçava-lhes as formas arredondadas. A sua visão arrojada levou a que também tenha desenhado o interior de alguns modelos de automóveis de passageiros e a imagem da marca para as estações de serviço e outras finalidades.

Durante a década de 1930, a Raymond Loewy Associates iniciou uma colaboração com a Studebaker que haveria de durar até ao encerramento da marca em 1967. Para além de um logótipo limpinho, com um 'S' estilizado, que veio substituir o que a marca usava desde a sua fundação, em 1852, Loewy introduziu várias inovações como para-brisas inclinados, linhas traseiras limpas, coberturas para os pneus, grelhas frontais exuberantes e arrojadas, e um vidro traseiro de 180o, no modelo Starlight de 1952.

Mas Loewy não se destacou apenas na indústria automóvel da primeira metade do século XX. Em 1940, resultado de uma aposta com George Washington Hill, o presidente da American Tobacco Company, redesenhou o pacote de cigarros da Lucky Strike, retirando-lhe a cor verde do fundo e substituindo-a pelo actual branco, e colocando a marca em ambos os lados do pacote, tornando a marca bastante mais visível e, assim, aumentando as vendas significativamente.

Entre as marcas que Loewy veio a modernizar depois deste episódio, contam-se as marcas Shell, Exxon, Greyhound e Nabisco.

Também a NASA recorreu aos serviços de consultadoria de Loewy. Entre 1967 e 1973, trabalhou como consultor de habitabilidade para os projectos Saturno, Apollo e Skylab. George Mueller, director da NASA na época, escreveu numa carta de agradecimento: "não acredito que teria sido possível para as tripulações de Skylab ter vivido com relativo conforto, espíritos excelentes e excelente eficiência se não fosse pelo seu design criativo, com base numa compreensão profunda das necessidades humanas" e acrescentou "os seus esforços proporcionaram a fundação para o próximo grande passo do homem – uma expedição aos planetas".

Em 1975, o Instituto Smithsonian inaugurou uma exposição dedicada "ao homem que mudou a face do design industrial".

Raymond Loewy faleceu em 1986, com 92 anos, em Monte Carlo, Mónaco. No seu obituário no New York Times, Susan Heller escreveu: "dificilmente conseguimos abrir uma cerveja ou um refrigerante, preparar um pequeno almoço, viajar de avião, comprar gasolina, enviar uma carta ou adquirir um electrodoméstico sem nos depararmos com uma criação de Loewy".

Ainda hoje, ele é, muito justamente, considerado o 'Pai do Design Industrial'.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens_café

    Food & Beverage

    Jan 14, 2019

    Your VIP Partner Coffee - Sobre nós

    A marca Your VIP Partner está associada a várias áreas de negócios em todo o mundo.


  • #1

    Technology

    Out 22, 2018

    MOTO ZEN STONE

    "Os 'Smartphones' são poderosas peças de tecnologia, que poderão revelar viciantes tendências entre os utilizadores. O 'Moto Zen', nomeadamente o modelo 'Stone', foi criado como uma resposta a esse efeito colateral."

  • the-cicret-bracelet-a-bracelet-t

    Technology

    Mai 1, 2017

    UM SMARTPHONE À FLOR DA PELE

    Ver emails ou assistir a um filme são gestos cada vez mais fáceis de executar. Que dependam de um simples toque na pele é que custa a acreditar. Tal é possível com a "Cicret", uma pulseira inteligente que transmite o visor do...


  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...

  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...

  • 1

    Science & Nature

    Out 3, 2018

    SPROUT PENCIL

    O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?


  • 3

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    Turkish auto industry in expansion

    The foundations of Turkey's automotive industry date back to the early 1960s, when the first efforts to develop and produce the first Turkish-made passenger car were undertaken. During a period of rapid industrialization and progress,...

  • Blue Refreshment drinks ad

    Food & Beverage

    Mar 1, 2015

    Fresh and Soft

    Refriango is an Angolan company founded with Portuguese and Angolan capital. It specializes in soft drinks and its production plant was set up in 2002.

  • 1968

    Culture & Art

    Jun 28, 2015

    Toys are fun

    Famosa Toys is one of the biggest toymakers in the world, manufacturing 14 brands with different product lines. From classical dolls to modern motorized toys, the spanish group wants to evolve constantly and innovate everyday.