Culture & Art

Dez 1, 2017

O HOMEM DOS MIL PROJECTOS

Hoje em dia, temos uma certa tendência para ver algumas coisas como se sempre tivessem existido, sem pensar que alguém teve de as desenvolver para que se tornassem realidade.

<

Por MARCEL COMÈS

Nascido em Paris, França, a 5 de Novembro de 1893, Raymond Loewy passou a maior parte da sua vida nos Estados Unidos. A sua vida e a sua carreira foram profundamente marcadas pelos aspectos do estilo de vida americano.

Pouco se sabe sobre este francês, mais tarde naturalizado americano (em 1938), até ter chegado a Nova Iorque, em 1919. Apenas existem referências de que teria desenhado uma aeronave (o 'Ayrel' que teria depois vendido à Força Aérea Francesa) e que serviu o Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial.

Durante os seus primeiros tempos em Nova Iorque, Loewy trabalhou como designer de vitrines para lojas como a Macy's, para além de trabalhar como ilustrador de moda para as revistas Vogue e Harper's Bazaar.

Casou com Jean Thomyson em 1931 e tornou-se cidadão americano em 1938. Divorciou-se da primeira mulher em 1945 e voltou a casar em 1948, com Viola Erickson, com quem viveu até ao final da sua vida.

A primeira encomenda de desenho industrial surge em 1929 – modernizar e aperfeiçoar a aparência da "duplicating machine", da Gestetner. O seu desenho teve tal sucesso que pouco depois surgiam trabalhos para a Westinghouse (electrodomésticos), a Hupp Motor Company e especificamente o Hupmobile, e o frigorífico Coldspot para a Sears-Roebuck.

Em 1937, Loewy celebrava contrato com os Caminhos de Ferro da Pensilvania, com o propósito de desenhar as locomotivas dos comboios de passageiros. Mais tarde surgia o convite da Baldwin's para reestilizar as locomotivas a diesel, "oferecendo-lhes" um inconfundível "nariz de tubarão".

É também de sua autoria o esquema de cores e identidade que conferia às novas locomotivas eléctricas um aspecto mais moderno e realçava-lhes as formas arredondadas. A sua visão arrojada levou a que também tenha desenhado o interior de alguns modelos de automóveis de passageiros e a imagem da marca para as estações de serviço e outras finalidades.

Durante a década de 1930, a Raymond Loewy Associates iniciou uma colaboração com a Studebaker que haveria de durar até ao encerramento da marca em 1967. Para além de um logótipo limpinho, com um 'S' estilizado, que veio substituir o que a marca usava desde a sua fundação, em 1852, Loewy introduziu várias inovações como para-brisas inclinados, linhas traseiras limpas, coberturas para os pneus, grelhas frontais exuberantes e arrojadas, e um vidro traseiro de 180o, no modelo Starlight de 1952.

Mas Loewy não se destacou apenas na indústria automóvel da primeira metade do século XX. Em 1940, resultado de uma aposta com George Washington Hill, o presidente da American Tobacco Company, redesenhou o pacote de cigarros da Lucky Strike, retirando-lhe a cor verde do fundo e substituindo-a pelo actual branco, e colocando a marca em ambos os lados do pacote, tornando a marca bastante mais visível e, assim, aumentando as vendas significativamente.

Entre as marcas que Loewy veio a modernizar depois deste episódio, contam-se as marcas Shell, Exxon, Greyhound e Nabisco.

Também a NASA recorreu aos serviços de consultadoria de Loewy. Entre 1967 e 1973, trabalhou como consultor de habitabilidade para os projectos Saturno, Apollo e Skylab. George Mueller, director da NASA na época, escreveu numa carta de agradecimento: "não acredito que teria sido possível para as tripulações de Skylab ter vivido com relativo conforto, espíritos excelentes e excelente eficiência se não fosse pelo seu design criativo, com base numa compreensão profunda das necessidades humanas" e acrescentou "os seus esforços proporcionaram a fundação para o próximo grande passo do homem – uma expedição aos planetas".

Em 1975, o Instituto Smithsonian inaugurou uma exposição dedicada "ao homem que mudou a face do design industrial".

Raymond Loewy faleceu em 1986, com 92 anos, em Monte Carlo, Mónaco. No seu obituário no New York Times, Susan Heller escreveu: "dificilmente conseguimos abrir uma cerveja ou um refrigerante, preparar um pequeno almoço, viajar de avião, comprar gasolina, enviar uma carta ou adquirir um electrodoméstico sem nos depararmos com uma criação de Loewy".

Ainda hoje, ele é, muito justamente, considerado o 'Pai do Design Industrial'.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 4, 2018

    Sardenha

    "Situada no meio do Mar Mediterrâneo, a Sardenha é uma região predominantemente montanhosa, marcada pela ausência de altos picos, inserida num ambiente natural vasto e charmoso, porém agridoce. De facto, a presença do homem...

  • 2013_Tokyo_Motor_Show_Toyota_iRoad_002

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    ADN DIVERTIDO

    O que acontece quando um Prius se apaixona por uma Yamaha? Resulta num Toyota i-Road. Pode parecer uma piada, mas a sensação que este veículo provoca não é piada nenhuma.


  • AdobeStock_29464033 b

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    MIRO FORESTRY COMPANY - MADEIRA, A RIQUEZA ECOLÓGICA

    A madeira como matéria-prima cuja extracção é passível de sustentabilidade através da renovação, e a relação entre custo, qualidade e aproveitamento, faz dela um recurso impar. O seu crescimento em florestas é a melhor...

  • C8b--OIXgAA2KZb

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    T-shirts de Plástico Reciclado

    A produção destas t-shirts, que podem elas próprias também ser recicladas, foi planeada de modo a eliminar ao máximo a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis e pelo próprio plástico que, após a sua...

  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...


  • The White Smile of Korea

    Science & Nature

    Dez 31, 2015

    O Branco Sorriso da Coreia

    Fundada na Coreia em 2000, a Dentium tornou-se o fabricante confiável de produtos de implantes dentários de alta qualidade, e fornecedor de serviços afins para profissionais dentários em todo o mundo.

  • 1

    Food & Beverage

    Jul 1, 2015

    The Black Diamonds of France

    Truffles. One of the most wanted, expensive and exquisite ingredients in the world, truffles have been a thing in the kitchens since the 16th century, but recently is more expensive than ever. The fact that it takes years for a tree...

  • Technology

    Set 1, 2015

    One smart helmet

    Helmets have been protecting motorcyclists for decades, having bigger or smaller advances over the years. Smart helmets have been around since 2005, with the introduction of bluetooth connection to your phones, built-in microphones and...