Luxury & Fashion

Jun 1, 2016

A INDÚSTRIA DA ALTA COSTURA HI-TECH

Seis pessoas, 600 horas, 30 baterias em miniatura e outras tantas luzes LED, foi a logística necessária para criar o vestido de alta costura que a actriz Claire Danes usou na "Met Gala", no passado dia 3 de Maio, em Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA). Um exemplo de como a alta tecnologia pode inspirar e transformar a indústria têxtil mundial.

<

Tecidos semeados de bactérias que repelem mosquitos, roupa feita de leite, vestidos que se dissolvem na água, fibras com "termóstato" integrado ou vestidos que crescem num tanque líquido a partir de microrganismos recolhidos de infusões de chá, são cada vez mais os progressos e as opções disponibilizadas pela indústria têxtil que tem vindo a conciliar bio-materiais, técnicas simples e alta tecnologia ao serviço da alta-costura.

Colocar a tecnologia ao serviço da moda foi, precisamente, o desafio lançado pela organização da "Met Gala" – que este ano teve como tema, "Manus x Machina: Fashion in an Age of Technology" ("Mão versus Máquina: A Moda na era da Tecnologia, em português). Trata-se de uma gala anual de angariação de fundos para o "Costume Institute" do "Metropolitan Museum of Art", em Nova Iorque, EUA.

Todos os anos, a passadeira vermelha da "Met Gala" é uma das mais polémicas pela sua excentricidade. Nesta edição, foram muitas as celebridades que fizeram jus ao tema e deram nas vistas com looks futuristas. O look mais comentado e arrebatador foi o vestido da actriz Claire Danes, que fez lembrar a estória infantil em que a Fada Madrinha transforma o vestido da Cinderela. Um vestido que a maioria das meninas sonha vestir nem que seja só uma vez.

Claire Danes levou o tema à letra e iluminou o evento ao desfilar num volumoso vestido azul feito de luzes LED, com tecido francês e capaz de brilhar no escuro, assinado pelo designer norte-americano, Zac Posen. Para isso, foram precisas seis pessoas, 600 horas, 30 baterias em miniatura e outras tantas luzes LED para concluir a peça de roupa que, de tão exigente, "obrigou" a actriz a ir de pé num autocarro para a "Met Gala".

"A ilusão óptica do vestido consiste no facto de a luz viajar verticalmente. Gosto de fazer as pessoas sonhar. É o meu trabalho", explicou o designer no programa televisivo "Good Morning America".

Quem também se vestiu a rigor e apostou num visual capaz de transmitir a fusão entre a "mão e a máquina" foi Karolina Kurkova. A supermodelo checa usou um vestido do estúdio britânico Marchesa, desenhado com a ajuda do supercomputador cognitivo Watson, da empresa norte-americana IBM (International Business Machines).

Decorado com 150 flores de LED conectadas entre si, a peça teve como inspiração cinco sentimentos dos estilistas da Marchesa: alegria, paciência, entusiasmo, encorajamento e curiosidade. A partir daí alimentaram dois datasets juntos ao sistema Cognitive Color Tool, do Watson, que utiliza a psicologia das cores para combinar matizes. O computador seleccionou automaticamente, de entre os milhares de amostras de vestidos da Marchesa, os detalhes para compor o modelo de acordo com a identidade da marca.

Já as flores de LED foram conectadas ao sistema Tone Analyzser API, também do Watson, que interpretava o conteúdo emocional dos tweets que incluíam as hashtags #MetGala e #CognitiveDress, proporcionando a alteração das cores das flores em tempo real.

Ao estilo metálico de Taylor Swift, elaborado com papel de alumínio, seguiram-se os modelos de Kate Hudson, Karlie Kloss e Nicki Minaj à base de plástico, papel e muita fita cola. A modelo Gigi Hadi e o namorado, o cantor Zayn Malik, foram, sem dúvida, o casal mais robótico da festa. Cindy Crawford, Nicole Kidman, Alessandra Ambrosio e Kim Kardashian também marcaram pela diferença.

A "Met Gala", formalmente chamada de "Costume Institute Gala" ou "Met Ball", marca a inauguração da exposição de moda anual do referido Instituto que define um tema específico para cada edição. É igualmente um dos eventos sociais mais exclusivos de Nova Iorque e uma das mais relevantes noites de angariação de fundos na cidade e para o Instituto. Realizado desde 1946, é um dos mais importantes eventos da indústria da moda, contado sempre com a presença de personalidades das artes, moda, alta sociedade, cinema e música.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • allergie-alimentari-microbioma

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    EU, O SER COLECTIVO

    Alguma vez parou para pensar que você não é um, mas sim muitos? Não me refiro apenas ao legado histórico, aquilo que assimilou dos seus pais, genes, tiques, maneiras de falar etc. Refiro-me a quantidade de organismos que fazem de...

  • PrimarySchool5

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

    Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.

  • p130511

    Home & Design

    Set 10, 2018

    PRECIOSA LIGHTING

    A região da Boémia representa um terço da actual República Checa, na Europa Central. Conhecida pelas suas paisagens românticas e pelos cristais com alto teor de chumbo, muitas outras razões existem para se conhecer o que melhor...


  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Out 29, 2018

    AUBERGE CAFÉ DU SUD

    "Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras."

    ...

  • Diane-Van-Furstenberg-10099DVFSVABB_A1

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    O MUNDO EM COLLANTS

    Lisos, com laços, bolas ou em renda, rasgados, de rede, brilhantes, opacos ou transparentes, com ou sem ligas, de descanso, push up ou especiais para grávidas, os collants são hoje uma peça de vestuário indispensável, que...


  • AllPhotosBBS

    Business & Industry

    Jul 1, 2016

    RODAS DE SONHO

    A BBS, empresa fabricante de jantes, mantém este ano a sua posição de topo no mercado, tornando-se uma referência para outros fabricantes. Foi eleita 'Melhor Roda em 2016' pelos leitores das revistas auto alemãs, "Auto-Motor...

  • Oil Pumps

    Business & Industry

    Fev 1, 2015

    And the World Goes Round

    The first oil well in the world was drilled in 1849 in the Azeri capital and Azerbaijan produced 75 percent of oil for the U.S.S.R. during the Second World War. In recent years, production has fallen slightly, but remains at significant...

  • 4

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    You Can Invest in the Business of the Century

    Normally, fuels like gasoline, diesel and other refined products are produced in oil refineries where crude oil is processed and refined. It is unusual to speak about producing such products of other origins. But there are less known...