Luxury & Fashion

Jun 1, 2016

A INDÚSTRIA DA ALTA COSTURA HI-TECH

Seis pessoas, 600 horas, 30 baterias em miniatura e outras tantas luzes LED, foi a logística necessária para criar o vestido de alta costura que a actriz Claire Danes usou na "Met Gala", no passado dia 3 de Maio, em Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA). Um exemplo de como a alta tecnologia pode inspirar e transformar a indústria têxtil mundial.

Tecidos semeados de bactérias que repelem mosquitos, roupa feita de leite, vestidos que se dissolvem na água, fibras com "termóstato" integrado ou vestidos que crescem num tanque líquido a partir de microrganismos recolhidos de infusões de chá, são cada vez mais os progressos e as opções disponibilizadas pela indústria têxtil que tem vindo a conciliar bio-materiais, técnicas simples e alta tecnologia ao serviço da alta-costura.

Colocar a tecnologia ao serviço da moda foi, precisamente, o desafio lançado pela organização da "Met Gala" – que este ano teve como tema, "Manus x Machina: Fashion in an Age of Technology" ("Mão versus Máquina: A Moda na era da Tecnologia, em português). Trata-se de uma gala anual de angariação de fundos para o "Costume Institute" do "Metropolitan Museum of Art", em Nova Iorque, EUA.

Todos os anos, a passadeira vermelha da "Met Gala" é uma das mais polémicas pela sua excentricidade. Nesta edição, foram muitas as celebridades que fizeram jus ao tema e deram nas vistas com looks futuristas. O look mais comentado e arrebatador foi o vestido da actriz Claire Danes, que fez lembrar a estória infantil em que a Fada Madrinha transforma o vestido da Cinderela. Um vestido que a maioria das meninas sonha vestir nem que seja só uma vez.

Claire Danes levou o tema à letra e iluminou o evento ao desfilar num volumoso vestido azul feito de luzes LED, com tecido francês e capaz de brilhar no escuro, assinado pelo designer norte-americano, Zac Posen. Para isso, foram precisas seis pessoas, 600 horas, 30 baterias em miniatura e outras tantas luzes LED para concluir a peça de roupa que, de tão exigente, "obrigou" a actriz a ir de pé num autocarro para a "Met Gala".

"A ilusão óptica do vestido consiste no facto de a luz viajar verticalmente. Gosto de fazer as pessoas sonhar. É o meu trabalho", explicou o designer no programa televisivo "Good Morning America".

Quem também se vestiu a rigor e apostou num visual capaz de transmitir a fusão entre a "mão e a máquina" foi Karolina Kurkova. A supermodelo checa usou um vestido do estúdio britânico Marchesa, desenhado com a ajuda do supercomputador cognitivo Watson, da empresa norte-americana IBM (International Business Machines).

Decorado com 150 flores de LED conectadas entre si, a peça teve como inspiração cinco sentimentos dos estilistas da Marchesa: alegria, paciência, entusiasmo, encorajamento e curiosidade. A partir daí alimentaram dois datasets juntos ao sistema Cognitive Color Tool, do Watson, que utiliza a psicologia das cores para combinar matizes. O computador seleccionou automaticamente, de entre os milhares de amostras de vestidos da Marchesa, os detalhes para compor o modelo de acordo com a identidade da marca.

Já as flores de LED foram conectadas ao sistema Tone Analyzser API, também do Watson, que interpretava o conteúdo emocional dos tweets que incluíam as hashtags #MetGala e #CognitiveDress, proporcionando a alteração das cores das flores em tempo real.

Ao estilo metálico de Taylor Swift, elaborado com papel de alumínio, seguiram-se os modelos de Kate Hudson, Karlie Kloss e Nicki Minaj à base de plástico, papel e muita fita cola. A modelo Gigi Hadi e o namorado, o cantor Zayn Malik, foram, sem dúvida, o casal mais robótico da festa. Cindy Crawford, Nicole Kidman, Alessandra Ambrosio e Kim Kardashian também marcaram pela diferença.

A "Met Gala", formalmente chamada de "Costume Institute Gala" ou "Met Ball", marca a inauguração da exposição de moda anual do referido Instituto que define um tema específico para cada edição. É igualmente um dos eventos sociais mais exclusivos de Nova Iorque e uma das mais relevantes noites de angariação de fundos na cidade e para o Instituto. Realizado desde 1946, é um dos mais importantes eventos da indústria da moda, contado sempre com a presença de personalidades das artes, moda, alta sociedade, cinema e música.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • AR-170519548

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    CRESCER DE NOVO

    E outra vez, e de novo para dentro to mar. O Dubai não para de espantar o mundo com os seus hotéis e estilo de vida luxuosos. Mas também com os investimentos milionários para fazer o país crescer.

  • plantwear1

    Luxury & Fashion

    Set 26, 2018

    PLANTWEAR

    Exclusividade em cada peça

    Inspirada na madeira e nas suas formas singulares, cada peça é como cada pedaço da matéria-prima: único. Não existe uma peça igual tornando-a para além de lindíssima, muito especial....

  • 1. Lloyds-Bank-Bank-With-a-Bar

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    BANCO COM BAR

    Numa altura em que o normal tem sido o encerramento sucessivo de sucursais de bancos, estimando-se que actualmente existam cerca de 8.000 sucursais bancárias abertas no Reino Unido quando em 1989 existiam quase 18.000 (dados divulgados...


  • Real-Liga-Naval-Espanhola

    Culture & Art

    Mai 31, 2018

    HONRAR E PRESERVAR A HISTÓRIA

    Portugal e Espanha partilham uma das mais longas histórias do mundo no capítulo da tradição naval, sendo inclusivamente comum os casos de monarcas de ambos os países com formação académica nas escolas militares navais

    ...

  • campeõeseuropa

    Sport

    Mai 11, 2018

    O PAÍS DO FUTEBOL

    Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla

  • #1

    Luxury & Fashion

    Out 19, 2018

    HORNSKOV KØBENHAVN

    "Todos conhecemos a importância que uma aparência impecável tem no mundo dos negócios. Cada vez mais, vemos espantosos cortes de cabelo e barba, combinados com belas gravatas e fatos e camisas e sapatos."


  • solar1

    Business & Industry

    Dez 1, 2016

    PINGOS DE CHUVA GERAM ENERGIA

    A energia solar é uma das soluções e apostas globais para a produção de eletricidade com baixo impacto ambiental. No entanto, este método depara-se ainda com alguns entraves, como a baixa produção em dias nublados ou chuvosos....

  • Bang & Olufsen

    Home & Design

    Fev 1, 2015

    Simple and Sophisticated

    Bang & Olufsen (B&O) is a Danish company that designs and manufactures audio products, television sets and telephones. Their pieces turn technology into art.

  • Kuantan

    Business & Industry

    Mai 1, 2016

    COMPROMISSO AMBIENTAL

    A indústria química no Egipto tem sido facilitada no seu desenvolvimento pelo forte sector petrolífero, que é capaz de fornecer matérias-primas, consumíveis e infra-estruturas de produção. Os sectores-chave da indústria química...