Luxury & Fashion

Jun 1, 2016

A INDÚSTRIA DA ALTA COSTURA HI-TECH

Seis pessoas, 600 horas, 30 baterias em miniatura e outras tantas luzes LED, foi a logística necessária para criar o vestido de alta costura que a actriz Claire Danes usou na "Met Gala", no passado dia 3 de Maio, em Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA). Um exemplo de como a alta tecnologia pode inspirar e transformar a indústria têxtil mundial.

<

Tecidos semeados de bactérias que repelem mosquitos, roupa feita de leite, vestidos que se dissolvem na água, fibras com "termóstato" integrado ou vestidos que crescem num tanque líquido a partir de microrganismos recolhidos de infusões de chá, são cada vez mais os progressos e as opções disponibilizadas pela indústria têxtil que tem vindo a conciliar bio-materiais, técnicas simples e alta tecnologia ao serviço da alta-costura.

Colocar a tecnologia ao serviço da moda foi, precisamente, o desafio lançado pela organização da "Met Gala" – que este ano teve como tema, "Manus x Machina: Fashion in an Age of Technology" ("Mão versus Máquina: A Moda na era da Tecnologia, em português). Trata-se de uma gala anual de angariação de fundos para o "Costume Institute" do "Metropolitan Museum of Art", em Nova Iorque, EUA.

Todos os anos, a passadeira vermelha da "Met Gala" é uma das mais polémicas pela sua excentricidade. Nesta edição, foram muitas as celebridades que fizeram jus ao tema e deram nas vistas com looks futuristas. O look mais comentado e arrebatador foi o vestido da actriz Claire Danes, que fez lembrar a estória infantil em que a Fada Madrinha transforma o vestido da Cinderela. Um vestido que a maioria das meninas sonha vestir nem que seja só uma vez.

Claire Danes levou o tema à letra e iluminou o evento ao desfilar num volumoso vestido azul feito de luzes LED, com tecido francês e capaz de brilhar no escuro, assinado pelo designer norte-americano, Zac Posen. Para isso, foram precisas seis pessoas, 600 horas, 30 baterias em miniatura e outras tantas luzes LED para concluir a peça de roupa que, de tão exigente, "obrigou" a actriz a ir de pé num autocarro para a "Met Gala".

"A ilusão óptica do vestido consiste no facto de a luz viajar verticalmente. Gosto de fazer as pessoas sonhar. É o meu trabalho", explicou o designer no programa televisivo "Good Morning America".

Quem também se vestiu a rigor e apostou num visual capaz de transmitir a fusão entre a "mão e a máquina" foi Karolina Kurkova. A supermodelo checa usou um vestido do estúdio britânico Marchesa, desenhado com a ajuda do supercomputador cognitivo Watson, da empresa norte-americana IBM (International Business Machines).

Decorado com 150 flores de LED conectadas entre si, a peça teve como inspiração cinco sentimentos dos estilistas da Marchesa: alegria, paciência, entusiasmo, encorajamento e curiosidade. A partir daí alimentaram dois datasets juntos ao sistema Cognitive Color Tool, do Watson, que utiliza a psicologia das cores para combinar matizes. O computador seleccionou automaticamente, de entre os milhares de amostras de vestidos da Marchesa, os detalhes para compor o modelo de acordo com a identidade da marca.

Já as flores de LED foram conectadas ao sistema Tone Analyzser API, também do Watson, que interpretava o conteúdo emocional dos tweets que incluíam as hashtags #MetGala e #CognitiveDress, proporcionando a alteração das cores das flores em tempo real.

Ao estilo metálico de Taylor Swift, elaborado com papel de alumínio, seguiram-se os modelos de Kate Hudson, Karlie Kloss e Nicki Minaj à base de plástico, papel e muita fita cola. A modelo Gigi Hadi e o namorado, o cantor Zayn Malik, foram, sem dúvida, o casal mais robótico da festa. Cindy Crawford, Nicole Kidman, Alessandra Ambrosio e Kim Kardashian também marcaram pela diferença.

A "Met Gala", formalmente chamada de "Costume Institute Gala" ou "Met Ball", marca a inauguração da exposição de moda anual do referido Instituto que define um tema específico para cada edição. É igualmente um dos eventos sociais mais exclusivos de Nova Iorque e uma das mais relevantes noites de angariação de fundos na cidade e para o Instituto. Realizado desde 1946, é um dos mais importantes eventos da indústria da moda, contado sempre com a presença de personalidades das artes, moda, alta sociedade, cinema e música.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Out 29, 2018

    AUBERGE CAFÉ DU SUD

    "Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras."

    ...

  • campeõeseuropa

    Sport

    Mai 11, 2018

    O PAÍS DO FUTEBOL

    Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla

  • parrilla

    Food & Beverage

    Mar 1, 2017

    GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

    Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos...


  • 1st-Sydney-TonerPave-Street-Sept14-3(1)

    Business & Industry

    Abr 28, 2018

    RECICLAR, REUTILIZAR, REPAVIMENTAR

    O e-lixo é um problema crónico e global de poluição. Relatórios da United Nations University demonstram que apenas 20 por cento do e-lixo gerado, é depois colocado em programas oficiais de reciclagem

  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • the-cicret-bracelet-a-bracelet-t

    Technology

    Mai 1, 2017

    UM SMARTPHONE À FLOR DA PELE

    Ver emails ou assistir a um filme são gestos cada vez mais fáceis de executar. Que dependam de um simples toque na pele é que custa a acreditar. Tal é possível com a "Cicret", uma pulseira inteligente que transmite o visor do...


  • Luxury & Fashion

    Abr 1, 2015

    Quest for Balance

    Since 1833, Jaeger-LeCoultre has proved able to strike just the right balance between nature and culture, innovation and tradition, growth and respect for the environment, international expansion and local roots.

  • CC_Freya_Boppard_Vert_121102

    Lifestyle & Travel

    Abr 1, 2016

    Retiros Fluviais

    Navegar pelas águas calmas de um rio é, além de relaxante, uma das formas mais confortáveis de viajar e fazer férias com uma importante componente cultural. A divisão de cruzeiros fluviais da Viking Cruises, uma das maiores companhias...

  • Technology

    Set 1, 2015

    Landline phones go back to the future

    Orange designers looked into the past for inspiration to design the french operator's new landline phone, and together with european crowdfunding site Ulule, made it available to the world, thus marking a new era of product research...