Mecanica e Locomoção

Jun 1, 2017

O LANÇAMENTO DO FUTURO

Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

<

A ideia habita a mente de muitos inventores há décadas e, até agora, não grande coisa para ver. Muitos desses inventores faliram, alguns morreram a meio do projecto, outros simplesmente desistiram do sonho delirante.

Pessoalmente, conto que o leitor me vai dizer: "carros voadores? Claro que é uma ideia ridícula". Mas terá mesmo a certeza disso?

Existem muitos equívocos sobre carros voadores, que tornam a ideia impraticável. O problema parece ser que muitas das soluções propostas até ao momento, não demonstram qualquer impacto significativo e não encaixam nas nossas vidas diárias. Quer seja por serem demasiado grandes, demasiado caras, demasiado desajeitadas ou por requererem grandes infraestruturas para colocar os aparelhos no ar e fazê-los aterrar.

Tudo isto está prestes a mudar, num futuro próximo.

A empresa alemã, com sede em Munique, Lilium, fundada em 2015 por quatro engenheiros aeronáuticos, completou com sucesso um voo inaugural de um novo protótipo de um carro voador eléctrico, não poluente e não ruidoso.

Este protótipo já tinha sido sujeito a vários testes, mas este quinto teste, controlado a partir do chão, foi o teste definitivo para que a empresa avance para um teste pilotado por uma pessoa. Algo que a companhia tem agendado para 2019.

Para já, a empresa pretende avançar com um novo protótipo de cinco lugares para este efeito, com a intenção de o vir a comercializar como um táxi aéreo, para utilização em espaços urbanos.

Porquê um táxi? Bom, como habitualmente, tudo se resume a dinheiro: rentabilizar o projecto, antes de passar à produção em larga escala para utilizadores pessoais.

A empresa calcula que o custo de operação deste veículo seja aproximadamente o de um táxi normal, uma vez que requer infraestruturas de apoio menores e mais baratas.

O protótipo

O protótipo de dois lugares é o primeiro jacto eléctrico de descolagem e aterragem vertical do mundo e grande parte dos testes efectuados incidiram sobre a transição entre a descolagem vertical e movimento horizontal.

De acordo com os dados fornecidos pela empresa, trata-se de um aparelho de propulsão a jacto embora utilize 36 turbinas de eléctricas ventiladas em vez das habituais turbinas a combustível. As turbinas estão dispostas nas asas e nos estabilizadores, com 12 flaps móveis que direcionam o fluxo de ar na vertical, para descolagem e aterragem e, depois, rodam para uma posição horizontal, para mover o aparelho em voo regular.

Cada turbina está coberta por um escudo protector para impedir que a eventual falha de uma turbina possa afectar as outras. Para além disso, o VTOL está equipado com baterias múltiplas, o que significa que tem a capacidade de compensar a perda de qualquer bateria caso surjam problemas inesperados.

Ao nível da segurança activa, este mini-jacto incorpora também um enorme para-quedas, capaz de sustentar todo o aparelho em caso de total colapso, mais um software chamado "Flight Envelope Protection System" que impede o piloto de praticar qualquer manobra que ultrapasse os parâmetros mínimos de segurança de voo.

"É a mesma bateria que se pode encontrar em qualquer Tesla", referiu Patrick Nathen, co-fundador da Lilium e director da secção de cálculo e design, durante entrevistas recentes.

Actualmente, a aviação sustentada por motores eléctricos ainda está a dar os primeiros passos e os modelos mais sofisticados apenas permitiram voos de uma hora, à velocidade máxima de 150 km/h e, isto, sem descolagem e aterragem vertical.

Para o novo protótipo de cinco lugares, a empresa afirma que vai "consumir menos 90 por cento da energia do que a de um drone quadcopter", permitindo assim ao aparelho percorrer até 300 km, à velocidade de 300 km por hora.

Ainda antes de colocar esta notícia na prateleira das "novidades luxuosas, apenas acessíveis aos estupidamente ricos", o mesmo Patrick Nathen faz notar que o objectivo da empresa é manter os custos de produção e consumo, a níveis muito baixos, para que toda a gente possa usufruir deste veículo. E estabelece ainda a comparação entre o trajecto de um automóvel, entre Manhattan e o aeroporto JFK, em Nova Iorque, Estados Unidos, que dura 55 minutos e custa 55 dólares. A Lilium promete fazer o mesmo percurso em cinco minutos, por apenas seis dólares.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • cowrok

    Business & Industry

    Set 19, 2018

    Cowork

    Escritório onde e quando quiser


    Ao longo dos últimos 20 anos, o paradigma do trabalho tem vindo a sofrer imensas e radicais alterações, fruto de vários fenómenos estruturais, económicos, tecnológicos...

  • allergie-alimentari-microbioma

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    EU, O SER COLECTIVO

    Alguma vez parou para pensar que você não é um, mas sim muitos? Não me refiro apenas ao legado histórico, aquilo que assimilou dos seus pais, genes, tiques, maneiras de falar etc. Refiro-me a quantidade de organismos que fazem de...

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...


  • Depositphotos_59323415_xl-2015

    Research & Education

    Mar 1, 2017

    LIVROS ESCOLARES EM TABLETS - MENOS PESO, MENOS CONHECIMENTO?

    Um pouco por todo o mundo, os pais estão preocupados com o peso que as mochilas escolares dos seus filhos têm de comportar todos os dias. Isto prende-se com o volume e número de manuais escolares que os alunos carregam, muitas...

  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...

  • PrimarySchool5

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

    Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.


  • Luxury & Fashion

    Abr 1, 2015

    Tailoring gentlemen's fashion for generations

    Saville Row congregates the highest number of tailors in London, and while ready-to-wear suits are available all over the city, this is still the place to go if you want a customized, high quality suit for your everyday use.

  • Oil Pumping

    Business & Industry

    Dez 1, 2014

    Comfort to the world

    Gazprom is a global energy company basically focused on geological exploration, production, transportation, storage, processing and marketing of gas and other hydrocarbons as well as electricity and heat production and distribution.

    ...

  • Royal Caribbean International

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2015

    New Residents at Sea

    The growing community of seagoers couldn't be happier. Until 2020 they will witness an increase in 76.818 berths onboard the twenty six new ships so far announced by major cruise lines and new players. Today we give you a taste of the...