Technology

Jul 1, 2016

O FUTURO DOS NANOROBOTS

Os nanorobots parecem algum tipo de criaturas fantásticas descritas nas páginas dos livros de ficção científica, no entanto, estão "na moda" nos laboratórios de nanotecnologia em todo o mundo.

<

Antes de mais, "Nano" significa a bilionésima parte (0.000000001 ou 10^9). As nanotecnologias são as bases em objectos "nano", de tamanho entre 1 e 100 nanómetros. Aliás, este é o tamanho das moléculas e dos átomos, e as nano-tecnologias operam com os materiais a este nível.

Os Humanos tendem a copiar a Natureza nas invenções, e os nanorobots têm protótipos na vida real também. De facto, nanorobots naturais, como os ribossomas, comumente chamados máquinas moleculares, encontram-se nas nossas células vivas. Elas constroem o nosso corpo pelo processo biológico de sintetização proteica, um milagre que está por detrás do processo de crescimento natural.

A diferença entre máquinas moleculares naturais e nanorobots é que os segundos podem ser controlados e programados para construir algo de acordo com a encomenda. Trabalhando ao nível atómico, os nanorobots podem desintegrar qualquer matéria-prima (resíduos, água, óleo) e construir uma estrutura completamente nova, átomo por átomo. Os nanorobots podem até construir outros nanorobots que podem trazer possibilidades inimagináveis.

Imagine só que os nanorobots conseguiam manipular átomos e construir novas estruturas da mesma forma que uma criança faz construções com blocos…

Embora algumas pessoas acreditem que tal utilização de nanorobots é apenas uma fantasia futurística, é oportuno recordar que o corpo está vivo graças aos triliões de nanorobots vivos naturais que existem dentro das nossas células e que trabalham de acordo com a programação no ADN e ARN.

Apresentamos em seguida, alguns exemplos de nanorobots, que já têm protótipos em laboratórios situados um pouco por todo o Mundo.

Em Mainz, Alemanha, um grupo de cientistas criaram um protótipo de um motor que consiste em apenas um átomo.  Este protótipo transforma energia de calor, transmitida por laser, em movimento, como um pistão de um motor.

Em Ohio, nos Estados Unidos da América, engenheiros mecânicos usaram nanorobots e tecnologia denominada "origami de AND" para dobrar ADN em formato 3D a uma escala nano. Tais formas tornar-se-ão partes de nanorobots ainda mais complexos, de tal forma que princípios semelhantes usados na construção de máquinas, podem ser usados por nanorobots para construírem outros nanorobots.

Em Zurique, Suíça, cientistas construíram nano-barbatanas que conseguem nadar pelos líquidos biológicos, como o sangue, a uma velocidade de 5cm/h. Algo deste género poderia ser agregado a um medicamento, por forma a levar a substância à localização exacta no corpo humano – por exemplo a células cancerígenas.

Em Cambridge, Inglaterra, o nano-motor "Ant" tem vindo a ser desenvolvido na Universidade de Cambridge. Consegue exercer força 100 vezes superior ao seu peso, similarmente à força das formigas, que conseguem carregar peso significativamente superior ao seu.

Esta é apenas uma pequena lista dos últimos avanços nos laboratórios de nano-tecnologia que podem mudar as nossas vidas de forma revolucionária, num futuro não muito distante.

A utilização de nanorobots é igualmente muito promissora nas seguintes situações:

No tratamento oncológico, pois os nanorobots poderão detectar e destruir células cancerígenas de forma extremamente eficaz.

Na entrega de medicamentos. Os médicos podem controlar o processo de transporte das substâncias directamente até às células afectadas.

Em exames e monitorização médica. Os nanorobots podem viajar pelo interior do corpo humano e providenciar inúmeras possibilidade de exames médicos e monitorização do corpo e dos órgãos, detectando e prevenindo várias doenças, como o cancro e a diabetes.

No armazenamento de informação. Engenheiros conseguiram testar armazenagem de informação usando ADN e nanorobots. Em Harvard, engenheiros provaram que em apenas uma grama de ADN pode-se armazenar cerca de 700 terabytes de informação, batendo o recorde do Mundo em armazenamento de informação.

Nas energias renováveis. Cientistas estão a trabalhar em fontes de energia renovável usando nanorobots para aumentar a eficiência e diminuir a energia.

Em materiais superfortes. Cientistas da Universidade da Califórnia desenvolveram um novo nano-material que é construído por nanorobots, usando a mesma técnica que o engenheiro Gustave Eiffel usou na construção da sua famosa Torre, situada em Paris. Tal nano-material superforte tornou-se um dos mais fortes e, simultaneamente, um dos mais leves na História.

Este é apenas o início de um período em que os nanorobots poderão ser uma ajuda preciosa na resolução de alguns problemas que afectam a Humanidade. Estima-se que o mercado das nanotecnologias pode atingir 75,8 mil milhões de dólares em 2020, com tendência para continuar a crescer. Se vai acontecer, ou não, veremos muito brevemente.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • jak_3

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    Três em um para o ar livre

    Passar alguns dias ao ar livre é um desafio pela quantidade de material que é necessário transportar: a tenda, o saco de cama, roupa adequada à temperatura, utensílios de higiene diária, calçado extra e, se pretender cozinhar...

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens_café

    Food & Beverage

    Jan 14, 2019

    Your VIP Partner Coffee - Sobre nós

    A marca Your VIP Partner está associada a várias áreas de negócios em todo o mundo.



  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...

  • Depositphotos_87744168_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 26, 2018

    SOCIEDADE "CASHLESS"

    Embora sob formas e suportes diferentes, o dinheiro está na história do ser humano há mais de 3000 anos. Uma realidade incontornável para uma sociedade de consumo que vemos 'acelerar' a cada dia que passa

  • 1

    Business & Industry

    Dez 18, 2018

    AZERBAIJÃO

    O antigo, o novo e o futuro

    " O Azerbaijão é um país que impressiona em vários aspectos e é relativamente desconhecido nos países ocidentais. Partindo desde logo pelo facto de – ao contrário que muitos pensam...


  • surgery-470743

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2016

    PROTECTING OUR LIVES

    Neurosurgery has been around for thousands of years. The beginning of neurosurgery can be considered some 7000 years ago: procedures like trepanation were executed among different ancient cultures, and is still practiced today in...

  • Blue Refreshment drinks ad

    Food & Beverage

    Mar 1, 2015

    Fresh and Soft

    Refriango is an Angolan company founded with Portuguese and Angolan capital. It specializes in soft drinks and its production plant was set up in 2002.

  • Watch1

    Technology

    Nov 1, 2016

    O RELÓGIO QUE FAZ TUDO

    O Fenix 3 HR mantém o aspecto e a beleza dos outros modelos desta gama com uma caixa robusta e muito atraente, aliada a uma bracelete em silicone rugosa, mas suficientemente sofisticada para se combinar com uma indumentária de executivo...