Sport

Mai 25, 2018

O "SANTO GRAAL" DO FUTEBOL

Dia 14 de Junho, na Rússia, trinta e duas equipas nacionais estarão envolvidas na maior competição futebolística do planeta, o FIFA Mundial de Futebol 2018, com o objetivo de levantar o mais cobiçado troféu, a Taça Jules Rimet

<

Por JOÃO BOTEQUILHA

Olhemos um pouco então, para a história do "Santo Graal" do futebol, levantado pela primeira vez em 1930 nas mãos da selecção do Uruguai. Este foi, curiosamente, o único ano em que o anfitrião foi ao mesmo tempo o vencedor da competição.

A taça oficial do Mundial de Futebol, como a conhecemos hoje, não é a versão original. A primeira foi criada pelo escultor Abel Lafleur e tinha o nome do futebolista francês e antigo presidente da FIFA, Jules Rimet, gravado nela. Este troféu, com uma altura de 35 centímetros, pesava 6175 gramas e era feito com placas de ouro numa base de prata e representava Niké, a deusa grega da vitória. A 'Jules Rimet Cup' foi entregue aos vencedores da competição entre 1930 a 1970.

A história do troféu é digna de um filme: absurda, confusa, irregular, mas heróica. O último país a ganhar o troféu antes da segunda guerra mundial foi a Itália, em 1938. Enquanto a guerra estava em pleno andamento, Ottorino Barassi, o italiano vice-presidente da FIFA, retirou secretamente o troféu do banco onde era mantido. Barassi escondeu-o numa caixa de sapatos, debaixo da sua cama, para impedir que fosse roubado pelo regime nazi.

Durante as quatro décadas que foi premiada, a taça Jules Rimet Cup foi roubada duas vezes. Desapareceu pela primeira vez em 1966, quatro meses após o mundial realizado em Inglaterra, quando estava em exibição no Westminster Central Hall. Foi descoberta sete dias mais tarde por um cão, envolta em papel de jornal e escondida no mato num jardim no sul de Londres.

Em 1970, depois de três vitórias, o Brasil reclamou o direito em mantê-la, de acordo com os desejos do futebolista Jules Rimet. Mas, viria novamente a ser roubada a 19 de Dezembro de 1983, durante uma exposição na sede da Federação de Futebol do Brasil (CBF), no Rio de Janeiro. A taça nunca mais foi encontrada.

Para substituir a taça Jules Rimet, a FIFA ordenou a produção de uma nova taça em 1970. Vinte e três propostas, adjudicadas por sete países, foram estudadas. A versão do artista italiano Silvio Gazzaniga, foi a escolhida. O novo troféu, sem a sua base, mede 36,8 centímetros e pesa 6175 gramas, como na primeira versão, chamada 'Victory'. Nele representados, estão dois desportistas a transportar o planeta Terra, ostentando também a frase FIFA World Cup. A taça foi apresentada pela primeira vez durante o Campeonato do Mundo de Futebol de 1974, disputado na Alemanha.

O troféu é feito de elementos nobres, contendo 18 quilates de 75% de ouro puro. Quanto à base, é de 13 centímetros de diâmetro, composta por malaquita, uma pedra mineral que supostamente atrai energias positivas. Existe apenas um único troféu e é colocado novamente "em jogo" todos os anos. O país vencedor mantém apenas uma réplica, também em ouro. Os nomes dos países são gravados na base do troféu em inglês. Até hoje, estão gravados nele apenas 11 nomes. O troféu vai provavelmente ser aposentado pela FIFA quando for totalmente preenchido. Alguns rumores referem que o actual troféu pode mudar antes da edição do Mundial de Futebol de 2026.

A taça do Campeonato do Mundo é um prémio excepcional, que o homem comum não consegue tocar, nem mesmo com a ponta dos dedos. Apenas os vencedores da competição têm esse privilégio. Quando a mesma sai em 'tournée', é monitorizada de muito perto: está escondida sob um pano preto durante as suas viagens e é sempre exibida através de um vidro. Um dos sinais do seu inestimável valor: todos os agentes de apostas oferecem chances específicas para saber quem irá levantar o precioso troféu na competição.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • germans-ermics-salone-del-mobile-2017-milan-design-week-furniture-glass-chairs-_dezeen_hero-a

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    CORES TRIDIMENSIONAIS

    Para o designer letão Germans Ermičs, a importância da cor vai muito além do seu sentido decorativo. Um grande exemplo disso, são as suas peças de mobiliário translúcidas, formas perfeitas que se fundem no espaço.

    ...

  • 912d9143bd63a2b40a0d28f3929fe883

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    ESCULPINDO A MÃE NATUREZA

    Apaixonado pela história natural, fauna e flora dos lugares que lhe são mais queridos, África e Oceânia, Gordon Pembridge, é um mestre na arte de esculpir a Mãe Natureza. De troncos de madeira nascem verdadeiras obras de arte,...

  • enko-running-shoes-7

    Sport

    Ago 1, 2017

    EM FORMA SEM LESÕES

    Praticar vários desportos, com a intenção de estar em forma e saudável, é quase obrigatório, por estes dias. As pessoas parecem ter muitos cuidados e preocupam-se bastante com a sua qualidade diária de vida e também a do futuro.

    ...


  • 7ca7cf5fff31dbb91763cd309e05c8a6

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    ROLHAS QUE FAZEM BONS VINHOS

    Um bom vinho cai bem em qualquer ocasião. Porém, os cuidados necessários para que o gosto seja perfeito, como a escolha de uma boa rolha de cortiça, são detalhes tidos em conta apenas pelos consumidores mais exigentes. Em Itália...

  • #1

    Luxury & Fashion

    Out 19, 2018

    HORNSKOV KØBENHAVN

    "Todos conhecemos a importância que uma aparência impecável tem no mundo dos negócios. Cada vez mais, vemos espantosos cortes de cabelo e barba, combinados com belas gravatas e fatos e camisas e sapatos."

  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...


  • Chromosonic1

    Technology

    Mai 1, 2016

    TECIDOS QUE FAZEM

    Imagine um tecido que lhe diz se está doente, regula a temperatura corporal ou que ajuda a sua pele. Uma verdadeira revolução que já começou e que abre caminho a que design, imaginação e tecnologia trabalhem de mãos dadas...

  • flower-1460889

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2016

    EXPERIÊNCIAS de Luxo - TOP World SPA

    Nas férias, há quem procure aventura, outros preferem relaxar, e há ainda quem procure ambas as situações. Nesta edição, apresentamos Spas que, em harmonia com a natureza, prometem experiências inesquecíveis. De Bali...

  • Coldwell

    Business & Industry

    Fev 29, 2016

    O Imobiliário Nas Suas Mãos

    A Coldwell Banker é um dos nomes mais respeitados na área da franquia imobiliária a nível mundial. No Brasil, a rede de agências quer continuar a crescer, a inovar e a gerar cada vez mais negócio. Prepare-se para ter nas suas mãos...