Sport

Mai 25, 2018

O "SANTO GRAAL" DO FUTEBOL

Dia 14 de Junho, na Rússia, trinta e duas equipas nacionais estarão envolvidas na maior competição futebolística do planeta, o FIFA Mundial de Futebol 2018, com o objetivo de levantar o mais cobiçado troféu, a Taça Jules Rimet

Por JOÃO BOTEQUILHA

Olhemos um pouco então, para a história do "Santo Graal" do futebol, levantado pela primeira vez em 1930 nas mãos da selecção do Uruguai. Este foi, curiosamente, o único ano em que o anfitrião foi ao mesmo tempo o vencedor da competição.

A taça oficial do Mundial de Futebol, como a conhecemos hoje, não é a versão original. A primeira foi criada pelo escultor Abel Lafleur e tinha o nome do futebolista francês e antigo presidente da FIFA, Jules Rimet, gravado nela. Este troféu, com uma altura de 35 centímetros, pesava 6175 gramas e era feito com placas de ouro numa base de prata e representava Niké, a deusa grega da vitória. A 'Jules Rimet Cup' foi entregue aos vencedores da competição entre 1930 a 1970.

A história do troféu é digna de um filme: absurda, confusa, irregular, mas heróica. O último país a ganhar o troféu antes da segunda guerra mundial foi a Itália, em 1938. Enquanto a guerra estava em pleno andamento, Ottorino Barassi, o italiano vice-presidente da FIFA, retirou secretamente o troféu do banco onde era mantido. Barassi escondeu-o numa caixa de sapatos, debaixo da sua cama, para impedir que fosse roubado pelo regime nazi.

Durante as quatro décadas que foi premiada, a taça Jules Rimet Cup foi roubada duas vezes. Desapareceu pela primeira vez em 1966, quatro meses após o mundial realizado em Inglaterra, quando estava em exibição no Westminster Central Hall. Foi descoberta sete dias mais tarde por um cão, envolta em papel de jornal e escondida no mato num jardim no sul de Londres.

Em 1970, depois de três vitórias, o Brasil reclamou o direito em mantê-la, de acordo com os desejos do futebolista Jules Rimet. Mas, viria novamente a ser roubada a 19 de Dezembro de 1983, durante uma exposição na sede da Federação de Futebol do Brasil (CBF), no Rio de Janeiro. A taça nunca mais foi encontrada.

Para substituir a taça Jules Rimet, a FIFA ordenou a produção de uma nova taça em 1970. Vinte e três propostas, adjudicadas por sete países, foram estudadas. A versão do artista italiano Silvio Gazzaniga, foi a escolhida. O novo troféu, sem a sua base, mede 36,8 centímetros e pesa 6175 gramas, como na primeira versão, chamada 'Victory'. Nele representados, estão dois desportistas a transportar o planeta Terra, ostentando também a frase FIFA World Cup. A taça foi apresentada pela primeira vez durante o Campeonato do Mundo de Futebol de 1974, disputado na Alemanha.

O troféu é feito de elementos nobres, contendo 18 quilates de 75% de ouro puro. Quanto à base, é de 13 centímetros de diâmetro, composta por malaquita, uma pedra mineral que supostamente atrai energias positivas. Existe apenas um único troféu e é colocado novamente "em jogo" todos os anos. O país vencedor mantém apenas uma réplica, também em ouro. Os nomes dos países são gravados na base do troféu em inglês. Até hoje, estão gravados nele apenas 11 nomes. O troféu vai provavelmente ser aposentado pela FIFA quando for totalmente preenchido. Alguns rumores referem que o actual troféu pode mudar antes da edição do Mundial de Futebol de 2026.

A taça do Campeonato do Mundo é um prémio excepcional, que o homem comum não consegue tocar, nem mesmo com a ponta dos dedos. Apenas os vencedores da competição têm esse privilégio. Quando a mesma sai em 'tournée', é monitorizada de muito perto: está escondida sob um pano preto durante as suas viagens e é sempre exibida através de um vidro. Um dos sinais do seu inestimável valor: todos os agentes de apostas oferecem chances específicas para saber quem irá levantar o precioso troféu na competição.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 226c441149909061a3a62986fcadd917

    Sport

    Abr 1, 2017

    NAGINATA - A ARTE QUE FAZ O CARÁCTER

    Se há herança que o Oriente vai dando à Humanidade, é inegavelmente, uma diversidade de disciplinas que procuram a evolução do Ser e que conduzem à elevação física, mental e espiritual. Artes Marciais como o Karaté, incluído...

  • campeõeseuropa

    Sport

    Mai 11, 2018

    O PAÍS DO FUTEBOL

    Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla

  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.


  • 2073dd46294295.584f22e2a1d29

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    REINVENTAR O DOMINÓ

    Todos os jogos têm, de alguma forma, a sua personalidade própria. Alguns jogos têm uma vida curta porque nascem numa certa época ou a partir de uma tecnologia. É o caso dos video-jogos, jogos de arcada ou de computador. Outros,...

  • 912d9143bd63a2b40a0d28f3929fe883

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    ESCULPINDO A MÃE NATUREZA

    Apaixonado pela história natural, fauna e flora dos lugares que lhe são mais queridos, África e Oceânia, Gordon Pembridge, é um mestre na arte de esculpir a Mãe Natureza. De troncos de madeira nascem verdadeiras obras de arte,...

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 


  • Winery Khareba

    Business & Industry

    Fev 1, 2015

    Caucasian and Smooth

    "Winery Khareba" is established upon the ancient traditions. The company works over maintenance of the unique vine culture and wine making both using ancient methods and modern technologies.

  • Pontes_Collection_hand_fans

    Culture & Art

    Abr 1, 2016

    Abanos de Cores

    Forma de comunicação, acessório útil, símbolo de luxo, elegância, poder ou arma de sedução, o leque ou abano tem mais de 3000 anos de história durante os quais, o uso e o fabrico muito evoluíram. Embora em desuso na maioria...

  • 1. Quantino-48-Volt-Low-Voltage-High-Resistence

    Mecanica e Locomoção

    Nov 1, 2017

    BAIXA VOLTAGEM, ALTA RESISTÊNCIA

    Mil quilómetros a uma velocidade média de 120 km/h, em pouco mais de oito horas, num veículo eléctrico. Se a proposta parece interessante, aqui apenas esperamos uma resposta na linha: "pára de sonhar, rapaz, e deixa os impossíveis...